segunda-feira, 4 de setembro de 2017

AS SEIS VIRTUDES QUE JESUS VIU EM PEDRO

Texto Mt. 16.13-19
I
Pedro foi um dos discípulos mais íntimos de Jesus, e talvez o mais famoso dentre os escolhidos de Cristo. Era filho de Jonas (Mt 16:17) e a sua mãe não é mencionada nas Escrituras. Seu irmão mais novo se chamava André, que foi quem primeiro o levou a Jesus (Jo 1:40-42). Era natural de Betsaida, cidade situada na costa ocidental do Mar da Galileia. Foi educado ali junto às margens do Mar da Galileia e foi-lhe ensinado o ofício de pescador.


É provável que o seu pai tivesse morrido quando ele ainda era jovem, tendo Zebedeu e a sua mulher Salomé, tomado conta dele (Mt 27:56; Mc 15:40; Mc 16:1). Nesta região também viveram Simão, André, Tiago e João. Todos eles passaram as suas infâncias e juventudes na companhia uns dos outros.

Jesus tomou Pedro, um homem rude, bem sucedido no comércio da pesca, e o comissionou como discípulo. Provavelmente Pedro já era casado antes de ser chamado para seguir Jesus, visto como a cura da sua sogra está descrita em Mt.8.14. Algum tempo depois, a sua esposa começou a acompanhá-lo, nas suas viagens missionárias (I Co.9.5).

Jesus nos revela uma preciosa “lição” a respeito de um homem que Ele o chamou de “pedra” (Mt.16.18). Esse homem chamado “pedra”, um dia teve um dia dramático na sua vida. Por três vezes foi reconhecido como um dos seguidores de Jesus; e por três vezes ele negou que o conhecia, cumprindo assim as palavras de Jesus.


Lucas relata que, quando percebeu o que tinha feito, Pedro chorou amargamente (Lc.22.62). Imagine estão como não estariam as emoções de Pedro!. Eram emoções de arrependimento, vergonha, desgosto, constrangimento, vexame e medo. 

Pedro deveria estar se sentindo da mesma maneira como nos sentimos quando fracassamos diante do Senhor: ficarmos ansiosos para sermos aceitos de volta por Jesus, ainda que duvidando e envergonhado!. 


Não podemos permitir que o pecado nos afaste de Jesus, portanto sigamos o exemplo de Pedro que estava tão ansioso em ver novamente Jesus que certa manhã saltou do barco e nadou rapidamente até a praia para ver seu Mestre (Jo.21.7).

João é o único que relata em seu Evangelho, que Jesus restaurou o ministério de Pedro. Jesus mais uma vez expressa o seu imenso amor por seu discípulo. Embora Pedro tenha tomado várias decisões erradas, Jesus viu nele algumas virtudes fundamentais e importantes para a sua igreja. Jesus estava prestes a partir, então convocou Pedro em apascentar as suas ovelhas perguntando-lhe por três vezes, se ele tinha amor devocional ao seu Senhor. Por três vezes, Pedro disse sim!.

Vejamos então as Seis Virtudes que Jesus Viu em Pedro, pois Cristo sabia que agora o amor de Pedro não era mais superficial, aquele amor da boca para fora!. O amor declarado de Pedro brotou do fundo do coração; um amor determinado, cheio de afeto, de servir e de compromisso com o seu Senhor.

A PRIMEIRA VIRTUDE - JESUS VIU EM PEDRO UM HOMEM DE AÇÃO

Para entendermos a impetuosidade deste discípulo, precisamos conhecer sua história. Pedro era um Galileu, e todo Galileu tinha a reputação de serem independente e enérgico. Isso às vezes, os faziam parecerem turbulentos, mas eles tinham um caráter franco. Embora fossem impetuosos, eram também mais simples e transparentes do que os seus irmãos do sul. Pedro era ativo e seu modo de agir era muito rápido. Às vezes agia sem pensar muito!.

Quando Jesus andou sobre o mar, ele pediu para andar também, e foi o único a ter essa experiência! Quando Jesus estava sendo preso, Pedro foi o único que agiu tentando ajudar Jesus, embora acabasse cortando a orelha direita do servo do sumo sacerdote (Mt.26.51-Mc.14.47-Lc.22.50-Jo.18.10).

Foi repreendido por Jesus, mas sua coragem nos impressiona!!. Se prestarmos atenção em Pedro, vamos notar que ele participou muito ativamente do ministério de Jesus aqui na Terra. Ele estava em todas as ocasiões, mesmo quando era para dar vexame, como negar Jesus!. Mas, e os outros?!. Para onde fugiram os outros? . É bem provável que se os outros discípulos estivessem na mesma situação de Pedro, quem garante que eles também não teriam negado Jesus!. Na verdade, todos eles negaram, pois fugiram, se escondendo. Pedro foi o único a ter a coragem de aparecer!

Nas histórias de Pedro, podemos ver que ele cometeu vários erros. Apesar de sua proeminência e entusiasmo, Pedro ainda era um ser humano imperfeito, mas muito atuante. Deus gosta de usar pessoas de “ação” na sua obra. Ele prefere que erremos tentando acertar, de que ficarmos parados, imobilizados ou engessados. Deus precisa de pessoas motivadas, que saibam influenciar, e de serem atuantes na sua obra! Deus quer pessoas “ativas”. 


Ativas na igreja, no lar, na vizinhança, no trabalho, na faculdade, e em todos os lugares onde o nome de Deus precisa ser exaltado! Ser ativo não significa falar muito ou querer aparecer. É deixar a passividade de lado e usar os dons que Deus lhe deu para engrandecer a obra de Cristo.

A SEGUNDA VIRTUDE – JESUS VIU EM PEDRO UM HOMEM DE CORAÇÃO HUMILDE

Diz a Bíblia, que certo dia Simão, André, Tiago e João tinham tido uma fraca noite de pesca. Jesus apareceu de repente e, subindo para o barco de Simão, ordenou-lhe que lançasse as redes. Ele assim o fez, apanhando muitos peixes que acabou enchendo dois barcos. Foi um milagre feito perante Simão. 

O discípulo maravilhado lançou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador” (Lc 5:8). A confissão de`Pedro indica que ele reconhecera a obra de Deus por intermédio de Jesus. Pedro na condição de pescador, não merecia estar na presença de Jesus, por ser Santo.

Jesus jamais afasta o pecador que reconhece sua condição miserável!. Pedro era um homem forte, vigoroso, arrojado, mas também era humilde para reconhecer suas fraquezas! A sua humildade foi que o diferenciou de Judas. Pedro poderia ter tido o mesmo fim de Judas, mas sua humildade sobressaiu, e ele pode ser reintegrado ao seu chamado. Muitos de nós nos assemelhamos a Pedro em suas fraquezas, mas dificilmente gostamos de nos assemelharmos a ele em humildade.

O problema é que quando vemos Jesus mais claramente, também nos vemos na mesma medida. Sua santidade expõe nossas imperfeições; sua perfeição revela nossa pecaminosidade.

Você um dia já considerou no seu coração, ser menor do que os outros? Você seria capaz de tolerar uma humilhação? Já sentiu prazer em lidar com gente bem humilde?
Deus usa, com maior força, pessoas humildes como Pedro, que têm coragem de assumir seus erros. O orgulho é um dos maiores obstáculos que Deus enfrenta para atingir o coração de alguém. É o maior empecilho para fazer dos cristãos pescadores de homens.

A TERCEIRA VIRTUDE – JESUS VIU QUE O ARREPENDIMENTO DE PEDRO FOI SINCERO

Pedro tinha negado o seu Senhor no momento de maior necessidade e humilhação de Cristo. O seu arrependimento foi sincero, pois demonstrou isso quando se entristeceu verdadeiramente pelo ato que cometera, e não pelas conseqüências. Seu arrependimento mostrou que o Espírito Santo podia trabalhar em seu coração e mudá-lo. Foi quebrantado por seu pecado. O seu pecado foi por ter usado palavras impróprias, e não o pecado de cobiça como foi o de Judas.

Pedro estava totalmente arrependido e disposto a recomeçar! Esse atributo é o selo dos verdadeiros cristãos! Todos os seres humanos são pecadores, a grande diferença está no arrependimento, e não na quantidade de pecados! Se comparar Davi e Saul vai notar que os dois cometeram grandes pecados! Talvez alguns até julgassem Davi mais pecador, pois adulterou e matou um dos seus melhores homens: Urias, para ficar com sua esposa. Mas o segredo de Davi foi o arrependimento, assim como foi o de Pedro também.

Esse texto nos dá uma dimensão interessante sobre o outro lado do arrependimento.
É bom sabermos que sem arrependimento ninguém será salvo. Você tem essa virtude?. Pois é, você sabia que tem muita gente no meio evangélico que nunca se arrependeu de ter sua língua refreada?. Fala o que não deve, ou o que não convém dizer, mas fala!. Você sabia que tem pessoas que não sabe perdoar?, E que não pede perdão por ter errado?. Que fala palavras ásperas num momento de raiva?.

A QUARTA VIRTUDE – JESUS VIU EM PEDRO UM PODEROSO MISSIONÁRIO

Pedro além de ativo, era zeloso, firme e intolerante. Jesus viu nele um elemento útil para a sua igreja. Pedro foi chamado para ser “pescador de homens” (Mt 4:19). Em Lc. 22.32 - Jesus nos mostra que sabia que Pedro um dia mudaria, e se tornaria um homem importante para a igreja primitiva.

Queridos, todos nós que afirmamos seguir Jesus, estamos na mesma situação de Pedro. Recebemos oportunidades para fazermos a nossa escolha. Principalmente a escolha de fazermos a obra do Senhor. Cada um de nós deveria perguntar a si mesmo o que estamos fazendo com esta oportunidade que Jesus nos oferece. O Senhor nos dá oportunidade de reconquistar a sua confiança, e afastar do nosso coração a mancha de um dia termos negado o seu Nome.

Depois que Jesus morreu e ressuscitou iniciou-se a grande obra de Pedro. Tornou-se um dos grandes missionários dos judeus e dos gentios!. Uma pedra de valor nas mãos de Deus. Houve um momento que Pedro entendeu que tinha que sair de Jerusalém. Só depois de algum tempo em Samaria, é que ele volta para Jerusalém para relatar à igreja os bons resultados de seu trabalho (At.8.14-25).

Foi em Jerusalém que Pedro conhece Paulo pela primeira vez após ter sido convertido (At.9.26-30). Deixa novamente Jerusalém e parte para uma viagem missionária em Lida e Jope (At.9.32-43). É chamado para abrir a porta da igreja cristã aos gentios, através da admissão de Cornélio de Cesaréia (At.10). Embora o livro de Atos, destaque mais as viagens de Paulo, Pedro também viajou extensamente pela Antioquia (Gl.2.11), e Corinto (II Co.1.12). Foi quando ficou conhecido como o apóstolo dos judeus (Gl.2.8).

Quando Paulo se torna mais experiente na obra missionária, passa a assumir um papel mais ativo na obra da igreja. A partir daí, podemos perceber que o nome de Pedro foi relegado para um segundo plano na narrativa do NT. Na vida de Pedro, podemos identificar e observar como Deus usa pedras imperfeitas como nós. Pedro se destacou como um apóstolo humilde, mas de uma capacidade missionária extraordinária!. Esses ingredientes fazem parte da receita de uma vida cristã saudável e digna de toda honra!. Amados, creia, vocês poderão também se tornarão uma “pedra” nas mãos de Jesus, onde Ele irá lapidar e fazer de vocês uma “pedra” de infinito valor.

A QUINTA VIRTUDE – JESUS VIU EM PEDRO UM FORTE ESPÍRITO DE LIDERANÇA

Quando lemos o NT, podemos perceber que Pedro sempre “encabeça” a lista dos apóstolos nos relatos dos evangelhos. Junto a Tiago e João é um dos três do círculo fechado de Jesus. Os Evangelhos com freqüência retratam Pedro assumindo posição de liderança: faz perguntas, dá conselhos não solicitados, salta do barco para se encontrar com Jesus, anda sobre as águas, expressa convicção de que Jesus é o Cristo, afirma fervorosamente sua lealdade, puxa a espada no Getsêmani, e briga com os que vieram prender Cristo.

O evangelho de Atos destaca Pedro como um líder inquestionável!. Pregou o primeiro sermão evangelístico na Igreja Primitiva ( At.2), corajosamente enfrentou o Sinédrio (At.4). Foi o primeiro a dividir o evangelho com um gentio na casa de Cornélio (At.10). Foi ele que buscou a moeda do tributo, na boca do peixe (Mt.17.24-27). Junto com João, eram quem preparavam a Páscoa para Jesus (Lc.22.8).

Por isso, entendemos que os escritores do NT, o consideravam como o mais importante dos doze. Ele não escreveu tanto como João ou Mateus, mas surgiu como um apóstolo de forte liderança e grande influência na igreja primitiva. No dia de Pentecoste, 120 seguidores de Jesus receberam o Espírito Santo, mas a bíblia só registra as palavras de Pedro explicando o que estava acontecendo naquele lugar (At.2.14-40). Ele e João foram os primeiros a realizarem um milagre depois de Pentecoste curando um paralítico na Porta Formosa (At.3.11-11). Foi Pedro que censurou Ananias e Safira (At. 5.1-11). Foi Pedro que sugeriu um novo apóstolo para o lugar de Judas (At.1.15-25).

A missão de Pedro foi de grande importância junto aos gentios (At.10). Interessante que os escritores do NT usaram quatro nomes diferentes para Pedro. Um é o nome hebraico Simeon, que significa “ouvir” (At.15.14). O segundo era Simão, a forma grega de Simeon. O terceiro era Cefas, palavra aramaica que quer dizer “rocha”. O quarto nome era Pedro, que em grego significa “pedra ou rocha”. Os evangelistas do NT se referem ao apóstolo com o nome Pedro, mais vezes, do que os outros três.

A SEXTA VIRTUDE – JESUS VIU O CORAÇÃO DE PEDRO TRANSFORMADO E MAIS SENSÍVEL À SUA VOZ

O evangelho de Lucas é o único que relata um fato interessante. Na hora que Pedro negou a Jesus pela terceira vez, Jesus olhou para ele (Lc.22.61). Ao que parece, havia uma janela aberta no pátio quando Jesus olhou para Pedro. O que Pedro sentiu quando Jesus olhou para ele?. A bíblia diz que Pedro se lembrou das palavras que Jesus dissera que ele o negaria três vezes. Com certeza, Pedro se sentiu consternado por ter falhado com o Senhor, por isso chorou amargamente!.

E o que será que Jesus viu no olhar de Pedro? Um Pedro se sentindo rejeitado? Um discípulo repreendido por sua má atitude?. Certamente, Pedro merecia isso!. Mas o Espírito Santo, diz no meu coração, que não foi isso que aconteceu!.

O olhar de Jesus foi de perdão, de amor, e de compaixão!. Jesus sabe que mesmo os mais dedicados servos de Deus erram, e precisam de Sua compaixão e de Seu amor. Jesus sabia que Pedro tinha errado porque estava espiritualmente fraco e incapaz de resistir uma grande tentação. O pecado de Pedro foi grave, mas não imperdoável.
Queridos, o pecador arrependido sempre encontrará em Jesus o seu perdão e a sua reconciliação com Ele. Uma das coisas mais assustadoras na vida do servo de Deus é pecar contra Deus, e não sentir nada!. Quem tem a consciência inútil, é sintoma de enfermidade ou até de morte espiritual. 

Quando um servo tropeça e peca, a sua consciência deve lhe acusar, e quando isso não acontece algo está errado!. Com certeza, a consciência dele nunca foi tocada pela palavra de Deus. Ou quem sabe, já está cauterizada pelos costumes pecaminosos da própria pessoa! (I Tm.4.2).

Portanto é dever de todo servo se lembrar das palavras do Senhor, e procurar se reconciliar com o Mestre. Um dia Jesus estará olhando nos nossos olhos, e o que Ele estará vendo em nós? Jesus encontrará alguma virtude em nós?. Tem certeza?. Pense bem!.

Que as bênçãos do Senhor sejam abundantes na sua vida. Em nome de Jesus.



Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549  C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria". 2 Co. 9-7  


Nenhum comentário:

Postar um comentário