Texto: II Rs.5.9-10
A porta é algo indispensável em várias situações! Para entrarmos em qualquer lugar usamos a porta. Ninguém entra pela janela ou pelo telhado, a menos que seja com má intenção! Para entrarmos no Reino de Deus teremos também de usar uma porta! Temos visto pessoas orando a Deus, com todas as forças tentando abrir uma Porta faz tempo, mas ela não abre!
Tem momentos que é Deus que fecha a porta! E quando Deus fecha, só ELE tem o poder de abrir! Por que Deus fecha a porta? Será que Deus tem prazer de ver meu desespero? Será que Deus gosta de ver meu sofrimento? Claro que não! Eu preciso dizer isso para alguém: Se Deus fechou a Porta, é porque Ele tem um propósito para estabelecer na tua vida! Deus tem um processo de aprendizado para gerar dentro de você!
O cap. 5 descreve a personalidade, a honra, e a fama de um general chamado Naamã! Para nossa surpresa as suas vitórias militares foram garantidas por Deus! Naamã era um herói do exército da Síria. Era um general experiente em guerras. Para ele, não existia barreiras e nem portas fechadas que impedissem de realizar suas conquistas!
Naamã passou por muitas Portas da Vitória! Na vida de todos nós, assim como na vida de Naamã, um dia iremos encontrar a Porta fechada! Muitos não tem conseguido passar pela Porta da Submissão! Pela Porta do Orgulho! Pela Porta da Entrega Total!
O v.9 conta que Naamã estava na porta do profeta Eliseu! Por alguma razão Eliseu não abriu a porta para Naamã! O general do lado de fora ,recebe as instruções do profeta para que ele fosse se lavar sete vezes no Jordão! A bíblia diz que Naamã saiu indignado com a atitude do profeta! Ele esperava ser recebido com honras, e não foi assim como ele tinha imaginado!
Um homem que Deus havia dado tantas vitórias, mas um dia o profeta fechou a porta para ele! Deus queria quebrar o orgulho de Naamã! A patente de Naamã não significava nada para Deus! Eu pergunto: e se você encontrasse a porta fechada? O que você faria? Bater é claro! Mas se a porta não abrir? O que você faz? Vai bater de novo!?
E
se você continuar batendo e a porta não se abrir? O que você faz agora? Vai
continuar batendo com certeza! E se ela permanecer trancada? Continua batendo
ou desiste? Quantos de nós já não bateu na porta e ela não se abriu? Quantas
vezes oramos e a porta não se abriu! Quantas vezes choramos no quarto e porta
não abriu!
Quantas vezes clamamos pela madrugada e a resposta não veio! Quantas vezes pedimos socorro de Deus, e a resposta não chega! Por mais que sejamos exemplo para os outros, as vezes a porta não abre! O que fazer quando a porta estiver fechada? O que fazer quando o resultado não vem? Vamos aprender alguns erros que Naamã cometeu para que a porta não se abrisse!
Vamos ver também que havia uma pessoa que Deus levantou para ajudar Naamã quando a porta estava fechada! Interessante que conhecemos Naamã mais pelos seus erros do que por seus feitos! Sabe qual é o segredo aqui? É para aprendermos que nem sempre a porta se abre no tempo que queremos! Nem sempre as coisas acontecem como planejamos! Nem sempre as coisas irão acontecer no momento que mais precisamos!
Por mais que a gente tenha uma vida reta com Deus, algumas vezes vamos encontrar a Porta fechada! Nem sempre a resposta vem no momento que a gente espera! É preciso saber lidar com essa situação! Uma coisa é certa: com as portas abertas não aprendemos a conquistar! Nem sempre existirão Portas fácil de abrirmos! Quando as coisas dão erradas, quando o céu se fecha, quando não temos resposta de Deus, qual é a nossa reação?
O que você fala para Deus nesse momento? Somos pacientes ou contestadores? Através da história de Naamã podemos aprender Seis Lições! Quem sabe uma delas não pode ser a sua?
A Primeira Lição
– Toda Porta Fechada Tem um Propósito de Deus!
O propósito de Deus era usar uma serva judia para levar seu patrão a ter um Encontro com o Senhor! Quando Deus nos olha, ELE não nos vê pequeno! Você pode até se sentir pequeno, mas você tem um Grande Deus que o grande não tem! Você tem a unção que o grande não tem! Você tem o poder da Palavra que o grande não tem! Você tem intimidade com Deus que o grande não tem! Você tem comunhão com Deus que o grande não tem! Você tem o dom da Palavra que o grande não tem! Você tem a Revelação de Deus que o grande não tem!
Você pode ser pequeno, mas Deus quer que você faça coisas grandes na vida de alguém! Deus usou uma menina judia que trabalhava na casa de Naamã para falar de um profeta que podia curar a sua lepra! A lepra dele já estava em estado avançado! Uma doença que naquele tempo não havia cura! Não havia tratamento! A lepra levava a morte!
A
Segunda Lição – O Teu Sucesso não Abre a Porta que Deus Fechou!
Por mais famoso que você seja, por mais influente que você seja, por mais poderoso que você seja, essas coisas para Deus não representam nada! Aprenda que todas as tuas conquistas foi Deus que te deu! Tudo de bom que aconteceu na tua vida não foi por mero acaso! Foi permissão de Deus! A Bíblia diz que Naamã parou com seus cavalos e seus carros na porta da casa de Eliseu! Talvez ele quisesse impressionar o profeta!
Por ser um comandante famoso, Naamã achava que seria recebido com honras! Deve ter pensado que Eliseu iria abrir a Porta, oraria por ele, e ele seria curado na casa do profeta! A porta abriu, mas não era para Naamã entrar! Apareceu um mensageiro mandando Naamã se lavar 7vezes para ficar curado!
Naamã se indignou! Ele estava acostumado a ser bem recebido onde quer que chegasse! Ele ainda desprezou o rio Jordão que iria se banhar! Foi com a Porta fechada que Naamã revelou o seu orgulho! A sua arrogância! era o que atrapalhava Naamã! Eram esses sentimentos que Deus queria tratar em Naamã! O curioso é que a gente só costuma revelar esse nosso lado escuro quando as coisas não vão bem!
A
Terceira Lição – A Nossa Arrogância Fecha a Porta da Benção!
O mal de Naamã não era só a lepra! O seu orgulho era outra ferida que não cicatrizava no coração dele! Naamã não reconhecia esse erro na vida dele! A Bíblia diz que todo coração arrogante Deus não deixa ficar impune (Pv.16-5)!
Muitas pessoas nas igrejas, tem convivido e escondido algumas feridas na alma! São elas que nos impedem de recebermos as bençãos! É a lepra do ciúme! A lepra da mágoa! A lepra da Inveja! A lepra da falsidade! A lepra da murmuração! A verdade é que não gostamos de mostrar essas feridas para ninguém! Naamã também não queria revelar a sua lepra! Não existe cura para o nosso mal, se as nossas feridas não forem confessadas para Deus!
A
Quarta Lição – A Obediência é a Chave que Abre Porta Fechada!
Naamã obedeceu a recomendação do profeta e confrontou o seu problema! Se despiu da farda se humilhando diante da sua comitiva! O grande general mostrou que estava disposto a ser tratado por Deus! Ele teve que mergulhar 7 vezes no rio que havia desprezado se quisesse que sua pele ficasse purificada! Toda sua ostentação caiu por terra! Ele era um homem doente, seus homens não! Depois do sétimo mergulho Naamã foi transformado em um novo homem! O que Deus faz é Perfeito! É Completo! É Definitivo!
A Quinta Lição – A Nossa Gratidão Abre a Porta que Nós Fechamos! Naamã já curado, retorna a casa do profeta! Seu coração estava grato ao Deus de Israel! O orgulhoso foi quebrado! Ele agiu com humildade quando voltou para agradecer o profeta! A cura foi de dentro para fora! Por causa da nossa arrogância é que as Portas se fecham! Esse é o maior problema de muita gente! Queremos que Deus faça do nosso jeito, no nosso tempo, e no local que determinamos! Deus não trabalha com nossa opinião! Deus é Soberano! Absoluto! Dê total liberdade para Deus agir na tua vida! Nenhuma porta vai se abrir se você não abrir seu coração para Deus!
A
Sexta Lição – A Porta que Deus Abre Revela a Direção Que Devemos Seguir!
Naamã voltou para a Síria conhecendo o Deus de Israel! O general até suplica ao profeta para levar uma carga de terra de Israel para adorar Deus nas terras da Síria! Um verdadeiro reconhecimento do que Deus fez na vida dele! A maioria das pessoas só vem para a igreja para Deus “quebrar” o galho deles! Quando tudo volta ao “normal”, eles nem lembram mais dos benefícios de Deus! Naamã chegou na Síria falando para sua família do milagre e da transformação que Deus fez na vida dele!
Quando somos libertos dos nossos sentimentos perversos, Deus nos dá poder para libertar outras pessoas também! Somos curados para curar! Somos libertos para libertar! Recebemos milagres para sermos canal de milagres! Somos cheios do Espírito Santo para enchermos outros com o Espírito Santo!
Porta
fechada não é sinal que Deus desistiu de você! Porta fechada na maioria das
vezes significa que o caminho é errado! Porta fechadas sempre tem um tratamento
de Deus! Se Deus fechou alguma Porta na tua vida, é porque Ele te Ama!
Nenhum comentário:
Postar um comentário