Texto: Jó 3.25-26
O medo é uma emoção natural do ser humano. Certas situações o medo atua como aliado protegendo-nos como sinalizador contra vários perigos. Jó era considerado um homem justo, reto e temente a Deus.
O maior desejo de Jó era desfrutar sempre da presença e do favor de Deus. Mas Jó tinha medo. Medo de perder a presença e o favor de Deus. Jó era possuidor de muitos bens, mas de uma forma inesperada acabou perdendo tudo.
Perdeu não só seus bens, mas também seus filhos e sua saúde.
Quando esses temores se tornaram realidade na vida de Jó ele disse: “Não tenho descanso; somente inquietação.”.
Jó estava sendo esmagado pela dor. Jó desejou nunca ter nascido. Embora tivesse vivido segundo as leis divinas e adorado a Deus em vez dos bens, ele foi afligido. Jó não tinha a mínima ideia do que estava acontecendo. Quem pode criticar Jó por sua reação?
Quantas de nós perdemos tudo, incluindo filhos, saúde e bens? Como responderíamos a essa horrível situação? Quando Jó analisa a sua situação ele tenta encontrar uma explicação para tanto infortúnio, e a conclusão que ele chega é: o que mais temia me aconteceu. O que Jó mais temia?
Ele
temia que a benção de Deus não fosse constante na vida dele.
Que um dia ele podia perder tudo como realmente aconteceu. Perdeu tudo no tempo da sua maior prosperidade. Foi uma calamidade atrás da outra. Jó não teve tempo de se recuperar. Foi tudo muito rápido.
Jó alimentou esse medo por muito tempo. Esse medo foi ganhando força. Esse sentimento não deixava de acompanhar Jó. Por isso ele nunca estava bem. Jó não combateu esse sentimento negativo que atrapalhava essa área da vida dele.
Jó não reagiu achando que isso não seria um problema na vida dele.
Interessante é que quando deixamos o medo tomar conta da nossa vida, as pessoas pensam que é falta de confiança em Deus e das suas promessas. É que geralmente as pessoas se apegam na Palavra de Deus que diz que aqueles que confiam no Senhor estarão seguros.
Quando aconteceu o que Jó mais temia, a única reação de Jó no meio do sofrimento foi o de louvar a Deus. Isso não significa que Jó estava agindo como se nada de ruim estivesse acontecendo com ele.
Jó agiu corretamente buscando o consolo de Deus diante da situação difícil que ele estava vivendo.
Ele confiava tanto no louvor a Deus, que a sua alma e sua fé não ficavam presa as amarras do medo. Quando Jó louvava a Deus, renascia dentro do coração dele, a esperança que aquele momento de grande tribulação iria passar.
Estamos vivendo dias turbulentos onde a pandemia, a violência e a insegurança, tem afetado constantemente a vida das pessoas. Os noticiários passam o dia todo só anunciando catástrofes. Quando o assunto não é pandemia é corrupção.
Independentemente do que esteja acontecendo e de quanto medo tenhamos esses noticiários não vão acabar. Precisamos fugir do medo dessas más notícias. Isso nos faz mal. O medo de Jó foi registrado na bíblia para nos ajudar. Pensamentos negativos atraem coisas negativas.
O que Jó mais temia acontecer na vida dele nunca lhe deu descanso. Jó não tinha paz. O nosso medo é a porta de entrada do diabo. Isso deu motivo para o diabo ir até Deus e por Jó em prova. O diabo queria ver se Jó conseguiria continuar sendo fiel a Deus na pobreza.
O diabo queria ver a reação de Jó quando ele perdesse a vida boa que ele tinha.
v.19 diz a bíblia que veio um vento de longe muito forte e deu nos quatro cantos da casa de Jó. O primeiro canto provocou uma tragédia: a morte dos filhos de Jó. O segundo canto atingiu as finanças. O vento acabou com o patrimônio de Jó. O terceiro canto tirou a saúde de Jó. O quarto canto da casa veio para mexer com a fé de Jó. O vento bateu forte, mas não tirou a fé de Jó.
Foi aí que o diabo se deu mal. Jó não tinha perdido a sua fé no seu Redentor. Jó provou que Deus era mais importante que seus bens. Você consegue imaginar o sofrimento que Jó passou? O homem mais rico do Oriente agora parece um indigente? E que mesmo passando por tudo isso Jó não blasfemou contra Deus?
Veja como estava o estado de saúde de Jó.
Jó 3-24 ele não tinha mais apetite. Jó 7.5 Jó tinha buracos no corpo todo. Todos buracos estavam cheio de bichos.
Jó 9.18 ele tinha dificuldade de respirar. Jó 16.16 Jó não conseguia enxergar direito.
Jó 19.17-20 Tinha mau hálito. Perdeu peso. Jó 30.30 Tinha febre alta.
Jó 2.12-13 Os amigos de Jó quando viram o estado dele naquela lixeira eles choraram. Jó estava irreconhecível. Choraram durante sete dias. Nenhum deles teve coragem de falar uma palavra de esperança para Jó. É que eles consideravam Jó como um morto.
Quaisquer que sejam suas lágrimas mais ardentes, leve cada uma delas a Deus. Agradeça a Deus por Ele ser maior que todas elas. Agradeça a Deus porque na presença Dele toda lágrima desaparece.
O amor de Deus pode eliminar teu medo e conceder-lhe poder para resistir ao inimigo quando ele desejar que o medo venha lhe escravizar.
Mesmo
que lhe sobrevenham os piores receios, o amor de Deus lhe assegura que ele
andará com você a cada passo do caminho, conduzindo-a à restauração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário