segunda-feira, 31 de julho de 2017

QUANDO JESUS PRECISA TIRAR A POEIRA DE NOSSOS PÉS

                                  
Texto Jo.13.3-10

Um dos mais comoventes momentos bíblicos registrado no evangelho de João, é o momento que Jesus, durante a última ceia, lava os pés dos discípulos. Jesus estava com os seus discípulos ceando, sabendo que estava prestes a ser entregue nas mãos de seus algozes pela traição de Judas. Era chegada a hora final!. A última ceia aconteceu numa quinta feira à noite. Os discípulos não sabiam que aquela seria a última semana que passariam com seu Mestre.

Tinham andado por três anos e meio com Jesus. Tiveram inúmeras oportunidades de viverem momentos inesquecíveis com Ele. Mas naquela noite, eles jamais esperavam presenciar a maior demonstração da grandeza de Jesus. O filho de Deus se apresentando como servo diante deles, inclinado, munido de uma bacia com água e uma toalha. Os discípulos iriam participar de um momento histórico e fascinante nas suas vidas. Não imaginavam a dimensão do que Jesus iria fazer. Depois disso, a Bíblia nos relata que Ele começa a lavar os pés de seus discípulos, e com a toalha enxuga-lhes os pés!.

Os discípulos até se sentiram desconfortáveis ao verem Jesus assumindo esse papel de lavar-lhes os pés. Eles sabiam o que Jesus estava fazendo, mas nenhum deles se ofereceu para realizar aquela tarefa. O que teria levado Jesus a lavar os pés dos discípulos? A passagem em Lc. 22.24, nos dá uma indicação do que pode ter acontecido. Eles estavam discutindo para ver quem seria o maior dentre eles. E esse tipo de preocupação não leva ninguém a querer servir (Fp.3.3-4).

Lavar os pés era tarefa dos empregados que faziam a mando do dono da casa. Na ocasião, não havia nenhum deles por perto, portanto um dos discípulos deveria ter se encarregado da tarefa, mas nenhum deles estava disposto a fazer o trabalho.

Nessa ação comovente de Jesus, Ele queria demonstrar aos seus discípulos, e a nós, três grandes importantes lições:
1) Demonstrar aos seus discípulos o quanto os amava
2) Falava da Prefiguração do sacrifício de si mesmo na cruz
3) Alertava os seus discípulos que eles foram chamados para servirem uns aos outros, com humildade.

Ao se aproximar de Pedro, o discípulo faz um questionamento: “Senhor, tu lavas-me os pés a mim?” (Jo.13.6). Jesus respondeu-lhe: “O que eu faço tu não o sabes agora, mas tu o saberás depois” (v.7). Pedro com seu impetuoso temperamento e sua arrogância infantil, se nega para Jesus dizendo: “nunca me lavarás os pés” (v.8).

Parecia um gesto de humildade de Pedro, reconhecendo a autoridade de seu Mestre, mas o seu gesto foi duramente reprovado por Jesus. Foi necessário que Jesus usasse palavras para impactar e convencer Pedro dizendo: “Se eu te não lavar, não tens parte comigo” (v.8). Pedro não teve outra escolha a não ser aceitar, pois temia perder a comunhão com Jesus. Então Pedro manda que Jesus não só lave os seus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Aqui está mais uma preciosa lição do ato de Jesus. Simbolicamente quer dizer que o cristão já foi purificado. Ele agora só precisa purificar-se de seus pecados diários, por meio da confissão ( I Jo.1.9). Sendo assim, o ato de Jesus de lavar os pés dos discípulos não é apenas um modelo de servidão, mas também tem o objetivo derradeiro do Seu serviço – perdoar os pecados.

Vós deveis também lavar (vs.14-17). Jesus não estava instituindo uma ordenança, mas usando uma atitude prática para dar um exemplo de amor aos seus discípulos. Cristo não estava sugerindo que um ritual de lava-pés fosse estabelecido, mas que Seu exemplo de humildade em sacrificar-se em perdoar fosse seguido.

Queridos, estamos vivendo tempos difíceis. Há falta de amor, de paz e de perdão. Cada vez mais amamos menos, cuidamos menos, falamos menos, e se importamos menos com nossos irmãos. Temos nos tornados frios, insensíveis e até violentos. As nossas igrejas estão cheias de corações humanos, mas muitos estão vazios dos sentimentos de um verdadeiro cristão em perdoar, amar, e servir seu próximo!.

Raros são os momentos que demonstramos amor e carinho. Hoje as pessoas estão exaustas. Poucos são os vencedores, e muitos são os perdedores. Vemos pessoas cansadas, com problemas não resolvidos. Não sabem mais pedir e nem tampouco agradecer!. Corações duros e fechados carregados de mágoas!. Até os valores cristãos estão sendo postos de lado diante da modernidade da sociedade, e alguns acham que a Palavra de Deus não passa de uma coleção de mitos, lendas e sabedoria popular.

Amados, o texto dessa mensagem é levar cada um de nós a meditarmos e refletirmos sobre o amor, a humildade, o perdão e o servir nosso próximo. Jesus amava todos os seus discípulos, embora soubesse que um deles o trairia, o outro o negaria, e todos o abandonariam por algum tempo. Jesus conhecia o que de havia de melhor e o de pior neles. Assim mesmo, os amou até o fim!!.

Interessante como o evangelho de João esconde, mas também revela os grandes mistérios de Jesus. Antes de ser Senhor e Mestre, Jesus era um coração que procurava outros corações. Era um amigo ansioso por estar em comunhão com seus amigos. Jesus só queria viver no coração de seus amigos!. Veja junto comigo:

A Bíblia diz que Jesus TIROU AS VESTES (v.4)
Significa DAR SUA VIDA POR NÓS (Jo10.11,15)

Em seguida diz que Ele TOMOU AS VESTES (v.12),
Significa que TERIA SUA VIDA DE VOLTA (Jo.10.17-18).

No final de nossas vidas, seremos julgados pela maneira como amamos, não pelas roupas que usamos. As roupas de “santo” que gostamos de vesti-la, e mostrarmos aos outros, são na verdade as nossas máscaras, que tanto insistimos em nos esconder dentro delas!. Não adianta usarmos roupas de “santo”, quando os nossos pés estão cheios de poeira!.

Poeira nos lembra de pó, de terra seca!. Quem de nós nunca sujou os pés?. Todos nós já sujamos os pés no meio do caminho!. Algumas vezes a poeira da vida pode se agarrar nos nossos pés até quando praticamos boas ações, mas com segundas intenções! Os pés dos discípulos não foram lavados somente porque iriam comer!. Foram lavados porque ficaram empoeirados pelos caminhos que tinham percorrido. E nós?. Será que nunca sujamos os nossos pés por esses caminhos que temos andado?

Certa ocasião Jesus disse ser o Caminho!. Quem não quiser sujar seus pés não pode se desviar do Único Caminho!. Mas tem gente se desviando!. Quando se desviar, está na hora de deixar o Mestre lavar os pés. Jesus é o Único que lava os pés com a Água Viva. Quando nossos pés são lavados por Jesus, encontramos consolo, graça, alegria, e paz no coração. Judas deixou Jesus lavar seus pés é verdade, mas infelizmente não deixou lavar seu coração!. Eu quero sempre ter os meus pés lavados por Jesus!.

A poeira pode agarrar meu pé quando minto, quando traio, quando engano, quando acho que sou o único certo e todos são errados. Quando o orgulho toma conta de mim, quando desprezo a quem amo. Quando deixo de ser humilde, quando julgo meu irmão, ou quando o acuso injustamente. A poeira agarra meu pé quando me acho o melhor pregador da igreja!.

A poeira agarra no meu pé, quando não ajudo quem precisa, quando acho meu irmão insignificante, quando digo ao meu próximo que não preciso dele!. A poeira agarra no meu pé quando não enxergo o problema do meu irmão, quando não o escuto, quando só sei dizer não. Quando olho os defeitos dos outros e não os meus, quando não oro por quem precisa, quando digo que não tenho tempo, mas tenho todo o tempo do mundo. Quando só sei fazer alguém chorar. A poeira agarra no meu pé quando estou querendo abandonar a igreja!.

A poeira vai agarrar no meu pé quando me torno ignorante dentro dos meus próprios conhecimentos. Quando penso que sei tudo, que conheço tudo, que tenho resposta para tudo, mas na verdade não sei nada de Deus. A poeira agarra no meu pé quando digo que tenho alcançado um alto padrão de santidade, mas de vez em quando ando por caminhos que me fazem pecar!.

Ainda bem que Jesus veio para aqueles que precisam ser ajudados, alertados, e serem fortalecidos. Por isso, de vez em quando preciso entregar meus pés para Jesus lavar. Sabe por que? Porque quando Ele tira a poeira dos meus pés, eu crio mais intimidade com Ele. Eu tenho o refrigério que minha alma precisa. Alcanço a minha santificação. Sou renovado na sua comunhão.

Lavar os pés ajuda na caminhada!. É quando posso ver de novo um horizonte promissor, pois começo enxergar a minha total dependência de Jesus. Ajuda a amar mais o meu irmão!. Pó nos lembra de terra seca!. Sujamos nossos pés quando estamos vazios de Deus!. A poeira quando permanece por muito tempo nos nossos pés, seca até os nossos ossos!. Poeira nos pés, espiritualmente falando, significa nossa vaidade, nosso orgulho, nossa presunção, nossa soberba, nossa arrogância, nossa pretensão, nosso medo. Jesus não quer nossos pés sujos com esse tipo de poeira. Quando Jesus lava nossos pés, significa que Ele está deixando o sinal da humildade, do zelo, do perdão, da fidelidade, do carinho, do amor, da compreensão, do afeto, da generosidade, do companheirismo, e da obediência.

Jesus disse que, se nossos pés não forem lavados, não teremos parte com Ele. Isso significa que hoje Sua comunhão conosco terminaria, e no reino vindouro também estaria perdida. Temos que nos voltar ao Senhor todos os dias, pois só assim teremos nossos pés limpos diariamente. Sei que muitos gostariam de seguir o exemplo do ladrão na cruz, que depois de seus pés limpos por Jesus, nunca mais tocaram a terra suja. Mas nem todos são salvos no leito da morte. A maioria vai ter que seguir sua jornada pelos desertos, e andar por caminhos extremamente perigosos!.

E cada um de nós sabe que nessa jornada não podemos vacilar, senão pecamos. Quando o pecado acontece nossos pés ficam sujos!. E olha que muitas vezes sujamos os pés por pequenas coisas, por tomarmos atitudes precipitadas, pensamentos impróprios, e sermos dirigidos por nossa insensatez. Pedro era como nós! De vez em quando ia aos extremos!. Jesus permitiu Pedro demonstrar a sua insensatez (julgamento errado) como uma lição para nós!. Pedro entendeu que o gesto de Jesus era por pura educação! Uma cortesia!.

Jesus disse a Pedro o que Ele estava fazendo naquele momento, ele não entenderia, mas compreenderia depois. Há uma verdade aqui. Só entendemos as coisas de Deus quando temos a presença do Espírito Santo nas nossas vidas. Sem Ele, nada nos parece com clareza. O que veremos é uma bacia com água e uma toalha. Nada mais que isso!. Essa era a visão de Pedro!.

E você, como tem enxergado Deus ultimamente?. Não pense que você pode viver relaxadamente, quando estiver contaminado pela poeira dos caminhos do mundo. Ter os pés lavados não é uma opção de Jesus, é uma condição essencial para fazer parte do reino celestial. Eu vos dei o exemplo (Jo.13.15). Essa é a única vez em todo o evangelho que Jesus diz isso. Em outras ocasiões Ele nos pede que aprendamos com Ele, ou que façamos certas coisas que Ele fez. Ao pronunciar essas palavras, Jesus se apresenta como modelo. Ele insiste em nos dizer que, se quisermos ser seus discípulos, e fazer parte do Seu Reino, temos que seguir o seu exemplo, lavando os pés dos outros!.

Jesus está querendo nos dizer que lavar os pés dos outros, é termos um coração humilde, cheio de amor para com as outras pessoas. Quando Jesus nos pede algo, é preciso que o obedeçamos, nem que para isso tenhamos de tomar certas atitudes que irão além da nossa compreensão ou contra nossa vontade. Jesus nos convida a segui-lo no caminho da humildade, do perdão, da confiança, da comunhão, e do amor, assim jamais abandonaremos o nosso papel de discípulo!. Jesus convida seus discípulos a tirarem as suas vestes de status e de aparência de “santo”. E quando fizermos isso, nos apresentaremos aos outros com humildade, justiça, e um coração cheio de bondade, disposto a amar o nosso próximo até a sua volta. Isso é estar “revestido de Cristo”!.
Jesus nos convida a viver a loucura do evangelho: perdoando, amando nossos inimigos, dando outra face para bater, sentar e comer com o pobre, o manco, o aleijado, o cego e levantar os caídos!. Você consegue entender esse mistério?!. Jesus quer que tenhamos uma atitude interior de humildade e de servir o próximo. Ele está no pobre e no fraco!. Para isso, e preciso juntar o nosso coração com os outros. É um sinal de que juntos queremos viver um relacionamento de perfeita comunhão.

Vou terminar narrando uma história para que no final você possa refletir profundamente. O rei Luis IX da França costumava lavar os pés das pessoas, inclusive dos doentes, numa determinada data festiva da sua religião. Gostava de receber mendigos em sua casa e os servia na sua própria mesa. Um dia, enquanto ele caminhava com um importante acompanhante da sua igreja, eles ouviram o sino que avisava um leproso se aproximando. Seu acompanhante apavorado correu com medo de ter contato com o leproso. O rei Luís IX não se importou com a fuga do seu acompanhante. Foi direto ao encontro do leproso. Com os olhos cheios de ternura, beijou-lhe a mão!. Foi um gesto que marcou e ficou para sempre na história da vida desse homem!.

Isso não foi realmente um gesto maravilhoso?!.Todos nós deveríamos ter um momento marcante como esse. Lembre-se: Quando Jesus pedir para lavar os nossos pés, é para que sejamos homens e mulheres curados e purificados, para curarmos e purificarmos os outros também!. Cristo falou duas coisas importantes: A primeira: VÓS DEVEIS TAMBÉM LAVAR. A Segunda: EU VOS DEI O EXEMPLO.

Por ti darei a minha vida (v.37) – Essas foram as palavras corajosas de Pedro. O discípulo queria dizer que estava pronto para atacar até um batalhão de soldados só com sua espada (Jo.18.10). Mas nunca esteve disposto a lavar os pés dos seus irmãos como Jesus fizera (Jo.13.4). Pedro disse estar pronto para morrer pelo Mestre, mas não estava pronto para viver para Jesus!. Na verdade, Pedro ainda conservava muito do velho homem.

Jesus não queria que os seus discípulos fossem reconhecidos somente por causa da doutrina diferente, dos milagres maravilhosos, e nem pelo amor aos perdidos; mas deveriam ser reconhecidos pelos seus atos de amor mútuo (v.35). Essa é a melhor marca do cristão para defender a doutrina de Cristo!.

Você já tem essa marca?. Que tal começarmos agora  A LAVARMOS OS PÉS DE NOSSOS IRMÃOS!. Que o Senhor nos abençoe rica e poderosamente. 



Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549  C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso, contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação,  pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co. 9-7




domingo, 30 de julho de 2017

AS RAPOSAS NÃO VÃO TE PARAR DE CAMINHAR


Texto: Lc.13-31-33

Esse texto Jesus nos ensina como reagir diante das adversidades, das lutas, dos problemas, das angústias. Jesus quer nos mostrar como devemos enfrentar as dificuldades que surgem na nossa vida.

Jesus está ensinando uma lição que nem o profeta Elias e nem João Batista souberam reagir diante das ameaças. Estamos falando de dois profetas cheios de coragem, cheios de Deus, cheios da unção, mas que tiveram seus momentos de fraqueza!

Elias se escondeu na caverna quando foi ameaçado por Jezabel. João Batista que teve a revelação no rio Jordão que Jesus era o Cordeiro de Deus, agora preso e ameaçado pelo rei Herodes se encheu de dúvidas! Não tinha mais certeza se Jesus era mesmo o Messias esperado!

Os dois profetas recuaram, não souberam reagir quando chegou os dias maus na vida deles! Na verdade, só aprendemos a dar glória a Deus quando tudo vai bem na nossa vida!

Veja que Jesus não se intimidou quando Herodes ameaçou mata-lo! Essa ameaça chegou quando Jesus estava vivendo a melhor fase do seu ministério! Jesus estava na Galiléia, e era lá que Jesus operou a maioria de seus milagres!

De repente um fariseu chegou trazendo uma notícia devastadora para acabar com o ministério de Jesus! Ele diz: Sai daqui! Retira-te! Vai embora! Se você ficar aqui você morre!

A Galileia representa os gentios, se Jesus parasse de pregar, parasse de fazer milagre por causa do medo, nenhum de nós estaria aqui esta noite! Galileia significa círculo, sinal de aliança! Onde tem aliança tem milagre, tem poder, tem a Presença de Deus!

Nós somos os gentios que Jesus resgatou, se Jesus tivesse desistido não estaríamos hoje aqui falando do seu nome! Jesus é chamado de Cordeiro de Deus, manso e humilde! Mas quando mexem com você, com teu chamado, com teu ministério, no teu casamento, na tua família, Jesus se transforma  no Leão da Tribo de Judá!

A lição do texto é nos ensinar que não devemos parar diante das maiores dificuldades, dos piores problemas quando batem na nossa porta! Por causa das tribulações muita gente tem abandonado a igreja! Perderam a fé! Esqueceram de Deus.

Muitos entram em pânico, em depressão, voltam para o mundo! Qualquer problema mais sério que aparece já querem parar, desistir! Abandonam facilmente aquilo que Deus entregou nas mãos dele! 

Interessante que tem muita líder pedindo nas suas orações a Capa de Elias!  Jesus deveria dar para ele é um cinturão para segurar a calça desse líder frouxo!

Aprendi que quanto maior for a nossa luta, maior será também o nosso milagre!
Jesus encara a ameaça de Herodes dizendo: Ide e dizei aquela raposa que hoje, amanhã, e depois de amanhã eu vou continuar ensinando, curando e expulsando demônio! Eu só vou parar quando subir ao céu!

Jesus chamou Herodes de Raposa! O teu problema agora já tem um nome: Raposa!

Por que Jesus chamou Herodes de raposa? Porque a raposa gosta de destruir aquilo que está nascendo! Elas costumam atacar os vinhedos quando as flores começam a desabrochar! Antes do fruto brotar elas cavam até chegar na raiz e matar a planta!

O teu problema não vai te destruir! Essa crise não vai te parar! A tua dificuldade não vai fazer você desistir! Sabe por que? Porque Jesus é maior que todos os teus problemas!

A raposa pode até te ameaçar, mas não vai te derrotar! A luta que você está passando quem vai na frente lutar por você é Jesus o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!

As verdadeiras raposas só existem na Europa, na América do Norte e algumas regiões da África! É um animal carnívoro! Gostam de sair das suas tocas ao entardecer! Comem gatos, coelhos, atacam galinheiros e lixeiras! O que não podem mais comer elas levam para seus esconderijos.

O que devo fazer para expulsar as raposas da minha vida? A resposta é simples: reaja! Responda as ameaças! Grite! Não fique de boca fechada! Como assim pastor?

Não se intimide diante das ameaças, dos problemas!

Veja que interessante: Nos países onde existem raposas, ao cair da tarde as casas começam a tocar sirene bem alta! Isso espanta as raposas! Elas percebem que nas casas tem gente lá dentro! Elas não se aproximam! Voltam e vão caçar nas florestas!

Você quer afastar as raposas da tua vida? Da tua casa? Então comece a gritar! Comece a louvar! A adorar! A glorificar bem alto o nome do Senhor na tua casa!

As raposas que estavam perturbando a tua vida vão fugir para bem longe! As raposas vão perceber que na tua casa o Senhor mora lá! Aprenda que para afastar as raposas, a melhor solução é mostrar que Deus é o verdadeiro dono da tua casa!

Não deixe as raposas pararem o teu chamado, o teu ministério, o teu casamento, o teu caminhar com Jesus!


Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549  C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co. 9-7





sexta-feira, 28 de julho de 2017

TRÊS PRINCÍPIOS PARA NÃO LARGAR O ARADO

Texto: Lc. 9.57-62 

Esse texto trás um profundo ensinamento de Jesus. Observamos que três homens poderiam ter se tornado discípulos, mas eles não preenchiam os requisitos estabelecidos por Jesus 

Nesta passagem Jesus deixa bem claro como é necessário superar os obstáculos que encontramos na vida para segui-lo. A vida cristã exige muita perseverança e determinação da nossa parte, as coisas não são tão fáceis quanto aparentam, surgem lutas por todos os lados, essa é a natureza da vida cristã.

Existem incompatibilidades entre o cristão e o mundo. Entre o espiritual e o carnal. Entre o reino de Deus e o reino dos homens. Jesus afirma nesses versos e nos anteriores o quanto é difícil segui-lo. Não é fácil ser seguidor de Jesus. Muitos fogem dos valores que Deus estabeleceu. Muitos fogem da vontade de Deus, e muitos fogem até dos caminhos de Deus!.

Observe o que o texto quer nos falar sobre as Três atitudes desses homens.

O primeiro homem - Se prontificou a seguir Cristo, era fervoroso, acalorado e entusiasmado. O problema foi que ele não se deu conta, de forma real, do alto preço a pagar por tal decisão. Logo, provou que seu entusiasmo era baseado no calor do momento, algo que não seria forte o suficiente para sustentá-lo na amplitude da batalha que ele enfrentaria ao tornar-se um seguidor de Jesus. 

Jesus informa a Seus discípulos que Ele não tinha sequer o conforto de uma casa comum, diferente do restante do povo. Desta forma, Cristo ressaltou que segui-lo implicaria renúncia de alguns confortos e prazeres terrenos, algo que é válido para nós nos dias de hoje.

O segundo homem – Colocou a responsabilidade familiar antes de Jesus. A preocupação com a casa dele era a pedra no caminho deste homem (vs.57). Este indivíduo era lento e pensativo. Ele analisava todo o custo da condição de discípulo.

Naqueles tempos, a pureza cultual era considerada muito importante nos círculos judaicos. O problema do homem neste trecho é que ele não priorizou o que era correto e, deste modo, não compreendeu a urgência em tomar uma atitude quando Jesus o chamou.

O terceiro homem - Até se ofereceu para ser discípulo, mas era hesitante – “ficou em cima do muro”. Até que ele se dispôs a ir com Jesus, mas hesitou quando olhou para as coisas que deixaria para trás. No entanto, Jesus deixou claro que a condição para segui-lo é não permitir que os empecilhos interfiram na obediência a Ele. O uso da expressão olhar para trás recorda a esposa de Ló (Gn.19.26). Essa observação serve de aviso de que aquele que vai até Jesus deve estar preparado para permanecer com Ele (ICo.15.2; Cl.1.21-23). 

O que “olha para trás”, não está dando importância à tarefa que tem para cumprir. Na melhor hipótese, não passa de um obreiro “morno”. Estas são as lições muito valiosas para aqueles que aspiram à condição de discípulos e querem fazer parte do Reino de Deus. 

Deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa (Lc.9.61). Este pedido é parecido com o que Eliseu fez a Elias (I Rs. 19.19.20), o qual foi concedido. A atitude de Eliseu gerou a expressão “dar as costas ao seu lar”, o que significa - rompendo com todos os laços do seu passado.

Hoje em dia falamos muito em restituição, em ser vencedor, que Deus vai nos dar o melhor, Deus vai nos dar isso, Deus vai nos dar aquilo. Que Deus vai nos enriquecer e temos que falar mesmo, profetizar na verdade, entretanto falamos pouco ou até nem falamos sobre consagração, vida com Deus, tempo de oração e leitura da palavra.

Na verdade estamos sempre querendo algo, porém não queremos por a mão no arado. Jesus disse que o valor do reino está oculto. Quem verdadeiramente descobre Jesus sabe por que o segue e o deve seguir até a morte. Quem decide colocar a mão no arado sabe que não será fácil e nesta passagem JESUS nos ensina algo muito importante: Quem coloca a mão no arado não olha para trás. 

O quê Jesus queria nos dizer com isso? Vamos refletir sobre a importância de três princípios que Jesus quer nos falar. 

O PRIMEIRO PRINCÍPIO - EXISTE MUITO TRABALHO PARA SER FEITO I Co.15:58. 

O arado não é um instrumento fácil de manusear ou conduzir. JESUS viveu em um mundo agrícola e pode presenciar o duro trabalho de arar a terra. Jesus faz essa comparação para quem quer segui-lo e ser cidadão do reino de Deus. 

No reino de Deus o trabalho é interminável, nada é fácil, então ser cristão sem trabalho não condiz com os ensinamentos de Jesus. É preciso disposição e coragem para enfrentar a dureza das pedras pelo caminho. Portanto há muito o que fazer. Não existe evangelho sem trabalho e na vida cristã não existe tempo para ociosidade. Somos chamados para trabalhar.

Quem tem posto a mão no arado deve ter a consciência que o arado está em movimento e os campos precisam ser semeados. Era isso que Paulo queria dizer aos coríntios; que deveriam continuar firmes na obra de Cristo, especificamente por causa da ressurreição. O vosso trabalho não é vão - Quer dizer que toda obra que fazemos para Cristo, será recompensada (II Co.5.10)

Quem está disposto? Ninguém recebe algo sem dar nada.

O SEGUNDO PRINCÍPIO - ESTABELECER METAS DEFINIDAS E CUMPRI-LAS – Fp 3:14

Quem está disposto a por a mão no arado sabe que precisa de muita atenção no trabalho, não pode se distrair. É preciso fixar metas, alvos para nos guiar e atingirmos. Na vida cristã quem vive sem meta não chega a lugar algum, não tem propósito, se torna sem sentido dentro do reino. 

Muitos cristãos deixam de viver uma vida olhando para o alvo: Jesus nosso autor e consumidor da fé. Só atinge o alvo e completa a carreira quem estabelece metas definidas na vida. Temos que buscar o alvo constantemente. 

Assim como o agricultor fixa no alvo para colher no futuro, assim também deve ser o cristão. Jesus deixa bem claro: Olhar para trás nos leva ao fracasso e desvia nossa meta. Um dos maiores desafios de hoje é estabelecer metas em Cristo e lutarmos para atingi-las. 

Temos exemplo na Bíblia de pessoas que não tinham metas e não acabaram bem: Saul – foi um rei sem propósito, teve um reinado fracassado, Sansão – terminou seus dias como um cavalo, virando pedra de moinho, Judas – viveu com Jesus, mas não aprendeu nada com Ele, vendeu-o por trinta moedas. 

Hoje não é difícil encontrar pessoas que não estabeleceu metas em Deus, olharam para trás e hoje tem uma vida de fracassos em todos os aspectos. Deus quer contar com cada um de nós, todavia para que isso aconteça é necessário renovar nossas metas a cada dia para não cairmos no erro de olhar para trás. 

Estabelecer metas de crescimento, de multiplicar igrejas, metas para alcançar nossas famílias, metas de crescer em oração, metas de crescer em união, e metas de crescer em aliança. Devemos firmar nossas metas em Deus, vamos pedir força e graça para que possamos chegar ao alvo estabelecido pelo Senhor.


O TERCEIRO PRINCÍPIO - NÃO OLHE PARA O QUE JÁ FEZ, OLHE PARA O QUE ESTÁ POR FAZER Fp 3:13.

Paulo não podia apagar o passado de sua memória. Recusou-se a deixar que ele o impedisse de avançar em direção ao seu objetivo. Ao usar o verbo esquecendo-me no tempo presente, Paulo está indicando que se trata de um processo contínuo. Talvez ele até estivesse indicando que queria se esquecer de tudo, para não se apoiar em seu passado os êxitos em Cristo, mas continuar trabalhando para o Senhor. 

No reino de Deus não há lugar para aposentado. A missão só terá fim com a volta do Senhor Jesus. Quando olharmos para o que já foi feito, não podemos nos acomodar, porem alargar a visão e sempre avançar. Nunca descansar e acomodar. Você pode perguntar: não vamos descansar nunca? Eu respondo, iremos descansar sim. Descansar na presença de Deus. Aleluia!!.

Os nossos irmãos do passado colocaram a mão no arado, porque sabiam que muito havia para se fazer em relação à implantação do reino de Deus. Por este motivo fomos alcançados, pessoas se dispuseram a olhar para o que tinham de fazer, e deram suas vidas pelo evangelho. 

Deus nos chama para também fazer nossa parte. Olhar para o que foi feito nos realiza, nos dá alegria, mas pensar no que temos que fazer nos desafia.

A vida cristã é isso, um desafio constante. 

Quantos irmãos não colocaram a mão no arado, trabalharam de coração buscando mais a vontade de Deus. Os profetas estavam sempre prontos para fazer algo novo. Paulo também tinha sempre uma tarefa a cumprir em prol do reino de Deus. 

Jesus não olhava para o que tinha feito, mas olhava para o que teria que fazer em nosso favor. A igreja sempre terá novos desafios, por isso não pode parar no tempo. Mas o que precisa ficar claro, é que temos ainda muito por fazer. É bom firmar bem a mão no arado e não olhar para trás.

Por que Deus conta com você. Fomos chamados a colocar a mão no arado!.

Resta saber: Qual a sua resposta? Você está disposto a por a mão no arado



DOE PARA ESSE MINISTÉRIO
CASO QUEIRA FAZER UMA DOAÇÃO DEPOSITE NA CONTA
CAIXA ECONÔMICA AG. 1549  C/C 89934-8
EM NOME DE JOAQUIM DE SOUZA GUIMAS
PRECISAMOS CONTINUAR EVANGELIZANDO NAS PRAÇAS, NAS RUAS, NAS IGREJAS, NOS RAMAIS, NO INTERIOR E OS MORADORES DE RUA. PARA ISSO CONTAMOS COM SUA PRECIOSA AJUDA PARA FAZERMOS O IDE DE JESUS LEVANDO ALIMENTOS E ÁGUA PARA OS IRMÃOS NECESSITADOS. ORE POR NÓS!
"CADA UM DÊ CONFORME DETERMINOU EM SEU CORAÇÃO, NÃO POR PESAR OU POR OBRIGAÇÃO, POIS DEUS AMA QUEM DÁ COM ALEGRIA" 2 CO. 9-7






OS QUATRO SINTOMAS DE UM CRENTE PARALÍTICO


                                          
Texto: At.9.32-35

Lida ficava no cruzamento da estrada que ia do Egito à Babilônia. Esta cidade havia sido evangelizada por Pedro. Já no século II, uma forte igreja cristã acabou surgindo ali. Pedro referiu-se aos cristãos de Lida como “santos”. O termo acabou tornando-se sinônimo dos cristãos da Igreja Primitiva e salientou o fato de que Deus os declarou santos e justos aos seus olhos e os havia separado para os seus propósitos.

É em Lida que encontramos um homem chamado Enéias, que se encontrava já há oito anos paralítico estendido numa cama. Estava imóvel, sem esperanças, sem perspectivas, apenas esperando chegar o dia de sua morte. Era levado de um lado para outro. Vivia dependente da ajuda de todos. Não podia trabalhar e muito menos produzir.

A paralisia é uma doença terrível. Ela confina a pessoa a uma cama, impedindo-a de andar, correr, trabalhar, se divertir, e chega até a paralisar nossos sonhos. Depois de certo tempo, começam a se formar as escaras pelo corpo. São crostas de feridas que não saram mais, e causam mau cheiro. Literalmente, a pessoa começa a apodrecer! Interessante que o nome Enéias vem do grego que significa “Glorioso”. Enéias, que deveria ter orgulho do seu nome, agora está acamado, doente e imóvel!. Uma grande ironia na sua vida!

É exatamente isso que nosso inimigo quer fazer com as pessoas. Ele é um zombador, escarnecedor e gosta de debochar das pessoas. Cada um de nós foi criado por Deus e chamado para ser vencedor e refletir a Sua glória neste mundo. Deus não nos criou para a inatividade, para a paralisia!. Ele nos projetou para crescer, romper os limites, prosperar, e frutificarmos em tudo que colocarmos nossas mãos e nossos pés!

Fico comovido e cheio de tristeza, mas sinto dizer, que infelizmente, muitas pessoas no meio evangélico estão paralisadas como Enéias. Elas até sabem que têm decreto de vitória para sua vida, um nome no mundo espiritual, mas estão vivendo miseravelmente. São paralíticos no espírito e alma, embora não necessariamente, no físico.

A estratégia do inimigo é sempre querer nos paralisar. Uma vez neutralizados, não representaremos mais ameaças a ele. Os paralíticos não conquistam e nem promovem mudanças. Vivem de forma monótona e passiva, são apáticos em relação a todos os acontecimentos que giram ao seu redor. Não tem iniciativas, planos e nem projetos.

A vida do paralítico espiritual também é marcada pela sua extrema imobilidade. Vive em estado de dormência, anestesiado, entorpecido, e em completo desânimo. É um morto vivo!.

Por isso veremos Quatro Sintomasque por negligência do crente, acabam afetando e abalando a sua vida espiritual. Essas quatro particularidades invadem de maneiras diferentes, desestruturando por completo a vida espiritual do crente. Quando não negamos ou rompemos de vez com esses sintomas, eles se manifestarão com o intuito de desencorajar, impedir e afastar o servo dos caminhos do Senhor.

E quem se detém por esses sinais, um dia encontrará as portas do céu fechadas.! Por isso, veremos como é o comportamento do crente que sofre de paralisia espiritual. Que possamos aprender e ficar atentos, tomando uma atitude de alerta quanto a esses sintomas.

O PRIMEIRO SINTOMA - SÓ SABE ANDAR EMPURRADO!
O crente que só anda empurrado, só sabe viver na sombra dos outros e não na presença de Deus. Só se move se alguém levá-lo. Só responde a estímulos externos, não têm opinião própria, não têm personalidade. Acredita em tudo o que os outros falam. São chamados de crente “piolho”, pois só andam pela cabeça dos outros. Não refletem, só tomam decisões pela influência da maioria. Não demonstra interesse de andar nos caminhos de Deus.

Rejeita os conselhos de seus líderes, e só vai à igreja por mero costume. Não tem autoridade para dar um testemunho, por isso não produz frutos. Sabe muito bem é criar problemas para o seu pastor. O crente empurrado convive diariamente com certas ilegalidades, achando que tudo é normal.

Em Gênesis, do capítulo 12 até o 19 – encontramos o maior exemplo de um crente que só sabia andar empurrado. Seu nome é Ló. Esse personagem é o tipo de crente quieto e acomodado. Em todos os lugares que Abraão andava, Ló seguia também. Só que Abraão andava com Deus, e Ló vivia na sombra de Abraão. Abraão ouvia e seguia a voz de Deus, Ló só sabia ouvir e seguir a voz de Abraão. O crente que só sabe andar empurrado se interessa mais pela sua prosperidade na terra do que pela sua salvação!.

O SEGUNDO SINTOMA – É LEVADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS
Se ao seu redor está tudo bem, então ele está bem; se o ambiente está em crise, ele também entra em crise. O clima é que determina seu humor, a sua alegria e o seu ânimo. Não têm forças para lutar. Fica sem reação aos ataques do inimigo, por isso se torna vulnerável! É isso que o inimigo promove para poder manipular e fazer o que quiser. Cai facilmente em engano, em qualquer conto do vigário. Tais pessoas não conseguem se firmar espiritualmente. O seu pensamento está sempre navegando por águas turvas, por isso sua visão é superficial!

