segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

ASAFE E OS CINCO PASSOS DA QUEDA


Texto: Sl. 73-1-3 

O Salmista Asafe conta nesse salmo seu testemunho de como quase caiu na tentação de seguir o estilo da vida do ímpio. Ele começa exaltando a Deus, por tê-lo livrado disso.


Asafe era um ministro de adoração levantado pelo Senhor. O salmista conta que, embora fosse um crente maduro, houve um período em que seus pés "quase se desviaram e faltou pouco para sua queda".

É bem possível que ele estivesse observando a vida de algum ímpio com boas condições financeiras. Asafe descobriu cinco passos que podem fazer um cristão tropeçar e ao mesmo tempo restaurar a sua firmeza em Deus.

1) A INVEJA E A COBIÇA PODEM ENFRAQUECEM UM HOMEM DE DEUS - vs. 3
Asafe confessa que ele tinha inveja ao ver a aparente prosperidade dos ímpios. Isso é terrível pois, pode levar o cristão a viver amargamente, questionar a justiça de Deus e deixar de priorizar a vida espiritual para correr atrás das riquezas. Esse é o conflito da carne com o Espírito que há dentro de nós. É a nossa fragilidade humana que nos leva a limitação do nosso entendimento.

2) A VISÃO DA PROSPERIDADE ABRE BRECHAS PARA UM ESPÍRITO DE ENGANO -vs. 4-9-12
Asafe estava espiritualmente frágil e seu julgamento foi afetado quando deixou seu coração olhar apenas para o exterior da vida de algumas pessoas sem Deus. Asafe passou a enxergar distorcidamente, como se dinheiro ou saúde fosse suficiente para trazer felicidade. Só depois de algum tempo ele caiu em si e se deu conta de que na verdade, as riquezas sem Deus são um laço que prende as pessoas e as leva para o inferno.

3) O IMEDIATISMO PODE NOS LEVAR A ABRIR MÃO DE UMA VIDA DE SANTIDADE - vs. 13-14
Mergulhado em sua crise, Asafe chegou à conclusão que não valia à pena ser um homem santo e honesto. Isso acontece com muitos cristãos também hoje. Ao ver que pessoas ganham dinheiro mentindo, sonegando impostos, roubando os dízimos do Senhor e, querendo prosperar rapidamente, abrem mão da fidelidade a Deus e passam a agir como os descrentes.

4) QUESTIONAR E ENTENDER TUDO SÓ TRARÁ CONFUSÃO À NOSSA ALMA - vs. 16
Asafe ficou perturbado porque ele queria uma explicação para tudo o que acontecia ao seu redor. Essa é uma atitude de arrogância, quando achamos que Deus tem que nos dar satisfação de tudo o que Ele faz e nos esquecemos de que Ele é Soberano. Asafe estava perdendo o ânimo em continuar servindo o Senhor. O salmista quando olhava para sua vida ele só via aflição e cansaço todos os dias. Mas quando olhava para a vida dos ímpios, via que eles viviam despreocupados e suas vidas financeira cada dia melhorando.   

5) SOMOS LIVRES DA CRISE QUANDO ENTRAMOS NA PRESENÇA DO SENHOR E VOLTAMOS A CONFIAR NELE - vs. 17-18, 28
Asafe só voltou a enxergar as coisas de maneira correta quando entrou no santuário de Deus, ou seja, quando buscou o Senhor. Aí ele viu que o aparente sucesso dos que não servem a Deus é temporário e enganoso e voltou a viver pela fé, colocando no Senhor a sua confiança e pregando a Palavra. A conclusão final de Asafe foi que o sucesso sem uma vida com Deus é uma ilusão, um engano, um terreno escorregadio.

Ninguém é realmente feliz sem uma experiência com Cristo. Com essa convicção Asafe declara que por mais que seu corpo e sua alma percam a força, o Senhor será a sua força para sempre. Asafe fez essa linda declaração de amor ao Senhor, quando diz que quer sempre ter por perto a presença de Deus na sua vida.  

A lição mais preciosa desse Salmo é abrir nossos olhos para não permitir que as seduções do ímpio tirem o nosso entendimento espiritual. Asafe reconheceu que sua atitude vinha de um coração amargurado, louco e invejoso. Asafe decidiu ficar guardado e escondido no Senhor.

Em momentos de crise e conflito espiritual busque o Senhor. Deus irá restaurar o teu entendimento assim como fez com Asafe!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário