quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

ONDE ESTÁ O TEU LENÇO?

 Texto: Lc.19-11- 27

Nada está escrito na Bíblia que não contenha uma lição a ser aprendida por nós, ainda que o texto pareça sem importância. Existem textos na bíblia que quando lemos somos levados até o céu para Deus falar diretamente conosco.

Nessa parábola Jesus está falando uma palavra de encorajamento para os seus discípulos. Eles acreditavam que assim que Jesus chegasse em Jerusalém, Ele logo iria estabelecer o Reino de Deus. Os discípulos estavam ansiosos na expectativa que Jesus se tornasse Rei para que eles exercerem seus cargos.

Eles esperavam que esse Reino seria terreno, político e judaico. Nem sabiam que o Reino só seria instaurado após a morte e a ressurreição de Jesus. Jesus então conta essa parábola para explicar e incentivar seus discípulos a se tornarem mais diligentes, mais ativos, e a se esforçarem mais, se quisessem um lugar no Reino de Deus.

Jesus relata nesse texto um homem de origem nobre que viaja para um país distante, que é o céu, dando a cada um deles uma quantia razoável de moedas de prata. Eles teriam que saber administrar para que cada um tivesse o seu rendimento. Os rendimentos foram variados, significa que cada um trabalhou e investiu de formas diferentes.

O primeiro rendeu 1 para 10, o segundo 1 para 5; o terceiro 1 para 0. O terceiro servo nos chama atenção. Veja que o medo lhe tinha paralisado e o impediu de pelo menos ganhar alguns juros. A primeira lição que aprendo aqui é que nossos medos não servirão de desculpas no dia do julgamento.

A moeda foi tirada dele e dada ao que tinha 10. Os discípulos não gostaram nada quando Jesus falou isso. Por isso Jesus diz a eles: “A todo aquele que tem mais será dado; mas daquele que não tem, até mesmo o que tem será tirado”.  Negligencia e descaso não tem desculpa para Deus.

Interessante que cada um recebeu quantias diferentes. Espiritualmente falando, isso quer dizer que a fé de um é diferente do outro. A fé de Paulo era diferente de Timóteo. A fé de Abraão era diferente de Ló. Por isso cada um daqueles servos, receberam quantias diferentes para trabalharem para o seu senhor.

A segunda lição que aprendo aqui é que todos nós temos a responsabilidade de crescer na graça e no conhecimento.  O curioso dessa parábola é que o servo guardou a moeda enrolada num lenço e a entregou ao seu senhor. Nessa parábola LENÇO está mostrando a atitude de quem faz a obra com excelência e quem faz relaxadamente.

LENÇO no grego é saudarian, pano suado. A pergunta para a igreja é: onde está o teu lenço? O teu lenço está perfumado ou está molhado de lágrimas? Lenço fala de quebrantamento. Quanto tempo faz que você não o usa?

Lenço de discípulo tem que ter lágrimas. Tem que ter suor. Lenço de quem faz a obra tem poder no altar de Deus! Tem muita gente que está viva por causa do lenço molhado de alguém. Tem gente que não morreu espiritualmente por causa do lenço molhado de alguém. Tem gente que recebeu milagre por causa do lenço molhado de alguém. Chore. Clame. Se derrame na presença de Deus.

Volte a molhar o teu lenço. Se quebrante na Presença de Deus. Volte a ter comunhão com Deus. Você quer que Deus lhe ouça? Você quer receber as bençãos de Deus? Você quer a graça de Deus na tua vida? Tem alguma causa impossível? Deixe Deus ver o teu lenço molhado de lágrimas.

Está frio na igreja? Seu casamento fracassou? Não tem vontade de orar? Não louva mais o Senhor? É hora de acabar com essa frieza. Volte para Deus. Se quebrante. Tire teu lenço da gaveta e entre no teu quarto. Quando você chorar o teu coração vai amolecer e Deus vai entrar para falar com você. Davi diante dos problemas se quebrantava diante de Deus.

Hoje quase não vemos quebrantamento nas igrejas. Sabe por que? Porque a maioria está em pecado. Tem muita gente que o pecado já tirou o seu lenço. O pecado deixa o crente com o coração duro. Não perca seu lenço por causa do pecado. Em Lv. 21 conta que quando Tamar foi levada para fora da cidade para ser queimada e apedrejada, sabe como ela se defendeu? Ela apresentou o selo, o lenço e o cajado de Judá para não morrer.  

Eram os três símbolos da autoridade. O lenço era enrolado como um cordão para segurar o selo. O selo ficava pendurado no pescoço para que todos pudessem ver. Judá passou a maior vergonha da vida dele naquele dia. Todos viram o pecado de Judá. O que Judá perdeu nunca mais recuperou. O diabo sempre virá nos acusar diante dos anjos de Deus quando alguém peca.

A parábola traz uma mensagem poderosa para a igreja. Observe que a atitude do terceiro servo se parece com a maioria dos que estão na igreja. Muitos tem enrolado seus talentos num lenço e guardado. Tem igreja carente de obreiros. Poucos se dedicam   para fazer a obra do Reino de Deus.

Existem alguns lenços espalhados nas igrejas que falam da falta de compromisso com a obra de Deus. Mas muitos querem que as pessoas olhem para eles e os achem com cara de religiosos ou de profetas. Vejamos alguns desses LENÇOS.

O LENÇO DO TEMPO

A maioria gosta de justificar dizendo: não tenho tempo. Só temos tempo para aquilo que é nossa prioridade. Temos tempo para tudo, menos para Deus. Alguns dizem que trabalham muito e chegam em casa cansado. São as desculpas mais esfarrapadas que vemos nas igrejas. Na verdade, a obra de Deus não tem prioridade na vida dos que vivem dando esse tipo de desculpas. Mas com certeza arranjam tempo para ver TV e passar horas nas redes sociais.  

O LENÇO DA DESCULPA FAMILIAR

Essa é uma das maiores desculpas do crente. Sabemos que problemas de relacionamentos dentro de casa são empecilhos de buscarmos a Deus. Tem muita gente que gosta de colocar a culpa no seu cônjuge ou nos filhos para não servir a Deus. Adão pôs a culpa na Eva. Os mais jovens colocam a culpa nos pais. É um jogo de ping-pong. Esquecem que Jesus colocou acima da família a importância de buscar a Deus. Afinal, a salvação é individual. Se sua família tem impedido de buscar a Deus, persista em buscar o Senhor pela Salvação de sua casa e nunca desanime de sua fé.

O LENÇO DA INCAPACIDADE

Muita gente se acha incapaz de assumir um ministério. A maioria das pessoas se dizem ser incapazes quando vê alguém falando de Deus com bastante conhecimento. Isso não significa humildade, mas um ato de autoconfiança. Grandes homens de Deus deram essa desculpa, mas Deus as rejeitou. Todos nós temos capacidade de aprender. Grandes ministérios começaram pequeno. Tiveram um longo caminho de aprendizado. Mas aprenderam muitas coisas e hoje são ministérios honrados.   

O LENÇO DO COMODISMO

Essa desculpa significa “lavar as mãos” para a obra de Deus. A parábola que lemos vemos Deus cobrando rigorosamente de cada um dos seus servos. A gente se acostuma tanto com nosso conforto que é difícil a gente pensar em estender a mão para ajudar na obra de Deus. Muitos devem pensar: cada um que resolva os seus problemas. Quanto tempo faz que Deus está te chamando? Rm.12-2 diz que nós precisamos experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Comece saindo do teu comodismo e faça a vontade de Deus.

Quem sabe você não está usando uma dessas desculpas enrolada no teu lenço. A seara é grande e tem poucos obreiros. Olhe ao seu redor e veja quantas almas estão precisando da tua ajuda. Atenda o chamado de Deus.

Jeremias teve medo. Moisés não sabia falar. Isaias tinha lábios impuros. Você já pensou se esses homens não tivessem aceitado o desafio da desculpa para fazer a obra de Deus? Alguns livros da Bíblia não existiriam se eles tivessem negado o seu chamado por causa das desculpas.  

Certamente você não terá um livro na bíblia com seu nome, Mas aqueles que foram fiéis ao Senhor, terão seus nomes escrito no Livro da Vida. Essa é a melhor notícia que iremos receber de Deus.

 

 

   

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário