quarta-feira, 6 de novembro de 2019

TRAZENDO O CÉU PARA DENTRO DA NOSSA CASA


Texto: Mt. 7-24-27

Eu posso trazer o céu para dentro da minha casa. Eu só preciso fazer a vontade de Deus se cumprir na minha casa. Quando falamos de céu lembramos da comunhão, do diálogo e da alegria. Enquanto vivermos na terra a minha casa pode ser transformada num pedacinho do céu! 

Nunca tivemos tanta preocupação com qualidade de vida e nunca tivemos um nível tão baixo de qualidade de vida. Se olhamos as nações vemos que os conflitos proliferam.

Se olhamos o nosso país vemos que a violência aumenta. Se olhamos o mundo visualizamos o domínio do caos. Se olhamos para nossas cidades vemos o retrato da miséria, da dor, do abandono e da desesperança.

Se olhamos para a sociedade vemos o declínio moral. Se olhamos para as famílias vemos um completo descaso. Se olhamos para as vidas vemos a imagem do sofrimento. Se olharmos para os pais vemos a figura de um ditador, um provocador de guerra dentro do seu lar.

O quadro é assustador e as estatísticas são alarmantes.
71 % das pessoas sofrem stress.
53 % das pessoas têm insônia.
1 a cada 2 novos casamentos terminam em divórcio.

Quase um terço das crianças que nascem são filhos de pais solteiros. A pergunta é: É possível construir um lar sadio num mundo onde ele se mostra cada vez mais  doentio.

É possível sim se dermos vez aos princípios simples da palavra de Deus. É possível se nos voltarmos para os ensinos de Deus. É possível sim se dermos voz a quem instituiu a família.

O grande problema é que nós complicamos demais. O grande problema é que nós nos distanciamos demais de Deus. Tem muita gente complicando o evangelho.   

Veja bem o celular. Antes era para fazer ligação. Hoje é tão complicado que a gente tem dificuldade de saber usar. Nós complicamos tanto que daqui a algum tempo sequer saberemos o que é família.

A família verdadeira é um homem, uma mulher e filhos construindo uma vida juntos, sob a direção de Deus. Mas construir um lar sadio depende de quê?

Depende do tipo de pessoas que nós somos. O texto fala de dois tipos de pessoas: A pessoa prudente e a pessoa insensata. O tipo de pessoas que nós somos faz toda a diferença na maneira de como iremos construir o nosso lar.

Se somos prudentes, construiremos um lar sadio. Se somos insensatos, iremos construir um lar doentio. 

Se somos prudente a autoridade máxima eu seu lar será o Senhor Jesus. O manual de instruções será a Bíblia Sagrada. A arma mais poderosa será a oração. Ser uma pessoa de bem será mais importante que bens. O caráter será mais importante que as riquezas.

A presença será mais importante que os presentes. O seu lar será sadio num mundo doentio. Se você for insensato o seu lar não será saudável.

Depende do fundamento sobre o qual edificamos.
O texto fala de dois fundamentos: A rocha e a Areia. Onde você tem edificado o seu lar? Onde você pretende edificar sua casa? Sobre a rocha ou sobre a areia. Quando construímos sobre a areia a chance de desabar é certa.

Quando construímos na rocha essa probabilidade inexiste. Talvez os terrenos da areia são mais baratos. Talvez os custos da construção sobre a areia são menores. Mas não demorará muito e a falha irá aparecer.

Você quer construir um lar sadio num mundo doentio?
1 - Então invista no fundamento. Firme-se na rocha.
2 – Então invista em material de primeira.

Coloque os tijolos certos. Use um material que o mundo não usa e que somente Deus pode fornecer. O tijolo da comunicação, do amor, do respeito, do afeto, da amizade, do bom humor, da compreensão, dos sonhos compartilhados, da solidariedade, da cooperação.

3 – Então invista na cobertura certa. Deixe que Deus cubra e proteja o seu lar.

4 – Então invista no projeto de vida certo. O mundo tenta te vender um projeto falido.

O projeto do mundo é: tenha tantas mulheres e homens quanto quiser. Dê vazão aos seus instintos e isso te dará prazer. Tenha tantas aventuras quanto quiser e puder. Não assuma compromisso.

Diga não a esse projeto e passe a assumir o projeto de Deus para a sua família.

III – Depende de que atitude nós tomamos.
O texto fala de duas atitudes: ouvir e praticar e ouvir e não praticar. Há  pessoas que ouvem a palavra de Deus e as praticam e há as pessoas que ouvem e não as praticam.

Se você for um ouvinte praticante da palavra de Deus você construirá um lar sadio. Se você for um ouvinte não praticante da palavra de Deus você construirá um lar doentio.

E para construirmos um lar sadio precisamos retomar aquilo que o mundo nos roubou.

O mundo tolera a incoerência, mas Deus exige coerência. O mundo tolera a infidelidade, mas Deus exige fidelidade. O mundo tolera a pluralidade, mas Deus exige exclusividade. O mundo tolera a volubilidade, Deus exige compromisso.

Quer construir um lar sadio? Ouça a voz de Deus e pratique a palavra de Deus. O texto fala de dois tipos de pessoas diferentes. Fala de dois fundamentos diferentes.

O texto fala de duas atitudes diferentes. Fala de circunstâncias iguais sobre as duas casas. As circunstâncias são as mesmas, o mundo que vivemos é o mesmo.

A diferença está na pessoa que somos, no fundamento que edificamos, e na atitude que tomamos.

Ainda há tempo de construirmos um lar sadio num mundo doentio. Um mundo sem Deus é um lar deformado pela enfermidade. O verdadeiro cristão jamais deve deixar seu lar ser destruído e governado pelo nosso inimigo. 

A minha casa deve ser como no céu. Um lar sem guerra, um lugar de paz, de harmonia e a constante Presença de Deus!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário