Texto: Mt.5.5-13-16
Esse texto parece simples, mas é chocante! É um dos textos mais famosos de Jesus! Jesus não está dizendo para “sermos”, ele está falando “vós sois!”. Nós somos o sal da humanidade! Isso é uma ordenança de Deus!
Com essas palavras Jesus está nos motivando a não perdermos o sabor do sal! Então não pare! Como sal devemos conservar o nosso caráter cristão! O sal tempera, dá sabor! É a essência do crente! E isso não podemos perder de jeito nenhum!
Como luz, devemos iluminar a vida de quem está em trevas! Infelizmente as trevas tem apagado a luz de muitos crentes! Esse texto, mexe com o crente! Como assim? O texto mostra Jesus no Monte das Bens Aventuranças ensinando os seus discípulos!
Para dar melhor entendimento para os seus seguidores, Jesus usa o sal que naquela época tinha várias utilidades! Em todas os sacrifícios do Templo, o sal sempre estava presente, principalmente quando envolviam os cereais e os holocaustos!
Por causa disso, o sal se tornou um símbolo de fidelidade! Quando Jesus diz que se o sal for insipido, ou estiver estragado, vai ser lançado fora e ser “pisados pelos homens!
Isso mexeu com quem estava ouvindo Jesus! “Pisados pelos homens?” O que isso significa? É que uma grande quantidade de sal, era amontoado no Templo para ser usado quando o inverno chegasse! Só que uma parte desse sal acabava estragando! No inverno o piso do Templo ficava muito escorregadio devido a neve!
Isso oferecia um grande perigo para os religiosos que transitavam constantemente no Templo para adorar a Deus! Como resolver isso? Os sacerdotes lançavam no piso o sal estragado para derreter a neve do pátio do Templo onde muitas pessoas ficavam aglomeradas!
Isso era feito diariamente! Quem passava pelo pátio pisava no sal jogado no piso! Esse sal era o que Jesus estava se referindo! Espiritualmente falando “pisados pelos homens significa sermos desvalorizado, desacreditado, menosprezado, desconsiderado e desprestigiado! Afinal, que tipo de sal você pretende ser?
Você é útil na Casa de Deus? Lembre-se: Sal sem sabor, não serve para nada! Isso dói em você? Jesus fez questão de registrar isso! Esse detalhe é para refletirmos como está a nossa vida cristã!
O cristão só sente que a vida dele está sem sal e sem luz, se ele estiver verdadeiramente convertido e não convencido! Muitos altares estão mais para profissão do que por vocação! Tem diploma e anel de Teologia, mas não tem unção! Não ganha almas! Não ORA nem por ele mesmo! As igrejas estão cheias de crente sem fazer nada!
Tem até líderes sem sabor! Brigam mais com os pecadores do que evangelizam! Como podemos ter uma igreja poderosa, avivada, se a maioria não está sendo fiel ao evangelho! Não querem responsabilidade de nada! Ser sal no mundo como está, é levar para as pessoas um evangelho cheio de sabor!
O mundo precisa voltar a se alimentar da Palavra! Me diga como?
Eu lhe digo como: no dia que abandonarmos as nossas prioridades, os nossos interesses e cuidarmos melhor da Obra do Reino de de Deus! É are da nossa missão! A falta de justos tem levado o juízo de Deus se manifestar mais uma vez nessa pandemia!
Precisamos ser sal para influenciar as pessoas a se voltarem para Deus! Sabe qual será o resultado? Igrejas não terão mais almas vazias! A melhor prova de amor pelas almas é a produção de frutos!
Essa palavra mexeu com você? Então está na hora de você assumir a responsabilidade de ser sal na sua igreja!