domingo, 6 de agosto de 2017

AS DEZ COISAS QUE JESUS VIU EM MARIA E MARTA

                        
 Texto: Lc. 10.41-42

A bíblia menciona que Jesus entrou numa aldeia de Betânia e ali se hospedou na casa de Marta. Pela narrativa do texto, entendemos que ela era a mais velha de uma família de três irmãos, e era também a responsável pelo cuidado do seu lar. E ali acontece o registro de uma bela história. Marta e Maria eram irmãs de Lázaro. Uma pequena família, muito amiga de Jesus. Os momentos que Jesus passou na casa de Marta, nos proporciona uma das mais belas reflexões pessoais, acerca de nossos relacionamentos com Deus.

Neste episódio, cada irmã tem um comportamento diferente. Uma foi criticada, e a outra elogiada. Duas atitudes que representam dois tipos de comportamentos nas nossas igrejas. Marta era uma mulher muito ocupada com os diversos serviços da casa, por isso, ela nem se deu conta que a sua pior ocupação era o seu estado mental. Era uma mulher inquieta, preocupada, embora muito cuidadosa, mas às vezes ficava perturbada. Marta permitia que os afazeres da casa roubassem sua paz de espírito e sua tranqüilidade.

Maria era diferente. Entre as duas opções, uma de cuidar da casa e a outra de ouvir Jesus, Maria entendia que era melhor ficar com a segunda opção. Era uma regra de ouro na vida dela, ou cuidava da casa, ou ouvia Jesus. Naquele momento, não dava para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. E resolveu deixar em segundo plano o trabalho doméstico. Foi criticada pela irmã, mas defendida por Jesus!. Ela tinha escolhido a boa parte. Marta estava preocupada em alimentar o Mestre, quando na verdade ela é que estava precisando ser alimentada pela palavra de Deus.

Precisamos parar um pouco para entender o coração de Marta. Ela foi retratada nesta história como alguém que “andava distraída em muitos serviços”. Pensando bem, o problema de Marta não era trabalho demais para fazer, mas permitir que o trabalho a distraísse tomando todo o seu tempo, afastando-a de algo mais importante para sua vida: a comunhão, o amor, a devoção, e a adoração para com o filho de Deus.

É por isso que encontramos muitas famílias destruídas. Muitos crentes estão sofrendo sérias angústias, porque não encontram tempo para cultivar uma comunhão mais intensa com Deus. Outros dedicam todo seu tempo, aos seus próprios interesses, aos seus projetos financeiros, esquecendo-se dos bons projetos de Deus para as suas vidas. O Senhor tem um desejo de restaurar cada lar dessa terra, através da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. E nós somos o canal por onde a cura divina alcançará os irmãos que hoje sofrem por não terem Jesus por perto. Marta e Maria são dois grandes exemplos que nos mostram como se encontra o nosso desejo e a nossa preferência com as coisas do reino de Deus.

O evangelho de Lucas registra intencionalmente que, Maria se sentou aos pés de Jesus e ouviu suas palavras, numa época em que era fora dos padrões uma mulher ser ensinada, principalmente por um Mestre respeitado. Marta não esperava ser censurada por Jesus quando lhe diz: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária (v.41). A censura de Jesus poderia ser expressa assim: “Marta, não precisa fazer uma refeição completa, faz apenas um lanche para nós”. O que faltou para Marta?. Faltou a mesma atitude que teve Maria: sentar-se aos pés de Jesus, o lugar correto de um discípulo.

Marta era do tipo hospedeira, dinâmica, ativa, enérgica, vigorosa e trabalhadeira. Pessoas assim pecam pela pressa, vivem sob pressão do tempo e submissa por querer fazer tudo “urgente”. Acabam se tornando pessoas depressivas, angustiadas e impacientes. Exageram em seus perfeccionismos!. Marta ainda não tinha percebido que a ansiedade já fazia parte da sua vida. Já com a sua irmã Maria, a bíblia fala que ela era como alguém que tinha prazer em escutar e aprender.

Queridos, precisamos parar para escutar Deus. É a melhor e mais importante atitude que um cristão pode ter. Quem sabe você não está precisando nesse instante, tomar a mesma atitude de Maria, deixar tudo de lado e escutar o que Deus tem para lhe dizer. Quem quer escrever uma grande história de vida, começa com as escolhas certas. A melhor escolha é ter Jesus na nossa companhia. Enquanto Marta se desgastava com as coisas efêmeras da vida, Maria se deleitava na presença do Senhor. Essa é a boa parte que nunca será tirado de nós. Creio que se dependesse de Maria, Jesus talvez nem tivesse almoçado naquele dia, ou pelo menos no horário habitual.

Interessante que Marta achava-se certa, e sua irmã errada. Mas para Jesus, era o contrário!. Observe que Marta estava muito irritada, e quando vai até Jesus para reclamar, ela chega dando uma ordem para Jesus dizendo: “Dize-lhe, pois, que me ajude” (vs.40). Precisamos ter cuidado com a tendência de sermos ásperos e rancorosos com os outros, só porque deixamos a nossa ira se acender em certos momentos. Até porque Deus não irá atender nossos pedidos mesquinhos!.

Partindo do contexto de Lucas, podemos observar dois tipos de comportamentos e os contrastes que existem entre eles. São os mesmos que habitam na nossa igreja!. Veja bem: Marta personifica o crente que se ocupa muito com as coisas seculares e se esquece de enriquecer sua vida espiritual. Já Maria representa o crente espiritual, que gosta de dar prioridade para as coisas de Deus, deixando as demais para depois. Por isso, diante da presença de Jesus, cada uma revelou CINCO SEGREDOS. O Senhor pode contemplar atentamente as atitudes daquelas duas irmãs. A atenção e o olhar de Jesus pararam e desvendaram as atitudes, o zelo, o compromisso e a importância que estavam dando para Ele.

OS CINCO SEGREDOS DE MARTA

O PRIMEIRO SEGREDO DE MARTA - ERA UMA MULHER DEPRESSIVA!

Estava sempre em busca de algo para fazer e era melindrosa no serviço doméstico. Era uma serva por excelência. Ela fez a coisa mais importante que uma pessoa podia fazer: receber Jesus em seu lar. Porém, faltou o principal, que era recebê-lo no coração!. Suas atitudes descritas por Lucas mostram o coração de Marta, destacando como é prejudicial para um cristão que quer assumir a mesma postura dela.

O SEGUNDO SEGREDO DE MARTA - ERA UMA MULHER QUE LEVAVA UMA VIDA AGITADA!

Como é horrível para um cristão viver com um coração agitado, inquieto e perturbado. Quando isso acontece, desaparece a paz, desaparece a alegria, desaparece tudo. Marta estava com Jesus dentro da sua casa, ao invés de aproveitar aquela doce presença, ela começou a se preocupar com os seus afazeres, talvez tentando servir melhor. Todavia, sua agitação roubou-lhe o privilégio de ouvir as belas palavras do Senhor.

Na nossa vida espiritual jamais pode existir esse tipo de agitação. Devemos lutar para conseguir melhorar nosso estilo de vida, isso é digno, faz parte do ímpeto do novo homem. As coisas materiais também não podem roubar de nós, o tempo com a família, o lazer e a harmonia com os filhos. Principalmente o carinho entre o casal. Jesus tem bênçãos insondáveis para cada um de nós, mas a vida agitada que muitos gostam de abraçar, roubam a paz que deveriam ter em suas vidas. Troque a agitação pelo Príncipe da Paz, que é o Senhor Jesus Cristo.

O TERCEIRO SEGREDO DE MARTA – O SEU TEMPO PARA DEUS FICAVA EM SEGUNDO PLANO!

Essa é a causa da ruína de muitas pessoas. Muitas delas têm encontrado tempo para as festas, para as bebedeiras, para os jogos, os vícios, mas nunca encontram tempo para o Senhor. Aí vem a infidelidade, a criminalidade, os vícios, as amarguras, as depressões, e só então percebem que precisam correr atrás do tempo perdido. E graças a misericórdia de Deus, que ele tem sido bondoso e socorrido muitas vidas destruídas.

Mesmo que hoje sua vida não tenha harmonia, ou que você esteja sendo descuidado com as coisas de Deus, não permita que a dor chegue ao fundo da sua alma. Traga Jesus para fazer parte da sua vida, do seu lar e também para o seu coração. Leve seus filhos para a igreja. Ajude-os a viver honestamente e em temor ao Senhor. Tenha uma vida abençoada por Deus.

O QUARTO SEGREDO DE MARTA – ERA UMA MULHER QUE GOSTAVA DE DISCUTIR!

Quando Marta viu sua irmã toda tranquila aos pés de Jesus, começou a questioná-la. Mas, só vive agitado e longe de Cristo quem quer sofrer. Quem já abriu os olhos e quer viver uma vida cheia de paz e alegria, com esperança de vida eterna, tem que deixar os problemas da vida e assentar-se aos pés de Cristo. É preciso parar de resmungar, de discutir futilidades com os irmãos.

O QUINTO SEGREDO DE MARTA – ERA UMA MULHER CIUMENTA!

Os ciumentos desejam ter a alegria que nós temos. O cristão mesmo diante das adversidades, das lutas, deve manter a sua serenidade. Pode ser que hoje nossa batalha esteja perdida, mas temos um Deus que reservou um amanhã de bênçãos para todos nós. Se você sofre dessa doença, desse sentimento doloroso, peça ajuda de Deus para tirar isso do seu coração. Não deseje esse sentimento de rivalidade, de inveja, de competição se apossar de você. Deus não compartilha com isso. Apague do seu coração essa chama destruidora, que só irá lhe demolir por dentro.

OS CINCO SEGREDOS DE MARIA

Maria, a segunda personagem dessa história, é uma figura a ser seguida por todos aqueles que almejam ter a paz e o equilíbrio na sua vida. Essa mulher descobriu o grande prazer de estar perto de Jesus para edificar sua vida. Ela também teve seus CINCO SEGREDOS revelados aos pés de Jesus. São virtudes honradas que a bíblia destaca, e que deve ser seguidos por quem deseja ter uma vida cristã e um ministério abençoado pelo Senhor.

O PRIMEIRO SEGREDO DE MARIA - GOSTAVA DE VIVER AOS PÉS DO SENHOR!

Quando ela viu a Jesus dentro do seu lar, deixou tudo o que estava fazendo para ficar aos seus pés e ouvi-lo. Ela reconheceu que o hóspede que estava no seu lar era muito mais do que um mero visitante, senão o próprio Deus feito em carne para abençoar a vida dela. Se você quiser uma vida abençoada, passe a viver nos pés de Jesus. Conte pra Ele seus problemas, suas lutas e suas dificuldades. Incomode a Cristo com respeito daquilo que você tanto quer. Aos pés de Cristo há palavras de vida eterna para a salvação e poder para nos libertar.

Quando Cristo habita o coração do cristão, toda a sua natureza é transformada. O Espírito de Cristo e Seu Amor abrandam o nosso coração, trazendo palavras de paz e de esperanças. Isso faz com que afastemos todas as nossas dúvidas, todos os nossos temores e toda nossa incredulidade.

O SEGUNDO SEGREDO DE MARIA - SABIA ESCOLHER A BOA PARTE!

Aquele dia seria apenas mais um se Cristo não estivesse dentro daquele lar. Mas ela não se conformava em ter a Jesus dentro do seu lar e não tê-lo no coração. Não adianta o Senhor abençoar uma casa se as pessoas continuam sem a presença d’Ele no coração. A boa parte que Maria escolheu foi ter presença de Cristo com ela. Sem essa boa parte você perece, sua família sofre, o seu lar sempre será um caos, e o seu ministério irá afundar. Será que depois de tanto tempo sofrendo não é tempo de ter o melhor ao seu lado? Abra seu coração, Jesus tem um plano para a sua vida!

A “boa parte” que Maria também buscava em Jesus, além do reino de Deus, era a força, a paciência, o poder, a ternura, e a mansidão. Tudo isso ela podia contemplar na vida diária de Jesus. Isso enchia cada vez mais o coração e a alma de Maria de admiração, e amor pelas coisas do reino de Deus.

O TERCEIRO SEGREDO DE MARIA – SABIA COMO AGRADAR O CORAÇÃO DE DEUS!

Marta questionou a irmã que não lhe ajudava. Jesus defendeu a moça, dizendo que ela havia escolhido a boa parte. Cristo apontou a falha única de Marta: preocupar-se com as coisas que não mudariam a sua vida em nada. Foi um simples raio da glória de Deus, um lampejo da pureza de Cristo, que penetrou no coração de Maria naquele momento. Um coração tocado dessa maneira faz com que possamos ver a nossa debilidade, a nossa imperfeição, o nosso egoísmo e os nossos defeitos. Maria entendia tudo isso, por isso abriu o seu coração para Jesus. É nesse ponto que muitos erram por não demonstrarem em ação o seu verdadeiro amor por Jesus.

Ele encerrou suas palavras dizendo que a boa parte de Maria nunca seria tirada. Maria tinha tocado o coração de Jesus com suas atitudes. Qual será a boa parte que você precisa para a sua vida? Será a sua família? A conversão do seu esposo? A libertação de um vício?. O seu divórcio?. A cura de uma doença avançada?. O seu ministério?. Os seus dons perdidos?.

O QUARTO SEGREDO DE MARIA – TINHA ATITUDE DE UMA VERDADEIRA DISCÍPULA!

Devemos ser trabalhadores como Marta, mas preocupados em servir como Maria. Não podemos ficar confusos com as prioridades deixando em segundo plano a comunhão com o próprio Jesus e o aprendizado das coisas do reino de Deus. Esse é o papel principal de um discípulo. Muitos que estão na igreja caiem nesse erro, servindo mais do que aprendendo. Para muitos, esse equilíbrio é extremamente difícil de praticar. Maria soube perfeitamente distinguir esse segredo valioso da vida cristã. Para ser um bom discípulo, tem que saber que existe uma boa parte, e uma parte não tão boa para escolher. A parte boa é ficar bem perto de Jesus.

Foi dessa maneira, que os primeiros discípulos alcançaram a semelhança de Cristo. Estavam sempre ouvindo as palavras de Jesus. Esses discípulos sentiram a necessidade de O terem perto deles. Então Eles O buscaram, O encontraram, e O seguiram. Estavam com Jesus em casa, à mesa, nos aposentos mais reservados e no campo. Estavam com Ele como alunos, e Ele como Mestre.

O QUINTO SEGREDO DE MARIA – TINHA SEDE E FOME DA PALAVRA DE DEUS!

Maria sabia que a condição fundamental para uma vida cristã em todos os aspectos, é ter “fome e sede da Palavra de Deus”. Isso faz toda a diferença na vida de um cristão. O estado espiritual do crente durante toda sua vida vai depender da sua fome e sede da presença de Deus. Essa “fome” foi vista em Moisés (Ex.33.13-18), em Davi (Sl.42.1), e no apóstolo Paulo (Fp.3.8-10). Ter fome significa estar em seu interior necessitado de Deus diariamente. O salmista declarou: “Pois fartou a alma sedenta e encheu de bens a alma faminta” (Sl.107.9). Essa satisfação só vem de Deus, pois é Ele quem sacia plenamente seu povo.

Por isso, Maria não deixava que as preocupações do dia a dia destruíssem a sua comunhão com Cristo. Ela era uma mulher sensível à voz do seu Mestre, e por causa do seu testemunho, Jesus a elogiou na frente de todos que estavam presentes naquela casa. Ninguém pode esquecer a atitude de Maria.

Sabemos que o que Jesus mais aprecia em nós, é a nossa adoração. Infelizmente nossas igrejas estão cheias de pessoas que tem as atitudes de Marta. Isso significa dizer que muitos que vão para a igreja, por alguma razão sempre acabam se distraindo no momento da mensagem. Ouvem apenas parte do que o pastor está falando. Perdem o melhor do culto!. 


Essa é mesma atitude que Marta havia tomado, correndo de lá para cá, pois não parou para escutar o que Jesus tinha para lhe dizer. Se nossas atitudes são mais parecidas com as de Marta do que com as de Maria, então que possamos reverter essa situação o mais rápido possível. Comece dando mais importância e tempo para o Senhor, escolhendo a melhor parte: o reino de Deus.

Ele nos convida a entregar-nos a Ele a fim de que possa cumprir em nós a Sua vontade. Resta-nos escolher se queremos ficar aos seus pés, livres da escravidão, ou gastar todo o nosso tempo nas coisas insignificantes da vida que só nos levarão a ficar longe do Seu Reino. Somos livres para escolher!.

Que Deus abençoe a todos nós. 



Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549  C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso, contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co. 9-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário