segunda-feira, 24 de junho de 2019

O CINTO ENTERRADO


Texto Jr.13.1-7
Esse texto tem aproximadamente 2580 anos. Mas parece que foi escrito para os nossos dias. Temos observado com muita facilidade que neste final dos tempos, a mesma história se repete: um mundo dominado pela pornografia, pelas mentiras, pela desonestidade, por desastres familiares, e pela violência. 
Esses tipos de ações que fazem o homem pecarem e se afastar cada vez mais de Deus. O profeta Jeremias foi a última tentativa de Deus, para avisar que o cativeiro estava bem próximo!. Mesmo assim, a nação de Israel continuou rebelde e infiel não dando ouvidos para a voz de Deus!.

Hoje, Deus continua falando as mesmas coisas para o homem. E os planos de Deus continuam sendo desprezado até pelo seu próprio povo. Muitos dizem que os planos de Deus não passam de “proposta ultrapassada, coisa para boi dormir, café sem açúcar, vida sem emoção”.

Esta não é a primeira vez que isto acontece na história do ser humano. O próprio povo de Israel, na época do profeta Jeremias, afastou-se tanto de Deus que perderam o senso do que era certo e do que era errado.

Eles erravam, e na maior “cara de pau”, ainda perguntavam de Deus: “Onde erramos?” (Jr. 9.1-6). No capítulo 13 do livro do profeta, há uma advertência divina, que é especificamente válida para cada um de nós hoje.

Deus falou para Jeremias: Jeremias compre um cinto de linho, mas não deixe que a água toque nele!. (Jr. 13:1)

Jeremias é instruído a adquirir um belo e caro cinto. Cinto de linho representava status, honra, mérito!. A pessoa que usava cinto de linho era respeitada!. O linho era o melhor material disponível na época. Certamente ele comprou algo do seu agrado e gosto.

O profeta adquiriu o modelo que lhe agradou e logo começou a usá-lo com satisfação e prazer. (Jr. 13.2). É importante notar que Deus de início, deixa claro que a sua ordem e projeto são bons e agradáveis. Memorize isto: “A vontade de Deus é boa perfeita e agradável” (Romanos 12:2).

Depois de um certo tempo Deus fala pela segunda vez a Jeremias dizendo: Vai até o rio Eufrates e enterre o cinto na fenda de uma rocha!. (Jr. 13.3-7)

Jeremias ficou surpreso e sem entender direito a ordem de Deus. Veja bem: o que era bom, bonito e agradável foi colocado fora do uso normal. O cinto não foi feito para ser enterrado. O seu lugar era na cintura.

Colocado na terra, em pouco tempo, apodreceu e “não prestava para mais nada”.

Jeremias agora começa a andar sem o cinto. Ele achava esquisito!. Sentia-se um profeta sem honra. Era como se ninguém mais o respeitasse!. Tinha a impressão que ninguém se importava mais com as profecias que ele falava em nome de Deus!.

Todo profeta de Deus tem que sentir o que Deus sente!. Todo profeta tem que sentir a dor que Deus sente!. Todo profeta ouve a voz de Deus, mas também tem que sentir o que o coração de Deus sente!. Por isso, quando Deus revelasse seus planos para o profeta, ele saberia falar com mais fidelidade o que Deus queria do seu povo.

Quando erramos, quando pecamos, quando saímos dos caminhos do Senhor, estamos entristecendo Deus!. Todos nós sabemos disso!. Mas será se algum de nós, se importa com o que Deus está sentindo?. Com o que Deus está sofrendo?. Duvido!!. Todo mundo gosta de ser profeta, mas poucos se importam com os sentimentos de Deus!.

É por isso que Deus escolhe e levanta poucos homens para serem profetas!.  No tempo de Jeremias, tinha muitos profetas, mas só um era profeta de Deus!. Só um tinha a qualidade que Deus queria!.

O profeta tinha autoridade para falar e representar Deus!. Só assim a mensagem de Deus tinha vida!. Jeremias estava sentindo o que Deus estava sentindo!. Jeremias estava sofrendo o que Deus sofria!.

Deus falava ao profeta: minha honra está apodrecida!. O povo não quer saber de Mim!. Você está vivendo a vergonha que estou vivendo!. 

Aqui está uma lição prática em forma de parábola, mostrando o que o reino das trevas está hoje fazendo com o povo de Deus. A moral, a honestidade, a honra, a humildade, os talentos, o amor a Deus, as orações, a prudência, o perdão a fidelidade, que são virtudes recomendadas por Deus, estão sendo enterrados!.

O Resultado? É que o povo está perdendo e deixando os ensinamentos de Deus de lado!. As virtudes do homem estão apodrecendo!.

No vs. 11 - Deus declara que queria a nação de Israel como um povo que honrasse o Seu nome, que fosse para Seu Louvor, para Sua Glória e não uma nação soberba, seguindo o próprio coração e adorando outros deuses!.

Deus não nos chamou para a idolatria, perversão ou perversidade (Jr. 13-10). Ele nos, chamou para sermos santos, louvor da sua glória (Jr. 13:11). Fica claríssimo que ele nos deseja bem próximos, ligados a sua cintura!.

v-1 - O cinto de Jeremias simbolizava a nação de Judá,  preservada nos primeiros dias de sua devoção a Deus, firmemente preso a Ele por meio da Aliança.

v.9-10 - O cinto de Jeremias descreve a nação de Judá sendo acusada por Deus por causa da infidelidade do povo. A nação de Judá havia esquecido de Deus e se voltado para os ídolos estrangeiros, além de fazer alianças com a Assíria e a Babilônia.

Junto do nosso Senhor somos bênção e abençoados!. Juntos e obedientes ao ensino divino, somos cintos usáveis e duráveis, que não se estragam por misturar-se com terra suja. Deus quer que sejamos sal e luz nesse presente século!.

Se nós nos afastarmos e desobedecermos os padrões de Deus,  seremos como um cinto enterrado perto de um rio!.

O tempo passa, a podridão aumenta. O tempo passa e o estrago se amplia. Somente ligado aos ensinos de Cristo há segurança de usufruir o melhor de Deus.

E você onde está? “Na cintura” de Cristo ou se estragando enterrado à beira do rio?

Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549   C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Estamos evangelizando nas praças, nas ruas, no interior, nos ramais, nas igrejas e os moradores de rua. Não temos recursos, para isso contamos com sua preciosa ajuda para continuarmos fazendo o IDE de Jesus, levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria". 2 Co.9-7


Nenhum comentário:

Postar um comentário