Só se importa com mesquinharias, sua ganância é maior que sua fé. Seus passos são dirigidos pelo olhar, e não pela fé. Ló era um crente assim!. Um crente que se deixava ser levado pelas circunstâncias, ou seja, pelo momento. A sua ambição sempre falava mais alto. Certa vez, ao olhar para uma campina verdejante, foi tomado pelo desejo ardente de morar naquele lugar.

Era uma região onde havia abundancia de águas. Ló ficou deslumbrado com a fertilidade da terra, mas não considerou o caráter dos homens daquela cidade (Gn.19). Viu e não se importou que bem à sua frente, ficavam as pecaminosas cidades de Sodoma e Gomorra. A grande falha de Ló foi amar as vantagens pessoais, em vez de abominar a iniquidade.

Os olhos de Ló o enganaram facilmente. Sua ganância era maior do que ter um compromisso com Deus. Resolver sua situação era mais importante que viver em santidade!. Sua visão distorcida foi traída pela circunstância, pelo lugar, e pelo momento. Crente que só olha para as circunstâncias, é ágil para cair em pecado, como também é lento para sair dele!. Foi o que aconteceu com Ló!. Caminhou em direção do pecado e da condenação (Gn.13.12-13). O crente que é levado pela circunstancia, não se importa com as aparências e nem com as escolhas.

O TERCEIRO SINTOMA – SUA ALMA É CHEIA DE FERIDAS!
As escaras espirituais começam a tomar conta da alma. A inatividade faz com que tenha tempo para nutrir ressentimentos e pensamentos maus, como vingança, ódio, inveja. Tem tempo para olhar e achar os defeitos dos outros, por isso passa a criticar e julgar as pessoas. Sua alma é cheia de ódio, rancor, falsidade, e possui um forte caráter de insubmissão. Vive uma vida longe de Deus por causa de sua atitude rebelde.

Na Bíblia encontramos esse personagem. É o tipo de crente que gostava de agir exatamente assim. Seu nome: Absalão. Em II Samuel, a partir do capítulo 13 em diante, encontramos Absalão iniciando o seu declínio espiritual. Essa é a história de um homem que tinha um coração emocionalmente enfermo pelo ódio. Alimentava em sua alma um feroz pecado: destruir seu próprio pai. Nunca houve no seu coração o desejo de viver bem ao lado de seu pai. Assim é o crente cheio de feridas, não tem prazer de estar junto ao Pai Celestial.

Suas atitudes, o levaram a se distanciar de todos, e de Deus. Em momento algum Absalão sentiu pesar no coração. Não percebia o erro que estava praticando. Com o coração endurecido foi com seus homens maquinar a derrubada de seu pai na porta da cidade.

Tem muitos crentes que quando o coração está cheio de feridas, a primeira coisa que procura fazer é ir para a porta da igreja para querer destruir a imagem de seus irmãos, da liderança e até de seu pastor

Está na igreja de domingo a domingo, mas o evangelho não consegue mais reviver o seu estado de paralisia espiritual. Se você está vivendo dessa maneira, Deus tem um recado para você. É simples, porém duro. Volte para Ele ou irá Morrer longe D’Ele. Deus não quer que você fique indiferente, insensível, insensato, vivendo essa vida de total paralisia espiritual.

O QUARTO SINTOMA – SÓ ANDA NA DIREÇÃO CONTRÁRIA DE DEUS!
É aquele crente que acha que tudo que faz, tem aprovação de Deus. Tem a visão fosca, apagada, e limitada das coisas de Deus. Acha que não tem tanta obrigação em servir e obedecer a Deus. A paralisia já degenerou e atrofiou a sua mente pelo conformismo e com a situação que vive. Gosta mesmo é de viver uma vida espiritual passiva com tudo e com todos.

Sua vida espiritual é decadente, ociosa, não conquista, não luta, não age, por isso nunca vai para frente. Não tem vontade de orar, rejeitar, ou libertar o seu estado de marasmo. Acha que os planos de Deus nem é tão bons assim para a sua vida. Crente que é salvo, tem a obrigação também de salvar!. Crente não pode ser reservado, nem tampouco se recusar em fazer a obra.

É conformado, acha normal viver uma vida espiritual rebelde e cheia de indecisão. Não se alegra mesmo tendo a visão de conquista e vitórias que Deus lhe dá. Na Bíblia achamos outro personagem. Seu nome era Jonas. Jonas foi um profeta assim. Até que um dia Deus “pegou no pé dele.” Jonas simboliza o tipo de crente que é até capaz de se “esforçar” para frustrar a vontade divina e fugir da tarefa que o Senhor lhe confiou.

Jonas foi para Nínive de má vontade. Lá a mensagem dele deu resultado. O povo se arrependeu, mas Jonas não fica muito feliz!!. Jonas é o crente que só vê o lado negativo das coisas. Quer que Deus faça tudo por ele, mas não gosta de fazer nada por Deus. Deus sempre apreciou a atitude do homem que se propõe a fazer a vontade D’Ele. Então podemos dizer que o verdadeiro servo é aquele que age, luta, produz, enfrenta, avança, conquista, e se deixa ser usado por Deus. Portanto, fuja dessa paralisia enquanto é tempo!. Não fique justificando o seu estado de “sono anestésico”, achando que uma vez salvo, salvo para sempre. Quem sabe um dia Deus poderá “pegar no seu pé” também!

Há quanto tempo você está paralisado? Pedro chamou pelo nome: “Enéias, Jesus Cristo te cura”. Enéias recebeu esta palavra. Ele não duvidou. Não esperou primeiro sentir alguma coisa. Pedro renovou o decreto que estava sobre ele e a fé brotou em seu coração. Imediatamente se levantou! O decreto de Deus é maior do que a circunstância que nos prende. Por que Pedro mandou que Enéias arrumasse sua cama? Foi para despertar a fé de Enéias, de que aquela cama não mais lhe domaria!

Os paralíticos precisam ser libertos das circunstâncias que os confinam. Enéias, que era levado pelo leito, passou a levar o leito. Se Enéias se levantou, Jesus quer te levantar também! Alguém, como Pedro, está sendo usado por Deus para lhe dar este decreto: “Levanta-te e arruma o teu leito”. Não espere algo acontecer, mas faça acontecer pela sua reposta de fé a esse decreto. Deus tem um projeto para você. 


Ele quer que você seja um canal da glória neste mundo. Não deixe que a paralisia espiritual lhe domine. Receba hoje o teu decreto de vitória. Os sintomas de paralisia que queriam te dominar, já foram anulados e cancelados.

Caíram por terra em nome de Jesus!.


Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta
Caixa Econômica Ag. 1549  C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co. 9-7





OS NOVE SINAIS DE MORTE NA VIDA DO CRENTE

                               
Texto Fl.1-21

Viver para Cristo é viver em exaltação e ser fervoroso no fogo do Espírito. Todo cristão declara estar vivendo para Cristo, mas sabemos que a maioria são frios, apáticos e indiferentes. O que está acontecendo com o povo de Deus?. O que está nos impedindo de sermos fervorosos?. A resposta está em II Co. 4:17.

São as tribulações e as privações que os crentes não estão suportando nas suas vidas. Por outro lado, há também crentes que não passam por tanta tribulação, mas que também são frios! Mas afinal, o que esfria o crente? Existe uma geração de crentes decaídos, enfraquecidos, sem fé, rebeldes, corações endurecidos, que não aceitam exortação e que se tornam tolerantes com o pecado. Não se preocupam com as suas condições espirituais e sentem no seu coração o desejo de abraçar as coisas do mundo, junto com as coisas da igreja!.

Esses tipos de crentes costumam ir à igreja somente aos domingos e não conseguem prestar culto com o coração inteiramente voltado para o Senhor (Sl.119.53). Estão morrendo lentamente!. No sentido espiritual a morte representa estarmos afastados totalmente de Deus. A morte espiritual sempre acontece de duas maneiras; declarada ou sutil. Consciente ou Inconsciente. Nos dois casos, o crente pode se desviar para esquerda ou para a direita. O Senhor nos ordena não se desviar “nem para a direita e nem para a esquerda, e ainda retirar o pé do mal” (Pv.4.27). Mas, por que?

Porque a esquerda na Bíblia refere-se ao pecado, a algo ruim, perverso, nocivo e de má índole. Já desviar-se para a direita, simboliza assumir sutilmente o Trono. Nesse lugar só Jesus tem o direito de estar. A bíblia diz que Jesus está à destra (direita) de Deus Pai, e somente a Ele foi reservado esta posição. Precisamos entender bem esse significado. Reconhecer que Jesus é Soberano, e para isso devemos reverenciá-lo na sua excelsa glória, santidade, majestade e poder. Por isso a palavra de Deus nos diz que não devemos nos desviar para esquerda e muito menos para a direita!.

Irmãos e irmãs – nas nossas igrejas vemos crentes negligenciando a Palavra de Deus e abraçado com as coisas do mundo!. Infelizmente são pessoas que já não lutam por uma vida espiritual avivada, nem tampouco se importam em melhorar o seu relacionamento com Deus. Falam mentiras, palavras torpes, não querem abandonar as vaidades, já não são mais misericordiosos e nem benignos, não se envolvem com o trabalho da igreja. Nem percebem que o tempo para se receber a salvação aqui, tem limite (II Co.6.12), pois chegará o dia que o Senhor não será mais achado (Hb.3.7.11).

A Bíblia nos fala de Nove Tipos de Sinais de Morte Espiritual. O homem só morre quando transgride as normas estabelecidas por Deus. Vejamos então esses sinais para que não aconteça também nas nossas vidas.

OS NOVE SINAIS DA MORTE NA VIDA DO CRENTE

O PRIMEIRO SINAL – O SILÊNCIO Ap. 4:8.
No céu não há mais silêncio. Aquele que está vivo não deve se cansar de glorificar a Deus, pois no céu existe adoração constante dia e noite. Musicas do mundo só satisfazem a alma. Quando o crente parar de ouvir e ler a Palavra, é um sinal que a morte entrou na vida espiritual dele. Crente que não lê a Bíblia, simplesmente não está alimentando o espírito, e por isso acaba deixando a morte entrar na sua vida.

O SEGUNDO SINAL - A FRIEZA Rm.12:11 - Mateus 6:21
O crente que permitiu a morte começa a esfriar com as coisas do Reino: os cultos, a escola dominical e até os irmãos. Se a sua fome por Deus tem diminuído no decorrer dos dias, meses ou anos é um sinal que ela tem aumentado em outra direção. Onde está teu tesouro, lá está o teu coração, o teu fervor. Ninguém vive sem comer, então muito cuidado com o que está lhe alimentando. Comer é um princípio espiritual. Você se alimenta daquilo que você valoriza, investe e aplica o coração. O teu tesouro fala da tua fome, das tuas prioridades. Quais são elas?

O TERCEIRO SINAL - A IMOBILIDADE.
Tudo vira Mesmice. Um sinal que alguém morreu é ausência de movimentos. Passividade é sinônimo de morte. Aquilo que era prazer virou fardo porque a morte entrou. Todos os eventos da igreja não lhe despertam entusiasmo. Ficar parado nos leva a ausência de crescimento espiritual. A imobilidade sempre vem com a finalidade de paralisar o crente por completo, trazendo também enfraquecimento das forças morais, apatia, indiferença e estagnação.

O QUARTO SINAL – O ENDURECIMENTO
Quando uma pessoa morre espiritualmente, os seus membros de enrijecem. Não muda de opinião mesmo sabendo que está errado. Não aceita ser confrontado ou discipulado, pois prefere o isolamento. Não se abrir com os irmãos, especialmente com sua liderança, é sinal de enrijecimento, dureza, e conseqüentemente a morte espiritual já tomou conta da sua vida.

O  QUINTO SINAL - O ISOLAMENTO Gn 3:9
O pecado produz isolamento, mas a santidade produz comunhão. Uma pessoa morta deve ser enterrada, isto é, isolada daqueles que estão vivos. Quando um irmão se isola é sinal que a morte está avançando. O pecado tem a tendência de ser escondido, às escuras, mas a verdade é clara e não se esconde. Quando Adão pecou, ele se escondeu tentando se isolar de Deus. Por que ele fez isso? Porque essa é a reação de todo crente quando a morte entra. Quando erramos não queremos ser vistos, não queremos conversar, muito menos ser confrontado. Quando fazemos isso a morte avança ainda mais.

O SEXTO SINAL - OLHOS FECHADOS
Quando um crente está morrendo ele vai perdendo a visão. Só fala de coisas naturais. Não tem revelação. Sua alma é vazia. Não tem mais a visão que quanto mais vida em Deus, mais Luz, mais Clareza, mais Revelação. Visão nos fala de enxergar o Senhor nas circunstâncias da vida. Aqueles que estão morrendo são naturais, só enxergam as circunstâncias e não Deus através das circunstâncias. Não enxergamos mais com benignidade e amor, mas com desconfiança. A igreja, os irmãos, os pastores são sinônimos de cobrança e fardo. Isso é sinal de morte.

O SÉTIMO SINAL - A TRISTEZA
Quando um crente é contaminado pela morte espiritual, perde a alegria, a fé, o ânimo, o vigor então começa a diminuir. Um dos sinais da morte na vida do crente é o cansaço da alma. O cansaço físico tem relação com o corpo e mente, mas o cansaço da alma é um sinal da morte espiritual. O desânimo para com tudo e a apatia são evidências que a morte está inundando a nossa alma.

O OITAVO SINAL - A DECOMPOSIÇÃO
A igreja, o discipulado começa a perder a importância. Um corpo entra em decomposição por falta de alimento. Não se alimenta da Palavra, da oração, da Ceia do Senhor. O crente em decomposição deixa as coisas de a sua vida espiritual morrer aos poucos: perde a liderança, perde seu ministério, perde o prazer de voltar para a casa, perde o governo do seu lar. Sua vida espiritual muda completamente. Embora possamos estar vivos as nossas virtudes estão corrompidas, apodrecidas, se decompondo.

O NONO SINAL - O SEPULTAMENTO (Mt 25:24)
O sepultamento dos sonhos, dos projetos, do ministério, da igreja, da família, e por fim do chamado. A morte é inimiga de Deus( I Co. 15.26) - Um dos sinais de Deus é a vida. Quando um crente cultiva a morte em sua vida, em sua casa, no seu trabalho ele desperta a ira de Deus porque Deus é contra a morte. O Senhor não irá remover a morte da sua vida a não ser que você se posicione em favor da vida. Vença a morte espiritual se posicionando em favor da vida, através do Sangue de Jesus. Vença a morte espiritual se posicionando em favor da vida, através do Sangue de Jesus.

CONCLUSÃO

Hoje o Senhor te pergunta: como anda sua vida espiritual?. Há algum sintoma de morte?. O que você precisa é do fogo de Deus. Seja ousado para pedir a Deus mais fogo em sua vida. A melhor maneira de não morrermos, é conhecer mais a Deus e gastar nosso tempo na sua presença. A Bíblia nos fala que quanto maior for o nosso interesse em aproximarmos D’Ele, mais Ele se aproximará de nós (Sl.9.10).

Todo aquele que se aproximar de Deus, com o coração sincero, será bem recebido e a morte espiritual vai passar longe de você. Portanto vença os nove sinais que querem matar a sua vida com Deus.

Supere a sua vontade natural, e para superar, é preciso uma certa força, para que através de ouvir a Palavra venha a fé, e através da fé o Senhor Jesus, e através D’Ele você possa conseguir sair vitorioso contra a morte espiritual.




DOIS HOMENS QUE CONSEGUIRAM PARAR JESUS

Texto: Lc. 18.35-43 - 19.1.10

Nos textos de Lucas vemos Jesus empreendendo uma viagem para Jerusalém e tendo que passar por Jericó. Lucas destaca em sua narrativa o desejo de dois homens se encontrarem (ainda que visual no caso de Zaqueu) com o Mestre. São dois personagens completamente diferentes.

Um é deficiente físico, pobre, pedinte, conhecido como "filho de Timeu". Vivia à margem da sociedade, e não era bem aceito naquele lugar. Passava os dias fora da cidade. O outro era Zaqueu . Ocupava um cargo público, era rico, morava numa bela casa, mas também tinha um mau conceito na cidade.

Em ambos os encontros Jesus parou por causa deles. Com Bartimeu atendendo aos seus gritos, e com Zaqueu, Jesus parou respondendo a sua curiosidade. São encontros diferentes, mas que nos ensinam duas verdades e dois caminhos para recebermos o milagre de Jesus. Notemos que Bartimeu chamou a atenção de Jesus por sua atitude e ousadia incomum. Por esse motivo, o Mestre parou diante do clamor daquele pobre homem. Jesus percebeu que toda aquela multidão não foi capaz de silenciá-lo, nem tampouco fazê-lo desistir!

Irmãos - Quantas vezes desistimos de nossa fé diante das circunstâncias ou da opinião contrária de outras pessoas? Quantas vezes deixamos de confiar no poder de Jesus e damos ouvidos à incredulidade e às dificuldades que nos cercam? Quantas vezes deixamos passar a oportunidade de agirmos com fé para recebermos o milagre que tanto precisamos?

Se não formos determinados, não conseguiremos parar Jesus. Note que Jesus mandou chamar Bartimeu! Então eu pergunto: A sua fé consegue chamar a atenção de Jesus? A sua fé faz Deus parar para lhe atender? Você está realmente determinado a alcançar aquilo que tem pedido de Deus? Será que você tem conseguido convencer Deus de que realmente quer alcançar seu milagre? Você é determinado nos seus propósitos? Você consegue ir até ao fim para alcançar os seus objetivos?

Deus tem procurado na terra homens de fé. Os seus olhos passam pela terra procurando alguém que tenha fé! Fé é ação, movimento e busca! Somente assim Ele pode agir. E quando Deus encontra fé em nossas vidas, então Ele tem nas mãos o que é necessário para agir em nosso favor. A nossa incredulidade impede o agir de Deus. Pois é a nossa fé que move as mãos do Senhor. Creio que Jesus esteja perguntando para você o que quer D’Ele.

Como seriam as suas respostas? Por acaso seriam essas: “O que o Senhor quiser! Não sei bem o que quero. Qualquer coisa serve! O que o Senhor me der tá bom!”. Interessante é que encontramos um detalhe curioso no vs. 52 - Após Bartimeu ter recebido sua cura, passou a seguir Jesus de perto.

O milagre deve nos aproximar de Jesus. Não devemos ser como aqueles que recebem o milagre e se afastam até da igreja. Melhor que a cura é termos a presença de Deus e a Sua companhia. Nenhuma benção se compara com a alegria e a paz que a sua Presença nos traz.

A história de Zaqueu revela que Jesus ainda continuava a buscar e salvar os perdidos. E Zaqueu foi o melhor exemplo disso (Lc.19.10)!. Como cobrador de impostos vivia uma vida cheia de ostentações. Era odiado e desprezado em Israel. Não percebia que a sua riqueza lhe transmitia um falso senso de segurança, pois vivia como muitos do seu tempo: sufocavam a sua vida espiritual por causa da busca frenética de bens materiais. Naquele tempo, predominava entre os judeus a ideia de que as riquezas eram um sinal do favor especial de Deus, e que a pobreza era um sinal da falta de fé e de desagrado de Deus.

“Porque hoje me convém pousar em tua casa” (Lc.19.5). O Senhor usa uma palavra chave: HOJE. Indicava uma necessidade urgente!. A situação daquele homem estava prestes a ser mudada, porque Jesus estava chegando!. Deus já havia traçado um plano para a vida de Zaqueu. Aquele dia ia ser um dia diferente, seu coração falaria em arrependimento; e a salvação chegaria na sua vida.

Jesus sabia de tudo isso, por esse motivo o Mestre Parou!. Jesus foi ao seu encontro. Era desejo do Senhor, relacionar-se com aqueles que eram rejeitados pela sociedade. A multidão não ficou feliz com a escolha de Jesus ao honrar o cobrador com a sua Presença.

Irmãos, pode ser que no seu meio muita gente, não está contente pelo fato de você fazer parte do Reino de Deus. Há os invejosos, que falam o que não é verdadeiro de você, só porque você faz parte dos planos de Jesus. Não se preocupe!. É que na vida deles não houve o renovo, nem em seus rostos resplandecem o brilho da presença de Deus.

Esses tipos gostam de estar em cima de pedestais se achando bom demais. Um dia vão ter que descer como Zaqueu desceu!. Como Naamã desceu!. E como Raabe também precisou descer!. Jesus conhecia o caráter de Zaqueu; um homem egoísta e cobiçoso. Não centralizava seu alvo em Deus, mas em si mesmo, e nas suas possessões. Zaqueu também precisava de um milagre!.
Ora, ninguém pode dizer que conhece Cristo, aceitando a sua salvação e ao mesmo tempo continuar no pecado, ser desonesto, e duro de coração. Não sabemos quantas pessoas obtiveram o favor de se encontrar com Jesus, mas estas duas tiveram suas vidas transformadas por este encontro. O que aconteceu para que isto ocorresse?
Lendo o texto de Lucas 9.57-62, narra outro encontro de Jesus com três tipos de pessoas. Note que nenhum deles, seguiram Jesus!. O fato de estarem perto fisicamente de Jesus, não queria dizer que eles faziam parte do Reino de Deus. Perderam a oportunidade de tomar a melhor decisão das suas vidas quando Jesus falou com eles. E quantos de nós conseguiríamos fazer Jesus parar?. Dar um salto em direção a Jesus. Um salto de fé!. Fazê-lo compreender nossas necessidades. Como Jesus responderia a cada um de nós?

Vejamos que lições podemos aprender com as Três Atitudes desses dois homens que sabiam exatamente o que buscavam, e com isso fizeram Jesus parar para realizar os milagres que tanto precisavam.

A Primeira Atitude - A Perseverança
Em seus intentos de se encontrarem com Jesus, esses dois homens superaram as suas limitações físicas e discriminações. Ambos tinham limitações físicas, Bartimeu era cego, e Zaqueu, era baixinho. Sem dúvida a limitação de Bartimeu é muito mais grave, mas ambas poderiam impedir o encontro com Jesus. Os dois tiveram pessoas que os recriminaram. Bartimeu antes do encontro, e Zaqueu durante o encontro. Mas souberam superar as suas limitações enfrentando as discriminações que lhe foram feitas.

Nada pode se colocar entre nós e nosso Mestre, nem fatores concretos e nem atitudes. Foi isso que aconteceu com outro encontro travado com Jesus durante sua jornada para Jerusalém (Lc. 9.57-58). Apesar de se proporem a seguir a Cristo, não parecem ter persistido diante dos problemas verbalizados por Jesus. Sem persistência, não se aprofunda o contato com o Salvador.

A Segunda Atitude - A Obediência
Obediência é um ato que tem preço (Hb.5.8-9). Jesus teve que sofrer para aprender a obedecer. Quem lhe obedece desfruta de sua salvação. Note que Jesus ao suspender sua jornada, concedia àquelas pessoas uma oportunidade ímpar chamando-as para falar com elas.

Entretanto, algumas não obedeceram ao chamado do Mestre e perderam a oportunidade (Lc. 9.59-60) A obediência é fator fundamental em nosso relacionamento com Cristo. Sem ela jamais seremos seus discípulos e não encontraremos as respostas às nossas necessidades. Portanto, CONHECER Jesus nos dá a chance de fazer o que agrada Deus, mas OBEDECER nos dá a chance de recebermos o melhor de Deus.

A Terceira Atitude - A Prioridade
Em outra narrativa (Marcos 10.46-52) lemos que Bartimeu jogou sua capa para o lado e levantou-se depressa. Em Lucas 19.6 diz que Zaqueu desceu depressa. O chamado de Jesus implica em urgência – por isso, Zaqueu desceu depressa! – Às vezes as prioridades de Deus não são primazia para nós. Infelizmente, coisas de extrema importância para nossa vida são relevadas para o segundo plano (Lc. 9.61-62).

A prioridade é outro fator fundamental quando nos relacionamos com Cristo. Sem ela desperdiçamos o tempo do Mestre e não usufruímos completamente do contato que ele nos oferece. Bartimeu e Zaqueu reagiram à ação de Jesus com alegria. Muitas vezes não encontramos razões para nos alegrar porque não reagimos de forma correta ao convite do Mestre. Em Lucas 9,57-62, nenhuma das pessoas experimentou a alegria que Zaqueu e Bartimeu experimentaram.

O que de maravilhoso Zaqueu experimentou? Experimentou a transformação de uma simples curiosidade para se tornar um réu confesso. De espectador, desceu para demonstrar arrependimento. De arrependido corrigiu seus erros. E por fim, ouviu o que mais queria: SER SALVO.

E Bartimeu o que experimentou de tão extraordinário? Experimentou a transformação da humilhação de cego e mendigo, para a exaltação de uma vida digna. Fez um ato sublime que muitos já não fazem mais; ser discípulo de Jesus!. A alegria verdadeira não é imediata ao encontro, mas é consequência de nossas atitudes diante do Salvador. Esta alegria é um dos fatores que nos tornam aptos a enfrentar os problemas que virão na nossa jornada para seguirmos Jesus.

Você já parou para pensar o que tem feito calar o seu clamor a Deus? São as adversidades quando surgem inesperadamente? Ou seria o seu comodismo? Ou quem sabe as suas próprias limitações? Essas duas lições que acabamos de aprender deveriam ser postas em prática todos os dias. Como? Praticando de duas maneiras.
Primeiro - Crendo que nossos problemas serão resolvidos da melhor maneira quando colocarmos Deus em primeiro lugar nas nossas vidas e não em último.

Segundo – A nossa dependência e o nosso relacionamento com o Pai, tem que ser baseado no diálogo, na confiança, no amor, e no carinho. Quero lhe dizer uma coisa importante para você. Aproveite a oportunidade quando Jesus parar na sua porta e lhe convidar para segui-lo. Quando chegar esse momento, lance a capa fora e abra a porta do seu coração para Jesus entrar.

Temos que ter as mesmas atitudes de Zaqueu e Bartimeu, Envolver totalmente Jesus na nossa vida. Não olhe para os obstáculos, olhe para a melhor solução da sua vida “Jesus”. Afinal, Deus se importa com as dores humanas, então é melhor começar a contar as suas necessidades para Jesus. Ele não vai ser diferente com você.

Que o Senhor Jesus te abençoe poderosamente.



Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta
Caixa Econômica Ag. 1549  C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar  evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co. 9-7


quinta-feira, 27 de julho de 2017

AS QUATRO BENÇÃOS PODEROSAS QUE VÃO MUDAR A TUA VIDA

TEXTO SL.29

O SALMO 29 É UM SALMO DE LOUVOR E EXALTAÇÃO DO PODER DE DEUS! – FALA DA VOZ DE DEUS NAS TEMPESTADES! NOS VENTOS! NOS TROVÕES! NAS CHUVAS!

ESSE SALMO TRAZ UMA VISÃO QUE VAI ACRESCENTAR MUITO A SUA FÉ! – O SALMISTA RECONHECE O PODER DE DEUS JULGANDO E MANIFESTANDO O SEU PODER NA NATUREZA!  

A BÍBLIA DIZ QUE A PALAVRA DE DEUS NÃO VOLTA VAZIA! - POR ISSO SE VOCÊ CRER NA PALAVRA DE DEUS AS BENÇÃOS DO SENHOR VÃO SE MANIFESTAR NA SUA VIDA!

ESSE SALMO APRESENTA UM PRINCÍPIO PODEROSO! - O PROBLEMA DAS PESSOAS É QUE ELAS SÓ QUEREM AS BENÇÃOS! - VOCÊ NUNCA SERÁ ALVO DAS BENÇÃOS DE DEUS SE VOCÊ DESPREZAR OS PRINCÍPIOS DE DEUS!

O QUE TRANSPORTA AS BENÇÃOS E AS PROMESSAS SÃO OS PRINCÍPIOS DE DEUS!

O V.2 – DIZ: DAI AO SENHOR A GLÓRIA DEVIDA AO SEU NOME; ADORAI O SENHOR NA BELEZA DA SUA SANTIDADE!  ESSE É UM PRINCÍPIO DE DEUS IMPORTANTE QUE ENCONTRAMOS NESSE SALMO!

O QUE É A GLÓRIA DEVIDA? – É A GLÓRIA JUSTA! É A GLORIA QUE DEUS MERECE! - DEUS NÃO ACEITA QUALQUER GLÓRIA! – NÃO ACEITA QUALQUER LOUVOR! - NÃO ADIANTA DAR A GLÓRIA A DEUS SE A GLÓRIA NÃO FOR DEVIDA! - DEUS NÃO QUER UM GLÓRIA SÓ DA BOCA PARA FORA!

DEUS NÃO QUER UM GLÓRIA FORÇADO! - DEUS NÃO QUER UM GLÓRIA JOGADO NO VENTO! DEUS QUER UM GLÓRIA SAINDO DO CORAÇÃO! - DE DENTRO DA ALMA! - DEUS QUER UM GLÓRIA VERDADEIRO! - UM GLÓRIA CHEIO DE AMOR! DE ALEGRIA! - É ISSO QUE VAI TE ABENÇOAR!

TODO PRINCÍPIO DE DEUS VEM ACOMPANHADO DE UMA BENÇÃO! - SOMENTE AQUELES QUE DÃO A GLÓRIA DEVIDA A DEUS, RECEBERÃO SUAS BENÇÃOS COMO MOSTRA O SALMO 29!

A PRIMEIRA BENÇÃO – V4 – A VOZ DO SENHOR É PODEROSA!

A VOZ PODEROSA NA TUA VIDA NÃO É A VOZ DA CRISE! - A VOZ PODEROSA NA TUA VIDA NÃO É A VOZ DA DOENÇA! - A VOZ PODEROSA NA TUA VIDA NÃO É A VOZ DA TRIBULAÇÃO!

A VOZ PODEROSA NA TUA VIDA NÃO É A VOZ DO DESEMPREGO! - A VOZ PODEROSA NA TUA VIDA NÃO É A VOZ DA BALEIA AZUL! - A VOZ PODEROSA NA TUA VIDA NÃO É A VOZ DO PECADO! - A VOZ PODEROSA NA TUA VIDA NÃO É A DO FACEBOOK!

LEVANTE A MÃO QUE VOU PROFETIZAR : A VOZ PODEROSA QUE VAI REINAR NA TUA VIDA É A DO SENHOR! É A VOZ DA BENÇÃO! É A VOZ QUE QUEBRA O ARCO E CORTA A LANÇA!  É A VOZ QUE ABRE PORTAS E QUEBRA OS FERROLHOS!!

A SEGUNDA BENÇÃO -V5 – A VOZ DO SENHOR QUEBRA OS CEDROS DO LÍBANO!

O CEDRO DO LÍBANO ERA UMA MADEIRA NOBRE! – MUITO UTILIZADA NOS TEMPOS DE DAVI!  A RAIZ DO CEDRO É FORTE E MUITO PROFUNDA! - QUANDO A RAIZ TOCA NA ROCHA ELA NÃO PARA DE CRESCER! - ELA ABRAÇA A ROCHA E CONTINUA CRESCENDO!

COM ISSO A ARVORE FICAVA FIRME E DIFÍCIL DE QUEBRAR! - MAS A BÍBLIA DIZ QUE A VOZ DO SENHOR QUEBRA O CEDRO DO LÍBANO! - O QUE APRENDO AQUI: QUE TUDO AQUILO QUE ESTAVA DIFÍCIL NA
TUA VIDA DEUS VAI QUEBRAR! - TUDO QUE ESTAVA PARALISADO NA TUA VIDA VAI CAIR!

O QUE ERA IMPOSSÍVEL DE VOCÊ FAZER DEUS VAI QUEBRAR! - TEUS INIMIGOS ESTÃO TE PERSEGUIDO? DEUS VAI QUEBRAR! - SITUAÇÕES QUE VOCÊ NÃO PODE RESOLVER! - DEUS VAI QUEBRAR!

O MUNDO ESPIRITUAL É MOVIDO PELA ENTREGA! ENTÃO SÓ QUEM ENTREGA A GLÓRIA DEVIDA A DEUS É QUE RECEBE AS BENÇÃOS!

A TERCEIRA BENÇÃO – V8 – A VOZ DO SENHOR FAZ TREMER O DESERTO DE CADES!

O DESERTO DE CADES ERA UM LUGAR CHEIO DE MONTANHAS! - HAVIA TRÊS INIMIGOS MORTAIS: AS TEMPESTADES DE AREIA! O CALOR! E FALTA DE ÁGUA! - NINGUÉM MORAVA LÁ!

MAS A BÍBLIA DIZ QUE A VOZ DO SENHOR FAZ TREMER O DESERTO DE CADES! SABE O QUE DEUS ESTÁ FALANDO? – QUE TODAS AS TEMPESTADES! TODO O VENTO FORTE! DEUS VAI REMOVER DA TUA VIDA!

TODOS OS PROBLEMAS! - TODAS AS DIFICULDADES! - DEUS VAI REMOVER DO TEU DESERTO! SE TEM ALGUM DESERTO NA TUA VIDA DEUS VAI TE TIRAR DE LÁ!

AINDA QUE VOCÊ TENHA QUE ATRAVESSAR O DESERTO SEMPRE  HAVERÁ UM OÁSIS DE DEUS TE ESPERANDO!

A QUARTA BENÇÃO – V9 – A VOZ DO SENHOR FAZ PARIR AS CORSAS!

É FORTE ESSA REVELAÇÃO! - QUANDO A VOZ DO SENHOR ECOA NO VENTO A CORSA QUE NÃO ERA PARA DAR A LUZ NAQUELA HORA ... ELA DÁ!

A VOZ DO SENHOR FAZ A CORSA DAR A LUZ ANTES DA ÉPOCA! - A VOZ DO SENHOR É TÃO PODEROSA QUE QUANDO A CORSA OUVE A VOZ DE DEUS ELA COMEÇA A DAR A LUZ!

DIGA PARA QUEM ESTÁ DO SEU LADO: A CORSA VAI DAR A LUZ!

AGORA OLHE PARA CÁ E PERGUNTE: O QUE ISSO SIGNIFICA PASTOR? - SIGNIFICA QUE COISAS QUE NÃO ERAM PARA ACONTECER AGORA NA TUA VIDA... VÃO ACONTECER!

COISAS QUE VOCÊ NÃO ESPERAVA PARA SE REALIZAR AGORA... MAS VAI ACONTECER!

O SONHO DE VIAJAR NO FINAL DO OUTRO ANO! – VAI ACONTECER AGORA!!

GENTE QUE ESPERAVA SE CASAR SÓ NO OUTRO ANO! VAI CASAR AGORA!!

PESSOAS QUE TINHAM PLANOS DE COMPRAR A CASA PRÓPRIA NO FUTURO! VAI COMPRAR AGORA!

QUEM CRER DÁ UM GLORIA A DEUS!

TUDO ISSO ACONTECE QUANDO DAMOS A GLÓRIA DEVIDA A DEUS! - COMECE A PARTIR DE HOJE A DAR O SEU MELHOR GLÓRIA PARA DEUS!

ESSA PALAVRA NÃO É PARA QUEM FICOU EM CASA! É PARA VOCÊ QUE VEIO!

ESSAS 4 BENÇÃOS SERÃO VERDADES NA TUA VIDA QUANDO VOCÊ COMEÇAR A DAR A GLÓRIA QUE DEUS MERECE!

VOCÊ RECEBE ESSA PALAVRA NA TUA VIDA? VOCÊ QUER DESFRUTAR DESSAS QUATRO BENÇÃOS?


ENTÃO COMECE A DAR O SEU MELHOR GLORIA A DEUS! – DEUS É MERECEDOR DE TODA HONRA E DE TODA GLÓRIA!