domingo, 31 de dezembro de 2023

DERRUBANDO NOSSOS MUROS

Texto: Sl.122-7 

Muitas vezes em nossas vidas ficamos impedidos de progredir. Alguma coisa ou algo nos impede a caminhada que estávamos habituados a realizar. Parece que somos impedidos como que se um muro estivesse a nossa frente. Na Palavra de Deus, os muros são encontrados nos fornecendo inúmeras lições práticas. 

No Velho Testamento a palavra “muro” ocorre 155 vezes. Dessas ocorrências, encontramos mais proeminência em Isaías, 15 vezes; em Ezequiel, 20 vezes e em Neemias, 30 vezes. No Novo Testamento, a palavra “muro” curiosamente não é mencionada. Mas encontramos uma palavra derivada, “muralha” por 24 vezes, e destas, 6 vezes em Apocalipse. 

Muitas vezes, ao ouvirmos a palavra “muro” nos deparamos com dois tipos de pensamentos: Primeiro: Proteção! Muro nos dá segurança, proteção, abrigo, limita algo que nos pertence. Segundo: Limitação: podem pensar em prisão, problemas que não encontramos solução. Ambos os pensamentos acima estão corretos. Ambos, tem fundamento.

 

Ao olhar para os personagens bíblicos verifico que havia muitos muros em suas vidas. Um dos que mais chama a atenção, pela quantidade de muros que lhe sobrevieram foi o de José. Ele era o filho preferido de seu pai Jacó. O motivo para isto era que ele era o filho de Raquel, filho de sua velhice  

 

Este amor de Jacó para com José formou num Muro de Proteção. No entanto, seus irmãos o invejavam, literalmente odiavam a ele por causa desse amor que Jacó tinha por ele. Esse ódio chegou a tal ponto de querer matá-lo, chegando até a elaborar um plano para executar tal malvadeza.

 

Muros da Provação.


Porém, ao invés de executar o plano, eles o venderam como um simples escravo. Fora levado para o Egito e depois de muitos acontecimentos em sua vida fora lançado numa prisão por fazer a vontade de Deus. Na prisão fora esquecido, mesmo depois de ter feito bem na interpretação dos sonhos dos servos de Faraó. Será que José chegou a pensar que sua vida era um fracasso? Uma decepção? 


Que as coisas estavam fora de seu controle e por isso nunca teria a vitória! O pai de José sabia que mesmo que os muros fossem grandes fortificações contra sua vida, ele sabia que José confiava em Deus e contra esses muros sempre foi vencedor. E o que o próprio José achava disso tudo? José sabia que era Deus quem conduzia sua vida. Que era Deus quem trabalhava em sua vida. Que Deus era quem realizava as coisas de modo que tudo se encaixasse na Sua perfeita vontade.  

Deus é maravilhoso, Ele transforma nossas decepções, nossas dificuldades e nossos pesares e até mesmo o ódio de nosso coração de tal maneira que no final só podemos vir a dizer: Meu Pai Celeste fez tudo bem! “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm. 8.28).  

Um Muro Duplo

A poderosa cidade de Jericó era protegida por dois muros. Esta fortificação era o orgulho da cidade. Quem intentaria conquistar uma cidade tão bem protegida assim? Esses muros possuíam a altura de 8 a 10 metros e eram tão largos que dois caminhões podiam facilmente andar um ao lado do outro sobre esses muros. Deus havia dito ao povo de Israel para avançar e conquistar. 

Agora, Josué juntamente com toda a nação de Israel, estavam diante desse enorme desafio, estavam diante desses fortes muros, literalmente uma muralha. Basta lembrar que eles não possuíam nada das armas modernas como tanques de guerra, bombas, mísseis, aviões, etc. Portanto, humanamente falando era uma situação impossível de vencer.  

Você já teve problemas parecidos com muralhas em sua vida? Pode ser problemas conjugais, problemas no namoro, problemas pessoais, problemas financeiros. Pode ser o caso de uma inimizade em que mesmo que tente conversar com a outra pessoa, o resultado é que ela sempre lhe vira as costas. E com certeza você gostaria que tudo voltasse a ser como era antes. 

Somente Deus pode e muda situações assim! O que fazer então? Temos que entregar nosso problema a Deus, ouvir Seus conselhos na Palavra de Deus e então, fazermos o que inúmeras vezes sequer fazemos: ficar calmos, esperar em Deus.  

Os Muros Caem 

Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram. Js.6.20 

Quando nos colocamos diante de Deus e lemos a Sua Palavra com o coração voltado para Deus, esperando de Deus uma resposta ou simplesmente deixando que Ele mostre o que precisamos e não o que queremos, algo extraordinária acontece. A Palavra de Deus nos motiva a agir. 

Como os israelitas poderiam derrubar os muros que foram construídos com tanta segurança ao redor de Jericó? Como poderiam derrubar aquela muralha? Seria isso possível? É claro que olhando com os olhos humanos isso seria totalmente impossível. Lembre-se que eles não dispunham de nenhum material bélico. Aprendo aqui uma importante lição! A fé, recebe a vitória. 

Com fé, os muros caem. E isto acontece exatamente da forma como Deus havia dito. Os israelitas tinham que reconhecer que a conquista desses muros não fora mediante a força humana e nem pela sabedoria de homens, foi unicamente obra e poder de Deus. Os muros caíram porque Deus interveio, porque Deus trabalhou. 

Muros Destruídos 

Ne.1.1-3 diz que a nação de Israel havia pecado diante de Deus e isto os levou a deixar o verdadeiro Deus. Não se santificaram, não buscaram conhecer a Deus e isto trouxe desastre para toda a nação. Nessa altura da história da nação, os muros da cidade de Jerusalém estavam destruídos, com isso, a cidade ficou desprotegida. Lembre-se que nessa época, as cidades erguiam muros em seu redor para sua proteção. E Jerusalém estava sem esses muros que tanto auxiliavam, portanto, estavam à mercê de qualquer ataque.

Você já se sentiu triste por alguma coisa quebrada? Já passou pela tristeza de ter alguma coisa, mesmo de pouco valor, sendo quebrada? Quando coisas que gostamos se quebram, a tristeza é inevitável. E quando a confiança desmorona? E quando a esperança se desmorona? Quando uma amizade é destruída? E quando o nosso relacionamento com Deus também se desmorona? 

O romper com Deus causa e causará inúmeros problemas para nós mesmos. Como nós podemos repará-los? Como podemos reconstruir? A Bíblia nos dá a resposta. Como foi que Neemias agiu? Ele simplesmente levou tudo a Deus. Entregou tudo a Ele. Falou todo o pesar do seu coração, toda sua tristeza e depositou aos pés do Deus Supremo Construtor. 

Qual a resposta de Deus? Ele atendeu a tristeza do coração de Neemias. Os muros foram reconstruídos e mais tarde, o templo e a cidade reedificada O que está quebrado em sua vida? Existe algo que precisa ser reconstruído? Algo a ser reedificado? Entregue isso a Deus, Ele sabe o que fazer com seus cacos.  

Procuram-se Pedreiros 

Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” Ez. 22.30. 

Algumas vezes, sem o nosso querer, somos colocados diante de muros. Da mesma forma, nos colocamos diante das pessoas como muros. Quando assim o fazemos podemos estar agindo de forma positiva ou mesmo negativa. Agimos de forma positiva quando nos colocamos como muros de abrigo, como muros de proteção para alguém, como muros de auxílio na hora da provação, como um muro amigo diante dos problemas. 

Agimos de forma negativa quando usamos o muro da rebelião, da ameaça, da mentira. O profeta Ezequiel nos descreve algo surpreendente. Deus estava procurando homens, estava procurando pedreiros para tampar a brecha do muro. Mas Deus não queria simples homens. Ele queria homens que se colocassem para tampar o muro da injustiça que estava reinando na nação. 

