sábado, 31 de outubro de 2020

DERRUBANDO AS MURALHAS DA NOSSA ALMA

 Texto: II Co.10-4

Sai ano, entra ano, e quase sempre fazemos nossos planos, promessas de realizarmos mudanças em nosso comportamento, em nossas atitudes, mas por diversas vezes nos encontramos em situações nas quais desistimos de nossos projetos, da jornada pelo novo, para acabarmos em continuar na mesma situação do ano que se passou.

 

Alguns estudiosos da área de recursos humanos e psicologia até afirmam que tais pensamentos de mudanças ficam nítidos em nossa cabeça por umas duas no máximo quatro semanas.


Mas se queremos mudar então porque agimos de tal maneira? Se queremos tanto uma vida diferente no ano que se inicia porque paramos no caminho com os projetos de mudança, que muitas vezes estão na direção do Senhor, e continuamos a viver como antes?


Poderíamos destacar vários pontos que nos levam a agir assim, vários tipos de motivações que nos levam a desistência, mas a verdade amados, é que esquecemos de princípios básicos da vida cristã e do mundo espiritual e isso se torna a razão principal de nosso fracasso no processo de construção de algo novo.


Precisamos entender que toda ação precisa ser planejada, precisa ser trabalhada de tal forma que possa ganhar vida, mas isso não pode apenas acontecer num projeto escrito num papel, ou numa conversa com a família, isso precisa primeiro acontecer dentro de nós, para ser mais preciso na nossa alma.

 

O projeto precisa ser bem desenhado em nossa alma, e ela precisa fazer parte do projeto, não pode ser mera espectadora, mas sim parte do todo para que o projeto deixe de ser um sonho e se torne uma realidade. Mas para isso precisamos de uma alma limpa, sem entulhos, para que assim ela também possa ser mais protegida e resistente as investidas do inimigo.


Se quisermos realmente mudar de vida, de atitudes, precisamos derrubar as muralhas de Jericó de nossa alma ferida, e levantarmos as muralhas de uma alma chamada Jerusalém, cidade do Senhor.

1- Os ataques do inimigo começam na alma


É provável que todos nós saibamos disso, é provável que também saibamos que nossos sentidos são portas de entrada para nossa alma, e são eles os alvos do inimigo para nos atingir, mas a pergunta é: Se sabemos disso tudo porque ainda caímos nas armadilhas postas em nosso caminho?


A resposta é simples, nossa alma quando está carregada de entulho se torna um imã para mais entulho, ela passa a gostar do pecado, pois o pecado alimenta suas fraquezas e suas feridas podres, o pecado mesmo que momentaneamente traz satisfação para alma ferida, e isso é algo raro em uma alma que está submersa em lixo, em entulhos.

 

Quando nos deparamos com uma cilada do inimigo até vemos que é algo errado, mas nossa alma acaba por pedir pelo erro, para que pelo menos naquele instante ela se sinta melhor em sua situação de aflição. Isso pode ser exemplificado de várias formas e é possível que você tenha vários testemunhos sobre o assunto.

 

Como naquele mês em que você está apertado para pagar algumas contas importantes e ai vem à vontade de não entregar o dízimo, é naquela situação em que falamos do erro dos irmãos para poder esconder o nosso, e por ai vai, os exemplos podem ser infinitos.


Essas coisas só acontecem porque o inimigo conhece a Palavra de Deus e ele sabe que assim como sua alma se vê você o é, e deste modo ele tenta de todas as formas fazer com que sua alma fique presa no jugo do pecado, presa na falta de perdão, nas feridas feitas pelas mágoas e pelas ingratidões. Sabendo como nossa alma se vê, têm então toda uma direção de como nos tentar.

2- Precisamos mudar nossa posição


Precisamos ser sinceros com nós mesmos, e procurar dentro de nós o que têm de entulho em nossa alma, o que têm de podre, procurar onde esta a falta de perdão, onde está a mágoa, onde está a baixa estima, onde está o desejo do pecado, porque ali com certeza existe uma ferida na alma. Assim que identificarmos essas feridas, esses entulhos, precisamos então tomar uma decisão: não posso mais viver com isso, se quero me aproximar de Deus.


É chegada a hora de lançar fora todo medo, toda mágoa, toda falta de perdão, todo entulho, todo lixo. Em algumas culturas é normal quando entra um novo ano, o ato de se jogar fora coisas velhas que estão guardadas em casa, mas que não são mais utilizadas, que perderam a utilidade, assim precisamos fazer com nossa alma, jogar fora tudo que é inútil e colocar o amor de Deus no lugar destas coisas.

 

Já em outras culturas é comum pintar as coisas velhas, limpá-las, fazer com que tomem a aparência de algo novo, esse comportamento é o que nos prende no pecado, não precisamos e nem podemos mascarar nossas falhas, não precisamos de novas máscaras, precisamos confessá-las a Deus e nos limpar delas, chega de ficar colocando roupa nova em pecado velho.


Diga basta, diga chega, é tempo de parar de lamber feridas, é tempo de limpar a sujeira escondida debaixo do tapete, é tempo de limpeza e do renovo em nossas vidas. É tempo de cura.

3 – Precisamos mudar nosso pensamento


Deus nos fez filhos por adoção em Cristo, então precisamos agir como tais. Precisamos não apenas jogar o entulho fora, mas precisamos realmente mudar nosso modo de ver as coisas, e de como nos vemos também. Lembrem-se sempre: “assim como minha alma me vê assim eu sou”.


Então mude sua maneira de pensar, de falar sobre si próprio, pare de se ver como um derrotado, um pobre coitado, um João ninguém. comece a se ver como Deus o vê, e isso refletirá em sua vida. Deus te vê como um vencedor, um filho amado e querido, nós somos menina dos olhos de Deus, então comece a se ver dessa forma.

Deus espera de nós, todos os dias, por um posicionamento, espera de nós, a vontade de mudar e o comprometimento com essa mudança, e, sabe por quê? Porque Ele pode nos mudar, Ele pode nos ajudar e quer fazer isso, mas só fará quando dermos o primeiro passo, quando dermos a legalidade para que Ele possa agir. Deus nunca vai agir se você não o convidá-lo para realizar essas mudanças.


Deus está com seus ouvidos atentos e suas mãos estendidas para nos abençoar, assim que ele OUVIR o barulho do entulho sendo lançado para fora de sua alma e de sua vida,  a mão Dele estará derramando benção sobre benção na sua vida, e o tão esperado processo de cura na alma.
 

Seja tu uma benção não apenas ESSE ANO, mas sim em todos os anos de sua vida, até a volta do Senhor.

 

O TEMPO ESTÁ ACABANDO E JESUS ESTÁ VOLTANDO PARA BUSCAR SUA NOIVA.

 

 

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

CINCO COISAS QUE A CRUZ NOS MOSTRA

 Texto: Fp.2-8

Gostamos de medidas! Temos aparelhos para medir quase tudo. Altura, peso, profundidade, cumprimento, densidade, quantidades. Medimos os valores de açúcar e colesterol, a densidade dos nossos ossos, a profundidade dos vales oceânicos, a altura das montanhas e até a distância da Terra para a Lua. 

Mas há outras coisas mais difíceis de medir. Como medir a maldade? Como medir o amor? Como medir a justiça? Como medir o pecado? É possível medir essas coisas? Sim, é possível. Existe um medidor muito fiel de tudo isso! A cruz de Cristo. 

Algo que atesta a extraordinária força do Cristianismo, é exatamente o fato de ter tornado um símbolo de tortura em seu marco maior. Que religião poderia esperar ter propagado pelo mundo afora, usando como marca um instrumento de tortura e morte? 

Os adeptos em marketing certamente teriam dito aos primeiros discípulos: escolham outra marca. Com certeza eles iriam insistir dizendo: a religião de vocês não farão vocês conhecidos só por causa de uma cruz! Ninguém quer saber de cruz!! Escolham outro símbolo! 

Mas foi a cruz que se tornou símbolo mundial da fé cristã! A cruz de Cristo  entre outras coisas, serve de medida e mostra a nossa reconciliação com Deus. 

Primeiro - A cruz mostra-nos o tamanho do nosso pecado.

Como é fácil ver o mal nos outros e classificar de horror algo que o meu vizinho fez. Já quando é conosco não somos tão rápidos em olharmos as nossas falhas. Mas qual é o tamanho do pecado? Se quer saber é só olhar para a cruz. 

Veja a dor, o sofrimento, a tortura, a humilhação e saberá. O meu pecado é do tamanho da cruz. É tão horrendo quanto ela. O meu pecado é horrível como a cruz, e a tornou obrigatória na minha vida. Não posso olhar com ânimo e leveza para algo que levou Jesus a sofrer por mim. 

Não posso desprezar algo de tortura que o próprio homem preparou para torturar o Filho de Deus. 

Segundo - A Cruz mostra o tamanho do castigo que merecíamos.

Todo mal precisa ser castigado. Nenhum pecado fica impune diante de Deus. Na cruz vemos o tamanho do verdadeiro castigo. É grande, muito grande. O nosso pecado é uma afronta a Deus. É um ato de rebeldia ao Senhor Todo Poderoso. Não tem como não ser punido.

O pecado é um ato de desobediência grave. Uma blasfémia contra a pureza do Senhor. Quando pecamos estamos mostrando o nosso lado maligno e a facilidade com que negamos o amor de Deus e aceitamos a proposta do mal. 

Pecar é agredir. Agredir a um Senhor que nos deu a vida e tudo o mais e que desejava apenas o nosso amor. O castigo para isso não podia ser pequeno. Rebeldia se trata com pena de morte. A cruz mostrou isso. 

Terceiro - A cruz nos mostra o tamanho da justiça Divina.

Temos muitas vezes a falsa noção de que o Senhor não age como deveria. Muitas vezes desejamos que haja mais justiça no mundo. Vemos coisas terríveis acontecendo e acreditamos que o Senhor não se importa com o que está acontecendo. Pensamos que Deus não aplica mais a Sua justiça. 

Ficamos confusos diante do modo como coisas boas acontecem aos maus e as coisas ruins acontecem com os bons. Clamamos interiormente por justiça. E onde a encontramos? Na cruz. A cruz era necessária por causa da justiça de Deus. Por causa da justiça de Deus, nenhum pecador irá viver impunemente. 

Deus teve que o punir o pecado de forma exemplar. Olhe a cruz e verá o pecado sendo punido com o próprio filho de Deus. O horror da cruz tem a ver com isso. Foi necessária porque a justiça de Deus exigia uma punição exemplar a tudo o que de terrível tem acontecido na história humana. Na cruz vemos a resposta de Deus a tudo isso. 

Clame pela justiça de Deus, mas seja justo para não ser punido também.

Quarto - A cruz é onde vemos o tamanho do amor de Deus.

Se sente que há algo errado com a justiça de Deus ser aplicada sobre um inocente como Jesus é porque não entendeu a verdadeira mensagem da cruz. A justiça tinha que ser aplicada. Quem deveria suporta-la era eu e você. 

Na cruz Deus toma sobre si mesmo a pena que sua justiça exigia. Ele pagou a dívida que não podia ser perdoada de outra maneira. E aí entendemos a graça, a Divina Graça. Dar o que não merecemos e não nos dar o que deveríamos receber. Jesus leva a nossa culpa, o nosso castigo, a nossa punição pelo nosso pecado. 

A troca é simples: meu pecado pela justiça dele. Meu erro por sua bondade. Minhas falhas e perversões por sua santidade. Meus erros pelo seu cuidado. Isso é a Boa Nova: a cruz de Jesus levou a minha e a tua punição e nos entregou de graça a nossa salvação! 

Quinto - A cruz mostra o tamanho da salvação que recebemos em Cristo.

Quando olhamos para a cruz deveríamos clamar imediatamente por perdão. Os arrependidos e gratos recebem de Deus a sua graça e a salvação. Logo, somos libertos da condenação. 

Você ainda olha para a cruz? Se você não olha, nunca entenderá o amor de Deus.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

AS 300 TOCHAS DA VITÓRIA

 TEXTO: JZ.7-2

O POVO DE ISRAEL VINHA SENDO OPRIMIDO PELOS MIDIANITAS DURANTE SETE ANOS! ESSE FOI O PERÍODO MAIS NEGRO NA HISTÓRIA DE ISRAEL! POR NÃO OBEDECEREM O DEUS DE ISRAEL ELES ACABARAM SE TORNANDO ESCRAVOS DOS MIDIANITAS! TUDO QUE ISRAEL PRODUZIA OS MIDIANITAS SE APOSSAVAM A FORÇA E LEVAVAM TUDO! O QUE ELES NÃO PODIAM LEVAR ELES DESTRUIAM!

DURANTE SETE ANOS ISRAEL VINHA SENDO SAQUEADO! O POVO DE DEUS ESTAVA FICANDO CADA VEZ MAIS POBRE! ELES ESTAVAM VIVENDO UMA EXPERIENCIA JAMAIS IMAGINADA! A VIDA DELES TINHA SE TORNADO UM VERDADEIRO CAOS! A PRIMEIRA LIÇÃO QUE APRENDO AQUI É QUE MUITA GENTE NA IGREJA VIVE UMA VIDA DE MISÉRIA COMO SE DEUS FOSSE FAVORÁVEL COM ESSA SITUAÇÃO!

APRENDO TAMBÉM QUE MUITAS COISAS QUE ESTAMOS PASSANDO É DEUS ESPERANDO UM POSICIONAMENTO DA NOSSA PARTE! CADA UM DE NÓS SABE ATÉ ONDE AGUENTA VIVER SEM A PRESENÇA DE DEUS! ELES LEMBRARAM DE DT.15-12 QUE DIZIA QUE ALGUÉM SÓ PODERIA PERMANECER ESCRAVO POR SEIS ANOS! NO SÉTIMO ANO ELE GANHARIA A SUA LIBERDADE! MAS ERA O ESCRAVO QUE TERIA QUE IR ATÉ O SEU SENHOR E PEDIR A SUA LIBERDADE! FOI ISSO QUE OS FILHOS DE ISRAEL FIZERAM! 

ELES JÁ NÃO SUPORTAVAM MAIS CONTINUAR VIVENDO NAQUELA SITUAÇÃO! ELES CLAMAM PARA DEUS PARA QUE O SENHOR OS LIVRASSE DOS MIDIANITAS! DEUS ESPEROU COM PACIENCIA SETE ANOS PARA OUVIR O CLAMOR DO SEU POVO! E QUANTO A NÓS? QUANTO TEMPO DEUS ESTÁ ESPERANDO O NOSSO CLAMOR PARA MUDAR A NOSSA SITUAÇÃO? NÃO ESPERE SETE ANOS PARA CLAMAR A DEUS PEDINDO PARA ELE FAZER UMA MUDANÇA NA TUA VIDA! TOME UMA ATITUDE! 

REAJA! QUANDO O CLAMOR CHEGOU ATÉ DEUS MAIS UMA VEZ E DEUS DECIDIU MUDAR O QUADRO DE MISÉRIA QUE AQUELE POVO ESTAVA VIVENDO! MAS PARA ISSO ACONTECER DEUS PRECISAVA USAR ALGUÉM! DEUS EM FORMA DE ANJO FOI AO ENCONTRO DE GIDEÃO! DEUS ENCONTROU GIDEÃO MALHANDO TRIGO NO LAGAR!!

GIDEÃO ERA PARA ESTAR MALHANDO TRIGO NA EIRA! MAS A BÍBLIA DIZ QUE DEUS ENCONTROU GIDEÃO NO LAGAR! LUGAR DE MALHAR TRIGO É NA EIRA! EIRA É LUGAR ALTO! LAGAR É LUGAR BAIXO! EIRA É LUGAR GRANDE! LAGAR É LUGAR PEQUENO! EIRA É LUGAR PÚBLICO! LAGAR É LUGAR SECRETO! EIRA É NA SUPERFÍCIE! LAGAR É PROFUNDO! DEUS NÃO ENCONTRA CRENTE NA EIRA! DEUS ENCONTRA CRENTE NO LAGAR! MINISTÉRIO NÃO COMEÇA EM CIMA! MINISTÉRIO COMEÇA POR BAIXO! MINISTÉRIO NÃO COMEÇA GRANDE! MINISTÉRIO COMEÇA PEQUENO! 

MINISTÉRIO NÃO COMEÇA EM PÚBLICO! MINISTÉRIO COMEÇA NO SECRETO! TEM GENTE QUE QUER PREGAR! MAS SÓ QUER PREGAR SE FOR NA EIRA! TEM GENTE QUE QUER CANTAR! MAS SÓ QUER CANTAR SE FOR NA EIRA! MINISTÉRIO NÃO É EIRA! MINISTERIO É LAGAR! QUER PREGAR? COMEÇE NO LAGAR! QUER CANTAR? COMEÇE NO LAGAR! QUER SER PASTOR? COMECE NO LAGAR! QUER ENSINAR? COMECE NO LAGAR! 

PORQUE O MEU DEUS AINDA DESCE! SE ASSENTA EMBAIXO DO CARVALHO PARA BUSCAR E LEVANTAR CRENTE NO LAGAR! GIDEÃO APESAR DE SER ESCRAVO ELE ERA TRABALHADOR! GIDEÃO NÃO ESPEROU AS COISAS MELHORAREM! GIDEÃO RESOLVEU FAZER AS COISAS DO JEITO DELE! GIDEÃO USOU O LAGAR PARA MALHAR TRIGO! DEUS NÃO CHAMA GENTE ESCORADA! DEUS NÃO CHAMA GENTE PREGUIÇOSA! GENTE ACOMODADA! DEUS NÃO CHAMA GENTE OCIOSOSA! 

DEUS CHAMA GENTE QUE TRABALHA! DEUS  ENCONTROU GIDEÃO TRABALHANDO! TEM GENTE NA IGREJA QUE TEM TANTA PREGUIÇA QUE SÓ DÁ GLORIA SE O OUTRO DER! SÓ LOUVA SE O OUTRO LOUVAR! SÓ ADORA SE O OUTRO ADORAR! TEM GENTE TÃO PARADA NA IGREJA QUE PARECE UM BONECO DE MARACATU! NA IGREJA EXISTE DOIS TIPOS DE CRENTES: OS EMPOLGADOS E OS DETERMINADOS! OS EMPOLGADOS SÃO AQUELES QUE COMEÇAM BEM, MAS TERMINAM NÃO FAZENDO NADA!

SÓ SABEM SERVIR SE FOR NA EIRA! SE MANDAREM ELE FAZER ALGO NO LAGAR ELE DEIXA O CARGO! OS DETERMINADOS SÃO AQUELES QUE SERVEM TANTO NO LAGAR COMO NA EIRA! SE NÃO DER NO LAGAR ELE VAI PARA A EIRA! SE NÃO DER NA EIRA ELE VAI PARA O LAGAR!! OS DETERMINADOS NÃO ESCOLHEM LUGAR PARA TRABALHAR! ELES QUEREM É PRODUZIR! ELES QUEREM É SERVIR O SENHOR! NÃO ESCOLHA LUGAR PARA DAR FRUTOS! QUANDO DEUS ENCONTROU GIDEÃO NO LAGAR DEUS DIZ: O SENHOR É CONTIGO HOMEM VALOROSO!

DEUS SE MANIFESTOU PARA GIDEÃO NUM DIA QUE ELE NÃO ESPERAVA! ESSE DIA NÃO ESTAVA MARCADO NA AGENDA DE GIDEÃO! DEUS CHEGOU DE SURPRESA!! INTERESSANTE QUE ANTES DE DEUS LEVANTAR GIDEÃO ELE VAI PRIMEIRO TRATAR O EMOCIONAL DE GIDEÃO! DEUS CHAMOU GIDEÃO DE HOMEM VALOROSO PARA TIRAR O MEDO QUE ELE TINHA ADQUIRIDO NAQUELES SETE ANOS! GIDEÃO VIVIA DE CABEÇA BAIXA! GIDEÃO NÃO SABIA O VALOR QUE ELE TINHA PARA DEUS! 

EXISTE CERTAS COISAS OBSCURAS NA VIDA DE GIDEÃO QUE PRECISAMOS TER CORAGEM PARA PREGAR SOBRE ISSO! GIDEÃO NÃO NASCEU ESCRAVO! MAS ACEITOU A ESCRAVIDÃO! PROCURE NA BÍBLIA ALGUM MOMENTO DESSES SETE ANOS E VEJA SE ENCONTRA GIDEÃO ORANDO! GIDEÃO CLAMANDO! GIDEÃO RECLAMANDO! GIDEÃO TINHA UM SÉRIO PROBLEMA: ELE TINHA COMPLEXO DE INFERIORIDADE! ELE SE SENTIA O MENOR DA CASA DO PAI DELE! 

DEUS SABIA DESSE DILEMA DE GIDEÃO! O PENSAMENTO DE GIDEÃO ERA: SE DEUS PERMITIU O QUE ESTÁ ACONTECENDO QUE ASSIM SEJA! DEUS PRECISAVA TROCAR ESSE CHORINHO DE GIDEÃO! TEM GENTE NA IGREJA TÃO PASSIVA QUE TEM ESSE MESMO TIPO DE PENSAMENTO! SE ESSA DESGRAÇA É DA VONTADE DE DEUS DEVO ACEITAR! NÃO ESQUEÇA QUE GRANDE PARTE DO QUE VIVEMOS É FRUTO DO QUE PLANTAMOS!

MAS DEVO LHE DIZER TAMBÉM QUE TEM MUITA COISA QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO QUE DEUS NÃO ESTÁ SATISFEITO! GIDEÃO POSSUIA ALGUMAS QUALIDADES QUE SÓ DEUS ENXERGAVA! POR ISSO DEUS DESCEU PARA FALAR COM GIDEÃO! DEUS EM FORMA DE ANJO FICOU DEBAIXO DO CARVALHO OBSERVANDO GIDEÃO TRABALHANDO! DEUS VIA TRÊS GRANDES QUALIDADES EM GIDEÃO! A PRIMEIRA QUALIDADE QUE DEUS ESTAVA VENDO EM GIDEÃO É QUE ELE É TRABALHADOR! 

POR QUE TRABALHADOR? PORQUE GIDEÃO ESTAVA TRABALHANDO ENQUANTO OS OUTROS ESTAVAM ESCONDIDOS! GIDEÃO NÃO TINHA TEMPO PARA A PREGUIÇA! ELE ESTAVA COMPROMETIDO COM O SUSTENTO DA SUA FAMÍLIA! A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR! VOCÊ ESTÁ ESCORADO OU ESTÁ MALHANDO?  VOCÊ VAI PARA A IGREJA POR VONTADE PRÓPRIA OU SÓ VAI EMPURRADO? VOCÊ ORA PARA DEUS OU PEDE PARA OS OUTROS ORAREM? A SEGUNDA QUALIDADE QUE DEUS VIU EM GIDEÃO É QUE ELE ERA INTELIGENTE! GIDEÃO ESTAVA USANDO O MOMENTO DA CRISE PARA PRODUZIR!

ELE VAI MALHAR TRIGO NO LAGAR! LAGAR É LUGAR DE AMASSAR UVA! GIDEÃO FOI MALHAR ALÍ PORQUE NÃO ERA TEMPO DE UVAS! ERA O TEMPO DA COLHEITA DO TRIGO E DA CEVADA! OS MDIANITAS JAMAIS IRIAM PARA O LAGAR! ELES IRIAM ATACAR A EIRA PARA LEVAR O TRIGO! QUEM QUER DAR FRUTO NÃO ESCOLHE LUGAR PARA TRABALHAR! QUEM PÕE A MÃO NO ARADO NÃO OLHA PARA TRÁS! A TERCEIRA QUALIDADE QUE DEUS VIU EM GIDEÃO FOI DE UM GUERREIRO! 

GUERREIRO NÃO É QUEM PÕE ROUPA DE GUERREIRO! GUERREIRO NÃO PRECISA MOSTRAR PARA TODO MUNDO QUE TEM A MELHOR ESPADA! O QUE TEM DE GENTE NA IGREJA COM PINTA DE GUEREIRO! COM ROUPA DE GUERREIRO! FALANDO COMO GUERREIRO! TEM CURSO DE GUERREIRO! PARENTE DE GUERREIRO! MAS NA HORA DA LUTA ELE FOGE! DESAPARECE! SAUL ERA UM DESSES! ALTO! BONITO! FORTE! MAS FUGIA DE GOLIAS! SAUL TINHA MEDO DE LUTAR COM GOLIAS!

GIDEÃO ESTAVA NUM CONFLITO! ELE PERGUNTA PARA DEUS: AI SENHOR MEU! SE O SENHOR É CONOSCO POR QUE TUDO ISSO NOS SOBREVEIO? POR QUE O SENHOR NOS DESAMPAROU E NOS DEU NAS MÃOS DOS MIDIANITAS? A MAIORIA DE NÓS TAMBÉM QUESTIONAR DEUS PERGUNTANDO: SE O SENHOR É COMIGO POR QUE ESTOU DESEMPREGADO? POR QUE O MEU MINISTÉRIO NÃO CRESCE? POR QUE AS PORTAS NÃO SE ABREM?

POR QUE NÃO CHEGO ONDE OS OUTROS CHEGARAM! SE O SENHOR É COMIGO POR QUE AS MINHAS BENÇÃOS NÃO CHEGAM? POR QUE AS PROMESSAS NÃO SE CUMPREM NA MINHA VIDA? POR QUE AS MINHAS ORAÇÕES NÃO SÃO ATENDIDAS? QUANDO GIDEÃO PERGUNTOU: ONDE ESTÃO OS MILAGRES QUE NOSSOS PAIS NOS CONTARAM? GIDEÃO NUNCA TINHA VISTO UM MILAGRE DE DEUS! ESTE TEXTO MEXEU COMIGO! ME FEZ VOLTAR AO PASSADO! NÃO PRECISO IR MUITO LONGE NÃO! SÓ PRECISO VOLTAR ALGUMAS DÉCADAS ATRÁS! 

FOI O TEMPO QUE DEUS FAZIA MARAVILHAS NO MEIO DO SEU POVO! ISSO ERA QUANDO NÃO EXISTIA INTERNET! QUANDO NÃO EXISTIA FACEBOOK! QUANDO NEM SE FALAVA EM INSTAGRAM! QUANDO NA IGREJA NÃO TINHA FLASH! QUANDO AS PESSOAS SE QUEBRANTAVAM! LEVAVAM LENÇOS EM VEZ DE CELULAR! QUANDO NÃO TINHA CANTOR FAMOSO! QUANDO NÃO TINHA POP STAR NAS IGREJAS! TEMPO QUE NÃO TINHA PREGADOR QUERENDO SER FAMOSO! QUANDO O HINO DA HARPA COMEÇAVA A SER CANTADO O ESPIRITO SANTO BATIZAVA DA GALERIA ATÉ O PÚLPITO! 

O FOGO CAIA NA IGREJA! O COXO ANDAVA! O PARALÍTICO SE LEVANTAVA! OS CULTOS TINHAM DIFICULDADE PARA TERMINAR! AS PESSOAS CAIAM COM O PODER DE DEUS! OS VISITANTES ACEITAVAM JESUS SEM FAZER APELO! MUITAS VEZES O PASTOR TINHA QUE APAGAR A LUZ PARA O POVO IR EMBORA! QUANDO AS LUZES ERAM APAGADAS AI QUE O FOGO PEGAVA! A IGREJA ERA INCENDIADA COM O FOGO DO PODER DE DEUS!

NINGUÉM FICAVA PARADO! A UNÇÃO ERA TÃO GRANDE QUE AS PESSOAS SAIAM PROFETIZANDO! TINHAM VISÕES! OUTRAS ERAM LEVADAS EM CARRINHO DE MÃO! MUITAS ERAM CARREGADAS NA COSTA! HOJE ESTAMOS LIGHT! DIFICILMENTE VEMOS O PODER DE DEUS SE MANIFESTANDO NAS IGREJAS! AS PESSOAS ESTÃO FRIAS! IGREJA VIROU PASSEIO! SÃO POUCOS QUE BUSCAM A DEUS! A MAIORIA NÃO QUER COMPROMISSO COM DEUS! NÃO QUER COMPROMISSO COM A OBRA!

A PIOR DESGRAÇA DO POVO DE DEUS É QUANDO ELE SE FURTA EM OBEDECER À PALAVRA! A PALAVRA DE DEUS É O MARTELO QUE QUEBRA O CORAÇÃO DE PEDRA! GENTE QUE SE AFASTA DA PALAVRA DE DEUS ESFRIA! DESVIA! ATROFIA E MORRE! ERA ISSO QUE ESTAVA ACONTECENDO COM O POVO DE ISRAEL! CADA UM FAZIA O QUE ESTAVA NO CORAÇÃO DELES! ONDE ESTÃO OS MILAGRES? ESSA FOI A PERGUNTA QUE GIDEÃO FEZ A DEUS! 

FOI PRECISO DEUS FALAR PARA GIDEÃO: VAI NA TUA FORÇA E LIVRA MEU POVO DAS MÃOS DOS MIDIANITAS! DEUS NÃO PROMETEU UM EXERCITO DE ANJOS PARA GIDEÃO! DEUS NÃO IA DAR NENHUM PODER PARA GIDEÃO! DEUS NÃO IA PROVOCAR UM TERREMOTO NA ALDEIA DOS MIDIANITAS! DEUS TAMBÉM NÃO IA MANDAR NENHUMA PRAGA! DEUS QUERIA REALIZAR UM MILAGRE USANDO GIDEÃO! POR ISSO DEUS MANDOU GIDEÃO IR NA FORÇA DELE! DEUS TAMBÉM TEM MILAGRE NA TUA VIDA! MILAGRE QUE SÓ ELE PODE FAZER! VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!

DEUS SABE A FORÇA QUE VOCÊ TEM! VOCÊ PODE NÃO ACREDITAR, MAS PARA DEUS VOCÊ É VALOROSO! O EXÉRCITO DOS MIDIANITAS ERAM DE 125 MIL HOMENS! QUANDO DEUS ESTÁ DO NOSSO LADO NÃO IMPORTA O TAMANHO DO INIMIGO! DEUS IRÁ LUTAR A NOSSO FAVOR! O EXÉRCITO DOS MIDIANITAS ERA PODEROSO QUE AMEDRONTAVA QUALQUER GUERREIRO! POR ISSO GIDEÃO DIZ:  EU SOU O MENOR DA TRIBO! SOU DA FAMÍLIA MAIS POBRE! EU SOU O MENOR DA CASA DE MEU PAI! COMO EU SENDO O MENOR VOU LIVRAR ISRAEL DOS MIDIANITAS? 

ESSE ARGUMENTO DE GIDEÃO NÃO ERA UMA EXPRESSÃO DE HUMILDADE! GIDEÃO TAMBÉM NÃO ESTAVA FUGINDO DO CHAMADO DE DEUS! GIDEÃO ESTAVA FALANDO DE UMA TRADIÇÃO! A TRADIÇÃO JUDAICA DIZIA QUE O MAIS NOVO SÓ PODIA FAZER ALGUMA COISA SE O IRMÃO MAIS VELHO FOSSE O SEU LÍDER! QUANDO DEUS DIZ: JÁ NÃO TE MANDEI, EU! DEUS ESTAVA LIBERANDO GIDEÃO DESSA TRADIÇÃO! DEUS NÃO QUERIA MAIS GIDEÃO COMO ESCRAVO DE TRADIÇÃO!

O MAIOR PERIGO DO CRENTE É SE ACOSTUMAR COM VELHOS HÁBITOS! TEM MUITA GENTE NA IGREJA PERDENDO BENÇÃOS POR CAUSA DE VELHOS COSTUMES! CERTAS VITÓRIAS, DEUS JÁ NOS ENTREGOU! ALGUMAS VITÓRIAS SÓ DEPENDEM DE NÓS! SE NÃO RECEBEMOS É POR QUE ESTAMOS PRESOS NOS NOSSOS VELHOS HÁBITOS! TEM CRENTE QUE JEJUA 40 DIAS PARA FAZER A PROVA DO CONCURSO E NÃO ESTUDA NADA! VEM UM E NÃO JEJUA, MAS ESTUDA DIA E NOITE E PASSA! O CRENTE ACHA QUE NA HORA DA PROVA DEUS VAI ABRIR A MENTE DELE E VAI REVELAR AS RESPOSTAS CERTAS! 

ELE ACHA QUE DEUS TEM QUE FAZER TUDO PARA ELE! SER ESCRAVO DE HÁBITOS É PERDER A LIBERDADE COM DEUS! E UM DELES É QUE NAS NOSSAS ORAÇÕES COSTUMAMOS PEDIR QUE DEUS FAÇA AS COISAS DO NOSSO JEITO! QUEREMOS QUE DEUS FAÇA POR NÓS, MAS NÃO FAZEMOS NADA PARA DEUS! PEDIMOS TUDO DE DEUS, MAS NÃO QUEREMOS QUE ELE PEÇA NADA DE NÓS! DEUS ESTÁ DIZENDO: EU FAÇO AS COISAS, MAS VOCÊ É QUE TEM QUE SE MOVER! EU JÁ ABRI A PORTA! ENTRA EM AÇÃO! EU JÁ DETERMINEI A TUA BENÇÃO! VAI BUSCAR! NÃO FICA AÍ PARADO! 

TEM SITUAÇÕES QUE DEUS JÁ RESOLVEU E CONTINUAMOS PEDINDO! TEM PROBLEMAS QUE DEUS JÁ RESOLVEU E NÓS AINDA DUVIDAMOS! A NOSSA FÉ NÃO PODE SER BASEADA EM EMOÇÕES! NÃO POSSO ME TORNAR REFÉM DAS MINHAS EMOÇÕES! NOSSAS EMOÇÕES SÃO INSTÁVEIS! TEM DIA QUE A GENTE SE SENTE UM GIGANTE! TEM DIA QUE A GENTE SE ACORDA SE SENTINDO UM ZÉ NINGUÉM! É NESSE DIA QUE A GENTE TEM VONTADE DE DESISTIR! TEM MOMENTOS QUE A GENTE SE ENTRISTECE! TEM HORAS QUE A GENTE SÓ SABE CHORAR! TEM TEMPO QUE A GENTE SÓ PERDE! 

MAS INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS EU TENHO QUE TER FÉ! EU NÃO POSSO SENTIR A PRESENÇA DE DEUS SÓ QUANDO ME ARREPIO! QUANDO DEIXO A MINHA FÉ SER LEVADA PELAS EMOÇÕES A VONTADE QUE TEMOS É DE NÃO QUERER FALAR COM NINGUÉM! EU PRECISO ACREDITAR QUE AINDA QUE NÃO HAJA FRUTO NA FIGUEIRA - QUE EU NÃO ESTEJA VENDO SAÍDA - EU SEI QUE DEUS NÃO ME ABANDONOU! EU NÃO POSSO DEIXAR AS MINHAS EMOÇÕES DOMINAREM A MINHA FÉ! EU TENHO QUE TOMAR POSSE QUE EU SOU MAIS QUE VENCEDOR!

A MENTE DOS ISRAELITAS JÁ ESTAVAM SE ACOSTUMANDO A SEREM ESCRAVOS DOS MIDIANITAS! JÁ TINHAM SE PASSADO SETE ANOS! É MUITO TEMPO! FORAM SETE ANOS SEM CLAMAR A DEUS! SETE ANOS SEM RESPOSTA DE DEUS! SETE ANOS DE AMARGURA! SETE ANOS DE AFLIÇÕES! SETE ANOS DE FRUSTRAÇÕES! SETE ANOS REVOLTADOS COM DEUS! SER ESCRAVO TINHA VIRADO ROTINA NA VIDA DO POVO DE ISRAEL! ELES SÓ SABIAM SE ESCONDER! FOI PRECISO DEUS DIZER PARA GIDEÃO: EU ESTOU CONTIGO! IRÁS VENCER OS MIDIANITAS COMO SE FOSSE UM SÓ! COMO EU ESTOU CONTIGO VOCÊ SERÁ MAIOR QUE ELES! 

NÃO IMPORTA QUANTOS MIDIANITAS SE LEVANTARAM CONTRA A TUA VIDA! DEUS E VOCÊ SERÃO MAIORES QUE ELES! DEUS NÃO NOS DEU ESPIRITO DE ESCRAVIDÃO! NÃO DEIXE O INIMIGO TE ALGEMAR! CALAR A TUA BOCA! GIDEÃO PARECE QUE NÃO TINHA ENTENDIDO! POR ISSO ELE QUESTIONA DEUS DIZENDO: SE É VERDADE QUE O SENHOR É NA MINHA VIDA! SE É VERDADE QUE O SENHOR ME CHAMOU! SE É VERDADE QUE VOU VENCER! SE É VERDADE QUE O SENHOR VAI ME USAR, ME DÁ UMA PROVA! ME DÊ UM SINAL! CONFIRMA A MINHA CHAMADA! E DEUS DISSE: CONFIRMO! SE É ISSO QUE VOCÊ QUER! SE É UM SINAL QUE VOCÊ QUER PODE PEDIR! GIDEÃO PEDE DOIS SINAIS PARA DEUS COMO GARANTIA DA SUA CHAMADA! 

GIDEÃO DIZ: COLOCAREI UM VELO DE LÃ NA EIRA! SE O SENHOR ESTÁ COMIGO ESSE VELO VAI AMANHECER MOLHADO E A TERRA ESTARÁ SECA! GIDEÃO PÔS O VELO NO ALTO DA EIRA! O ORVALHO CAIU A NOITE INTEIRA! PELA MANHÃ QUANDO GIDEÃO FOI ATÉ A EIRA ELE VIU A TERRA SECA E A LÃ MOLHADA! APRENDO AQUI UMA LIÇÃO MUITO IMPORTANTE! ESSE VELO DE LÃ REPRESENTA DOIS TIPOS DE PESSOAS QUE ESTÃO NA IGREJA! SIGNIFICA QUE NÓS SOMOS PARECIDOS COM O VELO DE LÃ! EM NOSSA VOLTA PODE ESTAR TUDO SECO, MAS A NOSSA VIDA TEM QUE ESTAR ENCHARCADA DA ÁGUA DO ESPIRITO SANTO!

QUANDO SOMOS SEDENTOS DE DEUS O NOSSO CORAÇÃO FICA ENCHARCADO DA SUA PRESENÇA! DEUS MANIFESTA O SEU ESPIRITO NA VIDA DAQUELES QUE BUSCAM A SUA PRESENÇA! QUANDO BUSCAMOS VERDADEIRAMENTE A SUA PRESENÇA, O NOSSO CORAÇÃO ABSORVE CADA GOTA DA UNÇÃO QUE DEUS DERRAMA NA NOSSA VIDA! QUANDO ESTAMOS CHEIOS DE DEUS NOS TORNAMOS CANAL DE BENÇÃOS PARA OUTRAS PESSOAS! OBSERVE QUE AO REDOR DO VELO DE LÃ A TERRA ESTAVA SECA! 

TERRA SECA LEMBRA DESERTO! TERRA SECA FALA DE ADVERSIDADE! MAS O CRENTE QUANDO ESTÁ CHEIO DO ESPIRITO DE DEUS ELE ESTÁ PREPARADO PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES! COM DEUS É ASSIM: ELE CHAMA NO LAGAR, MAS CONFIRMA NA EIRA! CHAMA EMBAIXO, MAS CONFIRMA NO ALTO! EU VEJO AQUI UMA PALAVRA PROFÉTICA PARA TUA VIDA! O DEUS QUE TE CHAMOU NO LUGAR PEQUENO VAI CONFIRMAR O TEU CHAMADO NUM LUGAR GRANDE! GIDEÃO AINDA NÃO ESTAVA CONVENCIDO! ELE PEDE MAIS UM SINAL DE DEUS! AGORA GIDEÃO QUER O INVERSO! ELE VAI USAR MAIS UMA VEZ O VELO DE LÃ NA EIRA! 

GIDEÃO QUERIA VER A TERRA MOLHADA E A LÃ SECA! PELA MANHÃ GIDEÃO VIU AS ÁGUAS ESCORRENDO SOBRE A TERRA! E QUANDO GIDEÃO PEGOU NO VELO ELE ESTAVA SECO! A SEGUNDA LIÇÃO QUE APRENDO AQUI! É QUE A NOSSA VIDA ESPIRITUAL TAMBÉM PASSA POR SEQUIDÃO! A NOSSA VIDA ESPIRITUAL SE TORNA EM SEQUIDÃO QUANDO PARAMOS DE BUSCAR DEUS! DEUS SÓ DERRAMA ÁGUA DO SEU ESPÍRITO PARA AQUELES QUE TEM SEDE DA SUA PRESENÇA!

NÃO DEIXE A TUA VIDA ESPIRITUAL SE TORNAR UM DESERTO! TEM MUITA GENTE NA IGREJA COM O CORAÇÃO IMPERMEÁVEL! DEUS NÃO ENTRA! ISSO ACONTECE QUANDO NOSSO CORAÇÃO É DURO E INDIFERENTE COM A PALAVRA DE DEUS! DEUS QUER INUNDAR A TUA TERRA SECA! DEUS SABE QUE TEM GENTE QUE NEM UMA GRANDE CHUVA ATINGE ESSE CORAÇÃO DURO! MAS DEUS TAMBÉM SABE QUE TEM CORAÇÃO QUE UM SIMPLES ORVALHO SE TRANSFORMA NUM PODEROSO RIO! SL.133-3 DIZ: É COMO O ORVALHO DE HERMON QUANDO DESCE OS MONTES DE SIÃO! ALÍ O SENHOR CONCEDE BENÇÃO DA VIDA PARA SEMPRE! 

VIVA CADA MOMENTO DA TUA VIDA COMO SE FOSSE UM CULTO A DEUS! COM CERTEZA A TUA VIDA ESPIRITUAL NUNCA MAIS SERÁ TERRA SECA! ESSA FOI A PROVA MAIS DIFÍCIL QUE GIDEÃO PEDIU PARA DEUS! POR QUE ERA A MAIS DIFÍCIL? PORQUE A LÃ PERTO DA TERRA MOLHADA ASORVE A UMIDADE DA TERRA! DEUS CONFIRMOU MAIS UMA VEZ A VITÓRIA DE GIDEÃO! GIDEÃO ENTENDEU QUE DE FATO DEUS ESTAVA LHE ENVIANDO PARA BATALHAR CONTRA OS MIDIANITAS! 

INTERESSANTE É QUE SE GIDEÃO PARASSE AQUI ELE IRIA LEVAR PARA A BATALHA 32 MIL HOMENS! 32 MIL HOMENS CONTRA 125 MIL DAVA 4 MIDIANITAS PARA1 ISRAELITA! MAS DEUS DISSE: TEM MUITA GENTE! SE GIDEÃO FOSSE COM 32 MIL A GLÓRIA SERIA DELES! ELES IRIAM DIZER QUE FOI A MÃO DELES QUE OS LIVROU DOS MIDIANITAS! DEUS ENTÃO DIZ: MANDA OS MEDROSOS E COVARDES SE RETIRAREM! VOLTARAM 22 MIL! SOBRARAM 10 MIL! 122 MIL MIDIANITAS CONTRA 10 MIL ISRAELITA DARIA 12 MIDIANITAS PARA CADA ISRAELITA! E DEUS VENDO ISSO ELE DIZ: AINDA TEM MUITA GENTE!

DEUS PÕE EM PROVA OS 10 MIL DIZENDO: MANDA OS 10 MIL BEBEREM ÁGUA! AQUELE QUE LAMBER AS ÁGUAS COMO UM CÃO, ESTES PORÁS A PARTE! MAS O QUE SE AJOELHAR PARA BEBER E LEVAR ÁGUA ATÉ A BOCA ESTES PORÁS A PARTE! APENAS 300 HOMENS LEVARAM ÁGUA ATÉ A BOCA! POR QUE ESSES 300 FORAM ESCOLHIDOS? PORQUE QUEM BEBE COMO UM CÃO DEIXA A ARMA DE LADO E SE APOIAVA COM AS DUAS MÃOS PARA BEBER! A CABEÇA FICA ABAIXADA E SE PERDE A VISÃO DO INIMIGO! OS QUE TRAZIAM ÁGUA NA MÃO PARA BEBER NÃO PERDIAM A VISÃO DO INIMIGO! 9.700 FORAM REPROVADOS POR DEUS! 

POR QUE DEUS ELIMINOU 31.700 HOMENS? É PORQUE GENTE DESPREPARADO ATRAPALHA A BATALHA! GENTE DESPREPARADA PÕE O MAIS PREPARADO COMO ESCUDO! QUEM VAI PARA GUERRA TEM QUE IR ORGANIZADO! OS 300 QUE FICARAM ERAM VIGILANTES! BEBERAM ÁGUA COM UMA MÃO, MAS A OUTRA NÃO LARGOU A ESPADA! EU VEJO DEUS QUERENDO NOS DIZER TAMBÉM! NÃO SE ABAIXE COM NOTÍCIAS RUINS! NÃO SE ABAIXE NA FRENTE DO MAIS FORTE! NÃO SE ABAIXE NAS DIFICULDADES! NÃO SE ABAIXE MESMO NÃO VENDO SAÍDA! NÃO SE ABAIXE AINDA QUE TUDO PAREÇA DIFÍCIL DE VENCER! NÃO SE ABAIXE DIANTE DOS GRANDES DESAFIOS! NÃO SE ABAIXE QUANDO VOCÊ FOR DECEPCIONADO! 

SE ABAIXAR NÃO VAI RESOLVER NADA! LEVANTE A CABEÇA POIS DEUS É CONTIGO! 300 ISRAELITAS CONTRA 125 MIL MIDIANITAS DAVA 417 MIDIANITAS PARA CADA ISRAELITA! AOS OLHOS HUMANOS ERA UMA BATALHA DIFICIL DE SER VENCIDA! COM 300 HOMENS ESCOLHIDOS POR DEUS A VITÓRIA SERIA DELES, MAS A GLÓRIA ERA DE DEUS! DEUS ESTÁ DIZENDO: A VITÓRIA É TUA, MAS A GLÓRIA É MINHA! A GLÓRIA NÃO É DOS 300! A GLÓRIA NÃO É DE GIDEÃO! A GLÓRIA NÃO É DOS QUE FICARAM! A GLÓRIA É DE DEUS! DEUS NÃO TEM PROBLEMA COM NÚMEROS! PARA DEUS POUCO IMPORTA QUANTOS TEM PARA ELE USAR!

SABE POR QUE DEUS MANDOU VOLTAR 31.700 HOMENS? POR QUE DEUS SABIA QUE QUANTO MAIOR O NUMERO DE ESPADAS O NOME DELE SERIA MENOS GLORIFICADO NA TERRA! QUANTO MENOR FOSSE O NUMERO DE ESPADAS MAIS O NOME DE DEUS SERIA GLORIFICADO NA TERRA! DEUS TIROU A FORÇA HUMANA E POS A DELE PARA GIDEÃO VENCER OS MIDIANITAS! É QUE DEUS NÃO DIVIDE A GLÓRIA DELE COM NINGUÉM NA TUA HISTÓRIA!

GIDEÃO NÃO ESTAVA ENTENDENDO NADA! ELE SÓ VIA DEUS TIRANDO! TEM COISAS QUE VOCÊ NÃO VAI ENTENDER QUANDO DEUS TIRAR CERTAS AMIZADES DE VOCÊ! VOCÊ NÃO VAI ENTENDER QUANDO DEUS TIRAR CERTOS CONTATOS QUE VOCÊ ACHAVA IMPORTANTE! DEUS VAI TIRAR QUEM ESTÁ TE AFASTANDO DA PRESENÇA DELE! SE TIVER 32 MIL DEUS VAI USAR OS 32 MIL! SE SÓ TIVER 300 DEUS VAI USAR OS 300! SE NÃO TIVER OS 300 DEUS USA OS 7 MIL QUE NÃO SE PROSTRARAM DIANTE DE BAAL! 

SE NÃO TIVER OS 7 MIL DEUS USA OS 3 MIL QUE ACEITARAM JESUS NA PRIMEIRA PREGAÇÃO DE PEDRO! SE NÃO TIVER OS 3 MIL DEUS USA OS 500 QUE VIRAM JESUS SUBIR AO CÉU! SE NÃO TIVER OS 500 DEUS USA OS 400 ENDIVIDADOS DA CAVERNA DE ADULÃO! SE NÃO TIVER OS 400 DEUS USA OS 120 QUE FORAM CHEIOS DO ESPIRITO SANTO NO DIA DO PENTECOSTES! SE NÃO TIVER OS 120 DEUS USA OS 70 QUE ESTAVAM CHEIOS DA UNÇÃO DE MOISÉS! 

SE NÃO TIVER OS 70 DEUS USA OS 37 VALENTES DE DAVI! SE NÃO TIVER OS 37 DEUS USA OS 12 APÓSTOLOS! SE NÃO TIVER OS 12 DEUS USA OS 3 MAIS INTIMOS DE JESUS! E SE DEUS NÃO TIVER NINGUÉM? SABE O QUE DEUS FAZ? ELE DIZ PARA O FILHO: VAI LÁ E RESOLVE POR MIM! A PERGUNTA É: DEUS PODE CONTAR COM VOCÊ? DEUS DÁ O ULTIMO IMPULSO PARA CONVENCER GIDEÃO! DEUS DIZ: LEVANTA DE MADRUGADA VAI ATÉ O ARRAIAL DOS MIDIANITAS QUE É LÁ QUE EU VOU FALAR COM VOCÊ! 

ISSO DEVE TER CHOCADO GIDEÃO! MAS DEUS INSISTE: SE VOCÊ ESTÁ COM MEDO DE IR CHAMA O TEU MOÇO E ELE VAI CONTIGO! LÁ EU QUERO TE FAZER OUVIR A MINHA VOZ! GIDEÃO OUSOU IR ATÉ O ARRAIAL DOS MIDIANITAS! A BÍBLIA DIZ QUE HAVIA MILHARES DE CAMELOS ESPALHADOS POR TODO VALE COMO GAFANHOTOS! GIDEÃO PAROU PERTO DE UMA TENDA! ELE OUVIU UM MIDIANITA CONVERSANDO COM UM AMALEQUITA! O MIDIANITA DIZIA: EU TIVE UM PESADELO! EU VI UM PÃO DE CEVADA TORRADO DESCENDO MONTANHA ABAIXO DERRUBANDO TODAS NOSSAS TENDAS! ISSO É A MÃO DO DEUS DE ISRAEL! ELE ESTÁ COM GIDEÃO!

PÃO DE CEVADA TORRADO ERA ASSIM QUE OS MIDIANITAS CHAMAVAM ISRAEL POR CAUSA DA MISÉRIA! GIDEÃO AGORA ESTAVA CERTO DA SUA VITÓRIA! GIDEÃO PREPARA A SUA ESTRATÉGIA PARA BATALHAR CONTRA OS MIDIANITAS!  ELE SEPAROU OS 300 HOMENS EM TRÊS GRUPOS! HOMENS COM ESPADAS! CANTAROS E TOCHAS! GIDEÃO DISSE: QUANDO EU TOCAR A TROMBETA VOCÊS QUEBREM O CÂNTARO PARA A TOCHA QUE ESTÁ DENTRO DO CÂNTARO APARECER! GRITEM PELO SENHOR E POR GIDEÃO!

EM SEGUIDA ELES PARTEM PARA O ATAQUE SURPRESA À MEIA NOITE! QUEBRARAM OS CÂNTAROS! ISSO FEZ UM GRANDE ESTRONDO! TOCARAM A TROMBETA! CADA GRUPO DE CEM TOCAVA PARA NÃO SE CANSAREM! O BARULHO DEIXOU OS MIDIANITAS APAVORADOS! COM AS TOCHAS ACESAS OS ISRAELITAS GRITAVAM OS GRITOS DE GUERRA! AQUI ESTÁ A REVELÇÃO DA VITÓRIA DE GIDEÃO! O EXÉRCITO DOS AMALEQUITAS QUANDO OLHARAM PARA AS 300 TOCHAS ACESAS ELES FICARAM TÃO AMEDRONTADO QUE COMEÇARAM A MATAR UNS AOS OUTROS! 

O QUE ESTAVA ACONTECENDO? É QUE SÓ QUEM SEGURAVA UMA TOCHA ERA O CAPITÃO QUE COMANDAVA MIL HOMENS! OS MIDIANITAS FICARAM CONFUSOS! ELES ACHAVAM QUE ESTAVAM CERCADOS POR 300 MIL SOLDADOS! O EXERCITO DELES ERA DE 125 MIL! ELES COMEÇARAM A FUGIR DIANTE DAQUELA CONFUSÃO! GIDEÃO PERSEGUIU E MATOU OS MIDIANITAS E SEUS LÍDERES! 

TUDO QUE GIDEÃO PLANEJOU DEU CERTO! DEU CERTO PORQUE DEUS GARANTIU A PRESENÇA DELE! A PRESENÇA DE DEUS GARANTE MILAGRES! PORTAS ABERTAS! LIVRAMENTO! RESTAURAÇÃO! DEUS FEZ PARECER 300 HOMENS COMO 300 MIL! DEUS NÃO PRECISOU ACRESCENTAR NADA NA VIDA DE GIDEÃO! DEUS SÓ PRECISOU REVELAR O QUE GIDEÃO JÁ TINHA! DEUS ENSINOU GIDEÃO A USAR A FORÇA E A INTELIGENCIA QUE ELE TINHA E NÃO SABIA! ANTES DE DEUS FALAR COM GIDEÃO ELE SÓ OLHAVA PARA A CONDIÇÃO DELE! GIDEÃO VALORIZAVA MAIS OS SEUS COMPLEXOS DO QUE AS SUAS QUALIDADES!

POR ISSO ELE SE ACHAVA O MENOR DA SUA TRIBO! DEUS MUDOU AQUELA SITUAÇÃO QUANDO GIDEÃO OUVIU DA BOCA DE DEUS SER CHAMADO DE HOMEM VALOROSO! A IDÉIA DE GIDEÃO ERA PENSAR QUE DEUS SÓ CHAMAVA OS GRANDES! SÓ QUE DEUS ESCOLHE OS MAIS FORTES! POR ISSO DEUS DISSE: GIDEÃO VAI NA TUA FORÇA! GIDEÃO JÁ TINHA O QUE DEUS PRECISAVA! VOCÊ TAMBÉM JÁ TEM O QUE DEUS PRECISA! VOCÊ SÓ PRECISA DESCOBRIR O QUE DEUS COLOCOU NA TUA MÃO!

NÃO VIVA SE ACHANDO O MENOR DA TUA FAMÍLIA! NÃO VIVA SE ACHANDO O MENOR DA IGREJA! PARE DE VALORIZAR AQUILO QUE TE BLOQUEIA! AQUILO QUE TE PÕE PARA BAIXO! QUANDO DEUS ESCOLHE ALGUÉM ELE NÃO OLHA A SITUAÇÃO FINANCEIRA! DEUS NÃO OLHA OS COMPLEXOS! DEUS NÃO OLHA ONDE A PESSOA MORA! DEUS NÃO OLHA SE A FAMÍLIA É FAMOSA! DEUS NÃO OLHA A CONTA BANCÁRIA! DEUS NÃO OLHA PARA OS BENS!

DEUS NÃO OLHA O BAIRRO! DEUS NÃO OLHOU NADA DISSO QUANDO ESCOLHEU GIDEÃO! DEUS VIU EM GIDEÃO UM HOMEM QUE ESTAVA SEDENTO POR MILAGRE! A HISTÓRIA DE GIDEÃO NOS FAZ ENTENDER PORQUE ÀS VEZES DEUS PERMITE A NOSSA SITUAÇÃO FICAR COMPLICADA! A NOSSA VIDA PASSA POR SÉRIAS DIFICULDADES! É QUE DEUS QUER QUE TENHAMOS EXPEIENCIA COM ELE! DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ DEPENDA DE NINGUÉM! 

APRENDA A DEPENDER DE DEUS! DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ FIQUE  OUVINDO OS MILAGRES DOS OUTROS! DEUS QUER QUE VOCÊ TENHA UMA EXPERIANCIA COM ELE! GIDEÃO SÓ OUVIA OS MILAGRES QUE OS SEUS PAIS CONTAVAM! GIDEÃO PRECISAVA TER SUA PRÓPRIA EXPERIENCIA COM DEUS! A TUA VITÓRIA SEMPRE VAI DAR CERTO PORQUE A CHAMA DE UM ESCOLHIDO NUNCA SE APAGA! 

DEUS SEMPRE ESTARÁ CONTIGO NA PELEJA! DEUS AINDA TEM MUITA COISA  EXTRAORDINÁRIA PARA FAZER NA TUA HISTÓRIA!

QUE ESSA MENSAGEM TE FAÇA LEMBRAR QUE A VITÓRIA É TUA, MAS A GLÓRIA É DE DEUS!    

 


quinta-feira, 22 de outubro de 2020

OS CINCO GIGANTES QUE DAVI NÃO CONSEGUIU MATAR

 

Texto: I Sm.17-50

Davi é reconhecido como um dos maiores reis de toda a história judaica, mas como exemplo negativo de chefe de família. Teve vários desgostos pessoais com seus filhos. Por não dedicar tempo a eles e nem querer ouvi-los em momentos difíceis de suas vidas, mas pelo menos uma virtude tem que ser destacada na vida dele: Ele ensinou a vencermos os gigantes!

Gigantes que sempre estão de volta na nossa vida. Golias depois de morto, seus irmãos apareceram. Entenda que sozinhos se torna difícil vencer. Gigantes que falamos são os grandes problemas que aparecem na nossa vida. Muitas vezes iremos precisar da ajuda dos irmãos, dos amigos e da família.

Quando se tem em mente um gigante, a visão é de alguém ou algo muito poderoso e muito forte e até com aparência invencível. Ao que tudo indica, o cristão já está acostumado a se deparar com esse tipo de coisa.

No decorrer de toda nossa vida, nos deparamos com gigantes que já parecem vitoriosos mesmo antes de agirem. Tamanha é a fúria com que atacam. São os problemas próprios do dia a dia, como dificuldades financeiras, desemprego, doenças, violência, e instabilidades. Por isso, os piores “gigantes” são os que residem dentro do próprio homem.

Existem ainda, e muitos perigosos os “gigantes espirituais” que procuram por todos os meios manter o homem escravizado no pecado e também desviar o crente dos caminhos do Senhor (Jo.1010; Lc.8.13). É claro que quando se fala em “gigantes” está se usando uma simbologia, que aliás, é muito própria para identificação dos problemas que se abatem sobre o homem e, em particular sobre os crentes em Jesus.

Observe que Davi não parou no meio da batalha, e sim avançou para conquistar a sua vitória. É isso que o crente deve fazer também, não fugir da luta, nem demonstrar receio, mas partir para a batalha sabendo que o Senhor estará com ele nessa peleja.

Essa história todos nós conhecemos muito bem. No entanto, outros “gigantes” apareceram para atormentar a vida de Davi, e a esses ele não conseguiu vencer. 
Houve um dia que chegou a crise... e Davi fracassa!. E arrasta atrás de si, uma crise sem igual. 

Por causa de seu adultério e assassinato, começa o maior desastre de toda a sua vida, junto dele, sua família, e seu reino, sofrem terríveis consequências. A nação mergulha numa grave instabilidade governamental e seu reino quase vai a nocaute! É interessante que os “gigantes” que foram mortos por Davi e seus guerreiros eram fortes e bem armados, porém visíveis. Era possível vê-los a longa distância, fortes, corajosos e bem armados, e como planejavam as suas estratégias de guerra, dessa maneira ninguém poderia ignorar a sua existência!.

Só que os “gigantes” que estão matando muitos crentes, nem sempre podem ser identificados de imediato, costumam se apresentar sem “aparência”, com sapatinho de lã, e com cara de “ingenuidade”, mas que caminham velozmente em nossa direção para nos abater, e nos destruir!.

Vejamos então os cinco “gigantes” que o rei Davi não conseguiu matar, pois eram na verdade, desejos e pecados que residiam no seu íntimo, e que predominaram e marcaram toda a trajetória da sua vida. Quando esses “gigantes” se instalam no coração de qualquer ser humano, é porque ele já não ouve mais a voz de Deus, e sim a voz do nosso pior adversário!. É porque deixou que predominasse o orgulho, o egoísmo, e a rebeldia, que são verdadeiras investidas do diabo para nos derrubar. Nesses casos a queda é simplesmente fatal!

O PRIMEIRO GIGANTE: A TENTAÇÃO

A tentação pode ser considerada como um teste difícil, uma provocação ou uma prova que se tem de transpor e sair vitorioso. No aspecto espiritual, é uma tentativa satânica a fim de levar o homem a cometer atos que desagradem a Deus, e em seguida aprisioná-lo nas malhas diabólicas. 

Em 2 Sm. o capítulo 11 registra a tentação, o pecado e a queda trágica de Davi. Ao invés de ir adiante do seu exército na batalha, conforme fizera antes, Davi ficou em Jerusalém. Foi tomado de uma indolência que não demorou a levá-lo ao colapso moral e espiritual. Sua vida de conforto e luxo como rei desenvolveu nele a auto confiança e a imoderação. Foi nesse tempo, que ele deixou de ser homem segundo o coração de Deus ( I Sm. 13.14).

Davi, deste modo, caindo da graça (Gl.5.4), faz-nos uma séria advertência a todos os crentes: “Aquele , pois, que cuida estar de pé, olhe que não caia” (I Co. 10.12).

Esse relato do pecado de Davi demonstra até onde pode cair uma pessoa que se desvia de Deus e da orientação do Espírito Santo. Ao mandar eliminar Urias e tomar a sua esposa, Davi estava desprezando a Deus e a sua palavra (2 Sm. 12-9.10). Embora Davi tenha se arrependido dos seus pecados e recebido o perdão da parte de Deus, as consequências disso não foram eliminadas por Deus. Significa que mesmo restaurado o nosso relacionamento com Deus, não quer dizer que escaparemos do castigo temporal, nem que ficaremos isentos das consequências dos pecados específicos (vs. 10.11.14).

Deus não deixou passar, nem desculpou os pecados de Davi, sob o pretexto dele ser um mero ser humano; que os seus pecados eram simples fraquezas ou falhas humanas, ou que ele, como rei, teria o direito natural de recorrer à injustiça e à crueldade.

O SEGUNDO GIGANTE: O ADULTÉRIO

O capítulo 11 de 2 Samuel, começa com a narrativa dos problemas de Davi e revelam a falha, o lado humano desse homem essencialmente devoto. Davi é perturbado com a tentação quando vê Bate-Seba se banhando à tarde em seu próprio pátio. Alguns teólogos tem tentado caracterizar Bate-Seba como uma sedutora. Mas o texto sugere que ela não teve culpa no episódio do adultério do rei. Observe. “Davi como rei devia estar na guerra. Bate-Seba estava banhando-se depois que Davi fora se deitar, ela estava em seu próprio pátio, e somente só podia ser vista do terraço do palácio.

VIU ... A UMA MULHER (2Sm.11.2).
Davi tomou a iniciativa de procurar saber que era ela. Davi mandou chamá-la. Como uma mulher sozinha, não havia como rejeitar as ordens de um rei, que, no antigo Oriente tinha o poder de vida e morte. Agora grávida, depois do seu encontro com o rei, Davi começa a planejar uma saída. A gravidez de Bate-Seba revelaria seu adultério, já que seu marido tinha estado fora durante toda a primavera. Tendo em vista que Urias se recusou a ir para sua casa, a única maneira de Davi proteger seu nome era mandar matar Urias imediatamente.

Ele então poderia casar-se logo com Bate-Seba, e sua gravidez não causaria mais nenhuma dificuldade. Assim, Davi planejou a morte “acidental” de Urias, a fim de proteger-se a si mesmo. Para encobrir seu pecado de adultério, Davi matou um homem inocente, valente e digno de confiança. Os pecados que Davi estava cometendo eram: adultério, homicídio a sangue frio e o encobrimento hipócrita de tudo, de fato, um mal horrendo aos olhos de Deus. Davi se tornara réu da quebra do sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo mandamentos (Ex. 20.13-17). Seus pecados eram ainda mais graves, porque ele era pastor do povo de Deus e responsável pela administração da justiça e da retidão em Israel (2Sm.8.15).

O pecado de Davi foi perdoado por Deus, visto que a pena de morte e a condenação eterna foram suspensas (I Jo.3.15). Deste modo, Davi foi restaurado à salvação e à comunhão com Deus. Apesar disso, sua reputação ficou maculada de modo permanente, e os efeitos do seu pecado continuaram pelo resto da sua vida e da história da sua família.

A experiência de Davi, uma vez perdoado e restaurado, é uma séria lição para quem pensa que o pecado é algo banal; algo que Deus simplesmente perdoa e esquece. Em 2 Sm.12.10 lemos assim: “Não se apartará a espada jamais da tua casa”. Deus julgou Davi e a sua família, sob a forma de violência, conflito e homicídio (isto é, a espada) pelo restante da sua vida, esse julgamento durou aproximadamente vinte e cinco anos!.

O TERCEIRO GIGANTE: A MALÍCIA.

A malícia é uma tendência para o mal que não se expressa à primeira vista. A malícia, inicialmente, fica encoberta e passa despercebida. A pessoa maliciosa maquina o mal em seu coração e suas ações são sutis, como se fossem uma teia para envolver a pessoa que se encontra em sua mira. È obra da carne (Gl. 5.19.20), assim sendo é contraditória à vontade de Deus.

A malícia representa uma tendência vigorosa para o mal, má índole, esperteza, astúcia, habilidade para enganar, artimanhas, falsidade, intenção maldosa, e fingimento.

A Bíblia registra casos de várias pessoas que, usando de má fé, malícia ou astúcia conseguiram concretizar seus desejos. Mas para todos os casos, o resultado foi a reprovação de Deus e consequentemente o Seu juízo. A fraqueza é própria da natureza humana. Citemos o caso do rei Davi que era um homem segundo o coração de Deus (I Sm. 13.13-14). Coisas grandes iniciam-se pequenas, e o pecado cauteriza a mente do homem!.

Dessa forma, Davi tentou legitimar a gravidez de Bate-Seba, concedendo ao marido uns dias de licença para que ele estivesse com ela na sua intimidade. Mas o fiel guerreiro preferiu não se furtar ao dever, pensando não ser correto ele descansar enquanto outros soldados arriscavam a vida pelo reino. Dessa forma, não foi para a sua residência. Preferiu ficar montando guarda no palácio.

Percebendo a dedicação de Urias e tentando não deixar transparecer sua malícia, Davi agiu como se estivesse enviando o guerreiro de volta ao campo de batalha. Desta vez, o próprio Urias levava ao general Joabe uma carta do rei que ordenava a execução de um plano para matar o seu fiel e valente guerreiro. Urias levava a sua própria e injusta condenação!.

Ao receber a carta, o general não fez perguntas nem mesmo comentários. Tratou de obedecer irrestritamente a ordem do rei, como era de costume. E inventando um esquema especial a fim de satisfazer o pedido do rei, colocou Urias e outros homens ao alcance dos arqueiros inimigos. O plano de Davi acabou dando certo.

Em I Jo. 3.12-15 lemos assim a palavra de Deus: ”Qualquer que aborrecer a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna”. Davi poderia ter restaurado a sua comunhão com o Senhor através do arrependimento sincero, de todo o coração, mas não teve forças para isso(Sl. 51).

O QUARTO GIGANTE: O ORGULHO.

O orgulho em algumas situações, pode ser considerado como um sentimento de dignidade, de auto confiança pessoal, brio, altivez, principalmente quando é vivido em um grau de satisfação e felicidade por algo conquistado. O orgulho é considerado pecaminoso pela Bíblia, ou melhor, pelo próprio Deus. Traduz o conceito elevado ou exagerado de si próprio; o amor próprio em demasia que leva à soberba, isto é, um orgulho exagerado; também considerado como arrogância, insolência e brutalidade.

Deus permitiu que Satanás tentasse Davi, após ter realizado muitos feitos e obtido grandes vitórias (2 Sm. 24.1). Davi caiu no laço do engano, pensou que fazendo o censo de toda a nação, Deus aprovaria a sua atitude. É bom observarmos que foi depois de grandes vitórias e realizações de Davi, que o diabo conseguiu essa brecha na vida do rei.

No capítulo 21.7 diz assim: “ E esse negócio também pareceu mal aos olhos de Deus, pelo que feriu a Israel”. É provável que o povo aprovasse o desejo pecaminoso de Davi, de recensear o povo. O orgulho, visto como erro, foi visto até pelo insensível Joabe que percebera que esse censo do povo era um grande pecado que envolveria todo o Israel na culpa. E aconteceu o inevitável: o povo ficou tomado de um espírito de orgulho nacional, e acabaram também participando do pecado de Davi, ficando todo o povo sujeito também ao castigo.

Ao numerar o povo, ele estava procurando exaltar a sua própria pessoa e o poderio militar da nação de Israel, e de depender unicamente desse poderio. Tal presunção inevitavelmente torna a pessoa autoconfiante, tomada de superioridade e vivendo sem fé e sem humildade. Davi deveria se lembrar de que todas as vitórias de Israel vieram pela mão do Senhor. De igual modo, o crente nunca deve se gloriar em sua própria grandeza no reino de Deus, mas nas suas próprias fraquezas.

Em I Cr. 21.11 O profeta Gade transmite uma ordem inusitada de Deus; Davi deveria escolher sua própria punição (vs.9-13). Davi escolhe uma praga e Deus envia uma peste a toda Israel, ocasionando a morte de cerca de setenta mil homens! Há um fato interessante que não podemos deixar de destacar nesse episódio. Ainda em I Cr. 21.13 Davi diz ao profeta Gade: “Estou em grande angústia; caia eu, pois nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens”.

Davi estava emocionalmente comovido pelo sofrimento do seu povo, mas também tinha o desejo de agir em favor deles. Davi sabia que Deus poderia perdoá-lo por toda a sua transgressão. Agora, seu coração reconhece que Deus é quem merecia todos os privilégios das suas conquistas. Ele era limitado, Deus não!. Os resultados do orgulho serão sempre dramáticos (Pv.29.23).

O Senhor é um Deus que pode se compadecer, mesmo daqueles que merecem ser castigados. Por causa do seu amor, misericórdia e compaixão, Deus pode abreviar ou até mesmo cancelar um castigo que Ele ia aplicar.

O QUINTO GIGANTE: A TRAIÇÃO.

A traição é baseada na mentira. É um dos piores, senão o pior golpe que alguém pode receber de um amigo ou de uma pessoa que se considera ou que se ama. Traição pode ser entendido como deslealdade, desapontamento da expectativa de alguém: é desvendar os segredos de outrem, entregar um amigo aos seus inimigos; é também decepcionar um amigo além de ser contada como engano, infidelidade, perfídia e desonestidade.

A traição fere muito porque vem sempre de alguém em quem se deposita confiança. Parece que, em consequência desse fato, torna-se mais difícil perdoar uma traição do que outra qualquer afronta. Um fato que ilustra muito bem está registrado no Salmo 55. Davi orava pedindo ao Senhor socorro e fazia um relatório da situação em que se encontrava a cidade de Jerusalém.

Mesmo vivendo aquela situação de tortura, crimes e maldades sem limites, o que mais feria Davi e abalou o seu estado emocional, foi a traição de seu filho mais querido: Absalão (Sl.55.12-15). A traição foi deveras um golpe muito forte para Davi. Homem acostumado a enfrentar inimigos valentes e sempre sair vencedor, agora se depara com outra espécie bem diferente de inimigo. Seu próprio filho o traia!

No coração de Absalão nasceu um ódio, um rancor exagerado, que passa agora a fazer parte de suas manobras. Um filho rebelde, insubmisso, violento, que por causa de suas atitudes erradas, se distancia de seu amado pai. Ele já não tem mais como ficar na presença de seu pai. Matou o próprio irmão, fugiu, então passa dois anos distante de todos, e quando volta é para difamar seu pai. O capítulo 15 de 2 Sm, nos informa que Absalão começa a maquinar a derrubada do rei. Reunia seus homens e ficava na porta da cidade abordando as pessoas que vinham à Jerusalém buscar auxílio do rei para as suas necessidades. Dizia às pessoas: “se eu fosse o rei não deixaria você nessa situação”.

Ele foi destruindo a imagem que o pai construíra em 40 anos de monarquia. Seu propósito era semear inimizade por onde passava. Davi não conseguiu fazer as pazes com seu filho Absalão, de modo que, tempos depois seu filho acabou morrendo vergonhosamente pendurado num carvalho com o seu exército desbaratado.

Sabemos que Davi como rei, obteve sucesso em tudo que fazia. A Bíblia está cheia de relatos vitoriosos da vida desse homem, que alcançou êxito como pastor de ovelhas, escudeiro do rei Saul, matou o gigante Golias, derrotou os filisteus, os amalequitas, expandiu o território de Israel cerca de dez vezes mais, reorganizou o exército, contribuiu com a construção do Templo, enfim conseguiu feitos extraordinários em todo o Israel. 

Davi exigiu de si mesmo inúmeras realizações que o deixaram no topo das atenções. Todavia, nem sempre o sucesso é tudo na vida. Ao descuidar-se de outras áreas importantes da sua vida, acabou fracassando na sua área familiar.

Ficamos pensando em histórias não muito felizes como essa, acontecendo pelos quatro cantos do mundo. É fácil vermos isso na igreja atual, muita gente convertida, comprometendo-se a mudar, mas que na verdade, dificilmente mudam o seu caráter. Frequentam igrejas poderosas, mas não abandonam a mentira, praticam o adultério, cobiçam cargos na igreja, fazem fofocas, escandalizam, enganam, e não oram quando são tentados.     

Nessas áreas, parece que já não há mais o temor de Deus, e quando se perde o temor de Deus, passamos a ouvir a voz do diabo. A Bíblia mostra toda a vida de Davi, nada é empurrado para “debaixo do tapete”. Possamos então nos alerta sobre esses enganos, e refletirmos sobre os erros que tiveram os grandes homens de Deus, reis e profetas, e aprendermos que esses desacertos, de nada servem para o povo de Deus!.

Devemos sim, sermos verdadeiras ovelhas de Jesus. Em Efésios 5.1, Paulo escreveu muito bem dizendo: “Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados”. Significa que devemos rejeitar decisivamente todos os tipos de impurezas aqui na terra. É preciso que haja uma visível diferença entre o estilo de vida do cristão com os que são desse mundo.

Afinal de contas, se não formos imitadores de Deus, imitaremos a quem?


terça-feira, 20 de outubro de 2020

A TÚNICA DE SAMUEL

 TEXTO I SM.3-1-10

A HISTÓRIA DA NAÇÃO DE ISRAEL FOI CONSTRUIDA POR GRANDES HOMENS E GRANDES MULHERES DE DEUS! PARA TER HISTÓRIAS É PRECISO TER PESSOAS! NÃO EXISTE HISTÓRIAS SEM PESSOAS E NEM PODE EXISTIR PESSOAS SEM HISTÓRIAS!

SAMUEL COMEÇOU A CONSTRUIU SUA HISTÓRIA QUANDO FOI ENTREGUE NO TEMPLO COM UM POUCO MAIS DE TRÊS ANOS! SAMUEL NASCEU DE UM VOTO QUE SUA MÃE ANA FIZERA NA CASA DO SENHOR!

SAMUEL É O FILHO QUE NASCEU POR CAUSA DA ALIANÇA QUE SUA MÃE FIZERA COM DEUS! ELE É UM MENINO QUE AGORA VAI SER ENTREGUE NO TEMPLO PARA SERVIR NA CASA DO SENHOR! ANA ENTREGA SAMUEL MAS NÃO VAI ESQUECER DE SAMUEL!

OBSERVE QUE O NOME DE SAMUEL TERMINA COM EL QUE VEM DE EL SHADAI! SIGNIFICA DEUS TODO PODEROSO! SAMUEL NASCEU COM O NOME DE DEUS DENTRO DO NOME DELE!

DEUS VAI LEVANTAR SAMUEL COMO UM NOVO SACERDOTE EM ISRAEL! TODOS OS ANO SANA VAI VISITAR SAMUEL! E TODOS OS ANOS ANA LEVA UM PRESENTE PARA SAMUEL!

O PRESENTE ERA SEMELHANTE A UMA ESTOLA SACERDOTAL FEITA DE LINHO! NÃO ERA UMA ESTOLA ARAONICA! ERA UM PROTÓTIPO! ANA SABIA QUE UM DIA SAMUEL IRIA VESTIR UMA ESTOLA SACERDOTAL ORIGINAL! ANA ESTAVA PREPARANDO SAMUEL PARA UM DIA SE TORNAR UM SACERDOTE DO POVO DE DEUS!

DEUS ESTÁ LIBERANDO UMA PALAVRA PARA TUA VIDA! A PALAVRA É: VISTA-SE DO SEU FUTURO! O TEU MINISTÉRIO JÁ FOI CONSAGRADO NO CÉU! HOJE VOCÊ NÃO TEM! HOJE VOCÊ AINDA NÃO É! MAS VOCÊ JÁ ESTÁ VESTIDO DO FUTURO QUE DEUS PREPAROU PARA VOCÊ VIVER!

VOCÊ TEM A CARA DO TEU FUTURO! POR ISSO AS PESSOAS OLHAM PARA VOCÊ E FALAM QUE VOCÊ ESTÁ DIFERENTE! JOSÉ VIVIA EM TENDA, MAS JÁ SE VESTIA COM A TÚNICA DO FUTURO! ANOS DEPOIS ELE VESTIRIA A TÓNICA DE GOVERNADOR DO EGITO!

TODO ANO ANA VOLTAVA PARA VER O FILHO! SABE O QUE ELA LEVAVA? ELA LEVAVA O MESMO PRESENTE!! MAS TINHA UMA DIFERENÇA! ELA AFORA ERA MAIOR!

A ROUPA DO ANO PASSADO NÃO SERVIA MAIS EM SAMUEL POIS O MENINO ESTAVA CRESCENDO! TEM COISAS QUE VOCÊ FALAVA QUE NÃO FALA MAIS! É PORQUE VOCÊ ESTÁ CRESCENDO!

TEM COISAS QUE VOCÊ OUVIA QUE NÃO QUER OUVIR MAIS! É PORQUE VOCÊ ESTÁ CRESCENDO! TEM COISAS QUE VOCÊ FAZIA QUE NÃO FAZ MAIS! É PORQUE VOCÊ ESTÁ CRESCENDO!

EU TENHO UMA PALAVRA DE DEUS PARA TUA VIDA! HOJE DEUS ESTÁ MUDANDO A TUA TÚNICA SACERDOTAL PORQUE ELE VÊ QUE VOCÊ ESTÁ CRESCENDO! DEUS GOSTA DE GENTE QUE CRESCE!

DEUS NÃO ESCONDE TÚNICA PARA QUEM ESTÁ CRESCENDO! DEUS NÃO ECONOMIZA UNÇÃO PARA QUEM ESTÁ CRESCENDO! DEUS NÃO PRENDE MINISTÉRIO PARA QUEM ESTÁ CRESCENDO! 

MAS HÁ TAMBÉM UM ALERTA IMPORTANTE QUE DEUS QUER NOS FALAR: MINISTÉRIO NÃO É SÓ ACESSÓRIO!! NÃO É SÓ USAR ROUPA DE CRENTE! NÃO É SÓ TER UMA BÍBLIA CARA! A BÍBLIA DIZ QUE SAMUEL MINISTRAVA NA CASA DO SENHOR! ESSE MINISTRAR QUER DIZER QUE SAMUEL AJUDAVA NAS TAREFAS DO TEMPLO!

SAMUEL VARRIA O CHÃO! SAMUEL ABRIA E FECHAVA AS PORTAS DO TEMPLO! MAS HAVIA UM GRANDE PROBLEMA QUE EXISTE ATÉ NOS DIAS DE HOJE! SAMUEL AINDA NÃO CONHECIA O SENHOR!! SAMUEL TINHA ROUPA DE SACERDOTE! PINTA DE SACERDOTE! FALAVA COMO SACERDOTE! ANDAVA COMO SACERDOTE! MAS AINDA NÃO CONHECIA O SENHOR! 

COMO VOU MINISTRAR NA CASA DE DEUS SE NÃO CONHECO O DEUS QUE PREGO? COMO ALGUÉM VAI QUERER FAZER UMA CIRURGIA SE NUNCA ESTUDOU MEDICINA? COMO VOU ALFABETIZAR ALGUÉM SE NEM EU SEI LER? PARA TER UM MINISTÉRIO TEM QUE PERCORRER O LONGO CAMINHO DO APRENDIZADO!

TEM GENTE QUE LOUVA, MAS É SÓ DA BOCA PARA FORA! TEM GENTE QUE PREGA BEM SÓ PORQUE É BOM DE ORATÓRIA! LÁ FORA ELE NÃO VIVE O QUE PREGA! TEM GENTE QUE NASCEU NUM LAR EVANGÉLICO, MAS ATÉ HOJE NÃO TEM INTIMIDADE COM DEUS!

ESTAMOS AQUI PORQUE PRECISAMOS TER EXPERIENCIA E INTIMIDADE COM DEUS! SAMUEL NÃO CONHECIA E NEM TINHA EXPERIENCIA COM DEUS! SAMUEL JÁ ESTAVA COM 12 ANOS E ELI NUNCA FALOU PARA SAMUEL QUE ELE PRECISAVA TER RELACIONAMENTO COM DEUS!

JÁ QUE NINGUÉM FALAVA NADA PARA SAMUEL DEUS RESOLVEU FALAR COM O MENINO! SAMUEL ESTAVA DEITADO NO SANTUÁRIO ONDE FICAVA A ARCA DE DEUS! ANTES QUE A LAMPADA SE APAGASSE O SENHOR CHAMOU POR SAMUEL!

LAMPADA SE APAGANDO REPRESENTA A PRESENÇA DE DEUS QUE ESTAVA SE APAGANDO NO TEMPLO!!  TRÊS VEZES SAMUEL VAI ATÉ ELI ACHANDO QUE ERA ELI QUE ESTAVA LHE CHAMANDO!!

V.10 – VEJA QUE O TEXTO DIZ: ENTÃO VEIO O SENHOR E ALI ESTEVE! SIGNIFICA QUE NA QUARTA VEZ DEUS SAIU DO LUGAR SANTÍSSIMO E FALOU COM SAMUEL NA BEIRA DA CAMA!

DEUS CHAMOU SAMUELTRÊS VEZES! DEUS TINHA TRÊS MOTIVOS: 

1º MOTIVO POR CAUSA DO RELAXAMENTO DO MINISTÉRIO DE ELI SAMUEL IRIA SER O NOVO SACERDOTE 

2º MOTIVO: PARA SAMUEL ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE PROFETA DIZENDO PARA ELI SOBRE O JUÍZO QUE ESTAVA VINDO NA CASA DELE!

3º MOTIVO: PARA DIZER PARA SAMUEL QUE ELE SERIA TAMBÉM O NOVO JUIZ, O NOVO SACERTE E O MAIS NOVO PROFETA NO TEMPLO! 

PARA QUE NINGUEM ESCARNECESSE DO NOME DE DEUS! ELI E SEUS FILHOS ESTAVAM EM PECADO POR ISSO NÃO OUVIAM MAIS A VOZ DE DEUS NEM DEUS SE MANIFESTANDO NAQUELE LUGAR!

V.2 DIZ ASSIM: ESTANDO ELI DEITADO NO LUGAR DE COSTUME! SIGNIFICA QUE ELI SE ACOSTUMOU E NÃO SE IMPORTAVA MAIS COM OS PECADOS DE SEUS FILHOS HOFNI E FINÉIAS!

O QUE DEUS DIZ PARA SAMUEL É TREMENDO! DEUS FALA PARA SAMUEL TUDO QUE SE PASSAVA DENTRO DO TEMPLO! A BÍBLIA DIZ QUE SAMUEL FICOU DEITADO ATÉ PELA MANHÃ! SAMUEL FICOU PARALISADO!

A DECEPÇÃO DE SAMUEL ERA TÃO GRANDE QUE DEU VONTADE DELE NÃO ABRIR MAIS A PORTA DO TEMPLO! SABE O QUE DEUS ESTÁ FALANDO? NÃO DESISTA DO TEU CHAMADO POR CAUSA DA MÁ CONDUTA DE CERTAS PESSOAS DENTRO DA CASA DE DEUS! NÃO PARE TEU MINISTÉRIO POR CAUSA DOS HOFNIS E FINÉIAS!

V.15 – O TEXTO DIZ QUE PELA MANHÃ SAMUEL ABRIU AS PORTAS DA CASA DO SENHOR! SABE O QUE APRENDO AQUI? QUE SAMUEL SE LEVANTOU SEM PEDIR AJUDA DE NINGUÉM! SAMUEL NÃO OLHOU PARA OS PROBLEMAS DO TEMPLO!

ELE ENCONTROU FORÇAS EM DEUS PARA CONTINUAR! SE VOCÊ ESTÁ PARADO! SE VOCÊ SENTIU VONTADE DE DESISTIR! SE VOCÊ NÃO QUER MAIS SE CONGREGAR! SE A TUA FÉ ESTÁ ABALADA! DEUS QUER TE LEVANTAR HOJE! É TEMPO DE VOCÊ VOLTAR! VOCÊ TAMBÉM TEM UMA HISTÓRIA COM DEUS! SAMUEL NÃO DEIXOU AS PORTAS DO TEMPLO FICASSEM FECHADAS!

NÃO FECHE O TEU MINISTÉRIO! NÃO SE FECHE PARA DEUS! NÃO FECHE TEU CORAÇÃO PARA DEUS POR CAUSA DAS LUTAS! POR CAUSA DAS DECEPÇÕES!

V.21 – E CONTINUOU O SENHOR A APARECER EM SILÓ! DEUS NÃO VAI PARAR DE APARECER NA TUA VIDA! APARECER NA TUA CASA! NO TEU CONDOMÍNIO! NA TUA ALAMEDA! NO TEU TRABALHO! DENTRO DO TEU CARRO! DENTRO DO TEU QUARTO!

FL.1-6 – NA AGENDA DE DEUS TEM SEMPRE UMA PROMESSA PARA CADA SITUAÇÃO! DEUS TEM UMA PROMESSA ESPECIAL PARA TUA VIDA! É A PROMESSA QUE A OBRA QUE DEUS COMEÇOU ELE VAI TERMINAR!

TODA OBRA QUE DEUS COMEÇOU ELE TERMINA! É TEMPO DE VOCÊ VESTIR A TUA ESTOLA! LÍDER É TEMPO DE VESTIR A TUA ESTOLA! PRESBÍTERO É TEMPO DE VESTIR A TUA ESTOLA! O TEMPO DE HOFNI E FINÉIAS ACABOU!

AS DECEPÇÕES DE ELI QUASE MATARAM SAMUEL! MAS DEUS PRESERVOU SAMUEL! DEUS TINHA UM NOVO TEMPO COM SAMUEL NA CASA DELE! A PRESENÇA DE DEUS VOLTOU NO TEMPLO PARA ANUNCIAR A SALVAÇÃO!

DEUS TE CHAMOU! DEUS TE LEVANTOU! O TEU COMPROMISSO É COM DEUS! DEUS ESTÁ COM VOCÊ!