sábado, 13 de março de 2021

E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?

 Texto: Mt-16-13-17

Jesus havia chegado em Cesaréia de Filipe junto com seus discípulos. Cesaréia de Filipe era uma região pouco frequentada pelos judeus por ser ainda um grande centro pagão daquela época. Um lugar onde cultuavam o deus Pan! Lugar onde se adora os homens e os falsos ídolos, o nome de Jesus não é lembrado. Jesus estava a sós com seus discípulos! 

Ele então aproveita para fazer duas perguntas aos seus discípulos! A primeira pergunta é: O que o povo de Cesaréia pensavam a respeito dele! A segunda pergunta Jesus faz diretamente para os seus discípulos. “E vós, quem dizeis que eu sou”?

Jesus quer saber de seus discípulos os que de fora falavam, e o que os de dentro diziam a respeito d'Ele. Veja que por onde Jesus passava, era sempre rodeado por multidões. Esses são os de fora! E o que eles diziam?

O povo de Cesaréia de Filipe estava confusos a respeito de Jesus! Eles comparavam Jesus com diversos profetas. Era uma resposta adquirida de quem só ouviu falar de Jesus. Um conhecimento sem fé que não gerava esforços para seguir Jesus, a não ser por algum interesse.

Já os discípulos andavam com Jesus todos os dias! Esses eram os de dentro! E o que eles pensavam de Jesus?

Pedro foi o único que falou pelo grupo dizendo: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! A resposta de Pedro foi magnífica! Uma manifestação de uma grande fé. A fé gerada em Pedro era um dom de Deus, e não um esforço pessoal dele. Pedro já tinha alcançado a revelação e os mistérios de quem era Cristo.

O coração de Deus guardava um segredo que agora é revelado para Pedro! Pedro sempre guardou na memória as palavras que Jesus dizia: Eu sou a Luz do mundo! Eu sou o Pão da vida! Eu sou a Porta! Ninguém vai ao Pai senão por mim! Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida! E quanto a nós?

Dois mil anos depois, será que guardamos as palavras que Jesus revelou sobre Ele? Dois mil anos depois, o que encontramos é um Jesus para todos os tipos de gostos! Um Jesus de todas as formas! Um Jesus que ainda aparece pregado na cruz! Um Jesus que obedece à sua mãe!

E vós o que dizeis quem Eu Sou? A nossa resposta poderá valer uma entrada para a Eternidade! 

Infelizmente nos nossos dias muitos estão olhando para Jesus como um ser cósmico! Uma energia espiritual evoluída! Uma energia poderosa que vem do espaço. Outros olham para Jesus como um revolucionário! Um ser de outra dimensão!

Alguns arriscam dizer que Jesus é um espírito reencarnado! Um espírito perfeito. Tem até os que olham para Jesus como um dos caminhos que levam a Deus! 

Os homens da época de Jesus, o viam como sendo o João Batista que havia ressuscitado. Tinham os que diziam que Jesus era o Elias, o mais respeitado de todos os profetas. Outros diziam que Jesus era o profeta Jeremias. Perceba que em Cesaréia de Filipe, as pessoas nivelavam Jesus como um dos profetas que mais se destacaram no tempo deles. 

Isso significa que eles respeitavam os homens, e não Jesus como o Filho de Deus! Ainda hoje, isso ocorre de diversas maneiras em nossos dias. Vimos uma infinidade de intelectuais, estudiosos e cientistas que também nivelam Jesus a um simples homem. A finalidade deles é apagar o brilho de sua obra redentora.

Nós sabemos que muitas igrejas não pregam o verdadeiro Evangelho do Reino. Como nos tempos de Jesus, ainda hoje há uma visão espiritualizada de Jesus, e não espiritual, pois as coisas espirituais são entendidas apenas por aqueles que estão cheios do espírito de Deus.

Entre a multidão que seguia Jesus havia muitos apenas interessados na comida, nas curas e na restauração política de Israel. Nos últimos dias de Jesus já não havia grandes multidões! Muitos ficaram para trás! Poucos foram aqueles que o seguiam por causa de sua palavra (Jo.6-68).

“Senhor pra onde iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna" Jesus ainda hoje quer ouvir o que pensamos a seu respeito. Não podemos nivelá-lo a homens corruptos, nem seguir Jesus apenas pelo nosso bem estar material que ele nos proporciona.

Não podemos segui-lo apenas porque temos medo do inferno ou da condenação final. Não podemos segui-lo com segundas intenções, muito menos segui-lo com interesses próprio que na maioria das vezes são o dinheiro e os bens materiais.

AFINAL, QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

A resposta de muita gente na igreja não passa de pura opinião. Só conhecemos Jesus quando a nossa fé cresce, consolida e amadurece. Na medida que cresce a nossa comunhão e se aprofunda a nossa intimidade com Cristo, é que conhecemos quem é Jesus para nós!  

Eu pergunto: Ele é o teu Senhor apenas quando tudo está bem? Ele é maravilhoso quando as coisas estão do jeito que você quer? Ele é lindo quando não existe tempestade na tua vida? Ele só é o teu Salvador na cama de um hospital? Para muitos, Jesus não passa de um banqueiro que empresta dinheiro sem cobrar juros!

A igreja está virando uma agência bancária. Para outros, Jesus é um refúgio no momento da dor! Jesus só é fortaleza no momento da aflição. Para alguns Jesus é moda, um modismo passageiro, que vai e volta de tempos em tempos.

Para outros Jesus é a razão de ser e viver. Para muitos Jesus é o remédio. Para outros Jesus é a cura. Para muitos, Jesus se parece com um astro pop star, e a igreja é o seu palco. Interessante que no final da passagem Jesus pede para que os seus discípulos  não dissessem que Ele era o Cristo. Por que Jesus pediu para guardar esse segredo?

É que para quem quer verdadeiramente conhecer Jesus precisa chegar até Ele. Ter comunhão com Ele! Intimidade com Ele! Intimidade é algo pessoal e particular! Não é para conhecermos Jesus através das opiniões dos outros!.

Esse segredo faz toda a diferença na nossa vida cristã. Diferença no nosso ministério! Nas nossas orações! Nas nossas decisões! Nos momentos difíceis! No nosso ministério! Na igreja! No nosso testemunho!     

Não permaneça no meio da multidão confusas de Cesaréia! Jesus não é João Batista! Jesus não é Elias! Nem tampouco o profeta Jeremias! Jesus é o Messias! O nosso Senhor e Salvador! Só Ele tem o poder sobre a vida e a morte!

Jesus é O Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário