segunda-feira, 21 de agosto de 2017

QUEM VOCÊ QUER SER NA CASA DE DEUS?

Texto: Sl. 52-8-9

Eu aprendo com Davi a definir quem eu quero ser na casa do Pai! Deus me deixa escolher se eu quero ser uma benção ou uma pedra de tropeço! Se eu quero ser um servo que ajuda ou um criador de problemas! Se eu quero ser um espectador ou um adorador!

Somos nós que definimos quem queremos ser na Igreja! Essa escolha é de nossa inteira responsabilidade! Ou vamos viver no anonimato ou vamos deixar Deus nos usar! Davi não pediu para ser uma Bananeira! Não pediu para ser uma Macieira! Não pediu para ser um Abacateiro!

Davi escolheu ser uma Oliveira Verde na casa de Deus!

O que passou pela cabeça de Davi quando ele pronunciou isso? Davi que passou por tantas lutas e tantas adversidades sabia muito bem o que era ser um adorador na casa de Deus!

O produto da oliveira é a azeitona! Se pegarmos um bocado de azeitona e deixarmos dentro de um vaso e nada for feito, com o tempo a azeitona verde vai ficar roxa, depois vai ficar preta e se estragar!

Mas se a azeitona for prensada, esmagada, triturada, dela vai sair algo mais precioso que é o azeite! Um pacote de azeitona é barato! Mas o azeite custa caro!! O azeite é o resultado do processo que a azeitona passou!

Sabe o que isso significa? Que para Deus o que está parado, não tem nenhum valor! O que tem valor para Deus é o resultado do processo! É aquilo que Deus está extraindo de nós! Não fique parado, Deus quer que você faça a obra Dele urgentemente!

Crente que não gosta de ser prensado ou moído não tem valor! Deus quer te usar, mas antes você precisa passar pelo processo de Deus!

Sl.133-2 – Depois da inauguração do Tabernáculo, Moisés derramou o azeite na cabeça de Arão, que desceu pela barba e foi até a orla de suas vestes! Esse azeite continha fragrâncias, por isso é chamado de óleo da unção!

A unção com azeite representa o revestimento do Espírito Santo sobre a nossa vida! Arão agora passa a ter a unção de Deus para exercer seu ministério! Quem tem unção tem intimidade e se torna submisso ao Senhor!

Ec. 9.8 diz: Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes e NUNCA falte o óleo sobre a tua cabeça. O texto fala de duas virtudes!

Em todo tempo – significa que em momento algum devemos sujar as nossas vestes!

Nunca falte óleo sobre a tua cabeça – A unção de Deus não é só para termos em certos momentos e outros não! Tem gente pregando sem azeite, tem gente cantando sem azeite, tem gente fazendo a obra de Deus sem azeite!

Você sabe onde estava a força de Sansão? Por certo você aprendeu que era no cabelo! Hoje quero lhe trazer uma revelação!

A força de Sansão estava nas Sete Tranças! As Sete Tranças representam os Sete Candelabros do Templo virados de cabeça para baixo jorrando azeite! Quando cortaram as Sete Tranças de Sansão o azeite parou de jorrar! E o espirito Santo já não estava mais na vida de Sansão!

Davi conhecia muito bem o processo que o produto da oliveira passava! Havia quatro etapas para extrair o precioso azeite!

A PRIMEIRA ETAPA – ERA PRODUZIDO O AZEITE DA UNÇÃO E DA ADORAÇÃO

Era o azeite da melhor qualidade! Era usado no templo para ungir reis, governadores e sacerdotes! Temos que dar o nosso melhor para Deus! A nossa melhor adoração! A nossa melhor alegria! O nosso melhor louvor! O nosso melhor tempo! Davi desejou ser um adorador na Casa do Pai!

Jo.4.33 -  Deus está procurando nessa terra os verdadeiros adoradores! Seja você também um grande adorador na Casa de Deus!

A SEGUNDA ETAPA – ERA PRODUZIDO O AZEITE DA ALIMENTAÇÃO

Era usado nas refeições do povo judeu! A palavra de Deus é o nosso alimento! Somos instrumentos de evangelização para alimentar pessoas carentes que precisam de Deus! A igreja está ficando obesa com mensagens, pregações e sermões de auto ajuda! Sabe o que muitas igrejas estão oferecendo para seus membros!

Estão servindo comida falsa! – Pregam de tudo, mas não pregam sobre a salvação!

Estão servindo comida fria!  - Falta o fogo do Espirito Santo!

Estão servindo comida velha – Os púlpitos estão cheios de pregadores sem unção!

Estão servindo comida seca – Falta o azeite do Espirito Santo! Igrejas frias e sem poder de Deus!  

A TERCEIRA ETAPA – ERA EXTRAIDO O AZEITE DA ILUMINAÇÃO

Era o azeite usado nas lâmpadas do Templo! Davi desejou ser luz para a sua geração! Temos que ser luz para atrair pessoas para Deus! Ninguém ganha almas para o Reino de Deus andando em trevas!

Temos que ser luz na igreja! No nosso trabalho! Na nossa casa! Na Faculdade! Temos que ser luz para libertar e salvar os que estão perdidos! Temos que ser luz para tirar aqueles que estão vivendo em trevas! Temos que ser luz para denunciar o pecado!

A QUARTA ETAPA – RESTAVA A BORRA DO AZEITE PARA FAZER SABÃO

Sabão fala de Limpeza! Purificação! Santificação! Davi sabia o que era ser moído! Nem por isso ele abandonou a Casa de Deus! Davi sabia que para estar na Casa do Pai ele precisava ter um coração limpo! As mãos limpas! Os pés limpos! A alma limpa!

Davi também sabia que para receber a misericórdia de Deus ele reconhecia que:

Mente Corrompida – Precisa de Limpeza! Cuidado com o que você anda pensando!

Olhos Maliciosos – Precisam de Limpeza! O que seus olhos andam vendo quando ninguém está por perto?

Boca Suja – Precisa de Limpeza! Para de chamar palavrão! Para de ofender o seu Pastor! Pare de falar mal da vida dos outros! Pare de acusar pessoas inocentes!

Ouvidos Contaminados! – Precisam de Limpeza! Deixe de estar escutando fofocas! Deixe de ficar ouvindo o que não deve! Deixe de dar atenção para conversas maliciosas! Não contamine seus ouvidos com lixo!

O azeite era guardado e conservado em Talhas no Templo! Davi queria guardar e conservar essas quatro virtudes na sua vida!

 Aprenda que a azeitona precisa ser triturada para surgir o azeite da unção de Deus! Seja você também uma Oliveira Verde na Casa de Deus! A Oliveira sempre recompensa seu dono dando a ele o azeite!

