sábado, 16 de novembro de 2019

OS SEIS HOMENS QUE DEUS VIU DEBAIXO DAS ARVORES


Texto Mc. 8.24-25

Somente o Evangelho de Marcos registra esta história. Este milagre de cura em particular é exclusivo na Bíblia, pois foi o único milagre que Jesus fez acontecer gradualmente. As curas realizadas por Jesus aconteciam de forma rápida e definitiva. Este milagre, no entanto, a visão do cego foi restaurada ele olhou em volta e supôs que “via os homens como árvores que andam” (v.24). 

Curiosamente, encontramos SEIS homens na Bíblia que estavam junto às arvores. A Palavra de Deus nos revela o caráter, as atitudes e os estilos de vida de cada um deles. O que a Bíblia quer nos ensinar acerca desses SEIS homens e o porque estavam perto de uma arvore. SEIS personagens envolvidos com Deus, SEIS caminhos diferentes que cada um resolveu seguir; SEIS conceitos de vida que nos mostram erros e acertos de cada um deles!.

O PRIMEIRO HOMEM – ADÃO, UM PECADOR SE ESCONDENDO ATRÁS DAS ÁRVORES (Gn.3.8).

Quando Adão e Eva pecaram, sua morte moral e espiritual ocorreu imediatamente (Gn.2.17), a morte física veio posteriormente para eles (Gn.5.5). Essa é a corrupção de natureza humana que abrange o desejo inato da pessoa querer seguir seu próprio caminho egoísta, ignorando a palavra de Deus. Nestes versículos está registrada a trágica história da queda da humanidade.

Esta é a pior realidade sobre um habilidoso enganador, sua mentira costuma vir misturada com um pouco de verdade. Em certo sentido, a serpente estava certa; Adão e Eva conheceram o bem e o mal. O maligno sentindo inveja da felicidade de Adão e Eva se disfarçou de serpente e os seduziu. Quando cometeram o pecado, eles se sentiram envergonhados; a inocência deles fora substituída pelo medo e pensamentos ruins; foi quando viram que estavam nus e se cobriram com folhas de figueira. Deus já estava olhando Adão e Eva se “escondendo atrás das árvores!”.

A graça divina foi muito além do que podemos imaginar, caso contrário, Deus os teria exterminado imediatamente. Adão e Eva foram expulsos e proibidos de entrar no jardim do Éden. Mas o fato da árvore continuar ali guardada pelos querubins é para nos lembrar que sendo conservada, e não arrancada de vez pelas raízes, indica que um dia seus frutos poderão ser consumidos novamente por nós.

Apesar de Adão e Eva não serem mais bem vindos ali, Deus deixou-nos a esperança de que um dia o Paraíso será reconquistado por seu prometido descendente: Jesus de Nazaré. Assim, um dia, por intermédio de Cristo, nós teremos acesso aquela árvore novamente (Ap.22.2). A desobediência da Palavra de Deus nos faz pessoas sem caráter, sem domínio próprio, e ainda abre portas para que outros males sobrevenham a nós.

Não adianta nos escondermos de Deus atrás das árvores, pois mesmo escondidos ou na presença do Senhor, Deus está vendo as nossas máscaras, a nossa falsidade, os nossos disfarces!. O PRIMEIRO HOMEM REPRESENTA O PRIMEIRO PECADOR.

O SEGUNDO HOMEM – NATANAEL, UM HOMEM DE CARÁTER NOBRE E SINCERO DEBAIXO DE UMA FIGUEIRA (Jo.1.45-51)

Filipe quando encontrou Natanael, falou-lhe a cerca de Jesus e leva-o até ele. Ao vê-lo, Jesus o elogia, chamando Natanael de “um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. Um homem que Jesus percebeu inúmeras virtudes: não enganava ninguém; não usava a má fé; não defraudava as pessoas, não era astucioso e nem tampouco avarento. Natanael significa “presente de Deus”, era natural de Caná, da Galileia.

Natanael deve ter ficado confuso a respeito de como Jesus sabia a seu respeito. Jesus disse que sabia exatamente o que Natanael estava fazendo debaixo daquela figueira antes mesmo de Filipe se aproximar. Tal conhecimento sobrenatural levou Natanael a ser o primeiro discípulo a quem Jesus revelou sua Onisciência. Jesus revelou a Natanael uma causa maior para crer: ver os céus abertos e os anjos de Deus subindo e descendo.

Você precisa crer para ver os céus abertos sobre sua vida. Todos os homens que tiveram o mover do sobrenatural na sua vida, é porque creram que o céu estava aberto para receber as suas bênçãos. Jacó viu esse mesmo céu aberto sobre sua cabeça. Sonhou que havia uma escada na terra que tocava o céu, e eis que os anjos do Senhor subiam e desciam por ela. Jesus substituiu a escada que era o elo de Deus com a terra!. Veja o que Cristo falou: “Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo.14.6).

Jesus viu você também debaixo de uma figueira. Todos nós, um dia já estivemos debaixo dela. Mas o olhar de Jesus foi longe, e o Senhor não quer te ver mais debaixo da figueira. Jesus tem algo muito grande para a tua vida!. Cristo quer abrir os céus sobre a tua vida!. E quando os céus se abrirem, você receberá autoridade para curar os enfermos, para confortar vidas, ganhar almas e levar as Boas Novas aos quatro cantos da Terra!. O SEGUNDO HOMEM TINHA CARÁTER EXEMPLAR. POR ISSO FOI ELOGIADO POR JESUS.

O TERCEIRO HOMEM – ZAQUEU, UM PEQUENO HOMEM SUBINDO NUMA GRANDE ÁRVORE (Lc.19.1-10)

Zaqueu era rico e influente, mas era também um publicano odiado pelo povo, por ser cobrador de impostos para Roma. Ele sabia que era um pecador perante Deus pela sua desonestidade, e que ninguém dava importância para ele. Quando Jesus chegou em Jericó, Zaqueu queria ter um deslumbre de Cristo, mas porque era de pequena estatura, subiu em um sicômoro, onde, como uma criança curiosa, esperou Jesus passar por ali (Lc.18.17).

Interessante que Zaqueu não teve dificuldade, nem mediu esforços para subir naquela figueira. Zaqueu sabia que quem passava por ali, não era um simples profeta, nem um mestre famoso, mas o MESSIAS!. Jesus chamou Zaqueu para descer e ele imediatamente o obedeceu! Jesus disse que iria pousar em sua casa. Zaqueu jamais esperava por aquele convite!. Acolheu alegremente Jesus em sua casa, e as palavras que Zaqueu ouviu ecoar dentro daquela casa foram as mais importantes de toda a sua vida. “Hoje veio a salvação a esta casa” (v.9).

Zaqueu procurou o melhor lugar naquela árvore para ver Jesus. É assim que devemos ser também: para vermos Jesus, temos que buscar igrejas verdadeiras, que preguem o Evangelho da salvação. Se você ainda está indeciso e Jesus está passando por perto, desça do lugar que você está, e acolha Jesus em seu coração, e sirva-o com alegria, sabendo que o Senhor merece o nosso melhor!. O TERCEIRO HOMEM REPRESENTA AQUELE QUE SE ARREPENDE COM SINCERIDADE ALCANÇA A SALVAÇÃO.

O QUARTO HOMEM – ELIAS, UM PROFETA DEBAIXO DE UMA ÁRVORE PEDINDO PARA MORRER (I Rs.19.3-4).

Pode até parecer estranho, mas esta passagem é surpreendente pelo fato de encontrarmos Elias, desanimado, triste, exausto, depressivo, debaixo de um zimbro pedindo para morrer!!. Isso aconteceu logo em seguida depois do profeta ter triunfado sobre Baal, o rei, a rainha, e seus 450 sacerdotes. Deus sabe que não pode usar homens que, em tempos de perigo, quando a força, a coragem, o desânimo, o medo e a influência, acabam levando esses homens a perder a visão e a confiança em Deus. Por esta razão, o Senhor não deixou Elias ser levado à escravidão da dúvida, nem ao cativeiro da incredulidade.

Sabemos que o desânimo pode abalar até a fé mais heroica, como vir a enfraquecer a pessoa mais determinada. Às vezes na nossa vida, surgem ocasiões de profundo desapontamento e um desalento muito forte – dias que só predominam a tristeza, a aflição, a mágoa e o desgosto. Esses sentimentos são cruéis, porque mortificam a alma profundamente, de maneira que acabamos preferindo morrer que continuar vivos!. Era assim que Elias se encontrava debaixo daquele zimbro. É assim também que muitos cristãos se encontram nas nossas igrejas!. O QUARTO HOMEM REPRESENTA AQUELE QUE EM TEMPOS DIFÍCEIS, DEUS VEM AO SEU SOCORRO PARA RENOVAR.

O QUINTO HOMEM – UM PROFETA DESOBEDIENTE DEBAIXO DE UM CARVALHO (I Rs.13-26).

O profeta como porta voz de Deus tem que ter a máxima responsabilidade de observar e obedecer toda a palavra do Senhor. O profeta do nosso texto, na verdade desobedeceu às determinações de Deus e pagou a sua desobediência com a sua própria vida. Quando Deus dá uma ordem, Ele espera que essa ordem seja obedecida. Moisés por um único ato de desobediência, perdeu o direito de entrar em Canaã, e por esse mesmo motivo, o profeta depois de muitas proezas, acabou perdendo a vida.!

Apesar de seus grandes feitos, o profeta falhou acreditando que a incrível história contada por outro profeta, fosse verdadeira. Ele achava que, de fato, Deus mudara as instruções que anteriormente lhe havia dado. Esse profeta conhecido como “homem de Deus”, por falta de discernimento, acreditou nas palavras de um homem que nem conhecia. Desobedeceu claramente às ordens que tinha recebido de Deus!. A nossa primeira reação quando lemos este texto, é pensarmos que Deus foi injusto quando decretou a morte do profeta de Judá!.

A história do profeta anônimo e desobediente é registrada na bíblia, como exemplo e advertência para os cristãos de nossos dias. Veja que o “homem de Deus” de Judá entregou a mensagem fielmente – mas foi facilmente iludido, desobedecendo à ordem de Deus. Infelizmente a maior causa de fracassos entre os cristãos, é quando deixam de obedecer e viver de acordo com a palavra de Deus.

Você pode até estar rodeado de homens de Deus, mas cuidado com aqueles que inventam “fórmulas de sucesso financeiro”, que gostam de dirigir palavras bonitas, mas que não vem de Deus. O pior inimigo desses profetas é o tempo. Para ser um verdadeiro homem de Deus é preciso ter sensibilidade de discernimento, não questionar; não pensar em si próprio; e acima de tudo, estar em santidade e obediência. Agindo assim, você não vai encontrar em leão no seu caminho!. O QUINTO HOMEM REPRESENTA AQUELES QUE NÃO OBEDECEM FIELMENTE A PALAVRA DE DEUS.

O SEXTO HOMEM – ABSALÃO UM FILHO REBELDE, MORTO E SUSPENSO NUMA ÁRVORE (II Sm.18.9).

Davi sempre desejou a comunhão eterna com Deus, e certamente queria a mesma salvação para os seus filhos. Todavia, Absalão ( que significa “Meu pai é Paz”) não deu valor à palavra de Deus, e tampouco buscou as bênçãos espirituais que seu pai tanto ansiava para ele. Absalão foi o filho pródigo que não voltou para casa. A palavra pródigo,  quer dizer: esbanjador, dissipador, distribuidor, gastador. Ele se distanciou do pai, gastou sua mocidade, os seus talentos, a sua vida, sua energia.

Ficamos pensando em histórias não muito felizes de pessoas que estão desperdiçando a vida longe de Deus. Como pródigos, estão gastando seu tempo, seus bens, sua saúde, sua vida, dissipando as boas oportunidades, se distanciando cada vez mais de Deus. Absalão foi um filho desobediente e rebelde. Tomou decisões erradas que o levaram a um fim trágico e triste da sua vida. Teve muitas oportunidades para se arrepender e reconciliar-se com seu pai, mas não o fez!.

Absalão não aceitava a direção de seu pai, e nem queria viver debaixo da sua autoridade. Absalão queria mesmo era autonomia, fama, liberdade e viver longe de Davi. Desprezando seu pai, estava endurecendo cada vez mais o seu coração, ao ponto de não sentir a necessidade de pedir perdão pelos seus erros.

Deus nunca afasta ninguém da sua presença. Só se afasta de Deus quem quer!. Deus não rejeita nem o pior pecador quando o procura, Ele não vira as costas, nem encolhe seus braços para quem precisa e o busca de todo o coração. Absalão morreu sem deixar descendente, sua história se apagou!. Não deixe o inimigo apagar a sua história com Deus!. O SEXTO HOMEM REPRESENTA A REBELDIA E A MORTE DAQUELES QUE TEIMAM EM VIVER LONGE DA PRESENÇA DE DEUS.


As histórias desses homens servem como advertências para aqueles que valorizam muito pouco a fé, a igreja, a palavra de Deus e uma vida dirigida pelo Espírito Santo. Deus tem olhado para nós todos os dias, por isso não podemos nos esconder, mas nos apresentar corajosamente, mesmo com nossos erros e defeitos. Quando fazemos isso com sinceridade, Deus nos transforma e molda o nosso caráter para sermos uma pessoa como Ele gostaria que fôssemos. 


Quando Deus olha nossos erros, nossos pecados, nossas fraquezas, nossas faltas, nossas limitações, Ele também olha para as nossas potencialidades!. Ele viu o esforço de Zaqueu, como também olhou para as virtudes de Natanael e a fraqueza de Elias!. Deus também está olhando para você nesse momento para lhe dizer que Ele não desistiu de você!. O Senhor conhece todos os teus segredos!. Ele quer fazer de você um campeão, não um perdedor!.

Receba essas palavras no seu coração, para que você tenha vida, e vida com abundancia!. 

4 comentários:

  1. Faltou Saul - debaixo da romanzeira 1° Sm. 14:2
    Ele estava à sombra e se alimentando? Gostaria do comentário bíblico.

    ResponderExcluir
  2. Faltou Jonas, faça um comentário.

    ResponderExcluir
  3. O maravilhoso é que Jesus se apresenta em João 15 como sendo uma árvore: a videira, não uma árvore comum, mas videira verdadeira. Gostaria de ler seu texto a respeito.

    ResponderExcluir
  4. Este texto foi muito edificante, graças ao Senhor.

    ResponderExcluir