sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

PARA QUEM IREMOS NÓS?

 

Texto Jo.6.65-68

Quando lemos os evangelhos é possível percebermos o impacto que as palavras de Jesus provocavam no povo judeu. É notório, o fato de que Jesus realizou sinais, prodígios e maravilhas, que deixavam todos admirados, pois, a quantidade e a qualidade dos milagres operados por Jesus, eram inigualáveis e incomparáveis.

Por isso, os evangelhos afirmam que multidões incontáveis de todas as partes da Palestina iam ao encontro de Jesus, pois, sua fama havia se espalhado. No entanto, quem lê os evangelhos irá reparar que as palavras de Jesus não faziam o mesmo “sucesso” que seus milagres. Pelo contrário, elas causavam efeito inverso. Enquanto seus milagres atraiam e reuniam multidões, suas palavras desagregavam e dispersavam as mesmas. 

Os milagres o tornavam cobiçado, procurado, desejado, a ponto das multidões se atropelarem porque todos queriam chegar perto, e se possível tocá-lo! Quando Jesus, operava seus milagres Ele começava a pregar e a ensinar, explicando quem Ele era, e porque operava aquelas maravilhas. Seus ouvintes diziam: “Essa palavra é dura; quem a pode suportar? Até mesmo seus discípulos que o seguiam “criticavam suas palavras” (Jo. 6.60-61).

Jesus era “endeusado” quando fazia milagres, porém, depois de pregar a verdade divina, era acusado de SER e ESTAR endemoninhado! No começo para eles, tudo era novidade. Com o passar do tempo, eles então começaram achar que tudo que Jesus ensinava, estavam se tornando exigente demais, palavras enfadonhas e aborrecidas! Um fardo a mais para eles carregarem! 

A partir daí, vinham os descontentamentos, as murmurações, as críticas, e por fim começavam a abandonar Jesus. A única maneira de Jesus resolver aquela situação era “passar a peneira” para separar os verdadeiros discípulos dos falsos discípulos! Jesus foi para o “tudo ou nada” com todos os seus discípulos.

Havia três razões para Jesus fazer o que fez: Primeiro: fazer com que eles assumissem de uma vez por todas se Jesus era motivo de escândalos para eles! (v.61). Segundo: para revelar para eles mesmos, que muitos que estavam ali só o estavam seguindo, por comodidade passageira! (v.63). Terceiro: porque na verdade muitos já não acreditavam mais em Jesus!.

Quereis vós também retirar-vos?. Essa pergunta de Jesus está subtendida em três perguntas. Primeira: Eu também me tornei para vocês motivos de queda? Segunda: Vocês estão vindo atrás de mim só para buscarem vantagens? Terceira: Vocês ainda creem nas minhas palavras? Jesus precisava testar a fé daqueles seus discípulos e a motivação pelo qual haviam deixado tudo e o seguiam.

Jesus nesse momento nos apresenta uma importante característica daqueles que se diziam ser seus discípulos: eles eram caçadores de milagres! Só queriam milagres, a salvação ficava para depois!

É exatamente isso que ocorre em nossos dias! Essa é a estratégia adotada pelas igrejas de nossos dias! Essa estratégia adotada pelas igrejas que estão lotadas de gente atraídas pelas promessas e até de falsos milagres. Prometem milagres, mas fazem vista grossa para com a verdadeira mensagem do evangelho que transforma, que muda o caráter e a conduta do homem!.

Nessas igrejas, as doutrinas passam longe, pois, não há a menor vontade de ensiná-las. Sem a menor dúvida, elas provocariam o “esvaziamento” e é exatamente isso o que menos se quer, pois não gera receita e nem status!
 

A Igreja que só realiza milagres, sempre estará lotada de multidão interessada em receber os milagres pela graça de Deus, porém essa mesma igreja continuará vazia de adoradores e perseverantes da fé cristã! O reino de Deus não é facilidade, e sim, renúncia, tomar a cruz, aguentar afronta!.

O coração de muitos que estão nas igrejas ainda continuam longe de Deus (Mt.15.8-9). Sabe como isso é demonstrado? Pela forma de viver dessas pessoas. A cada dia que passa, vemos as pessoas errando cada vez mais. Cometendo atos absurdos e procurando viver do jeito que bem quer, despreocupado com o que diz a Palavra de Deus. Estão levando uma vida espiritual displicente e negligente, dormindo para as coisas de Deus!

Quando nós começamos seguir mais os homens que Jesus, nossa vida espiritual começa secar, morrer. Quando nos afastamos de Jesus, e isso é tão fácil acontecer, começamos a perder o amor e o fogo pelo Senhor. Sabe por que? Porque achamos tantas coisas boas para fazer, que já não temos mais tempo para Deus. As “coisas boas” estão roubando o nosso tempo com Jesus.

Jesus chora porque a Sua Casa de Oração está se tornando numa empresa! Crente foi transformado em cliente! Benção foi transformada em produto! Presbíteros foram transformados em atendentes! Pastores foram transformados em gerentes! Levitas foram transformados em “cantores”!. Diáconos foram transformados em funcionários! Jesus, de Senhor e Salvador, foi transformado em servente!

Igreja sem a presença de Jesus não é Igreja, é clube! Culto sem a presença de Jesus não é culto: é mera reunião. A maior dor de Jesus é saber que muitos não passarão a eternidade junto D’Ele. São aqueles pecadores que não terão mais a oportunidade de se arrependerem quando Jesus voltar para buscar a sua igreja!. 

Hoje, milhares de pessoas continuam seguindo os falsos “Cristos”, as falsas divindades e as falsas religiões em busca de milagres! Essas pessoas não querem transformação nas suas vidas, porque para ser transformado é preciso se esforçar, mudar de comportamento, enquanto milagres são de graça e não exige mudança!.

Ainda sou daqueles que crê que Jesus está levantando uma nova geração que está clamando por transformação, porque somente a transformação remove os empecilhos que nos impedem de atingir às promessas de Deus. Essa última geração vai abandonar os velhos costumes, irá se alimentar da palavra de Deus.
 

Edificará vidas, abençoarão famílias, converterão corações desviados de Deus. Essa será a geração do compromisso com a santidade, a geração do inconformismo, a geração da oração, da intercessão, da cura, da restituição, da libertação, do avivamento, do amor e fogo por Deus!

Essa é a geração do LEVANTA E ANDA. A geração que não tem OURO nem PRATA. Mas tem o melhor: a unção de Deus! Essa geração que tem a unção de curar, tem também a intenção de SALVAR! Uma geração que não vive só de palavras, mas também de atitudes!.

Os milagres acompanhavam os apóstolos (At.5.16 ) Esse era o sinal supremo de que o Reino de Deus viera sobre o povo com grande poder. Esses milagres que Jesus falou é a grande comissão da igreja em TRANSFORMAR o impo, os perdidos, os descrentes, os esquecidos, os abandonados, os desprezados.
 

São esses os milagres que devemos compartilhar para que os que estão distantes de Deus: receberem a cura, a salvação, e desfrutarem da vida eterna com Cristo! Esse é o milagre que eu e você não podemos deixar de fazer para a honra e glória do nome de Jesus!


 

 

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

AS QUATRO ESTAÇÕES DA VIDA DO CRENTE

 

Texto: Gn.8-20

É dever de todos os cristãos meditar na palavra de Deus, pois somente assim estará atento e voltado para o que vem do alto. O interessante é que Deus usa diversas formas para falar e chamar a nossa atenção. E uma delas é a natureza. Salomão considerado o homem mais sábio do mundo, era um estudioso da natureza. Salomão falou no Livro de Provérbios e Cantares sobre o céu, as estrelas, sobre pássaros e peixes e até de inseto.

O texto que lemos fala sobre as Quatro Estações existente no mundo. Podemos perceber que a nossa vida espiritual passa também por Quatro estações espirituais. Estas 4 estações servem para refletirmos o que aconteceu conosco no passado, serve de lição para compreendermos o que está acontecendo no presente, e serve de inspiração para entendermos o que nos aguarda no futuro.   

São estações que todo cristão um dia irá passar. Essas estações afetam nossa jornada, nossos relacionamentos, nossas emoções, nossos ânimos, nossa esperança e a nossa caminhada celestial. Iremos experimentar momentos de luz e escuridão. Podemos aprender e lidar com cada estação para crescermos e atingirmos a maturidade que Deus quer de nós.

Nossa jornada é formada por 4 ciclos, assim como acontece com as estações do ano. Cada estação é plano de Deus para nos trazer uma nova experiência. Deus está no controle de cada uma delas. Então decida hoje viver em uma estação que agrade a Deus fazendo a vontade do Senhor.

A 1ª ESTAÇÃO - OUTONO – O TEMPO DAS PERDAS

É a estação da transição. É tempo de mudanças. Algumas mudanças envolvem lutas, provações e perdas. Muitos perderam seu cônjuge, outros perderam o emprego, alguns perderam o filho, outros perderam a paz. Tem gente que perdeu a empresa, perdeu o sono pela perda de alguém vítima de uma tragédia. 

Os ventos do outono são mais fortes, significa que muitos planos que estavam certos de se realizar, foram levados pelo vento. Parece que o chão se abriu e enterrou seus planos. Interessante que é nesta estação que as folhas começam a cair. É um tempo perigoso, pois a fé de muitos começam a cair também. 

Começamos a relaxar com as coisas de Deus e da Igreja. Deixamos de lado os dias de culto. Arrumamos uma boa desculpa para justificar a nossa ausência. No outono vemos muita gente nas igrejas desanimadas, gente com depressão, gente que perdeu até a vontade de viver. A vida espiritual de muita gente fica paralisada. 

Essa estação é o período que antecede os dias maus, pois aparentemente nada acontece, nem de bom, nem de ruim. No outono o lado espiritual do crente fica indiferente. Deixa de ler a bíblia, o desânimo toma conta da vida dele. Tem muita gente passando por provações e não entende que é Deus aperfeiçoando o seu caráter. Se você estiver passando por essa estação comece a buscar mais a presença de Deus. Entenda que Deus tem coisas grandes para a tua vida. Mas antes Ele precisa fazer mudanças na tua vida. 

A 2ª ESTAÇÃO – INVERNO: O TEMPO DA PREPARAÇÃO
Esta estação fala de reflexão, de recolhimento. Alguns animais entram em hibernação e se recolhem durante o período de frio intenso. Os dias são mais curtos e as noites mais longas. O inverno é o tempo de tratar as feridas da alma. Tempo de perdoar e pedir perdão. É onde você precisa do calor de Deus, uma vez que nem folhas você tem para se agasalhar. 

É nessa estação que o inimigo aproveita para atacar sem dó e sem piedade. Os dias são mais curtos, isso significa que a alegria que muitos demonstram são falsas e passageiras. O desejo de muitos crentes, se pudessem entrariam em hibernação e só acordariam quando não tivesse mais luta. 

É nessa estação que muitos por estarem frio espiritualmente se aquecem no álcool, nas drogas, no adultério. Desperte do teu sono pois o Senhor é Deus dos vivos e não dos mortos. Sabe o que Jesus falou sobre o fim dos tempos? Jesus disse: “Rogai para que esse dia não aconteça no inverno”. Jesus sabia que quando chegasse a frieza espiritual muitos estariam longe de Deus. 

A 3ª ESTAÇÃO - PRIMAVERA: TEMPO DE FLORESCER AS PROMESSAS

Esta é a estação das flores, das temperaturas mais suaves e da volta das chuvas. A vegetação volta a ficar verde. A vida espiritual do crente é só benção. Tudo é maravilha. É chegado o tempo das portas abertas. Tempo de sonhar e planejar o amanhã. Tempo de traçar novos caminhos, e planejar novos compromissos.   

É o tempo onde os animais voltam a se reproduzirem e os pássaros constroem seus ninhos. É tempo de crescimento. Tempo de conforto. Mas é também tempo de plantar. Tempo de criar raízes para não cair lá na frente. Os dias são ensolarados, portanto aproveite e se aqueça  com a palavra de Deus, para que a sua fé não volte a esfriar.  

Na primavera as flores se abrem e exalam o seu perfume. Os céus se abrem e derramam as chuvas. Na primavera abra seu coração para conhecer mais de perto o nosso Deus. Viva na casa de Deus para que seus dias não sejam uma constante morada de inverno.

4ª ESTAÇÃO – VERÃO: TEMPO DE DESPERTAR

É a estação de muita energia e alegria. É onde a temperatura é mais quente. É tempo de novas conquistas. Por isso as árvores voltam a ficar carregadas de folhas verdes dando bastante e sombra. É na casa de Deus onde encontramos o melhor refrigério para quem quer viver o verão perto de Deus.  

Os dias são mais claros para que ninguém tropece e ande por caminhos escuros. Por ser uma estação deslumbrante, muitos se empolgam e acabam se afastando dos propósitos de Deus. Não arrede o pé da casa de Deus. Só lá tem verão o ano inteiro. Se alimente do calor da casa de Deus, pois em outro lugar você jamais encontrará calor e chuva na medida certa. 

É tempo de fazermos a diferença. A Igreja de Laodicéia estava morna porque ela estava passando pelo outono. Quando estamos quentes, é porque estamos no verão da casa de Deus. Quando estamos frios, é porque estamos no inverno da provação. Lembre-se que em todas as estações o Senhor sempre estará do nosso lado. 

Não basta só passarmos pelas 4 estações. O importante é aprendermos as lições de cada estação e permanecermos na presença de Deus. Deus tem o controle de nossas vidas.


        

 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

ONDE ESTÁ O TEU LENÇO?

 Texto: Lc.19-11- 27

Nada está escrito na Bíblia que não contenha uma lição a ser aprendida por nós, ainda que o texto pareça sem importância. Existem textos na bíblia que quando lemos somos levados até o céu para Deus falar diretamente conosco.

Nessa parábola Jesus está falando uma palavra de encorajamento para os seus discípulos. Eles acreditavam que assim que Jesus chegasse em Jerusalém, Ele logo iria estabelecer o Reino de Deus. Os discípulos estavam ansiosos na expectativa que Jesus se tornasse Rei para que eles exercerem seus cargos.

Eles esperavam que esse Reino seria terreno, político e judaico. Nem sabiam que o Reino só seria instaurado após a morte e a ressurreição de Jesus. Jesus então conta essa parábola para explicar e incentivar seus discípulos a se tornarem mais diligentes, mais ativos, e a se esforçarem mais, se quisessem um lugar no Reino de Deus.

Jesus relata nesse texto um homem de origem nobre que viaja para um país distante, que é o céu, dando a cada um deles uma quantia razoável de moedas de prata. Eles teriam que saber administrar para que cada um tivesse o seu rendimento. Os rendimentos foram variados, significa que cada um trabalhou e investiu de formas diferentes.

O primeiro rendeu 1 para 10, o segundo 1 para 5; o terceiro 1 para 0. O terceiro servo nos chama atenção. Veja que o medo lhe tinha paralisado e o impediu de pelo menos ganhar alguns juros. A primeira lição que aprendo aqui é que nossos medos não servirão de desculpas no dia do julgamento.

A moeda foi tirada dele e dada ao que tinha 10. Os discípulos não gostaram nada quando Jesus falou isso. Por isso Jesus diz a eles: “A todo aquele que tem mais será dado; mas daquele que não tem, até mesmo o que tem será tirado”.  Negligencia e descaso não tem desculpa para Deus.

Interessante que cada um recebeu quantias diferentes. Espiritualmente falando, isso quer dizer que a fé de um é diferente do outro. A fé de Paulo era diferente de Timóteo. A fé de Abraão era diferente de Ló. Por isso cada um daqueles servos, receberam quantias diferentes para trabalharem para o seu senhor.

A segunda lição que aprendo aqui é que todos nós temos a responsabilidade de crescer na graça e no conhecimento.  O curioso dessa parábola é que o servo guardou a moeda enrolada num lenço e a entregou ao seu senhor. Nessa parábola LENÇO está mostrando a atitude de quem faz a obra com excelência e quem faz relaxadamente.

LENÇO no grego é saudarian, pano suado. A pergunta para a igreja é: onde está o teu lenço? O teu lenço está perfumado ou está molhado de lágrimas? Lenço fala de quebrantamento. Quanto tempo faz que você não o usa?

Lenço de discípulo tem que ter lágrimas. Tem que ter suor. Lenço de quem faz a obra tem poder no altar de Deus! Tem muita gente que está viva por causa do lenço molhado de alguém. Tem gente que não morreu espiritualmente por causa do lenço molhado de alguém. Tem gente que recebeu milagre por causa do lenço molhado de alguém. Chore. Clame. Se derrame na presença de Deus.

Volte a molhar o teu lenço. Se quebrante na Presença de Deus. Volte a ter comunhão com Deus. Você quer que Deus lhe ouça? Você quer receber as bençãos de Deus? Você quer a graça de Deus na tua vida? Tem alguma causa impossível? Deixe Deus ver o teu lenço molhado de lágrimas.

Está frio na igreja? Seu casamento fracassou? Não tem vontade de orar? Não louva mais o Senhor? É hora de acabar com essa frieza. Volte para Deus. Se quebrante. Tire teu lenço da gaveta e entre no teu quarto. Quando você chorar o teu coração vai amolecer e Deus vai entrar para falar com você. Davi diante dos problemas se quebrantava diante de Deus.

Hoje quase não vemos quebrantamento nas igrejas. Sabe por que? Porque a maioria está em pecado. Tem muita gente que o pecado já tirou o seu lenço. O pecado deixa o crente com o coração duro. Não perca seu lenço por causa do pecado. Em Lv. 21 conta que quando Tamar foi levada para fora da cidade para ser queimada e apedrejada, sabe como ela se defendeu? Ela apresentou o selo, o lenço e o cajado de Judá para não morrer.  

Eram os três símbolos da autoridade. O lenço era enrolado como um cordão para segurar o selo. O selo ficava pendurado no pescoço para que todos pudessem ver. Judá passou a maior vergonha da vida dele naquele dia. Todos viram o pecado de Judá. O que Judá perdeu nunca mais recuperou. O diabo sempre virá nos acusar diante dos anjos de Deus quando alguém peca.

A parábola traz uma mensagem poderosa para a igreja. Observe que a atitude do terceiro servo se parece com a maioria dos que estão na igreja. Muitos tem enrolado seus talentos num lenço e guardado. Tem igreja carente de obreiros. Poucos se dedicam   para fazer a obra do Reino de Deus.

Existem alguns lenços espalhados nas igrejas que falam da falta de compromisso com a obra de Deus. Mas muitos querem que as pessoas olhem para eles e os achem com cara de religiosos ou de profetas. Vejamos alguns desses LENÇOS.

O LENÇO DO TEMPO

A maioria gosta de justificar dizendo: não tenho tempo. Só temos tempo para aquilo que é nossa prioridade. Temos tempo para tudo, menos para Deus. Alguns dizem que trabalham muito e chegam em casa cansado. São as desculpas mais esfarrapadas que vemos nas igrejas. Na verdade, a obra de Deus não tem prioridade na vida dos que vivem dando esse tipo de desculpas. Mas com certeza arranjam tempo para ver TV e passar horas nas redes sociais.  

O LENÇO DA DESCULPA FAMILIAR

Essa é uma das maiores desculpas do crente. Sabemos que problemas de relacionamentos dentro de casa são empecilhos de buscarmos a Deus. Tem muita gente que gosta de colocar a culpa no seu cônjuge ou nos filhos para não servir a Deus. Adão pôs a culpa na Eva. Os mais jovens colocam a culpa nos pais. É um jogo de ping-pong. Esquecem que Jesus colocou acima da família a importância de buscar a Deus. Afinal, a salvação é individual. Se sua família tem impedido de buscar a Deus, persista em buscar o Senhor pela Salvação de sua casa e nunca desanime de sua fé.

O LENÇO DA INCAPACIDADE

Muita gente se acha incapaz de assumir um ministério. A maioria das pessoas se dizem ser incapazes quando vê alguém falando de Deus com bastante conhecimento. Isso não significa humildade, mas um ato de autoconfiança. Grandes homens de Deus deram essa desculpa, mas Deus as rejeitou. Todos nós temos capacidade de aprender. Grandes ministérios começaram pequeno. Tiveram um longo caminho de aprendizado. Mas aprenderam muitas coisas e hoje são ministérios honrados.   

O LENÇO DO COMODISMO

Essa desculpa significa “lavar as mãos” para a obra de Deus. A parábola que lemos vemos Deus cobrando rigorosamente de cada um dos seus servos. A gente se acostuma tanto com nosso conforto que é difícil a gente pensar em estender a mão para ajudar na obra de Deus. Muitos devem pensar: cada um que resolva os seus problemas. Quanto tempo faz que Deus está te chamando? Rm.12-2 diz que nós precisamos experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Comece saindo do teu comodismo e faça a vontade de Deus.

Quem sabe você não está usando uma dessas desculpas enrolada no teu lenço. A seara é grande e tem poucos obreiros. Olhe ao seu redor e veja quantas almas estão precisando da tua ajuda. Atenda o chamado de Deus.

Jeremias teve medo. Moisés não sabia falar. Isaias tinha lábios impuros. Você já pensou se esses homens não tivessem aceitado o desafio da desculpa para fazer a obra de Deus? Alguns livros da Bíblia não existiriam se eles tivessem negado o seu chamado por causa das desculpas.  

Certamente você não terá um livro na bíblia com seu nome, Mas aqueles que foram fiéis ao Senhor, terão seus nomes escrito no Livro da Vida. Essa é a melhor notícia que iremos receber de Deus.

 

 

   

        

sábado, 16 de janeiro de 2021

NÃO DESPREZE OS SINAIS DO TEU CHAMADO

 TEXTO: I SM.16-10-13                                                   

TUDO COMEÇA COM A VONTADE DE NÃO IR Á IGREJA! DEPOIS ISSO PASSA A SE REPETIR TODA SEMANA! A VONTADE DE LER A BÍBLIA DESAPARECE! A ORAÇÃO É DEIXADA DE LADO! ESSES SÃO OS PRIMEIROS SINAIS QUE INDICAM QUE VOCÊ ESTÁ SE AFASTANDO DE DEUS! LOGO APARECE O DESÂNIMO! A FRIEZA! O ABANDONO DA FÉ!

VOCÊ NEM ESTÁ PERCEBENDO QUE CADA DIA QUE PASSA, MAIS LONGE VOCÊ ESTÁ FICANDO DE DEUS! ANTES VOCÊ VIVIA O CALOR DA COMUNHÃO COM DEUS! HOJE VOCÊ VIVE O GELO DA DISTÂNCIA! ESTAS APATIAS VÃO SE INSTALANDO LENTAMENTE! INFELIZMENTE TEM MUITA GENTE NA IGREJA VIVENDO ASSIM! O TEXTO QUE LEMOS MOSTRA QUE DEUS NÃO IRIA INSISTIR MAIS COM SAUL! DEUS NÃO QUERIA VER MAIS SAUL SENTADO NO TRONO DE ISRAEL!

DEUS MANDA O PROFETA SAMUEL ENCHER O CHIFRE DE AZEITE E IR ATÉ A CASA DE JESSÉ QUE FICAVA EM BELÉM! DEUS HAVIA ESCOLHIDO UM DOS FILHOS DE JESSÉ PARA SER O NOVO REI DE ISRAEL! INTERESSANTE QUE DEUS FALOU O NOME DO DONO DA CASA E O LOCAL DA CASA! MAS DEUS NÃO DISSE O NOME DE QUEM SERIA ESCOLHIDO! POR QUE? PORQUE QUEM VAI ESCOLHER É DEUS E NÃO O PROFETA!

A PERGUNTA É: SE DEUS MANDOU ESCOLHER UM DOS FILHOS DE JESSE POR QUE DAVI FICOU DE FORA DA REUNIÃO? ERA UMA REUNIÃO IMPORTANTE! TÃO IMPORTANTE QUE DALÍ SERIA LEVANTADO O NOVO REI DE ISRAEL! O PROFETA DIZ: DEUS ME ENVIOU AQUI PORQUE UM DOS TEUS FILHOS SERÁ O NOVO REI DE ISRAEL! SE JESSÉ PERGUNTASSE: QUAL É O NOME DELE? O PROFETA RESPONDERIA: NÃO SEI! DEUS NÃO ME REVELOU!

O PAI CHAMA OS FILHOS, MAS NÃO CHAMA DAVI! JESSÉ NÃO ACREDITAVA QUE DAVI PUDESSE SER O ESCOLHIDO! PARA JESSÉ DAVI SÓ SERVIA PARA SER PASTOR DE OVELHA! DAVI FICOU FORA DA LISTA DE SEU PAI! O PROFETA OLHA UM POR UM E QUASE FOI ENGANADO! DEUS CORRIGE A ESCOLHA DO PROFETA!

CADA UM QUE SE APRESENTAVA DEUS DIZIA: ESSE AÍ NÃO! SABE O QUE APRENDO AQUI? QUE DEUS TEM SUA PRÓPRIA LISTA! DEUS AMA AQUELES QUE NÃO ESTÃO NA LISTA DOS HOMENS! NA PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES SABE QUEM APARECEU NESSA LISTA? UM ADOLESCENTE!

DEUS TEM UM PLANO NA TUA VIDA, MESMO QUE VOCÊ NÃO SEJA LEMBRADO NA LISTA DOS HOMENS! DEUS NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM A LISTA DOS HOMENS! DEUS TEM SUA PRÓPRIA LISTA E FOI DEUS QUE ESCREVEU O TEU NOME NELA! E QUANDO DEUS ESCREVE NINGUÉM APAGA! DEPOIS DE DAVI SER UNGIDO REI, A PRIMEIRA VEZ QUE ELE ENTROU NO PALÁCIO NÃO FOI COMO REI! ELE ENTROU COMO TOCADOR DE HARPA!

QUEM DIRIA QUE UM DIA DAVI IRIA ENTRAR NAQUELE PALÁCIO! DAVI GLORIFICAVA DEUS COM SUA HARPA! TUDO QUE A GENTE FAZ PARA GLORIFICAR O NOME DE DEUS, O SENHOR NOS LEVARÁ A LUGARES NUNCA IMAGINADOS! DAVI TOCAVA SUA HARPA LOUVANDO E ADORANDO DEUS DENTRO DO PALÁCIO!

POR QUE DEUS NÃO COLOCOU DAVI DIRETAMENTE NO PALÁCIO COMO REI? PORQUE DAVI NÃO TINHA NASCIDO NUM PALÁCIO! A FAMILIA DE DAVI NÃO TINHA LINHAGEM DE REI O PALÁCIO NÃO FAZIA PARTE DO MUNDO DE DAVI! ANTES DE DAVI ASSUMIR O TRONO DEUS PRIMEIRO VAI MUDAR A REALIDADE DE DAVI! DEUS PRECISAVA MUDAR A POSTURA DE DAVI! DAVI NÃO TINHA EXPERIENCIA DE REI! ELE NÃO SABIA O PESO DA RESPONSANILIDADE DE UM REI!

DAVI SÓ ENTENDIA DE PASTO! ELE CRESCEU CUIDANDO DE OVELHA! DAVI PRECISAVA SER PREPARADO PARA ASSUMIR O TRONO! POR ISSO DAVI ENTROU NO PALÁCIO PARA APRENDER! DAVI NEM SENTAVA NA MESA DA CASA DO PAI DELE! IMAGINE DAVI SENTADO NO TRONO! DAVI PARA SENTAR NO TRONO PRECISAVA TER HABILIDADE DE REI! PENSAR COMO REI! TER DIREÇÃO DE REI! AINDA NÃO ERA TEMPO DE DAVI ASSUMIR O TRONO! APRENDO AQUI QUE DEUS NÃO QUER LEVANTAR UMA GERAÇÃO SÓ PARA SENTAR NO PÚLPITO! DEUS QUER UMA GERAÇÃO QUE PERMANEÇA NO PÚLPITO!

O PROBLEMA DAS NOSSAS IGREJAS É PROMOVER PESSOAS PARA O PÚLPITO SEM PREPARAR O CARÁTER DA PESSOA! TEM GENTE QUE ATÉ CHEGA LÁ, MAS NÃO PERMANECE! O MEU TALENTO – A MINHA UNÇÃO - PODE ATÉ ABRIR A PORTA E ME DAR DIREITO A UM MICROFONE! A UMA CADEIRA! MAS O QUE ME FAZ PERMANECER NA CADEIRA É O MEU CARÁTER! É A MINHA POSTURA! O MEU COMPORTAMENTO COM DEUS! OBSERVE QUE A UNÇÃO DE DAVI ERA DE REI! MAS A CABEÇA DE DAVI ERA DE PASTOR DE OVELHA!

NÃO ADIANTA DEUS NOS POR EM LUGARES ALTOS SE OS NOSSOS PENSAMENTOS CONTINUAM AQUI EMBAIXO! DEUS JAMAIS IRIA POR UM DAVI INEXPERIENTE PARA SER REI DO SEU POVO! QUEM CARREGA UNÇÃO NÃO QUER DIZER QUE A TEM PARA SEMPRE! SAUL ERA O REI, MAS ELE NÃO SABIA QUE JÁ TINHA PERDIDO O TRONO! 

DAVI ESPEROU MAIS DE VINTE ANOS PARA SE TORNAR REI! FOI NO PALÁCIO QUE DAVI APRENDEU QUE DEUS NÃO TINHA ESQUECIDO DA SUA PROMESSA! DAVI SÓ IRIA ASSUMIR O TRONO QUANDO ELE ESTIVESSE DO JEITO QUE DEUS QUERIA! DEUS JÁ TE COLOCOU PERTO DE PESSOAS COMO ÁGUIAS! PERTO DE PESSOAS QUE ESTÃO NA TUA FRENTE! PERTO DE PESSOAS QUE SABEM MAIS QUE VOCÊ! PERTO DE GENTE MAIS EXPRIENTE QUE VOCÊ! APRENDA COM ELAS! APROVEITE A OPORTUNIDADE QUE DEUS ESTÁ TE DANDO!

ELEVE O TEU NÍVEL COM NOVAS EXPERIENCIAS! APRENDA NOVAS HABILIDADES! NOVAS PRÁTICAS! DAVI NASCEU COM UMA MISSÃO NOBRE! ELE NASCEU PARA SER REI, MAS TINHA COISAS PARA APRENDER! APESAR DE DAVI SER REJEITADO NA SUA CASA, ELE TINHA CRÉDITO NO CÉU! VOCÊ PODE SER O ULTIMO DA TUA CASA, MAS SE DEUS TE ESCOLHEU É PORQUE VOCÊ FOI UNGIDO PARA UMA MISSÃO ESPECIAL! DEUS SABE DAS TUAS QUALIDADES!

VOCÊ PODE TER SIDO HUMILHADO! PODE TER SIDO DESPREZADO! MAS É ESSES QUE DEUS GOSTA DE EXALTAR! DAVI PARA ASSUMIR O TRONO DE ISRAEL ELE PRECISOU PASSAR POR QUATRO ETAPAS! DEUS TAMBÉM VAI TE FAZER PASSAR POR QUATRO ETAPAS PROFÉTICAS DA TUA VIDA!

1ª ETAPA – CURANDO OS SENTIMENTOS EMOCIONAIS

NEM TODOS TIVERAM UMA BOA INFANCIA! MUITOS NÃO FORAM VALORIZADOS PELOS SEUS PAIS! MUITOS CARREGAM A LEMBRANÇA DE UMA ADOLESCÊNCIA DOLOROSA! CARREGAM FRUSTRAÇÕES AMARGAS! TRAUMAS! DAVI PASSOU A MAIOR PARTE DA SUA ADOLESCENCIA NO APRISCO! EXERCIA A PIOR FUNÇÃO DAQUELA ÉPOCA: ERA PASTOR DE OVELHAS! DAVI ERA DESPREZADO PELO SEU PAI E POR SEUS IRMÃOS! MAS ELE TINHA UM CORAÇÃO DE ADORADOR QUE NINGUÉM NA FAMÍLIA TINHA! DEUS VIA O CUIDADO QUE DAVI TINHA PELAS SUAS OVELHAS! DEUS TAMBÉM CUIDAVA E GUARDAVA DAVI PARA UM DIA CUIDAR DO SEU POVO!

2ª A ETAPA - A FASE DO ANONIMATO 

PALAVRA PROFÉTICA NÃO SIGNIFICA CUMPRIMENTO! MUITOS RECEBERAM E ATÉ HOJE AS PROFECIAS NÃO SE CUMPRIRAM! POR QUE? PORQUE PALAVRA PROFÉTICA É PRENÚNCIO! DEUS ESTÁ FALANDO QUE ISSO PODE ACONTECER NO FUTURO! DAVI FOI UNGIDO REI, MAS VOLTOU A CUIDAR DO APRISCO!

PALAVRA PROFÉTICA É DEUS QUERENDO SABER COMO O TEU CORAÇÃO VAI SE COMPORTAR PARA QUE ESSA PALAVRA SE CUMPRA! DAVI DEPOIS DE UNGIDO ELE NÃO SE TORNOU SOBERBO! NÃO SAIU GRITANDO DIZENDO QUE ERA REI DE ISRAEL! TEM GENTE QUE SE EMPOLGA COM O PRENÚNCIO E SE PERDE NO PROCESSO! JESUS COM 12 ANOS TINHA PRENUNCIO QUE ERA O MESSIAS! MAS ELE SÓ CUROU E MANIFESTOU A SUA DIVINDADE COM 30 ANOS! DAVI NUNCA SE PREOCUPOU COM A FAMA! FOI DEUS É QUE DECIDIU TIRAR DAVI DO ANONIMATO!

3ª ETAPA – AMADURECENDO O CARÁTER PARA RECEBER A PROMESSA

NINGUÉM AMADURECE SE NÃO PASSAR PELAS ETAPAS DE DEUS! ÀS VEZES É UMA LONGA CAMINHADA! VEM AS LUTAS! NÃO TEM COMO FUGIR! NÃO DÁ PARA PULAR AS ETAPAS! É DEUS NOS PREPARANDO! É O PROCESSO DA MATURIDADE! QUANTO MAIS RÁPIDO FOR A NOSSA MATURIDADE MAIS RÁPIDO A PROMESSA SE CUMPRE! DAVI SAIU DO CENÁRIO DE PASTOS VERDEJANTES PARA CRESCER E AMADURECER NO VALE DA SOMBRA DA MORTE! QUANDO DAVI JÁ VIVIA A PLENITUDE DA PRESENÇA DE DEUS A PROMESSA SE CUMPRIU!

4ª ETAPA – A FASE DA HONRA

A HONRA É UM PRINCÍPIO DE DEUS! DAVI RECEBEU DUPLA HONRA! A TUA PROMESSA É SÓ UM TÍTULO! A TUA UNÇÃO É SÓ UM PRENÚNCIO DO QUE VOCÊ SERÁ! MAS QUANDO VOCÊ PASSAR PELO PROCESSO DE DEUS AÍ SIM, DEUS IRÁ TE HONRAR! ENTÃO NÃO FUJA DAS ETAPAS DE DEUS PARA SER HONRADO! O ÚNICO CAMINHO PARA RECEBER A DUPLA HONRA É O CAMINHO DA VERGONHA! SE UM DIA VOCÊ JÁ FOI ENVERGONHADO!

INJUSTIÇADO! DESPREZADO! ABANDONADO! VOCÊ É UM FORTE CANDIDATO PARA RECEBER A DUPLA HONRA DE DEUS! JOEL 2-27 DIZ QUE DEUS NÃO DEIXARÁ SEU POVO SER ENERGONHADO! TEU TRABALHO NA CASA DE DEUS PODE TER CHORO! PERSEGUIÇÃO! TRISTEZA! INJUSTIÇA! É NESSES DESAFIOS QUE DEUS DARÁ A DUPLA HONRA PARA AQUELES QUE NÃO DESISTEM! DEPOIS DE UMA GRANDE LUTA VEM UMA GRANDE VITÓRIA! PARA ISSO ACONTECER DEUS SÓ QUER QUE VOCÊ TENHA UM CORAÇÃO COMO DE DAVI!

ESTEJA DISPOSTO PARA DEIXAR DEUS TRABALHAR NA TUA VIDA! TUDO QUE NASCE PRONTO DÁ ERRADO! POR ISSO TODO COMEÇO DE DEUS COMEÇA PEQUENO! ENTÃO NUNCA DESPREZE OS PEQUENOS SINAIS DO TEU CHAMADO!


domingo, 10 de janeiro de 2021

AS TRÊS FASES DO CRENTE

 TEXTO JÓ 1-2

O LIVRO DE JÓ RELATA JÓ VIVENDO UMA VIDA TRANQUILA JUNTO A SUA FAMÍLIA! JÓ ERA UM HOMEM ABENÇOADO POR DEUS DE UMA FORMA INCOMUM! JÓ ERA UM TROFÉU DA GRAÇA DE DEUS! INTERESSANTE QUE O AUTOR FAZ UMA AVALIAÇÃO DO CARÁTER DE JÓ DIZENDO: ELE ERA HOMEM INTEGRO E RETO QUE TEMIA DEUS E SE DESVIAVA DO MAL! 

SER ÍNTEGRO É SER UMA PESSOA QUE DEIXA NAS MÃOS DE DEUS TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA! JÓ NÃO ENTREGAVA SUA VIDA PARA DEUS PELA METADE! ISSO SIGNIFICA QUE JÓ CONHECIA O DEUS QUE ELE SERVIA! 

JÓ ERA UM PERFEITO ADORADOR DE DEUS! ELE ERA FIEL A DEUS! JÓ ERA UM HOMEM CHEIO DE VIRTUDES! OBSERVE QUE EM SEGUIDA VEMOS TAMBÉM A AVALIAÇÃO DE DEUS SOBRE O CARÁTER DE JÓ! OLHA O QUE DEUS FALOU: NINGUÉM HÁ NA TERRA SEMELHANTE A ELE, HOMEM INTEGRO E RETO QUE TEME A DEUS E SE DESVIA DO MAL (JÓ 1-8) 

AS DUAS AVALIAÇÕES TEM O MESMO CONTEÚDO! SIGNIFICA QUE JÓ ERA CONHECIDO DIANTE DOS OLHOS DOS HOMENS E DE DEUS! JÓ ERA UM HOMEM RICO! TINHA UMA FAMÍLIA ABENÇOADA! 10 FILHOS! ESPOSA! 7 MIL OVELHAS! 3 MIL CAMELOS! 500 JUNTAS DE BOIS E 500 JUMENTAS! JÓ TINHA SERVOS E SERVAS! 

A BÍBLIA RELATA QUE ELE ERA O MAIOR DE TODOS NO ORIENTE! PODEROSO! RESPEITADO! NÃO HAVIA NINGUÉM IGUAL A JÔ! APESAR DE JÓ SER RICO ELE TEMIA DEUS POR ELE E POR SEUS FILHOS! A BÍBLIA DIZ QUE JÓ REGULARMENTE SANTIFICAVA SEUS FILHOS E FILHAS ATRAVÉS DE OFERTAS QUEIMADAS!

QUAL A LIÇÃO QUE APRENDEMOS COM A HISTÓRIA DE JÓ? É REVELAR QUE OS PUROS TAMBÉM PASSAM POR PROBLEMAS E AFLIÇÕES! QUE MESMO OS FIÉIS TAMBÉM PASSAM POR TRIBULAÇÕES! A HISTÓRIA DE JÓ DESENVOLVE ESSE TEMA DE MODO A NOS RESPONDER AS INUMERAS QUESTÕES A RESPEITO DO PORQUE QUE OS JUSTOS TAMBÉM SOFREM! 

OS PRIMEIROS CAPÍTULOS MOSTRAM A CENA DE UM DESAFIO LANÇADO NO CÉU QUANDO DEUS PERGUNTA A SATANÁS SE ELE TINHA OBSERVADO A FIDELIDADE DE JÓ! COMO ACUSADOR SATANÁS ALEGOU QUE JÓ SÓ ERA FIEL A DEUS POR CONVENIENCIA! SATANÁS DIZ AINDA QUE JÓ SÓ SERVIA A DEUS POR INTERESSE E PORQUE DEUS ABENÇOAVA A VIDA DELE! 

ENTÃO DEUS PERMITIU QUE JÓ FOSSE TENTADO E TESTADO! FOI A PARTIR DAÍ QUE A FÉ DE JÓ COMEÇOU A SER PROVADA E APERFEIÇOADA ATRAVÉS DO SEU TERRÍVEL SOFRIMENTO!. JÓ FOI ATINGIDO POR CALAMIDADES DE TODOS OS LADOS! PÉRDEU SEUS BENS MATERIAIS! PERDEU SEUS FILHOS E SUA SAÚDE! 

O SOFRIMENTO DE JÓ É INTERPRETADO POR NÓS NA PERSPECTIVA HUMANA! POR ISSO VEMOS OS AMIGOS DE JÓ QUERENDO ENTENDER OS MOTIVOS DO SOFRIMENTO DELE! DEUS PERMITIU JÓ PASSAR POR 3 FASES NA SUA VIDA! ESSAS 3 FASES FAZEM PARTE DE MUITA GENTE NA IGREJA!  !

A PRIMEIRA FASE – A FASE DA TRANQÜILIDADE 

TODO SER HUMANO ANSEIA VIVER UMA VIDA CHEIA DE SAÚDE! UMA BOA VIDA FINANCEIRA! UMA VIDA ONDE TEMOS TUDO! ONDE NÃO TEMOS MOTIVOS DE RECLAMARMOS DE NADA! A FASE DA TRANQÜILIDADE FAZ PARTE DOS PLANOS DE TODAS AS PESSOAS! NINGUÉM GOSTA DE VIVER UMA VIDA DE PROVAÇÕES! 

VIVER UMA VIDA SEM DIFICULDADES! SEM DORES DE CABEÇA! SEM LAGRIMAS! SEM TRISTEZAS! NESSA FASE É FÁCIL SERVIR A DEUS! É FÁCIL ADORAR A DEUS QUANDO TUDO ESTÁ CALMO! É FÁCIL SE ALEGRAR QUANDO ESTAMOS VIVENDO UMA VIDA SERENA! É FÁCIL AMAR A DEUS QUANDO A NOSSA VIDA ESTÁ UM MAR DE ROSAS!

É FÁCIL VIR PARA A IGREJA LOUVAR A DEUS QUANDO NOSSO CORAÇÃO ESTÁ CONFORTADO! É FACIL ORAR QUANDO NOSSA VIDA NÃO EXISTE AGITAÇÃO! SABIA QUE NESSE MAR DE TRANQUILIDADE AINDA TEM GENTE QUE RECLAMA DE DEUS?

QUE QUANDO SURGEM PEQUENAS PROVAÇÕES COMEÇAM A DUVIDAR DA BONDADE DE DEUS? TEM GENTE QUE FICA DESANIMADO! INSATISFEITO! VEM PARA A IGREJA DESANIMADO! ENTRA E SAI SEM FALAR COM NINGUÉM!   

A SEGUNDA FASE -  A FASE DAS PRIMEIRAS DIFICULDADES

É QUANDO CHEGAM OS DIAS MAUS! É QUANDO SURGEM DE REPENTE E DO NADA UMA SURPRESA  DESAGRADÁVEL! O QUE VOCÊ FARIA SE TODAS AS SUAS BENÇÃOS FOSSEM TIRADAS? O QUE VOCÊ FARIA SE VOCÊ PERDESSE TUDO MESMO SABENDO QUE NÃO FEZ NADA DE ERRADO? VOCÊ AINDA AMARIA DEUS? AINDA SERVIRIA DEUS?

SERÁ QUE VOCÊ AINDA LOUVARIA DEUS? SERIA SUBMISSO A DEUS? VIRIA PARA A IGREJA? PARA MUITOS É COISA SÉRIA PARA PENSAR!! SERÁ QUE NÃO ESTAMOS SERVINDO A DEUS POR TROCA DE FAVORES? SERVINDO POR TROCAS DE BENÇÃOS? POR TROCAS DE BENEFÍCIOS?

ESSE FOI UM MOMENTO DIFÍCIL NA VIDA DE JÓ! DIFICIL ENTENDER PORQUE DEUS PERMITIU ISSO!!! NESSAS HORAS TUDO É DIFICIL! DIFÍCIL SE ALEGRAR! DIFICIL DE AMAR DEUS! DIFICIL DE OBEDECER AO SENHOR! JÓ SOUBE ENCARAR TODOS ESSES DRAMAS!!

A TERCEIRA FASE - A FASE DA PROVAÇÃO

MUITA GENTE PENSA QUE POR TER UM BELO CURRICULO COM DEUS NADA DE MAL VAI ACONTECER NA VIDA DELE! ESSA É A FASE DO QUASE IMPOSSÍVEL DE SUPORTAR! JÓ FOI MORAR NUMA LIXEIRA! JÓ ADOECEU E SEU CORPO FICOU CHEIO DE FERIDAS! SEUS AMIGOS SEM SABER O QUE SE PASSAVA FICARAM EM SILENCIO VENDO O SOFRIMENTO DE JÓ! 

ACHAVAM QUE JÓ TINHA FEITO ALGUM MAL E QUE DEUS O ESTAVA PUNINDO! O HOMEM MAIS CONHECIDO E PODEROSO DO ORIENTE ESTAVA DOENTE E SOFRENDO! O HOMEM MAIS RESPEITADO E RICO DO ORIENTE ESTAVA VIVENDO NUMA LIXEIRA!

JÓ ESTAVA VIVENDO UMA FASE QUASE IMPOSSÍVEL DE SUPORTAR! TALVEZ VOCÊ NUNCA TERÁ ESSA EXPERIÊNCIA! MAS QUEM SABE VOCÊ NÃO ESTEJA PASSANDO POR ALGUM TIPO DE VENTO FORTE NA TUA VIDA! UM VENTO FORTE NO TEU TRABALHO! NO TEU CASAMENTO!

NA TUA VIDA FINANCEIRA! NA TUA SAÚDE! QUALQUER QUE SEJA A TUA EXPERIÊNCIA DEUS ESTÁ DIZENDO: AQUIETAI-VOS! DEUS ESTÁ PREPARANDO ALGO NOVO PARA A TUA VIDA APESAR DAS TRIBULAÇÕES! 

NOSSO DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO QUE SE PASSA NA NOSSA VIDA! A NOSSA CAMINHADA PODE SER ÀRDUA, MAS DEUS SEMPRE ESTARÁ PRESENTE NOS NOSSOS CAMINHOS! TODA FASE DOS DIAS MAUS UM DIA ACABA! E QUANDO ACABOU NA VIDA DE JÓ VEJA O QUE ACONTECEU: 

A FÉ DE JÓ FOI RECOMPENSADA

A VIDA FINANCEIRA DE JÓ FOI RECONSTITUÍDA

DEUS RESTITUIU A FAMÍLIA DE JÓ COM NOVOS FILHOS

DEUS RESTAUROU AS FORÇAS E A SAÚDE DE JÓ

JÓ PASSOU A SER INTERCESSOR DE SEUS AMIGOS 

JÓ PASSAOU PELA MAIOR EXPERIENCIA PARA CONHECER DE PERTO O DEUS QUE ELE SERVIA

NINGUÉM ESTÁ ISENTO DE PASSAR PELAS ADVERSIDADES! JÓ PASSOU POR TRES FASES DE UM DENSO NEVOEIRO! JÓ ENFRENTOU O VALE DA MORTE! EM VEZ DO SOFRIMENTO ENDURECER O CORAÇÃO DE JÓ, AS ADVERSIDADES FIZERAM FOI LEVAR JÓ PARA PERTO DE DEUS! 

JÓ SAIU DA CRISE MAIS FORTALECIDO! RICO E MAIS PERTO DE DEUS! QUE POSSAMOS APRENDER COM A HISTÓRIA DE JÓ QUE ÁS VEZES DEUS PERMITE SAIRMOS DA NOSSA ÁREA DE CONFORTO PARA ADQUIRIRMOS UMA PODEROSA EXPERIENCIA PARA NOSSO CRECIMENTO ESPIRITUAL!

JÓ NOS TRAZ UM EXEMPLO DE VIDA! UM EXEMPLO DE PACIÊNCIA E DE ESPERANÇA EM DEUS! UM EXEMPLO QUE O HOMEM PODE TRIUNFAR NA MAIOR ADVERSIDADE DA VIDA! SE JÓ SAIU VOCÊ PODE SAIR TAMBÉM!

LEMBRE-SE: TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE (FP. 4-13) 

 

 

 

 

sábado, 9 de janeiro de 2021

O CENTURIÃO DE CAFARNAUM

 Texto: Mt. 8- 5-13

Há certos personagens na Bíblia, que têm uma característica interessante: Não conhecemos os seus nomes, suas famílias, mas os seus encontros com Cristo foram tão significativos que mereceram um registro que fica até os nossos dias. É o caso e o caso de um Centurião que foi até Cristo para pedir por um servo. 

Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se a Ele, um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. 

Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. 

Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado. Queremos meditar nesse texto sobre a singularidade desse Centurião no seu encontro com Cristo. Sabe o que esse texto nos mostra? Mostra um centurião que tinha autoridade mas não tinha poder. Mostra Cristo cheio de autoridade e cheio do poder que podia curar o servo daquele homem.    

Quem era aquele centurião? 

A primeira coisa que queremos destacar é quem era aquele homem. Ele era um romano, um dominador. Naquela época Roma dominava toda aquela região. Dessa forma, a atitude de um romano para com qualquer pessoa de outra nação era de supremacia, de alguém que vê os outros como inferiores.

Um centurião era um comandante de uma das divisões da infantaria romana composta de cem homens. Ele era uma das autoridades da cidade. Na cidade de Cafarnaum, havia uma centúria da qual ele era o comandante. Naquela cidade o seu poder era muito grande.

A atitude daquele centurião.

A segunda coisa que queremos destacar é a sua atitude. Todo romano era acostumado a ter uma atitude de superioridade sobre as pessoas dos outros povos. Ele era um militar. Talvez tivesse alcançado o posto pela bravura nas batalhas que havia lutado pelo império. Era uma autoridade naquela cidade, talvez a maior delas. Acostumado a dar ordens como ele mesmo diz, porém há algo que se destacar na sua atitude. Ele veio implorar.

Um romano, dirigir-se a um judeu para implorar, não era algo comum de se ver. Ele tinha naquela cidade poder de vida e de morte sobre muitos. Mas, ao se aproximar de Cristo ele chega implorando. Ele veio pedir por um servo. Fosse por um filho, uma filha, a esposa, a mãe ou o pai até que seria compreensível, mas, pedir por um servo, isso sim foi além do que se poderia esperar. 

Essa atitude do Centurião, traz para nós uma lição de como está nosso individualismo e egoísmo. Você ora, pela empregada que trabalha na sua casa? Você ora pelos seus colegas de trabalho? Você ora pelos seus vizinhos? Ele dirigiu-se a Cristo como Senhor. Ele estava acostumado como todas as autoridades a ser tratado de Senhor. 

Mas agora, o Centurião que tinha sob seu comando, cem soldados, se curva diante de Cristo, diante da autoridade de um homem sem soldados, sem armas, sem quartel, mas com uma palavra cujo poder criou o universo e que trouxe à existência as coisas que não eram e que vieram a existir.

Ele se julgou indigno de receber a Cristo em sua casa. Aquele homem era acostumado a ver as portas se abrirem para ele, de ver as pessoas se curvando diante dele. Agora diante de Cristo, reconhece: não sou digno que entres na minha casa. Se ele representava o império romano, com Cristo estava presente o Reino de Deus aqui na terra.

A fé que ele demonstrou. 

A terceira coisa que queremos ressaltar foi a fé que demonstrou. Nesse episódio, Cristo faz um contraste da fé daquele homem com a fé dos judeus. Enquanto os escribas estavam continuamente contestando a autoridade e negando os milagres que Cristo realizava, aquele homem, um gentio havia demonstrado uma fé digna de elogios.

Ele Reconheceu a Suprema autoridade de Cristo: basta uma palavra sua. Não era preciso nem um gesto, nem um ritual. Aquele centurião, um gentio, reconhece a suprema autoridade de Cristo sobre todas as coisas existentes, inclusive sobre as enfermidades.
 

A sua fé se evidência no fato de que ele creu. Creu que Cristo podia curar qualquer enfermidade.  Ele tinha dúvidas. Ele creu que Cristo podia curar a qualquer distância. Ele não ficou pensando como Marta, irmã de Lázaro, “se estivesses aqui.”. Não, ele cria que para Cristo, não importava a distância. Nem todo o universo é limite para o seu poder. 

Reconheceu o milagre que recebeu de Cristo.

Finalmente, queremos destacar o reconhecimento que ele recebeu de Cristo. O que se destaca no texto não apenas o pedido do Centurião e a cura que Jesus Cristo realizou, mas o reconhecimento que a sua fé mereceu da parte de Jesus Cristo.

O texto nos diz que Cristo ficou admirado de sua fé e expressou essa sua admiração com uma das expressões mais elogiosas da Bíblia: “Nem mesmo em Israel encontrei uma fé como esta.” O reconhecimento de Jesus Cristo também está expresso na sua resposta ao Centurião. Vai-te, e seja feito conforme a tua fé.
 

Quando você ora, você ora com fé ou você ora mecanicamente apenas para cumprir? Se nesse momento, a vida de alguém dependesse da sua fé essa pessoa continuaria viva ou morreria? O texto nos diz que naquela mesma hora o servo foi curado.

Quais as lições que esse texto nos traz? Não podemos perder de vista que este texto traz no seu conteúdo um contraste da fé dos judeus com a fé de um gentio. A expressão de Cristo é de surpresa e ao mesmo tempo de desapontamento: Nem mesmo em Israel achei uma fé como esta.

Isto nos traz alguns questionamentos a respeito da nossa fé. A nossa fé é superior a dos mulçumanos capazes de morrer por Alá? A nossa fé é maior do que a dos monges budistas, capazes de renunciar a todos os bens por causa de Buda? A nossa fé é maior do que a das pessoas que confiam cegamente na força dos astros para dirigir os seus destinos?

Precisamos aprender com aquele Centurião que buscou diretamente em Cristo a solução para os problemas. Que se apresentou diante de Jesus Cristo em favor de outro. Precisamos aprender, também, com a atitude daquele Centurião que veio se humilhando diante poderosa mão de Jesus, reconhecendo: a limitação de sua autoridade.

Há uma lenda que diz que em Roma um cidadão que teve dois filhos: um era poeta, pensador, filósofo. O outro, um soldado. Um dia, porém, alguém se aproxima daquele homem e diz que um deles diria algo que ficaria registrado para todo o sempre.
 

O pai sempre achava que seria o seu filho poeta e filósofo. Mas lhe foi revelado que seria o soldado. O seu filho soldado, ficou a pensar o que é que ele haveria de dizer de tão importante que iria ficar para posteridade. Tempos depois, é destacado para uma província romana para comandar uma centúria romana na Palestina numa cidade chamada Cafarnaum. 

Quando o seu servo adoece gravemente ele resolve procurar um jovem Rabi que estava ensinando naquela região e quando se aproxima daquele jovem rabi diz:  Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. 

Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.

A Bíblia não diz o nome do Centurião, onde nasceu, e nem quem eram seus pais, contudo o que fez ficou para a Eternidade.