Recompense você também o Pai se tornando um ganhador de almas para o Reino de Deus!


Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549  C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso, contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados.
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co.9-7 










 





quarta-feira, 16 de agosto de 2017

OS QUATRO TIPOS DE IGREJAS QUE VIVEM DENTRO DA IGREJA


Texto: At.9.31

A Igreja é apresentada como o povo de Deus. A Igreja está no mundo, mas não é do mundo. A Igreja está cheia de pessoas frágeis, mas regeneradas. A Igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no Reino de Deus. É também o Templo de Deus e do Espírito Santo. A Igreja ideal é a que está nos planos de Deus.

É aquela que segue os princípios, os valores e a vontade de Deus. Só pode ser chamada de Igreja se cumprir os propósitos do Reino de Deus e da evangelização. Hoje podemos observar que há vários modelos de igrejas, todas elas com profundas diferenças de comportamento. Indica que muitas delas são apenas movimentos pentecostais.

A Igreja que Jesus gostaria de encontrar na sua segunda volta seria uma Igreja fértil de crentes professos, não crentes falsos ou caídos espiritualmente!

Nela podemos encontrar QUATRO TIPOS DE IGREJAS, lembrando que Igreja é cada um de nós. É difícil de acreditar, mas existe Quatro tipos de igrejas vivendo dentro de uma só igreja!. Veremos qual delas estamos fazendo parte!.

A PRIMEIRA IGREJA - A IGREJA DESATENTA

Lc. 10.40 - O texto diz que Marta andava distraída em muitos serviços. A igreja do Senhor entrou num período de distração nesses últimos tempos!. A igreja que anda distraída significa dizer que ela está desatenta, descuidada, omissa. Pode até estar fazendo coisas boas, mas não está realizando a melhor parte!.

A Igreja está distraída quando deixa de olhar para as necessidades de seus líderes. Pela família de seus líderes!. Ela está descuidada quando tem recursos para evangelizar, mas se utiliza desses recursos para comprar telões, fazendas, carros importados!.

A Igreja está desatenta quando negligencia salvar vidas, mas não se descuida em fazer outdoor do pastor para por na porta da igreja!. Por isso, parte de seus membros estão atribulados. Orar, nem pensar!. Distração na certa!. Na hora do culto é uma maravilha, mas quando saem, vão atrás de diversões mundanas!.

A igreja distraída está perdendo o foco de suas prioridades. Está deixando de evangelizar e ganhar almas para o reino de Deus. A vida de Marta era agitada, andava o dia todo para lá e para cá!. Só que andava DISTRAÍDA!. Marta achava que estava agradando Jesus com boa comida.

Em João 4.34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, é realizar a obra de Deus. Por andar distraída, a fé de Marta passou a depender das circunstâncias!. Sua fé ficou limitada!.

Quando Jesus ordenou para tirarem a pedra, Marta demonstrou sua pequena fé dizendo: já cheira mal, já fazem quatro dias!. (Jo.11.39)

A SEGUNDA IGREJA - A IGREJA CUIDADOSA

Maria era hospitaleira, seu lugar predileto era aos pés de Jesus. Lc,11,2. Muitas igrejas já abandonaram o melhor lugar: aos pés de Jesus!. Maria adorou e ungiu ao Senhor (Jo 11.2). Um gesto que Jesus elogiou. Mas só isso, não é o suficiente!, Só isso não basta!!.

Você sabe quantas almas Maria ganhou para o reino de Deus?. A bíblia não cita uma sequer!. De que adianta sermos adoradores, se não somos ganhadores de almas?. Maria gostava de ouvir Jesus, mas não saia para falar de Jesus!. Maria representa a igreja cuidadosa, atenciosa, ponderada.

É a igreja que louva, que adora, que dizima, que oferta!. É uma igreja santa, mas é o tipo de igreja que não evangeliza nem a rua que está situada!. Não existe evangelização no céu!. A igreja precisa fazer aqui!. A bíblia diz que Maria ouvia sentada (Lc.10.39).

Hoje, a maioria dos membros da igreja continua sentada. Ouve a Palavra de Deus, mas não fala de Deus nem na sua casa. Quem fica sentado, não vai a lugar algum!.

A TERCEIRA IGREJA - A IGREJA ADORMECIDA

No evangelho de João cap. 11 vs. 1 a bíblia diz: Estava, então, “enfermo” um certo Lázaro. No vs. 2 veja o que diz o final do texto: Lázaro estava “enfermo”. No vs. 3 encontramos mais uma vez o texto concluindo: eis que está “enfermo” aquele que tu amas.

Interessante que a bíblia diz por três vezes seguidas, que Lázaro estava enfermo!. A enfermidade levou Lázaro á morte. Lázaro foi posto na sepultura. Logo Lázaro significa uma igreja morta, amarrada, presa, paralisada!.

Jesus quer nos ensinar Duas Lições com a morte de Lázaro.

A Primeira Lição - Jesus mandou tirar a pedra. Algumas pedras podem estar sobre nós: A pedra da incredulidade! A pedra da dúvida! A pedra do mundanismo! A pedra da mentira! A pedra do comodismo!.

A Segunda Lição – Em seguida Jesus diz: Teu irmão há de ressuscitar!. Lázaro iria sair do túmulo, caminhando com as próprias pernas. Jesus quer uma igreja que anda, que caminha, que sai em busca de vidas que estão morrendo!.

Jesus também quer ainda nos mostrar TRÊS VISÕES para sua igreja. Por isso, Jesus deu uma ordem: Deixai-o ir !. (Jo.11.44).

A Primeira Visão - Lázaro saiu do túmulo sem ataduras nos pés. O que acontece quando os pés estão atados?. Pés atados não podem ir a igreja!. Pés atados não saem para evangelizar!. Pés atados não visitam hospitais!. Pés atados não visitam prisões!.

A Segunda Visão – Lázaro saiu sem ataduras nas mãos. O que acontece quando as mãos estão atadas?. Mãos atadas não abençoam!. Não dizimam!. Não ofertam!. Não ajudam na igreja!.

A Terceira Visão – Lázaro saiu sem ataduras no rosto. O que acontece quando o rosto está envolto com ataduras?. A visão é perdida!. A audição é perdida!. A boca fica muda!. Não dá para louvar!. Não dá para falar de Cristo!. Não dá para Glorificar o nome de Deus!.

Irmãos, sepultura é lugar de silêncio. Fala de crentes que cultuam a Deus em completo silêncio. Sepultura é lugar de escuridão. Fala de crentes que aceitam trevas dentro do coração, dentro de sua casa. Sepultura é lugar de ossos secos!. Lugar de imobilidade!. Perda do espírito!.

Felizmente Jesus resolveu o problema de Lázaro, ressuscitando-o. Isto simboliza o avivamento de Deus. Jesus quer uma igreja cheia de vida, uma igreja alegre, uma igreja fiel, NÃO UMA IGREJA ATADA.

A QUARTA IGREJA - A IGREJA ATUANTE

No capítulo 4 do evangelho de João, encontramos uma passagem bem conhecida de todos nós. O texto se refere á conversa de Jesus com uma mulher samaritana, junto ao poço de Jacó. Jesus se apresenta como água viva, uma fonte que jorra água incessantemente.

A igreja atuante é a que teve um verdadeiro encontro com Jesus!. O poço estava entre Jesus e a samaritana. O poço é símbolo de uma vida vazia, sem salvação. Foi um lugar criado pelo homem (Jacó), que só podia saciar a sede do corpo, não a espiritual.

Jesus não estava no poço por acaso, mas em prontidão, atento ao socorro do coração da samaritana!. Ela foi despertada quando ouviu as palavras de Jesus. A Bíblia não fala no nome dela. Não espere ser famoso para fazer a obra de Deus! A samaritana largou seu cântaro e correu para a cidade para falar do seu encontro com Jesus.

 “Largou o cântaro”significa um gesto de renúncia, de arrependimento e de felicidade pelo despertar de uma nova vida.

A Igreja atuante é aquela que carrega a herança espiritual. Essa mulher no seu primeiro encontro conversou de frente com Jesus. Nesse mesmo dia, a vida dessa mulher mudou. Ela reconheceu que estava diante de alguém que podia mudar o seu destino. Por essa razão ela confessa: TU ÉS O CRISTO!.

A mulher samaritana foi a primeira missionária antes do sacrifício de Jesus!. A Bíblia não fala do passado de Maria, nem de Marta, nem tampouco de Lázaro. Mas a Bíblia mostra o passado da samaritana!. Um passado que não dava para ela se orgulhar. Jesus corrigiu o presente da samaritana, para que ela tivesse a vida eterna.

A Igreja atuante é próspera na qualidade e quantidade do serviço cristão. Não fica passiva diante dos desafios. É perseverante nas tribulações. É intolerante com as falsas doutrinas. É sensível a voz do Espírito Santo. Busca e acolhe com alegria e humildade as almas sofredoras.

QUE TIPO DE IGREJA SOMOS NÓS?. DESATENTA?. CUIDADOSA?. ADORMECIDA?. ATUANTE?

Que cada um de nós possa responder com a sinceridade do no nosso coração, qual a igreja que estamos sendo.

Que a paz e o amor de Cristo abençoe grandemente a sua vida de uma forma tremenda e incessantemente.

Em nome de Jesus!. 


Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica  Ag. 1549   C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria". 2 Co.9-7




domingo, 13 de agosto de 2017

DEUS JÁ DEIXOU TUDO PRONTO PARA VOCÊ

Texto: Gn.22-7-8

No meu ministério Deus me ensinou uma grande verdade!.Quando Deus pede "algo" de nós é porque esse "algo" Ele já nos deu!. Hoje, nesses tempos turbulentos, Deus pede de nós esse "algo" que é a Fé! A Esperança e a Perseverança!.

O texto está dizendo que antes de surgir uma necessidade na nossa vida, Deus já providenciou aquilo que vamos precisar! Você crê nisso?

Deus fez o mundo em cinco dias!. No sexto dia Ele fez o homem! Observe que Deus só criou o homem só depois de ter criado condições para que ele pudesse se sustentar!

A bíblia diz que no sétimo dia Deus descansou!! Deus estava cansado? Por que será que a bíblia diz que Deus descansou?

Tenho uma palavra de revelação: O descanso de Deus não foi por causa do cansaço! O descanso é para nos lembrar que tudo já estava preparado!! 

O primeiro dia de Adão no Paraíso foi de descanso! Ele não precisou fazer NADA!.Porque tudo já estava pronto!. A bíblia também diz que ao cair da tarde já é um novo dia. Para nós é noite!. Vamos descansar! Dormir! 

Quando acordamos Deus já está dizendo: O teu novo dia já está pronto!

Mt. 6-34 "Não vos preocupeis com o dia de amanhã! Quem se preocupa com o nosso dia de amanhã é Deus!.Deus só nos põe no seu descanso quando cremos que tudo já está pronto!

Eu profetizo: Descansa a tua alma! Descansa o teu coração! Descansa a tua ansiedade! Não fique inquieto com o dia de amanhã! Deus já preparou tudo que você precisa até o final desse ano!.

Samuel estava preocupado com o futuro de Israel! Samuel tinha ungido Saul como o rei de Israel! Mas a coisa não estava dando muito certo! Deus diz a Samuel: Fica tranquilo, eu já preparei um novo rei de Israel! Ele está lá no pasto cuidando de ovelhas!

Samuel pega o azeite que o novo rei de Israel já está pronto! Vai até Belém e entra na casa de Jessé que eu vou te dizer quem é!!   

Jo.6-9 - Os discípulos disseram para Jesus: Mestre manda a multidão ir embora que já é tarde! Não temos comida para dar para eles!Não tem onde comprar pão! O dinheiro que temos é pouco não dá nem para alimentar a metade da multidão!

Jesus disse: Filipe,fica calmo! Fica tranquilo! Tem uma mãe que mandou um menino com cinco pães e dois peixes! Ele está aí no meio da multidão! Traz ele aqui! Filipe, a comida já está pronta! 

Você tem que crer que antes de existir a tua necessidade, Deus já deixou uma provisão pronta para você!. O que eu não tenho, Deus tem! O que eu não posso te dar Deus pode!

Abraão foi pai antes de ter um filho!! Davi já era rei antes de ter um reino!! Sabe por que? Porque tudo já estava pronto!

Jo.16-33 Jesus disse:"No mundo terei aflições, mas tende bom ânimo! Bom ânimo na prova? Bom ânimo nas dificuldades?  O que Jesus está querendo dizer com isso? Que a tua vitória já está pronta! 

Gn. 22-7-8 Conta que quando Abraão foi sacrificar Isaque o Anjo do Senhor aparece e manda Abraão parar! Abraão olha e vê atrás dele um carneiro amarrado pelo chifre para ficar no lugar de Isaque! Antes de Abraão e Isaque subirem o Monte Moriá Deus já tinha deixado tudo pronto!

De janeiro a dezembro Jeová-Jiré é o nosso Deus da provisão! Jeová vai na nossa frente para dizer: está tudo pronto! Sabe qual é o nosso maior erro? É querer mandar, ampliar aquilo que já está pronto!

Os judeus tem 613 leis no Livro da Torá! Jesus veio e simplificou para duas!

Mt.6-33 Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus!  Quando buscamos o Reino de Deus em primeiro lugar a provisão de Deus chega até nós!. Você quer buscar o Reino de Deus para que o Senhor lhe dê o melhor dessa Terra?

Você não precisa mudar NADA! Você não precisa inventar NADA!. Você não precisa de lencinho! Você não precisa de rosa ungida! Você não precisa de sal grosso! Você não precisa de folha de arruda!

É só buscar o PAI, o Filho e o Espirito Santo! Buscar a Graça! Buscar a Fé! Buscar ser Fiel! Buscar a Obediência! Buscar a Salvação! Deus já deixou tudo pronto para que eu e você possamos alcançar o Reino de Deus!

II Co. 4-13 - Paulo disse: Cri por isso falei! Com o mesmo espírito de fé eu vou falar também para a igreja!
Eu vejo famílias sendo restauradas!
Eu vejo casamentos sendo renovados!
Eu vejo jovens sendo levantados!
Eu vejo filhos e filhas sendo salvos!
Eu vejo ministérios saindo do anonimato!

Até o final desse ano, Deus vai fazer algumas mudanças nessa congregação! Mudanças de Renovação! Mudanças de Restauração! 

Eu vejo essas mudanças acontecendo porque elas já estão prontas!

Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta
Caixa Econômica Ag. 1549  C;C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nos ramais, no interior, nas igrejas e os moradores de rua. Para isso contamos com sua preciosa ajuda para  fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co. 9-7





terça-feira, 8 de agosto de 2017

A CAMA A MESA A CADEIRA E O CANDEEIRO DO QUARTO DE ELISEU

Texto II Rs. 4.10

Deus já havia preparado Eliseu antes de levar Elias num redemoinho. Deus ordenou Elias para que ungisse Eliseu como profeta, e seu sucessor. No seu caminho, quando ia do Sinai a Damasco, ele encontrou Eliseu na sua terra natal, realizando os trabalhos do campo, lavrando a terra com sua doze juntas de bois. Elias passou por ele e colocou nos seus ombros o seu manto. Naquele momento, Eliseu aceitou o chamado profético que estava sendo lhe dado. Isso aconteceu cerca de quatro anos antes da morte do rei Acabe, e por quase oito anos, Eliseu foi acompanhante íntimo de Elias, até ele ser transladado da terra.

Eliseu aceitou o chamado para o serviço e não lançou um olhar sequer para trás, aos prazeres e confortos que estava deixando. O chamado para depor tudo no altar do serviço vem do coração de cada um. Não nos é pedido que sirvamos como Eliseu serviu, nem que vendamos tudo que possuímos; mas Deus nos pede que entreguemos à sua obra o primeiro lugar em nossa vida, e não permitamos que se passe um só dia sem que façamos alguma coisa para o Reino de Deus avançar na terra. Um pode ser chamado para servir em terras estrangeiras; outros podem ser chamados para ajudar financeiramente na obra missionária. Deus aceita a oferta de cada um.

Interessante que Elias encontrou o profeta escolhido por Deus no árduo trabalho de arar a terra. Igualmente, o nosso ministério também exige de nós um trabalho espinhoso e muito difícil. Jesus mesmo usou metáforas de trabalhos árduos, se referindo ao ministério de apascentar ovelhas, de lançar mão do arado, e de pescar, Em II Rs. 3.11 – mesmo depois da partida de Elias, Eliseu continuava a ser lembrado como aquele que deitava água nas mãos de Elias. Podemos nos lembra de Jesus, que nos deixou o belo exemplo de lavar os pés dos apóstolos. Portanto, o ministério pastoral exige de nós humildade para servir.

Eliseu recebeu o manto de Elias conforme tinha desejado. Junto ao manto, a porção dobrada do espírito de Elias. Era um sinal profético, confirmando ser Eliseu, herdeiro e sucessor de Elias. Eliseu foi favorecido com os dons do profeta. O primeiro milagre foi separar as águas do rio Jordão através do manto de seu mestre (II Rs.2.14). O segundo foi a purificação das águas de Jericó. O terceiro foi a punição dos jovens quando apareceu duas ursas que despedaçaram quarenta e dois rapazes. Esse terceiro milagre de Eliseu significa que os profetas eram instrumentos de Deus tanto da graça como da ira de Deus. Este único exemplo de terrível severidade de Eliseu, foi suficiente para exigir respeito pelo resto de sua vida.

Durante cinqüenta anos ele entrou e saiu pelas portas de Betel, andou de um lado para o outro lado em sua terra, de cidade em cidade, passando pelo meio de multidões insensíveis, rudes e devassas; ninguém mais o injuriava ou duvidava do seu ministério profético.

Em suas jornadas de um lado para o outro lado através do reino, “sucedeu também que indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher rica, a qual o reteve a comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava ali, se dirigia a comer pão”. A senhora da casa percebeu que Eliseu era “um santo homem de Deus”, e disse ao seu marido: Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, ali se retirará”.

Queridos, muitas vezes as riquezas fazem que seu possuidor seja egoísta e acaba se esquecendo das necessidades e dos desejos dos outros. Mas não foi assim com a mulher de Suném. Ela era uma pessoa importante, rica, mas não perdeu a bondade humana. Não vivia só para si, mas se esforçava por fazer felizes os outros. Tinha muitos bens e sabia compartilhar com seus próximos. Não permitia que suas tarefas e responsabilidades domésticas lhe fizessem esquecer as necessidades e os desejos de Eliseu, como também de outras pessoas. Foi então que, aquela mulher construiu um pequeno quarto “junto ao muro” para o profeta.

Esse tipo de quarto era geralmente no telhado e podia ser acessado pelo lado de fora da casa. Era um quarto de boa comodidade, além de fornecer total privacidade. Quando Eliseu retornava de suas viagens para Suném, podia desfrutar de horas agradáveis de descanso, de poder dormir tranquilamente, de ter quietude e paz, e de poder relaxar do cansaço de suas viagens.

Quando lemos esse texto sobre o quarto de Eliseu, podemos perceber que no verso há menção de três móveis e um candeeiro. Como Deus é muito detalhista, Ele nos revela em uma linguagem simbólica quatro verdades espirituais. O curioso é que cada objeto relacionado no seu quarto, fez parte da mensagem que Eliseu pregava. E hoje quero compartilhar essa mensagem para que todos nós possamos conhecer alguns mistérios que a bíblia contém e quer nos revelar.

O PRIMEIRO MÓVEL – A CAMA
A bíblia diz que naquele quarto havia uma cama para o profeta. Por certo, a mulher deve ter colocado uma boa cama naquele quarto. A cama ou leito biblicamente falando nos lembra de DESCANSO. É uma mobília importante dentro de um quarto. E quando falamos em descanso, precisamos aprender que o melhor descanso é a paz de espírito que o Senhor nos dá. Fique tranqüilo, Ele sabe cuidar de nós, portanto não fique preocupado pensando como vai ser o dia de amanhã.

Em Is.28.20 – A bíblia diz assim: “Porque a CAMA será tão curta, que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor, tão estreito, que ninguém se poderá cobrir com ele” . A cama curta e o cobertor estreito representam a falsa promessa de segurança e conforto. Uma imagem fiel do juízo de Deus para o seu povo, que teimava em fazer aliança com o Egito. O profeta Eliseu levou essa mensagem para o povo, para que eles soubessem que sem a presença de Deus, a vida deles, não teria o consolo, a ajuda, o amparo, o agasalho (cobertor) e o DESCANSO de Deus.

Eliseu, tomado de compaixão desejava sarar Israel de seus males espirituais. O profeta tanto declarava como ensinava os propósitos de Deus. O povo precisava abandonar o pecado que estava operando no coração daquela nação. Cidades e vilas estavam mergulhadas em pecado e na corrupção moral. Suas almas estavam amarguradas, carregadas de sofrimentos, iniquidades, precisando de uma forte voz que os influenciassem a salvarem suas vidas.

Eliseu ministrava para o povo conscientizando-os que longe de Deus, não teriam DESCANSO, repouso, paz, alegria, benção, vitória, e sossego no coração. O povo estava cada vez mais distante de Deus. Parece que não se lembravam mais que três anos e meio atrás, a falta de orvalho e da chuva, tinha deixado aquele povo em sequidão e fome.

Na cama de Eliseu possivelmente havia um cobertor, onde o profeta se aconchegava com ele para dormir. Quem tem o cobertor de Deus é protegido, amparado, acolhido. Quem tem o cobertor de Deus, descansa, tem resposta de oração, recebe auxílio do Senhor, tem repouso, e é consolado. Quem tem o cobertor de Deus é paciente, sabe enfrentar as tribulações, as aflições, não sente remorso, tem a direção de Deus, e é misericordioso. Quem tem o cobertor de Deus tem o Seu refrigério, tem a Sua segurança, o Seu amparo e é Amado do Senhor!. Pode sonhar com os anjos de Deus subindo e descendo, anunciando e trazendo bênçãos sem medidas para a sua vida (Gn.28.12-13).

O SEGUNDO MÓVEL – A MESA

A mesa nos fala de comunhão, de alimentar-se com nossos irmãos e com Cristo. Jesus, sempre que ia à casa de alguém, sentava-se a mesa com eles. Era um ato de intimidade. No tempo de Eliseu, o povo de Israel não tinha mais comunhão com Deus. E você, como está a sua vida?. Jesus ainda pode sentar na sua mesa?. Queridos, tem um grupo que procura sentar-se na mesa, não com intuito de fazer suas refeições, mas com a intenção de procurar os melhores lugares, para serem vistos, aplaudidos e admirados!.

É na mesa que nós encontramos os principais alimentos para vivermos fortalecidos no Senhor. Temos o pão, que significa a Palavra de Deus, e o vinho que simboliza o sangue de Cristo, a nossa redenção. Mesa fala de alimentar-se, de comportamento, e de atitude. Eliseu queria mostrar para aquela nação que a conduta, do povo estava fora dos padrões de Deus. O Senhor estava dizendo que o povo precisava mudar, se alimentar da Palavra de Deus. A principal posição que eles já não sabiam fazer era dobrar os joelhos, pedir perdão dos seus atos, de se consagrarem, de voltarem a adorar e buscar a face de Deus.

Eliseu lutava para tirar Israel da sua zona de conforto. O povo estava estagnado, debilitado, imobilizado, conformado em viver longe de Deus!. Os longos anos de apostasia da parte dos governantes e do povo, acabou produzindo maus resultados. A negra sombra da apostasia era ainda visível em toda parte, embora houvesse aqui e ali, os que ainda firmemente adoravam Deus.

Eliseu estava querendo dizer para o povo de Israel que retornasse para os caminhos do Senhor, pois assim o esquecido voltaria a ser lembrado, o que era pequeno se tornaria grande, o humilhado seria coroado, o fiel seria honrado, e o que era desconhecido na terra seria lembrado no céu.

O TERCEIRO MÓVEL – A CADEIRA

Eliseu costumava sentar naquela cadeira para conversar com seu servo Geazi. Isso significa que a cadeira que Deus nos dá é lugar de posição, de honra, de destaque, de poder e autoridade. Davi sentou-se no trono ocupando o lugar de Saul, Ester sentou na cadeira de Vasti, José sentou-se numa cadeira como governador. Cadeira representa nossa eleição (Ef.1.4).

Significa que Deus foi quem escolheu um povo para Si próprio, para que fosse santo, e inculpável diante D’Ele. É uma forma de expressão do amor de Deus para que o seu povo ficasse unido a Ele. O Salmo 113.8 diz que o Senhor nos faz se “assentar com os príncipes do seu povo”, essa posição é só o Senhor que pode nos dar. Jamais podemos perder a nossa posição espiritual com Deus. Posição de liderança, graça, unção e ministério. Quem perde padece, sofre. Mesa sem cadeira mostra que o conjunto está incompleto. Isso significa que a benção não está completa.

Cadeira também nos lembra de posição delegada. Pode ser um representante, uma autoridade ou um enviado (Lc.1.52). Ninguém é eleito sem estar unido a Deus. Cadeira fala de postura, de posição, de agir e de pensar. Quando cansamos a primeira coisa que fazemos é nos sentar a fim de recuperar o fôlego, e em seguida prosseguir. O povo de Israel permanecia parado, não se dedicava mais a Deus, estava cansado, não exaltava mais o nome do Senhor. Mesmo assim, o profeta Eliseu continuava trabalhando, ano após ano, pregando para o povo e sendo fiel ao seu ministério. Nos tempos de crises, era o sábio conselheiro do rei.

Essa lição é para todos os que ocupam posição dentro da igreja. Quando Deus abre o caminho para realizar a sua obra, é porque nos dá garantia de sucesso, e o instrumento escolhido deve fazer tudo que estiver ao seu alcance para atingir os resultados prometidos.

O CANDEEIRO

O candeeiro ou lâmpada fala de LUZ, de AQUECIMENTO, de TESTEMUNHO e de PRUDÊNCIA. A Palavra de Deus sempre será LUZ para nossos caminhos (Sl.119.105). É na Palavra que encontramos os princípios do Senhor que nos ajudarão a evitar a tristeza, as ciladas e as tragédias causadas por nossas decisões e escolhas erradas. Deus trata cada pessoa segundo as atitudes dela. Deus é contra o arrogante, o orgulhoso, o que se acha digno. Mas salva, resgata e liberta o aflito quando se volta humildemente para Ele buscando forças. Essa era a mensagem de Eliseu para o povo de Deus que se recusava a ser fiel e vigilante na sua santidade.

Em Nm. 9.16 - A presença do fogo à noite representava um notável símbolo de Deus junto ao seu povo para dar conforto na escuridão. O povo via a manifestação e a glória de Deus, e se aquecia nas noites frias do deserto. Deus queria que o povo percebesse que a LUZ do fogo era um sinal da provisão e proteção de Deus. No tempo de Eliseu não havia a nuvem para orientar o povo, mas tinha algo melhor: a voz de Deus orientando o povo através do Seu profeta!.

Em II Rs.8.19 o texto diz: “Porém o Senhor não quis destruir a Judá por amor de Davi, seu servo, como lhe tinha dito que lhe daria para sempre uma LÂMPADA a seus filhos”. A lâmpada era o símbolo da esperança no cumprimento da promessa de Deus a Davi, mesmo no tempo das mais terríveis trevas. Isso quer dizer que mesmo o povo sendo infiel, Deus jamais havia se esquecido da Sua aliança com seu povo, assim como não esqueceu a aliança que tem com você!.

Amados, é bom também nos lembrar-nos das dez virgens. Em Mt. 25.1-13 encontramos cinco virgens que reservaram azeite nas suas lâmpadas, e as outras cinco não. Essa parábola nos fala de PRUDENCIA. A pessoa prudente é precavida, ponderada e cautelosa. As cinco prudentes foram recompensadas, as outras ficaram confundidas. O fato é que todo crente deve ser diferente e examinar constantemente sua vida espiritual, para que possa dar bom TESTEMUNHO dela.

Isaías 50.10 – está escrito assim: “Quem há entre vós que teme a Deus e ouça a voz do seu servo?. Quando andar em trevas, e não tiver LUZ nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus”. Esse texto quer dizer que na nossa vida haverá tempos de escuridão, indecisão, dúvidas e incertezas. Mesmo para aqueles que estão dispostos a seguir ao Senhor, existirão sentimentos que irão querer nos oprimir e nos desanimar. Todavia, Deus no Seu devido tempo, dará entendimento, sabedoria (luz) para os que O procuram.

Eliseu inspirado por Deus, e com grande anseio, convocava o povo para confiar e permanecer fiel com o Senhor. O profeta diante de certas dificuldades se sentia animado em levar a mensagem de Deus, pois sabia que a graça divina iria alcançar os que andavam nas trevas da apostasia da nação. E todos aqueles que seguiam suas próprias idéias e caminhos, e não pela submissão e revelação de Deus, acabariam sofrendo com a justiça divina.

Deus ainda se preocupa com o povo que lhe é fiel. Hoje estamos vivendo um tempo de oportunidades de Deus. Embora a igreja esteja vivendo momentos de ataques, de insegurança e escândalos, o Senhor ainda levanta verdadeiros profetas para falar de salvação. Infelizmente, a insensatez de muitos líderes é de não pensarem que o fim está cada vez mais próximo!. Por isso, os verdadeiros profetas dos últimos dias não falam de juntar tesouros, de abrir empresa, de sucesso financeiro, de carros, de mansões, de posição social, de luxo, de vaidades, mas de ETERNIDADE!.

São os falsos caminhos, as falsas ilusões que estão levando muitos cristãos a se manterem ocupados com as coisas desse mundo, para que ele não pense, e nem tenha interesse de ouvir os profetas de Deus anunciando a volta de Jesus. Esse assunto não pode ser tratado com descaso. Uma decisão tão importante como esta, não pode ser deixada para amanhã. Tomara que AQUELES que estão longe do Senhor, encontre um Eliseu no seu caminho, antes que seja tarde demais!!.

Que a graça do Senhor permaneça sempre na nossa vida!. 


Doe para este Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta
Caixa Econômica Ag. 1549 - C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Estamos evangelizando nas praças, nos ramais, nos interiores, nas igrejas e para os moradores de rua. Não temos recursos para levarmos alimentação e água para os irmãos carentes que visitamos, por isso contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus.
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria". 2 Co. 9-7





segunda-feira, 7 de agosto de 2017

QUANDO DEUS OUVE O NOSSO GEMIDO NO CÉU

Texto Sl. 12.5

Viver sem qualquer problema é mais do que um desejo do ser humano, é uma necessidade vital para todos. Precisamos entender que não estar doente no físico não quer dizer que a pessoa esteja saudável. Saúde é mais do que apenas não estar enfermo na carne. Enfermidade é tudo aquilo que debilita ou produz fraqueza, desvio do estado normal, incômodo, inquietação ou aborrecimento. 

Toda enfermidade produz dor. Sabemos que as feridas físicas no corpo doem bastante. As feridas emocionais, essas também, doem bastante!. Só que às vezes damos mais importância para as feridas do corpo, do que com as feridas da alma, talvez porque as feridas físicas são portas para infecções.

E o que dizer do gemido da alma?. É delas que quero falar nessa mensagem. Gemido é um lamento doloroso, um som inarticulado. No sentido bíblico, é alguém estar sofrendo uma tristeza muito profunda, quase sem nenhuma esperança humana de socorro. 


Os gemidos da alma são aquelas que doem mesmo quando não vemos o machucado; quando o que causou a ferida não está mais presente; e o silencio da noite é o momento que mais a incomoda; ela rouba a paz e a alegria de viver. Às vezes elas nos tiram o sono, dói o peito; doem os olhos; dói o coração. Para provocar os gemidos da alma, primeiro surgem as feridas da alma. 

Elas são causadas por injurias, desamor, indiferença, incompreensão. Pode ser causada também pela perda de alguém especial na nossa vida, por mágoa, por decepção; ou por traição de pessoas especiais.

As feridas na alma é um dos grandes males dentro das nossas igrejas. Ela lança a pessoa na penumbra da vida. Tira o ânimo de viver e gera um forte sentimento de rejeição. Esvazia a alegria da vida. Aniquila os sonhos.


Ela obscurece a mente e o emocional. Transforma o coração em chumbo e a alma em aço. Fragilizam as nossas emoções matando os nossos sentimentos!. A cada dia, a caverna se torna mais profunda. Aí podemos observar duas coisas importantes: 1º) Elas são reais, por isso nos abatem e nos perturbam, e enquanto não forem curadas, estarão interferindo nas nossas vidas cristãs. 2º) Elas tem seu tempo. 

Deus é o dono do tempo, portanto precisamos aprender a confiar e a descansar no Senhor, para que possamos sarar nossos sentimentos e curar nossas feridas emocionais.

Não temos dúvidas que Cristo cura; o Senhor é o nosso médico (Sl.103.3). Deus não deseja o nosso sofrimento. Sua vontade está claramente expressa na Sua Palavra (Dt.7.15). Mesmo com a alma gemendo, não podemos jogar a toalha!.


A alma grita querendo nos dizer que a vida tem que ser vivida com garra, com coragem, com perseverança. Deus não abençoa as intenções, mas as ações!. Então por que deixar a alma se abater, gemer, se abalar, quando temos um Deus que pode todas as coisas?.

O GEMIDO DE ANA - No livro de I Samuel cap. 1 - encontramos um exemplo que fala bem disso. Trata-se de uma família piedosa que três vezes por ano, ia ao templo para adorar. Mas era uma família dividida. Um lar em pé de guerra!. Elcana tinha duas mulheres que se chamavam Ana e Penina. 


Elas deveriam ser companheiras, mas se viam como concorrentes, porque Penina tinha vários filhos, enquanto Ana, nenhum!. Ana sentia-se frustrada e envergonhada, por causa disso, Penina aproveitava-se daquela situação para irritar e humilhar Ana.

Ana reconheceu que era incapaz de resolver seu problema mais sério: o de esterilidade. Então o que ela fez?. Ela sabia que precisava tomar uma atitude diante daquela situação humilhante. Foi então que resolveu buscar ajuda no lugar certo. Durante uma festa em Siló, onde todos estavam felizes, Ana consumida pela sua tristeza, deixou sua família e foi até o templo orar.


Ana fez uma oração de desabafo, uma oração que vinha do fundo da sua alma. Era a oração de um coração cheio de tristeza e sofrimento, por isso Ana derramou sua alma perante o Senhor. Ela se colocou no divã de Deus!. E Deus ouviu tudo!!.

Ana colocou toda a sua dor, todo seu ressentimento, toda sua ansiedade, toda sua inquietação para fora. A bíblia diz que “Ana com amargura de alma orou ao Senhor e chorou abundantemente” (v.10). O choro e o gemido da sua alma subiram diretamente até a Sala do Trono de Deus.


Podemos imaginar como o gemido da alma de Ana se manifestava no seu dia a dia. Sua alma deveria estar cheia de angústia, de dor, de desespero por um milagre. Quem sabe quantas vezes no meio do silencio da noite Ana chorou mal conseguindo levantar a sua voz.

Ana queria ser curada das dores da alma, das dores que lhe assombravam por ser estéril, das dores da humilhação, de dividir seu marido com outra, de ouvir as ofensas de sua rival, e até do dia que foi mal compreendida pelo sacerdote. Assim como Ana fez, devemos também por nossos gemidos, nossas dores, nossa solidão, nossa amargura, nossa ira, nossa tristeza, no Altar de Deus. 


Os gemidos as alma de Ana foram ouvidos no céu. Deus foi até ela para satisfazer as suas necessidades, dar conforto e consolar sua alma. E Ana teve seu primeiro filho, porque o Senhor lhe abrira a madre. Somente Deus é capaz de realizar nossos sonhos, dar alívio, apoio e encorajamento. 

Quando oramos ao Senhor com fé, depositamos todos os nossos problemas a seus pés, então devemos mudar nosso semblante e deixar o mundo ver em nós um brilho que vem de um coração transformado por confiar em Deus. Isso é FÉ! Ana nunca mais foi a mesma!

O GEMIDO DE AGAR - No livro de Gênesis encontramos outra história fascinante. A bíblia fala de Sara e Agar. Sara era a patroa e Agar a escrava. Como escrava, ela não tinha direitos. Agar não tinha parentes, pessoas que ficassem do seu lado, não tinha ninguém que a defendesse, ou que a aconselhasse.


Mas ela tinha Deus que olhava e cuidava dela!. Muitos de nós nos sentimos assim: sozinhos, desamparados, sem direito a nada!. Mas somos filhos amados de Deus, e como filhos, temos um Pai que nunca deixa de cuidar de nós!.

Quando nasceu Isaque, o filho de Sara e de Abraão, a coisa mudou! A partir deste dia, surgiu da parte de Ismael um ciúme tal que ele zombava constantemente de Isaque, o que acabou irritando Sara. Deus sabia que era melhor que Agar e Ismael se separassem de Abraão. Nem por isso o Senhor desamparou os dois, pois eles permaneceram na sua Presença e sob seus cuidados.


Foi um dia triste, um momento angustiante! Agar e Ismael partiram em direção do deserto de Berseba andando sem saber direito para onde ir (Gn.21.14).

Ao longo da vida, Agar tinha experimentado o preconceito como estrangeira, a miséria e o abuso como serva, o sofrimento e o abandono como mãe solteira e o desespero em duas ocasiões, quando enfrentou a morte iminente.


Apesar de todas essas dificuldades, Deus tinha promessas para Agar, e não a desamparou. Não obteve ajuda de Abraão e de Sara, mas de Deus. Sua vida não foi fácil, mas Deus a recompensou. Foi no Deus que tudo vê e ouve que Agar encontrou refúgio e vida.

Amado, você já se sentiu desprezado, sem esperança, achando que não dava mais para continuar vivendo e que tinha chegado o seu fim?. Agar e Ismael devem ter se sentindo assim! Abandonado, desprezado, fracassado e com a fé abalada. Mas Deus estava olhando todos os passos dados por Agar e Ismael. E o que Deus fez por eles?. Ajudou-os nos seus momentos de maior desespero e aflição.

Agar sem água para beber, afastou-se do seu filho, por não querer vê-lo morrer. Agar senta-se distante, sem forças, e chora desesperada. Uma voz angustiada que parecia quem estava esperando a morte vir ao seu encontro. 


Mas foi aí que Deus entrou em ação!. Um Anjo do Senhor aparece para Agar, e diz a ela que Deus tinha ouvido o choro do desespero, o grito da alma de uma mãe e de seu filho no meio daquele deserto. O Anjo do Senhor viera para livrar Agar e Ismael da morte.

Não importa o lugar de onde possa vir o grito da alma, DEUS OUVIRÁ!. O Senhor abriu os olhos de Agar e ela viu o poço de água que podia salvar seu filho e sua própria vida acabando com o desespero que estavam vivendo!. Deus cuidou de Agar e Ismael levando-os para uma terra preparada para se tornar uma nova nação.

O GEMIDO DE JÓ - O livro de Jó começa dizendo que ele era um homem justo e temente a Deus (1.1.8) e o mais importante de todos do Oriente (1.3). 
Repentinamente uma série de grandes calamidades destruiu seus bens, seus filhos, suas filhas, e sua saúde. Só não perdera sua vida, sua esposa, e sua confiança no Senhor. Jó ficou totalmente desorientado com tantas coisas ruins acontecendo ao mesmo tempo. Ele sabia que não tinha como reclamar sua miséria, exigir seus filhos de volta, seus animais, sua casa, seus empregados e sua saúde.

Jó jamais sonhou com uma tragédia desta acontecendo na sua vida. Perder tudo como ele perdeu, levaria qualquer um à loucura. Mas Jó foi lutando, se arrastando, e conseguiu resistir até o fim!. O diabo pensava que Jó iria se acabar no primeiro capítulo, só que para o desgosto do diabo, Jó conseguiu chegar até ao capítulo quarenta e dois!. 


Jó tinha um Deus Grande, que cuida dos Pequenos!. Quantas noites Jó, sozinho não deixou a tristeza e o desespero, tomar conta do seu coração?.

Queridos, Jó não tinha nada de belo ao seu redor, pois diante dos seus olhos todos os seus sentimentos de paz, carinho, amor, ternura tinham sidos roubados!. Sentia sua vida se esvaziando toda vez que olhava para aquelas feridas tomando conta do seu corpo. Na sua mente vinha o pensamento que passaria o resto da sua vida naquela situação.


Quantas vezes Jó não se deixou escorregar pelas tristezas, pelas angústias, pela solidão, pela dor e pela aflição, quando se lembrava de seus filhos, do seu lar, do convívio em família, e dos belos dias no campo!. Jó pranteava sentindo as dores das feridas, do silencio do abandono, e da miséria que estava vivendo.

Deus no céu via, ouvia, e chorava com Jó. Deus ouvia seus gemidos de dores todos os dias; gemidos que partiam de um coração perturbado e humilde. Apesar da angústia e da dúvida que Jó estava vivendo, ele ainda era um homem de fé inabalável. 


Embora sua alma não parasse de gritar, ele cria na bondade, no amor e no poder de Deus para enfrentar os desafios mais severos da sua fé. O que aconteceu com Jó depois disso?. O livro nos leva anos adiante e comenta que todos os sinais da bênção divina foram restaurados. A família e os amigos voltam para confortá-lo. A riqueza de Jó, em rebanhos, foi duplicada. 

Jó torna-se duas vezes mais abastado que antes. Cria mais dez filhos, volta a ser honrado por todos. Vive uma vida com final feliz e vê seus descendentes até a quarta geração (v.10-17). Jó experimentou a plenitude das bênçãos de nosso Deus, e o Senhor fez cessar todos os seus gemidos!

O GEMIDO DE BARTIMEU - O texto nos mostra o desespero e a aflição de um homem cego de nascença. Ele ouve que Jesus estava passando próximo dele, então ele grita clamando por socorro. Jesus parou ao ouvir o clamor de Bartimeu (Mc.10.47-49). Jesus não passou por longe nem fez que não o tivesse escutado. Jesus passou de propósito perto onde estava Bartimeu. Era alguém que estava em trevas, em desespero, sem esperança, alguém necessitando de ajuda, alguém sem direção. 


Além de cego, era desprezado, desempregado, falido, excluído da sociedade, arruinado e mendigo!. Como você acha que a alma desse pobre homem se sentia?. Por isso, ninguém conseguiu amordaçar a boca de Bartimeu, nem abafar a sua voz!.

Era o clamor de Bartimeu. Clamor é esse grito da alma buscando uma resposta que o homem não pode dar, o dinheiro não pode comprar, e que a inteligência não sabe onde encontrar. Interessante que até os discípulos serviram de pedra de tropeço para impedir o encontro dele com Jesus!. 


Jesus fez questão de ir ao encontro desse homem!. Bartimeu sabia que para Jesus não havia o impossível, ele conhecia bem a fama de Cristo. Sabia que o impossível para os homens, era possível para Jesus. Bartimeu tinha a convicção que Jesus restauraria a sua visão!

Da mesma maneira que Jesus atentou para a súplica, a indignação, e o gemido de Bartimeu, o Senhor também tem interesse em lhe tirar da sua angustia, do seu sofrimento, da sua ânsia, da sua agonia e do seu tormento. Talvez existam algumas coisas na sua vida que são impossíveis aos seus olhos. Os maiores problemas ainda continuam lhe atormentando.

Por isso, faça como Bartimeu, faça ecoar o gemido da sua alma, grite bem alto. Chame a atenção do Senhor com os seus gemidos. O Senhor com certeza, irá até o seu encontro. Jesus não quer que você permaneça na escuridão, Ele quer mudar a sua condição de vida, dando solução para o seu problema!. O Jesus que ouviu o gemido da alma de Bartimeu, também ouvirá o seu. É o teu milagre chegando!.

O mundo está cheio de pessoas com a alma chorando, gemendo, gritando por socorro. É a expectativa da espera que alguém possa vir ajudar, aliviar, consolar. São clamores de corações que ardentemente esperam ser ajudadas pelos filhos de Deus. Podemos ouvi-los debaixo das pontes, dentro de hospitais, em mães que tem seus filhos drogados, em lares destruídos, nas pessoas doentes e em fase terminal. 


Podemos ficar parados, viver nossa vida tranquila, não nos envolvermos, fechar nossos ouvidos ou fazer como Jesus nos deu exemplo: “alegre-se com os que se alegram e chore com os que choram” (Rm.12.6).

Qual é a nossa resposta diante desses gemidos?. Está na hora de afinar os nossos ouvidos para os gemidos de cada esquina, dos nossos parentes, dos nossos amigos, dos nossos irmãos, da nossa rua, dos nossos adolescentes, dos nossos jovens, dos nossos idosos, dos nossos casais, da nossa cidade, do nosso estado, da nossa nação, do nosso mundo!. Foi assim que Jesus nos ensinou!. 


O exemplo de estarmos envolvidos dando o nosso testemunho, de orarmos por eles, gastar o nosso tempo levando uma palavra de conforto para todos os corações quebrantados.

Você já foi num hospital?. Entrou num Pronto Socorro?. Num leprosário?. Pois é, lá podemos encontrar todos os tipos de gemidos. E nós como igrejas do Senhor podemos manifestar a graça de Deus para todas essas almas que gritam buscando uma resposta, uma saída para os seus gemidos. Podemos nos lembrar de Agar, de Ana, de Jó, de Bartimeu, e tantos outros!.


Todos os gemidos da alma deles foram ouvidos por Deus. Todos eles receberam resposta de Deus. Que o nosso coração possa ser tão sensível quanto o de Jesus quando ouvirmos os clamores se manifestarem em nossa direção. Será que Jesus pode contar com o seu?. Creio que sim!.

Que a graça de Jesus Cristo permaneça em sua vida para sempre!.



Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549  c/c 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso, contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os moradores de rua. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co.9-7