segunda-feira, 13 de abril de 2020

OS TRÊS BALDES DE ÁGUA DE ELIAS

Texto: I Rs.18-30-35              

O texto que acabamos de ler fala de uma das piores crises que a Nação de Israel viveu! Três anos e meio sem chuva foram suficientes para que Israel sentisse o desespero da seca e da fome. A terra estava perdendo cada vez mais o seu vigor!

A seca e a fome haviam matado quase todos os animais! Os alimentos estavam  desaparecendo da mesa do povo de Israel! As colheitas eram cada vez mais escassas. Agora uma nova batalha está prestes a acontecer, e para isso Deus envia Elias a Acabe.

Elias desafia Acabe e pede que o rei convoque todos os profetas de Baal no Monte Carmelo! O que levou aquela nação a um estado de caos foi quando o rei Acabe e sua mandante, a rainha Jezabel nomearam Baal como o novo padroeiro de Israel. 

Já que Baal era o padroeiro de Israel, o rei Acabe exigiu que Baal fosse adorado em todo estado judeu! A festa da Páscoa, do Pentecoste e dos Tabernáculos foram extintas por Jezabel. A única festa permitida em Israel era a dedicada a Baal!

O rei Acabe e todo o reino precisavam saber que a desobediência dos mandamentos de Deus, estavam trazendo terríveis castigos para aquela nação. Aqueles que tinham boa vida, agora só viam a morte; aqueles que viviam alegres, agora só viam tristezas. Aqueles que viviam na prosperidade agora estavam vivendo em sérias dificuldades. Hoje percebemos que pouca coisa mudou.

Uma coisa que chama a nossa atenção é que muitas vezes a gente costuma bater dos 450 profetas de Baal com tom de deboche. Para esses críticos, eles deveriam ter cuidado de observarem a religiosidade que estão vivendo, lembrando que aqueles profetas pagãos, também eram homens religiosos, zelosos e devotados! Só não percebiam que estavam no caminho errado!

Veja o que está escrito em Mt.7-3! “E porque reparas tu o argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho!” Não faça juízo da vida dos outros quando o seu comportamento também pode ser hipócrita e você finge que não vê!

Esse confronto não era apenas um conflito entre Elias e Acabe, mas sim uma questão que precisava ser acertada entre Deus e os adoradores de Baal. Os profetas de Baal foram seguidos por multidões de pessoas de todo Israel até o Monte Carmelo.

Lá, Elias aproveita e fala para o povo que volte a seguir e adorar o verdadeiro Deus de Israel. Os sacerdotes de Baal aceitaram o desafio de Elias porque eles também pretendiam demonstrar o poder de seus deuses fenícios. Eles acreditavam que Baal tinha poder sobre a chuva, sobre os ventos e até de enviar fogo e raios do céu!

Os profetas de Baal começam seu ritual. Ficaram clamando por Baal durante várias horas. Se, antes de orar, Elias não tivesse molhado aquele  altar, talvez o povo de Israel ficasse em dúvida quanto à origem do fogo que desceu do céu. Em Israel ainda havia água nos poços!

Elias mandou trazer 12 cântaros para molhar o altar! Eram jarros pequenos! A água era rara em Israel. Ainda tinha a distancia a ser percorrida dos poços até o altar! Doze cântaros deu para encher 3 baldes de água que foram jogados no altar! A pergunta é: por que Elias molhou Três vezes o Altar? É isso que iremos ver agora!

O PRIMEIRO BALDE DE ÁGUA - Foi jogado para acabar com a confiança do povo nos falsos governantes

O povo de Israel estava vivendo das mentiras do rei Acabe e Jezabel! Não é de hoje que a nossa nação está sofrendo com os enganos de nossos governantes! Não vamos vencer guerra nenhuma depositando a nossa confiança só nos nossos governantes e ministros, deixando Deus de fora! Não vamos vencer a guerra desse país só com política. Os governantes estão sem direção! A política está destruindo nosso país! 

Esta guerra é espiritual! A melhor arma para vencer essa guerra é com a oração e jejum de todas as igrejas. Antes de guerrear Elias orou! Elias ofertou! Elias clamou! O altar de Elias era diferente! O altar tinha pedra! A pedra representa Cristo! Cristo é a pedra angular que há muito tempo vem sendo rejeitada!

O texto diz ainda que Deus pediu que Elias reunisse 12 pedras! Essas 12 pedras simbolizavam as 12 tribos de Israel! Embora o reino ainda estivesse dividido entre o Reino do Norte e o Reino do Sul, Deus olhava para o seu povo como um só rebanho! Elias jogou TRÊS VEZES bastante água nos pedaços do bezerro e na lenha! O altar de Elias tinha água! Porque água? Porque água é a Palavra!

A Palavra é que nos lava de toda a sujeira! O rego era um canal com água em volta do altar simbolizando a separação do sagrado da do profano! Deus não aceita altar contaminado! A lenha é o combustível do fogo! É a chama do fogo do Espirito Santo que deixa a nossa fé acesa! O crente não pode deixar a sua fé se apagar! Infelizmente a chama do fogo está se apagando nas igrejas!

Os nossos políticos e ministros se sujam cada vez mais! Tem gente suja nas igrejas também! Por isso acontecem tantos escândalos! Por isso tem muito crente frio! O crente frio só pega fogo depois de ser lavado! O pecado fede! Tem muito crente que cheira mal! Precisa ser lavado com a Palavra! Carne sem ser lavada apodrece! Cria bicho! Sabe por que o altar de Baal não pegou fogo? Porque o altar de Baal estava podre pela sujeira do pecado!

Interessante que os profetas de Baal já estavam ficando desesperados porque Baal não respondia! Enquanto isso, Elias observava tranquilamente! O povo de Deus precisa aprender a ficar tranquilo na hora das lutas, sabendo que Deus sempre estará do seu lado!

Depois de algumas horas sem nada acontecer, lá pelas 3 horas da tarde, a hora que Jesus morreu, Elias diz ao povo: Chegai-vos a mim! A oração de Elias durou um minuto! Mas deixou claro para Deus que o que ele pedia era importante para o povo de Israel! Deus já estava pronto para agir! A bíblia diz que caiu fogo do Senhor, queimou o holocausto, queimou as lenhas, queimou as pedras e a água do rego secou!

A intervenção de Deus chocou os profetas de Baal! Quando o povo viu isso, todos se prostraram e disseram: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! O fogo que caiu no Monte Carmelo era o Fogo da Purificação! Esse fogo que está caindo esse ano em todas as nações é o mesmo fogo que caiu no Monte Carmelo! O Elias de hoje é a igreja! Deus nunca deixou de atender Elias! Deus também nunca irá deixar de atender a sua igreja!

O SEGUNDO BALDE DE ÁGUA - Foi jogado para destruir a confiança nos rituais inventados pelos homens

Os rituais a Baal eram grandiosos, impressionavam qualquer um. A intenção de adorar Baal era conquistar o coração da nação de Israel. Os que adorassem Baal ficariam livres da observância da Lei. Não precisavam mais guardar o sábado nem cumprir as Leis Morais! O povo de Israel ficava fascinado com aquelas extravagantes manifestações de fé, achando que Deus estava se agradando. É incrível e até vergonhoso admitir, mas, a partir dos anos 90 muitas igrejas perderam a direção de Deus!

As igrejas neo pentecostais conseguiram introduzir nos seus cultos, rituais de fazer o queixo cair! De lá para cá, vem crescendo no meio evangélico uma inexplicável confiança no misticismo, nas heresias e nos rituais religiosos que não passam de invenções criadas pelos homens!

Parece que aqueles cultos simples, que funcionaram desde a igreja primitiva, não atendem mais os crentes "modernos". Nunca li na bíblia Jesus fazendo ritual! Mas o povo quer ver “show"! O povo quer cultos de terapias, cultos de simpatias, quanto mais gritos, mais unção! E é isso que estamos vendo todos os dias nas igrejas. O povo de Deus continua fraco, doente e morrendo, porque não confiam mais em Deus, e sim em rituais para melhorar seus padrões de vida.

Afinal o que está matando as nossas igrejas? É lamentável dizer mas Deus foi transformando em servo do povo para cumprir os seus "desejos" e os seus “caprichos”. Perdemos o temor e a reverencia com Deus! O pior é que os filhos estão aprendendo com os exemplos dos pais! Hoje o que vemos na igreja é um verdadeiro balcão de negócios! O homem sempre querendo levar vantagem! A voz e o tom exigente que se fala com Deus, deixa dúvidas de quem é o servo e quem é o Senhor.

Não se prega mais a salvação, nem o arrebatamento que está batendo às nossas portas. Não se vive mais o primeiro amor porque tem igrejas que deixaram de ensinar!

Falta unção e intimidade com Deus! Estamos vendo igrejas apresentando em seus cultos, mensagens sem conteúdo, deixando os irmãos sentindo um vazio na alma e no espírito. Os crentes parecem conchas! Entram “vazios” e saem “ocos”.

Muitos, só tem prazer de estar na igreja porque veio para “negociar” na casa de Deus! Estão criando uma geração que gosta de ouvir mensagens de auto ajuda! Mensagens que só falam de vitórias, milagres e prosperidades.

Muitos acham que só o fato de estar vindo para a igreja vão escapar do inferno. A falta de discernimento e a confusão que existe hoje nas igrejas é porque não pregam mais o que as pessoas precisam ouvir, mas o que elas gostam de ouvir! É difícil ouvir um glória nessa hora!

O TERCEIRO BALDE DE ÁGUA - Foi jogado para o povo voltar a adorar o único Deus Verdadeiro

A bíblia fala que os profetas de Baal se auto flagelavam, derramavam seu sangue para adorar Baal! Fico pensando: o que estamos vendo hoje nas igrejas não são imitadores daqueles pagãos que acreditavam poder arrancar favores divinos através de seus esforços? Ninguém quer pagar preço! Ninguém quer orar! Ninguém quer clamar! Queremos na verdade é arrancar bençãos de Deus à força!.

Não era só o povo de Israel que possuía um sistema religioso liderado por sacerdotes e profetas pagãos! A maioria das nações em volta de Israel também tinham seus profetas e sacerdotes pagãos! Em Israel os profetas de Baal recebiam enormes quantias de dinheiro, ouro e prata para construir templos grandiosos para adorar Baal!

De que adianta ter grandes templos se Deus não está lá! De que adianta templos belíssimos de não deixam Deus entrar! Enquanto o povo sofria com a seca e a fome, os profetas de Baal tinham seus privilégios! Eles corriam para o palácio para comer na mesa de Jezabel!

O que essa experiência vivida por Elias significa para nós? Talvez alguns achem que essa história não tem importância nenhuma da gente relembrar! Será? Baal significa senhor! Mas, Baal também significa “amo” ou “dono”! Amo quer dizer dono da casa! Esses “amos” estão se tornando verdadeiros “donos” da vida de muita gente? Os “amos” são nossos ídolos modernos! 

São eles que fazem as pessoas passarem a vida inteira atrás de riquezas, de subir na vida, de ir atrás da fama, dos prazeres e o do trabalho excessivo! Não é errado e nem pecado ir atrás de melhorar a nossa vida! A questão é que na hora de ir para igreja adorar o Senhor a desculpa é sempre a mesma! Estou cansado!

Os incontáveis “amos” são nossos “donos” que controlam a nossa vida deixando Deus em segundo plano! Esses ídolos “modernos” são tantos e estão tão bem disfarçados que muita gente nem percebe!     

Elias construiu um altar “em cima da hora”. Esse altar há muito tempo não era usado. Quantos altares os “amos” modernos não derrubaram! Quantos altares já não foram destruídos por esses “amos”! Altares que hoje só existem cinzas! O Fogo apagou faz tempo!   

Destrua o altar de Baal que fica pendurado na sua sala e no seu quarto. Só mostra desgraça! Só tem lixo! Esta emissora tem o poder de entrar nas casas e dominar completamente toda a família. O poder é tão grande que dita moda, forma opinião, dá mau exemplo para os jovens! Ensina que o errado é que está certo! Esse altar tem tirado muita gente da Presença de Deus!

Perdemos horas na frente desse altar, mas não damos meia hora para orarmos e lermos a bíblia! Tem gente que nem vai para a igreja porque fica grudado na frente desse altar! O nosso altar da oração e da devoção tem que estar constantemente conservado, intacto, para que Deus possa receber a nossa devoção.

Deus nos ouve porque nos ama e nos convida para um relacionamento pessoal e verdadeiro com Ele! Nós não somos merecedores de nada! Infelizmente ainda tem cristãos seguindo o caminho dos profetas de Baal. Acreditam que se pedirem com fé, Deus vai dar tudo que eles desejam. Só que eles esquecem que muitas promessas são condicionais! Para receber depende de nós!

Elias jogou água no altar 3 vezes para trazer um Novo Avivamento! Para destruir a Frieza Espiritual do povo! Para lembrar que só o Deus de Israel deve ser adorado!

Elias queria anular toda e qualquer chance, do povo voltar a se afastar de Deus! E quanto a nós? Cada um de nós tem o dever de anular toda e qualquer chance de deixar os "deuses modernos" se instalarem na nossa vida espiritual.

Então levante a sua voz para agradecer e louvar o Senhor por tudo que ELE fez e fará na sua vida!

Você pode dizer comigo: Obrigado Deus! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário