Texto: João 13: 12-17
Estamos vivendo uma época de crise mundial em todos os setores, político, financeiro - econômico, moral, cultural, social e não é diferente no âmbito religioso. Esta crise afeta principalmente a área da liderança. Nossa sociedade necessita e clama por uma liderança forte, sadia, segura e carismática.
Muitos escritores, ao abordarem o assunto concordam da falta de bons líderes, e líderes compromissados estão em falta. Com esta falta surgem os aproveitadores e líderes sem escrúpulos, manipuladores que impõem sua liderança, candidatos à liderança que suspiram pelo poder e quando conseguem querem sempre mais.
Vemos uma escola para líderes, onde os alunos estavam tendo uma aula prática, uma espécie de estágio, cujo professor era o mestre supremo Jesus de Nazaré. Jesus estava preparando líderes que pudessem ir longe transmitindo seus ensinamentos por onde passassem, líderes compromissados com a verdade e com a palavra de Deus.
Para esta lição Jesus assume o papel do servo mais humilde de uma casa naquele
tempo, que era encarregado de lavar os pés dos hospedes. Jesus demonstrou que a
autoridade provinha de Deus e Ele a exercia com amor e através disso deixou-nos
um grande ensino:
PRIMEIRO SÍMBOLO - A TOALHA SIGNIFICA O SERVIÇO
Naquele tempo, era o servo mais inferior da casa que possuía o ofício de lavar
os pés dos hóspedes - Quando Abigail foi abordada pelos oficiais de Davi que a
queria por mulher, disse: "então, ela se levantou, e se inclinou com o
rosto em terra, e disse: eis aqui tua serva servirá de criada para lavar os pés
dos criados de meu senhor".
Essa é a fonte da verdadeira liderança: serviço e submissão aos outros (Rm.13.9) Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Jesus sabia que após a sua morte haveria uma disputa pela liderança, já em vida lhe perguntavam quem seria o maior no reino dos Céus, uma mãe solicitou que seus filhos assentassem um à direita e o outro à esquerda de Jesus.
Já havia um sentimento, uma aspiração pela liderança. Prevendo estas coisas Jesus toma a toalha e começa aquele trabalho que ninguém gostaria de fazer. Assim o mestre ensina que no reino do Pai Celestial os valores são invertidos: para subir, é necessário descer, para tornar-se senhor, é necessário ser servo, o caminho para a exaltação, é a humilhação, para ser o 1º deve ser o último e assim sucessivamente.
Vocês formandos do curso de obreiros e irmãos que desejam a liderança devem observar este ensino de Jesus: A vida cristã implica em serviço e submissão, para chegar à presença de Deus são necessárias essas características, o hino do hinário expressa o desejo de quem serve a Jesus.
É também necessário reconhecer que se alcançamos a posição de liderança foi pela permissão de Deus, pois toda autoridade é constituída por Deus, e através dos liderados. Citamos aqui a Célebre frase de Sir Isaac Newton considerado pai da física: "se vi mais longe do que outros homens, foi porque estava em pé sobre os ombros de gigantes.
Precisamos apossar-nos da toalha à exemplo de Jesus e continuar o trabalho que
ele começou, não devemos parar por aqui, mas por em prática o que aprendemos,
indo mundo afora ensinando e fazendo discípulos para o mestre.
SEGUNDO SÍMBOLO - A CRUZ SIGNIFICA A OBEDIÊNCIA
Tanto a toalha quanto a cruz simbolizam o estilo de liderança de Jesus (Lc.
9:23) "se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a
sua cruz, e siga-me". Uma característica importante na vida de um líder é
saber obedecer e não apenas mandar.
A desobediência para Deus é colocada em pé de igualdade com a feitiçaria (I Sm.15.22, 23) . Tem porventura Deus prazer em holocaustos e sacrifícios,
como em que se obedeça à voz do Senhor? Porque a
rebelião é como pecado de feitiçaria, a obstinação como idolatria. O verdadeiro líder precisa ser obediente a Deus para obter sucesso em sua
liderança.
A cruz representa esta obediência por pior que ela representasse. Jesus a assumiu. Ele poderia ter desistido da cruz ao pensar em tudo que passaria. Humilhação, na dor, sofrimento, escárnio, e outros para salvar a humanidade. Sua luta interior e agonia foram tantas que chegou a suar gotas de sangue.
Mas resistiu firme até o fim e em sua oração estava disposto a obedecer: "faça-se a tua vontade/ Ele foi obediente até a morte e morte de cruz. Essas características precisam fazer parte do caráter e formação de todo o líder. Se este não for obediente como poderá exigir obediência de seus subordinados?
Se quisermos ser bons cristãos precisamos tomar posse de nossa toalha (submissão e serviço) diante do Senhor e as nossa cruz por mais pesadas que achemos que sejam ou por mais difícil que seja suportá-las. Devemos levá-las, quem sabe como os judeus no Salmo 126, que lançavam a semente com lágrimas, mas retornavam alegres trazendo seus feixes.
Temos uma missão diante do Senhor! Que em 2024 tenhamos disposição, perseverança e amor para cumpri-la
com devoção como Jesus nos ensinou
Nenhum comentário:
Postar um comentário