Homens que dissessem um forte “não” contra a mentira, contra a ganância, contra a impureza, contra aqueles que dizem falar a Palavra de Deus quando este não falou nada, contra a extorsão, contra o roubo. Deus estava procurando um único homem para acabar de vez com todo os pecados do povo. 

Mas Ele não achou um único homem. Hoje, Deus continua a procura desses homens! Hoje, Deus ainda continua procurando “pedreiros” para tampar a brecha. Homens que estejam dispostos a servir a Deus com todo seu coração e não por ganância. Com motivos corretos, e não para seu próprio engrandecimento e glória. Quer ser este homem? Quer se colocar diante de Deus para ser usado por Ele?  

Deus Não Se Esquece dos Teus Muros 

Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim” Is.49.16. Com este pensamento animador, com esta declaração de Deus, são duas maravilhas que nunca deveria sair de nossos ouvidos, de nossas mentes, de nosso coração. 

Não importa o que esteja passando, não importa o que esteja sofrendo, Ele sabe e não esquece. Ele está aí para trabalhar contigo na edificação de um muro forte, saudável. Quais são os seus muros? Quais são os muros que te amedrontam? Quais os muros que te destroem, que te prendem? Você tem construído muros de proteção? 

Tem construído muros de amor, de perdão, de abrigo, de auxílio? Lembre-se: Deus conhece os seus e os meus muros. E além disso, Deus faz muito mais além de conhecer nossos muros: Ele me ajuda a derrubar os muros que não prestam e me ajuda a construir os muros que ajudam a outros. 

Entregue todos os seus muros nas mãos de Deus! 

 

DOIS SÍMBOLOS QUE MARCAM UM MINISTÉRIO

Texto: João 13: 12-17  

Estamos vivendo uma época de crise mundial em todos os setores, político, financeiro - econômico, moral, cultural, social e não é diferente no âmbito religioso. Esta crise afeta principalmente a área da liderança. Nossa sociedade necessita e clama por uma liderança forte, sadia, segura e carismática.  

Muitos escritores, ao abordarem o assunto concordam da falta de bons líderes, e líderes compromissados estão em falta. Com esta falta surgem os aproveitadores e líderes sem escrúpulos, manipuladores que impõem sua liderança, candidatos à liderança que suspiram pelo poder e quando conseguem querem sempre mais.  

Vemos uma escola para líderes, onde os alunos estavam tendo uma aula prática, uma espécie de estágio, cujo professor era o mestre supremo Jesus de Nazaré. Jesus estava preparando líderes que pudessem ir longe transmitindo seus ensinamentos por onde passassem, líderes compromissados com a verdade e com a palavra de Deus. 

Para esta lição Jesus assume o papel do servo mais humilde de uma casa naquele tempo, que era encarregado de lavar os pés dos hospedes. Jesus demonstrou que a autoridade provinha de Deus e Ele a exercia com amor e através disso deixou-nos um grande ensino:

PRIMEIRO SÍMBOLO - A TOALHA SIGNIFICA O SERVIÇO
Naquele tempo, era o servo mais inferior da casa que possuía o ofício de lavar os pés dos hóspedes - Quando Abigail foi abordada pelos oficiais de Davi que a queria por mulher, disse: "então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: eis aqui tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor".

Essa é a fonte da verdadeira liderança: serviço e submissão aos outros (Rm.13.9) Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Jesus sabia que após a sua morte haveria uma disputa pela liderança, já em vida lhe perguntavam quem seria o maior no reino dos Céus, uma mãe solicitou que seus filhos assentassem um à direita e o outro à esquerda de Jesus.

Já havia um sentimento, uma aspiração pela liderança. Prevendo estas coisas Jesus toma a toalha e começa aquele trabalho que ninguém gostaria de fazer. Assim o mestre ensina que no reino do Pai Celestial os valores são invertidos: para subir, é necessário descer, para tornar-se senhor, é necessário ser servo, o caminho para a exaltação, é a humilhação, para ser o 1º deve ser o último e assim sucessivamente.

Vocês formandos do curso de obreiros e irmãos que desejam a liderança devem observar este ensino de Jesus: A vida cristã implica em serviço e submissão, para chegar à presença de Deus são necessárias essas características, o hino do hinário expressa o desejo de quem serve a Jesus.

É também necessário reconhecer que se alcançamos a posição de liderança foi pela permissão de Deus, pois toda autoridade é constituída por Deus, e através dos liderados. Citamos aqui a Célebre frase de Sir Isaac Newton considerado pai da física: "se vi mais longe do que outros homens, foi porque estava em pé sobre os ombros de gigantes.

Precisamos apossar-nos da toalha à exemplo de Jesus e continuar o trabalho que ele começou, não devemos parar por aqui, mas por em prática o que aprendemos, indo mundo afora ensinando e fazendo discípulos para o mestre.

SEGUNDO SÍMBOLO - A CRUZ SIGNIFICA A OBEDIÊNCIA
Tanto a toalha quanto a cruz simbolizam o estilo de liderança de Jesus (Lc. 9:23) "se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me". Uma característica importante na vida de um líder é saber obedecer e não apenas mandar.


A desobediência para Deus é colocada em pé de igualdade com a feitiçaria (I Sm.15.22, 23) . Tem porventura Deus prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? 
Porque a rebelião é como pecado de feitiçaria, a obstinação como idolatria. O verdadeiro líder precisa ser obediente a Deus para obter sucesso em sua liderança.

A cruz representa esta obediência por pior que ela representasse. Jesus a assumiu. Ele poderia ter desistido da cruz ao pensar em tudo que passaria. Humilhação, na dor, sofrimento, escárnio, e outros para salvar a humanidade. Sua luta interior e agonia foram tantas que chegou a suar gotas de sangue.

Mas resistiu firme até o fim e em sua oração estava disposto a obedecer: "faça-se a tua vontade/ Ele foi obediente até a morte e morte de cruz. Essas características precisam fazer parte do caráter e formação de todo o líder. Se este não for obediente como poderá exigir obediência de seus subordinados?

Se quisermos ser bons cristãos precisamos tomar posse de nossa toalha (submissão e serviço) diante do Senhor e as nossa cruz por mais pesadas que achemos que sejam ou por mais difícil que seja suportá-las. Devemos levá-las, quem sabe como os judeus no Salmo 126, que lançavam a semente com lágrimas, mas retornavam alegres trazendo seus feixes.

Temos uma missão diante do Senhor! Que em 2024 tenhamos disposição, perseverança e amor para cumpri-la com devoção como Jesus nos ensinou

 

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

SEGREDOS DA TÚNICA DE JOSÉ

TEXTO: GN.37.3-11

JOSÉ É UM DOS PERSONAGENS MAIS EMPOLGANTE DA BÍBLIA! AOS 17 ANOS ELE JÁ EXERCIA LIDERANÇA SOBRE OS SEUS QUATRO IRMÃOS MAIS VELHOS! A BÍBLIA DIZ QUE JACÓ AMAVA E TINHA MAIS AFEIÇÃO POR JOSÉ POR ELE SER O FILHO DA SUA VELHICE! JOSÉ ERA SEU FILHO DE CONFIANÇA! JACÓ SABIA QUE PODIA CONTAR COM JOSÉ EM TODAS AS SUAS NECESSIDADES! POR ISSO JACÓ DEU DE PRESENTE PARA JOSÉ UMA TÚNICA TALAR COLORIDA DE MANGAS COMPRIDAS!

A TÚNICA DE MANGAS COMPRIDAS ERA A TÚNICA DA LIDERANÇA! A TÚNICA DA ADMINISTRAÇÃO! QUEM USAVA A TÚNICA DE MANGAS COMPRIDAS SUPERVISIONAVA A DE MANGAS CURTAS QUE ERA USADA NO CAMPO! QUEM ESCOLHE É O PAI! QUEM DÁ É O PAI! QUEM PREPARA É O PAI! QUEM ENTREGA É O PAI! DEUS TE TROUXE AQUI PARA TE ENTREGAR A TÚNICA DE MANGAS COMPRIDAS!

DIZ A BÍBLIA QUE POR CAUSA DESSA TÚNICA OS IRMÃOS DE JOSÉ NÃO FALAVAM COM JOSÉ PACIFICAMENTEO! INTERESSANTE QUE ENQUANTO O PAI AMAVA JOSÉ, OS SEUS IRMÃOS O ODIAVAM! NÃO SE PREOCUPE SE TEM GENTE NA TUA FAMÍLIA QUE TE ODEIA! SE TEM PARENTES QUE TE DESPREZAM! O IMPORTANTE É QUE O PAI CELESTIAL TE AMA! É O PAI QUE TE SUSTENTA! É O PAI QUE PROVÊ TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A BÍBLIA AINDA DIZ QUE JOSÉ TEVE DOIS SONHOS! O PRIMEIRO SONHO JOSÉ CONTOU PARA SEUS IRMÃOS! MUITOS DIZEM QUE JOSÉ ERROU! QUE JOSÉ FOI IMATURO EM CONTAR SEU SONHO! MAS JR.23-28 DIZ QUE O PROFETA TENDO SONHADO, DEVE CONTAR O SONHO! PORTANTO O SONHO DE JOSÉ ERA UMA SONHO PROFÉTICO! DEUS NÃO CHAMOU JOSÉ PARA SE EXALTAR! DEUS CHAMOU JOSÉ PARA PROFETIZAR O QUE VIRIA ACONTECER!

O VERDADEIRO PROFETA DEVE ENTREGAR AQUILO QUE DEUS REVELA! NÃO IMPORTA PARA O PROFETA SE VÃO GOSTAR OU NÃO! O V-7 JOSÉ CONTA O SONHO PARA SEUS IRMÃOS DIZENDO: ESTÁVAMOS ATANDO MOLHOS NO MEIO DO CAMPO, E EIS QUE O MEU MOLHO SE LEVANTAVA E FICAVA EM PÉ; E OS VOSSOS MOLHOS RODEAVAM E SE ENCLINAVAM AO MEU MOLHO! JOSÉ ESTAVA FALANDO DAS COISAS DE BAIXO! DAS COISAS DA TERRA!

JOSÉ CONTA O SEGUNDO SONHO (v.9): EIS QUE AINDA SONHEI UM SONHO; E EIS QUE O SOL E A LUA E ONZE ESTRELAS SE INCLINAVAM A MIM! O SEGUNDO SONHO FALA DAS COISAS DE CIMA! DAS COISAS DO CÉU! DEUS ESTAVA CONFIRMANDO OS SONHOS DE JOSÉ! JACÓ SE SURPREENDE COM O SONHO DE JOSÉ E QUESTIONA: PORVENTURA EU, SUA MÃE, E SEUS ONZE IRMÃOS E A TI SERVIREMOS? POR CAUSA DESSE SONHO SEUS IRMÃOS PASSARAM A ODIARA MAIS AINDA JOSÉ! JACÓ ENTENDEU OS SONHOS DE JOSÉ, POR ISSO ELE GUARDOU AS PALAVRAS DE JOSÉ!

APRENDO AQUI QUE A HISTÓRIA DE JOSÉ COMEÇAVA POR BAIXO, MAS IRIA TERMINAR BRILHANDO COMO AS COISAS DE CIMA! OS IRMÃOS DE JOSÉ O ODIAVAM TANTO QUE ELES NEM PERCEBERAM QUE NO SEGUNDO SONHO ELES TAMBÉM FAZIAM PARTE DO PROJETO DE DEUS! OS IRMÃOS DE JOSÉ APARECEM BRILHANDO COMO ESTRELAS NO CÉU!

SIGNIFICA DIZER QUE QUANDO DEUS LEVANTASSE JOSÉ SEUS IRMÃOS TAMBÉM SERIAM LEVANTADOS! APRENDA ESSA LIÇÃO: QUANDO DEUS TE ABENÇOAR, OS TEUS IRMÃOS TAMBÉM SERÃO ABENÇOADOS! QUANDO VOCÊ CRESCER, OS TEUS IRMÃOS TAMBÉM CRESCERÃO! QUANDO DEUS TE PROSPERAR, DEUS TAMBÉM PROSPERÁ OS TEUS IRMÃOS! QUANDO DEUS TE LEVANTAR, DEUS IRÁ LEVANTAR AQUELES QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE VOCÊ!

UM CERTO DIA JACÓ PEDIU PARA JOSÉ TRAZER NOTÍCIAS DE SEUS IRMÃOS QUE APASCENTAVAM O REBANHO EM SIQUEM! JOSÉ FOI PARA SIQUÉM VESTIDO COM SUA TÚNICA TALAR! JOSÉ ESTAVA VESTINDO A TÚNICA DE SUPERVISOR, MAS CARREGAVA UM CESTO COM 10 PÃES PARA SEUS IRMÃOS! JOSÉ NASCEU PARA GOVERNAR, MAS ESTÁ CARREGANDO UM CESTO! JOSÉ É UM   PROJETO DE DEUS, MAS ESTAVA CARREGANDO UM CESTO! JOSÉ NASCEU PARA REINAR, MAS ESTAVA CARREGANDO UM CESTO! SABE POR QUE JOSÉ CARREGAVA UM CESTO? PORQUE JOSÉ NUNCA SE VIA VESTIDO COM A TÚNICA DE AUTORIDADE! QUEM OLHAVA PARA A TÚNICA DE JOSÉ ERA OS SEUS IRMÃOS!

JOSÉ CARREGAVA UM CESTO, MAS NO CESTO NÃO HAVIA SOBERBA! PARA DEUS QUEM NÃO CARREGA CESTO, NÃO SERVE PARA TER CHAMADA! QUEM NÃO CARREGA CESTO, NÃO SERVE PARA LIDERAR! A TUA TÚNICA PODE SER DE LÍDER, MAS TEM QUE TER CESTO! O TEU CHAMADO PODE SER PARA PASTOR, MAS TEM QUE TER CESTO! O TEU CHAMADO PODE SER DE EVANGELISTA, MAS TEM QUE TR CESTO! O TEU CHAMADO É PARA CANTAR, MAS TEM QUE TER CESTO! DEUS ESTÁ TESTANDO A TUA HUMILDADE ENQUANTO VOCÊ CARREGA O CESTO!

ENQUANTO VOCÊ CARREGA UM CESTO AQUI, DEUS ESTÁ PREPARANDO ALGO LÁ! NÃO LARGUE O TEU CESTO! CARREGUE O CESTO DA OBEDIÊNCIA! O CESTO DO SERVIR! O CESTO DA HUMILDADE! O CESTO DA GENEROSIDADE! O CESTO É O COMEÇO DO PROCESSO DO TEU MINISTÉRIO! ENQUANTO JOSÉ CARREGAVA UM CESTO DEUS PREPARAVA UM TRONO PARA ELE!

O V.17 - DIZ QUE JOSÉ FOI INFORMADO QUE SEUS IRMÃOS NÃO ESTAVAM MAIS EM SIQUÉM! A PERGUNTA É: POR QUE OS IRMÃOS DE JOSÉ FORAM PARA DOTÃ? SERÁ QUE O PASTO DE DOTÃ ERA MELHOR? SERÁ QUE AS ÁGUAS DE DOTÃ ERAM MAIS LIMPAS? QUER SABER POR QUE? FOI A PROVIDENCIA DE DEUS QUE LEVOU OS IRMÃOS DE JOSÉ PARA DOTÃ! ÀS VEZES DEUS NOS LEVA PARA LUGARES QUE NÃO ESTAVAM NOS NOSSOS PLANOS!

É QUE A CARAVANA DOS ISMAELITAS QUE SAIA DE GILEADE LEVANDO ESPECIARIAS PARA O EGITO NÃO PASSAVAM POR SIQUÉM! ELAS PASSAVAM POR DOTÃ! DEUS CORRIGIU A ROTA PARA LEVANTAR JOSÉ NA NAÇÃO MAIS PODEROSA DAQUELE TEMPO! DEUS FECHOU A PORTA DE JOSÉ NAS TERRAS DE CANAÃ E ABRIU UMA PORTA NO EGITO! INTERESSANTE QUE JOSÉ FOI VENDIDO POR 20 MOEDAS! ERA O VALR DE UM ESCRAVO ALEIJADO! MAS JOSÉ FOI VENDIDO NO EGITO POR UM VALOR BEM ACIMA DE 20 MOEDAS!

APRENDO AQUI QUE TEM INIMIGOS QUE TE VALORIZAM MAIS QUE OS DA TUA FAMÍLIA! TEM GENTE QUE VALORIZA MAIS O TEU CHAMADO QUE OS TEUS IRMÃOS! TEM GENTE QUE RECONHECE O TEU VALOR MAIS QUE OS DA TUA CASA! V. 19 DIZ: LÁ VEM O SONHADOR MOR! SONHADOR MOR SIGNIFICA AQUELE QUE INTERPRETA SONHO! JOSÉ REVELAVA OS SONHOS DE SEU PAI! DOS SEUS VIZINHOS! DOS SEUS PRIMOS! DOS SEUS AMIGOS! AGORA NO EGITO JOSÉ VAI REVELAR O SOMHO DO HOMEM MAIS PODEROSO DE SEU TEMPO! O SONHO DE FARAÓ!   

JOSÉ VESTIU ROUPAS DOS MIDIANISTAS! NO EGITO JOSÉ VESTIU ROUPAS DE ESCRAVO! ROUPAS DE PRISIONEIRO! MAS O V.42 DIZ QUE JOSÉ RECEBEU UM ANEL, UM COLAR DE OURO, E VESTES DE LINHO FINO DE FARAÓ! MAS A TÚNICA COLORIDA DE MANGAS LARGAS QUE TIRARAM DE JOSÉ TINHA MAIS VALOR QUE A DE LINHO FINO!

A TÚNICA COLORIDA ERA A TÚNICA DA CHAMADA E DA PROMESSA DE DEUS! A TÚNICA COLORIDA DE MANGA LARGA QUE JOSÉ USAVA SIGNIFICAVA QUE JOSÉ ESTAVA VIVENDO A PROMESSA! QUE JOSÉ ESTAVA CRESCENDO COM A PROMESSA! QUE JOSÉ ESTAVA PERSEVERANDO NA PROMESSA! QUE JOSÉ ESTAVA CRENDO NA PROMESSA! TALVEZ VOCÊ ESTEJA ACOSTUMADO A OUVIR OS SONHOS DOS OUTROS! A VER AS CONQUISTAS DOS OUTROS! A APLAUDIR O MINISTÉRIO DOS OUTROS! MAS DEUS QUER MUDAR A TUA HISTÓRIA!

HOJE DEUS ESTÁ DIZENDO:CHEGOU A SUA VEZ DE VOCÊ SONHAR! SONHOS DE CONQUISTAS! O HOMEM PODE ATÉ TIRAR A TUA TÚNICA COMO ARRANCARAM A DE JOSÉ! MAS OS SONHOS DE DEUS NUNCA VÃO PODER TIRAR COMO NÃO TIRARAM O DE JOSÉ! OS IRMÃOS DE JOSÉ NÃO CONSEGUIRAM IMPEDIR OS PROPÓSITOS DE DEUS! NINGUÉM TAMBÉM VAI DESTRUIR OS TEUS SONHOS E AS PROMESSAS QUE DEUS TEM PARA TUA VIDA!