Texto: Fp.2-8
Gostamos de medidas! Temos aparelhos para medir quase tudo. Altura, peso, profundidade, cumprimento, densidade, quantidades. Medimos os valores de açúcar e colesterol, a densidade dos nossos ossos, a profundidade dos vales oceânicos, a altura das montanhas e até a distância da Terra para a Lua.
Mas há outras coisas mais difíceis de medir. Como medir a maldade? Como medir o amor? Como medir a justiça? Como medir o pecado? É possível medir essas coisas? Sim, é possível. Existe um medidor muito fiel de tudo isso! A cruz de Cristo.
Algo que atesta a extraordinária força do Cristianismo, é exatamente o fato de ter tornado um símbolo de tortura em seu marco maior. Que religião poderia esperar ter propagado pelo mundo afora, usando como marca um instrumento de tortura e morte?
Os adeptos em marketing certamente teriam dito aos primeiros discípulos: escolham outra marca. Com certeza eles iriam insistir dizendo: a religião de vocês não farão vocês conhecidos só por causa de uma cruz! Ninguém quer saber de cruz!! Escolham outro símbolo!
Mas foi a cruz que se tornou símbolo mundial da fé cristã! A cruz de Cristo entre outras coisas, serve de medida e mostra a nossa reconciliação com Deus.
Primeiro
- A cruz mostra-nos o tamanho do nosso pecado.
Como é fácil ver o mal nos outros e classificar de horror algo que o meu vizinho fez. Já quando é conosco não somos tão rápidos em olharmos as nossas falhas. Mas qual é o tamanho do pecado? Se quer saber é só olhar para a cruz.
Veja a dor, o sofrimento, a tortura, a humilhação e saberá. O meu pecado é do tamanho da cruz. É tão horrendo quanto ela. O meu pecado é horrível como a cruz, e a tornou obrigatória na minha vida. Não posso olhar com ânimo e leveza para algo que levou Jesus a sofrer por mim.
Não posso desprezar algo de tortura que o próprio homem preparou para torturar o Filho de Deus.
Segundo
- A Cruz mostra o tamanho do castigo que merecíamos.
Todo mal precisa ser castigado. Nenhum pecado fica impune diante de Deus. Na cruz vemos o tamanho do verdadeiro castigo. É grande, muito grande. O nosso pecado é uma afronta a Deus. É um ato de rebeldia ao Senhor Todo Poderoso. Não tem como não ser punido.
O pecado é um ato de desobediência grave. Uma blasfémia contra a pureza do Senhor. Quando pecamos estamos mostrando o nosso lado maligno e a facilidade com que negamos o amor de Deus e aceitamos a proposta do mal.
Pecar é agredir. Agredir a um Senhor que nos deu a vida e tudo o mais e que desejava apenas o nosso amor. O castigo para isso não podia ser pequeno. Rebeldia se trata com pena de morte. A cruz mostrou isso.
Terceiro
- A cruz nos mostra o tamanho da justiça Divina.
Temos muitas vezes a falsa noção de que o Senhor não age como deveria. Muitas vezes desejamos que haja mais justiça no mundo. Vemos coisas terríveis acontecendo e acreditamos que o Senhor não se importa com o que está acontecendo. Pensamos que Deus não aplica mais a Sua justiça.
Ficamos confusos diante do modo como coisas boas acontecem aos maus e as coisas ruins acontecem com os bons. Clamamos interiormente por justiça. E onde a encontramos? Na cruz. A cruz era necessária por causa da justiça de Deus. Por causa da justiça de Deus, nenhum pecador irá viver impunemente.
Deus teve que o punir o pecado de forma exemplar. Olhe a cruz e verá o pecado sendo punido com o próprio filho de Deus. O horror da cruz tem a ver com isso. Foi necessária porque a justiça de Deus exigia uma punição exemplar a tudo o que de terrível tem acontecido na história humana. Na cruz vemos a resposta de Deus a tudo isso.
Clame pela justiça de Deus, mas seja justo para não ser punido também.
Quarto
- A cruz é onde vemos o tamanho do amor de Deus.
Se sente que há algo errado com a justiça de Deus ser aplicada sobre um inocente como Jesus é porque não entendeu a verdadeira mensagem da cruz. A justiça tinha que ser aplicada. Quem deveria suporta-la era eu e você.
Na cruz Deus toma sobre si mesmo a pena que sua justiça exigia. Ele pagou a dívida que não podia ser perdoada de outra maneira. E aí entendemos a graça, a Divina Graça. Dar o que não merecemos e não nos dar o que deveríamos receber. Jesus leva a nossa culpa, o nosso castigo, a nossa punição pelo nosso pecado.
A troca é simples: meu pecado pela justiça dele.
Meu erro por sua bondade. Minhas falhas e perversões por sua santidade. Meus erros
pelo seu cuidado. Isso é a Boa Nova: a cruz de Jesus levou a minha e a tua punição
e nos entregou de graça a nossa salvação!
Quinto
- A cruz mostra o tamanho da salvação que recebemos em Cristo.
Quando olhamos para a cruz deveríamos clamar imediatamente por perdão. Os arrependidos e gratos recebem de Deus a sua graça e a salvação. Logo, somos libertos da condenação.
Você ainda olha para a cruz? Se você não olha, nunca
entenderá o amor de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário