segunda-feira, 25 de novembro de 2024

A SEMENTE DA GRAÇA

TEXTO: JO.12-24-26

QUANDO JESUS USA A EXPRESÃO “NA VERDADE, NA VERDADE” ELE ESTÁ ENFATIZANDO ALGO PROFUNDO E IMPORTANTE PARA SER RECEBIDO, REFLETIDO E OBEDECIDO. JESUS ESTÁ FALANDO DE SUA MORTE! TEMOS DIFICULDADE DE FALAR DE NÓS, MAS TEMOS FACILIDADE DE FALAR DOS OUTROS! O TEXTO MOSTRA JESUS FALANDO DE SI MESMO! INTERESSANTE QUE JESUS NÃO COMEÇA FALANDO DE VIDA! JESUS COMEÇA FALANDO DE MORTE! ELE SE IDENTIFICA COMO UM GRÃO DE TRIGO QUE VAI CAIR, MORRER E FRUTIFICAR! JESUS SABIA QUE O GRANDE SEGREDO DA SUA MISSÃO NÃO ERA ESTAR VIVO. 

O ÁPICE DA SUA MISSÃO ERA MORRER NO CALVÁRIO POR NÓS! POR ISSO JESUS DECLARA: SE O GRÃO DE TRIGO CAINDO NA TERRA NÃO MORRER FICA ELE SÓ, MAS SE MORRER DÁ MUITO FRUTO! JESUS ESTÁ DIZENDO QUE HAVIA CHEGADO A HORA DELE SER GLORIFICADO. MORRER COMO UM GRÃO DE TRIGO E RESSUSCITAR NO TERCEIRO DIA! ELE SABIA QUE A SUA MORTE PRODUZIRIA MUITOS FRUTOS E RESULTARIA EM MUITAS VIDAS PARA O REINO DE DEUS! 

A NARRATIVA DO TEXTO NOS FAZ TRÊS PERGUNTAS: PARA QUE FOMOS CHAMADOS? POR QUE FAZEMOS PARTE DA IGREJA DE CRISTO? POR QUE DEUS NOS TROUXE AQUI? A RESPOSTA: DEUS NOS CHAMOU PARA SERMOS SEMENTES DOS ÚLTIMOS DIAS! VEJA QUE JESUS NÃO COMEÇA FALANDO QUE ELE ERA UMA ÁRVORE! ELE COMEÇA FALANDO QUE ELE ERA UM GRÃO DE TRIGO! UMA SEMENTE! O QUE É UMA SEMENTE? A SEMENTE É UM FRUTO COM CAPACIDADE E POSSIBILIDADE DE GERAR VIDA! A SEMENTE É TAMBÉM SÍMBOLO DA PALAVRA DE DEUS! 

A INSTRUÇÃO DE JESUS PARA OS SEUS DISCÍPULOS E PARA A SUA IGREJA É QUE POSSAMOS MORRER COMO A SEMENTE DE TRIGO E GERAR FRUTOS! SABE POR QUE MUITA COISA NÃO ACONTECE NA NOSSA VIDA? É PORQUE A SEMENTE NÃO MORREU! PRIMEIRO A SEMENTE PRECISA ROMPER A CASCA PARA DEPOIS FRUTIFICAR! TEM ÁREAS DA NOSSA VIDA QUE PRECISAMOS TIRAR A CASCA PARA QUE POSSAMOS FRUTIFICAR E GERAR FRUTOS! NÃO HÁ NINGUEM SALVO QUE NÃO ESTEJA SENDO CHAMADO PARA SER TRANSFORMADO! TODOS SEGUIDORES DE CRISTO DEVE SE CONSIDERAR SEMENTES. 

TODA ÁRVORE UM DIA FOI UMA SEMENTE! O FATO DE VC HOJE SER UMA SEMENTE SIGNIFICA QUE AMANHÃ VC IRÁ SE TORNAR UMA ÁRVORE! É MELHOR COMEÇAR PEQUENO E CRESCER DO QUE SER GRANDE E SE TORNAR PEQUENO! VC É UMA SEMENTE DE DEUS QUE CARREGA DENTRO DE VC UMA ÁRVORE CHEIA DE FRUTOS! NINGUÉM COMEÇA COM A COLHEITA! COLHEITAS NÃO GERAM SEMENTES! SÃO AS SEMENTES QUE GERAM COLHEITAS! A SEMENTE É O PROCESSO! A COLHEITA É O RESULTADO! NINGUÉM COLHE SEM ANTES PASSAR PELO PROCESSO! O PROCESSO TEM CHORO! A COLHEITA TRÁS ALEGRIA! 

A SEMENTE PARA GERMINAR PRECISA SER ENTERRADA E MORRER! O PROCESSO DE CRESCIMENTO SÓ ACONTECE QUANDO A SEMENTE MORRE! O QUE PRECISAMOS ENTERRAR PARA GERARMOS FRUTOS? A SEMENTE PARA GERMINAR ELA PRECISA DE ÁGUA! SIGNIFICA QUE A SEMENTE NÃO VAI SUBIR ATRÁS DE ÁGUA! É A ÁGUA QUE DESCE ATÉ A SEMENTE A ÁGUA QUE DESCE VEM DO TRONO DE DEUS! É DEUS CUIDANDO DO TEU CRESCIMENTO!  A SEMENTE MORRE! A ÁGUA DÁ VIDA! JESUS É A ÁGUA DA VIDA! 

SÓ QUEM VÊ A SEMENTE CRESCENDO É DEUS! VOCÊ NÃO PRECISA APARECER PARA DIZER QUE ESTÁ CRESCENDO! CRESÇA E DEIXE QUE DEUS FARÁ VOCÊ APARECER! É MELHOR CRESCER DEVAGAR NOS CAMINHOS DO SENHOR DO QUE CRESCER RÁPDO E SE PERDER NOS CAMINHOS DOS HOMENS! TODA SEMENTE FICA ESCONDIDA DEBAIXO DA TERRA! MAS DEUS SABE QUE ALÍ TEM UMA ARVORE NASCENDO! É A NOVA CRIATURA CHEGANDO E A VELHA SAINDO! DEUS GOSTA DE CRIAR COISAS NOVAS! O QUE A GENTE NÃO VÊ, DEUS VÊ! O QUE A GENTE NÃO PODE FAZER, DEUS FAZ!

SABE O QUE APRENDO AQUI? QUE NO REINO DE DEUS A GENTE NÃO CHEGA MELHOR! A GENTE CRESCE E SE TORNA MELHOR! A SEMENTE PLANTADA PRECISA SER REGADA! QUEM REGA A SEMENTE É DEUS! A PARTE MAIS IMPORTANTE DA ÁRVORE NÃO É O TRONCO! NÃO SÃO AS FOLHAS! NÃO SÃO OS GALHOS! A PARTE MAIS IMPORTANTE E SENSÍVEL DA ÁRVORE É A RAIZ! SE VC ARRANCAR AS FOLHAS ELAS CRESCEM! SE VC PODAR OS GALHOS ELES VOLTAM A CRESCER! SE VC TIRAR TODOS OS FRUTOS NO OUTRO ANO TEM DE NOVO! MAS SE A RAIZ FOR CORTADA A ÁRVORE MORRE! 

SABE POR QUE A IGREJA NÃO MORRE? PORQUE A RAIZ É CRISTO! A RAIZ QUE SUSTENTA A ÁRVORE ESTÁ LIGADA EMBAIXO! NO REINO DE DEUS A RAIZ QUE TE SUSTENTA ESTÁ LIGADA LÁ EM CIMA! O PROPÓSITO DE DEUS É QUE CADA DE NÓS SEJA UMA SEMENTE DE TRIGO E NÃO DE JOIO! A CASCA DO JOIO É VAZIA! É OCA! NÃO TEM FRUTO! NÃO TEM SEMENTE! SE NÃO TEM SEMENTE NÃO GERA FRUTO! JÁ O TRIGO TEM SEMENTE! O TRIGO PRODUZ O PÃO! JESUS É O PÃO DA VIDA! INTERESSANTE QUE O JOIO É RÍGIDO! 

A ESPIGA DO JOIO NÃO SE CURVA! SIGNIFICA O CRENTE DE CORAÇÃO DURO QUE NÃO SEM IMPORTA EM PRODUZIZ FRUTOS! A ESPIGA DE TRIGO É CURVADA! SIGNIFICA O CRENTE OBEDIENTE!  O CRENTE OBEDIENTE SE IMPORTA COM AS VIDAS QUE PRECISAM SER RESGATADAS QUANDO ÉRAMOS DO MUNDO A GENTE SE ALIMENTAVA DAS COISAS DE BAIXO! QUANDO DEUS NOS RESGATOU, O NOSSO ALIMENTO AGORA VEM DE CIMA! TUDO AQUILO QUE VC PERDEU AQUI EMBAIXO, VOCÊ GANHOU MUITO MAIS LÁ EM CIMA! DEUS VAI FAZER VC CRESCER NA HORA CERTA! 

ENQUANTO VOCÊ FOR SEMENTE DEUS VAI TE REGANDO COM A SUA PALAVRA! A MORTE DE JESUS FECHOU AS NOSSAS FERIDAS! A SUA MORTE GEROU VIDAS PARA QUE NOS TORNÁSSEMOS SEMENTES! O PROPÓSITO DE JESUS É QUE A CASCA DO GRÃO DE TRIGO SE ABRA, FRUTIFIQUE E DÊ FRUTOS! SOMOS SEMENTES DE TRIGO COLOCADOS NAS MÃOS DE DEUS! NICODEMOS UM DIA RECONHECEU QUE ELE ERA UMA SEMENTE QUE PRECISAVA SAIR DE DENTRO DA CASCA E GERAR FRUTOS! 

ZAQUEU QUANDO TEVE UM ENCONTRO COM JESUS ELE ROMPEU IMEDIATAMENTE A CASCA DA SUA SEMENTE E RENASCEU DE NOVO! AS GRANDES BENÇÃOS DE DEUS SÓ SERÃO DERRAMADAS QUANDO OS PRÓPOSITOS DE DEUS SE INSTALAREM NA NOSSA VIDA! PRECISAMOS AVALIAR COMO ESTÁ A NOSSA VIDA ESPIRITUAL! SERÁ QUE ESTAMOS GERANDO FRUTOS OU ESTAMOS ENDURECIDOS DENTRO DA CASCA? HÁ UMA SEMENTE QUE GRITA DENTRO DE NÓS QUERENDO BROTAR! É HORA DE SAIRMOS DA DORMENCIA DA CASCA PARA QUE ALGO NOVO ACONTEÇA! 

O PROPÓSITO DE JESUS É QUE A SUA IGREJA VENHA GERAR FRUTOS NESSES ULTIMOS DIAS! AFINAL, ONDE HÁ O ESPIRITO DE DEUS HAVERÁ SEMENTES BROTANDO PARA UMA VIDA VITORIOSA! ESSA É A NOSSA MISSÃO  

 

 

 

 

sábado, 16 de novembro de 2024

ESTUDO DA HISTÓRIA DA BÍBLIA NT

 

O Novo Testamento é uma coleção de 27 livros da Bíblia que conta a história de Jesus Cristo, os seus ensinamentos e o desenvolvimento das primeiras comunidades cristãs, como também fala dos primeiros esforços missionários da Igreja.  

O Novo Testamento foi escrito em grego. Faz parte da Nova Aliança cumprida em Jesus e a expansão do Evangelho, a profecia do fim dos tempos, e a volta de Jesus. Vale lembrar que entre o Antigo e o Novo Testamento existe um espaço de 400 anos que Deus ficou em silencio. Esse espaço é chamado de período intertestamentário que marca o silencio profético de Malaquias até a pregação de João Batista.

Nessa fase Deus não levantou nenhum profeta e nenhum escrito profético. Esse período foi necessário para que o povo judeu pudesse ver as profecias se cumprindo.

O Novo Testamento está dividido em 4 partes. Os Evangelhos – As Epistolas de Paulo  As Epístolas Gerais e o Livro Profético

Os Evangelhos são: Mateus-Marcos-Lucas-João.

Mateus apresenta Jesus como o Messias Prometido por Deus como cumpridor das profecias do Velho Testamento. Mateus como era judeu, ele escreveu e direcionou o evangelho para os judeus. Por isso a estrutura literária no Livro de Mateus aparece a genealogia de Jesus. Mateus era muito cuidadoso, por isso ele anotava com detalhes todos os acontecimentos da vida pública de Jesus.

Marcos apresenta Jesus como o servo de Deus, que veio a Terra a fim de cumprir as Ordens do Pai. O Livro de Marcos foi escrito para os primeiros cristãos romanos. Marcos não era apóstolo, ele era seguidor de Jesus. Marcos escreveu o evangelho segundo os relatos e testemunhos de Pedro que estava preso em Roma. O evangelho de Marcos apresenta Jesus mais dinâmico que os outros evangelhos.  

Lucas era um gentio convertido que por sua vez apresenta Jesus como o Filho do Homem como forma de mostrar o lado humano de Jesus. Lucas escreveu o evangelho usando o conhecimento e o testemunho de Paulo. O Livro foi escrito para os gentios. Lucas narra a infância e a juventude de Jesus onde é visto claramente como o Salvador divino-humano que veio com a provisão da salvação para todos os descendentes de Adão.

João apresenta o lado divino de Jesus, chamando-o o Filho de Deus. O Livro de João é o mais teológico. Relata muitos fatos do ministério de Jesus na Judéia e em Jerusalém mostrando com mais profundidade o mistério da pessoa de Jesus. João a pedido dos presbíteros da igreja da Ásia Menor (Turquia) escreveu em sua residência em Éfeso, um evangelho mais espiritual com a finalidade de combater uma perigosa heresia que colocava em dúvida os ensinamentos de Jesus. Essa heresia estava se propagando muito rápido por um judeu chamado Cerinto.

O Livro Histórico – Atos dos Apóstolos. O Livro de Atos não termina com Amém. A ausência do Amém é porque a história do Livro de Atos ainda não terminou de ser escrita. A obra de evangelizar os 4 cantos da Terra ainda continua.

As Epístolas de Paulo: Romanos - I/II Coríntios-Gálatas-Efésios- Filipenses-Colossenses-I/II Tessalonicenses - I/II Timóteo -Tito - Filemon

As Epístolas Gerais – Hebreus – Tiago - I/II Pedro - I/II João e Judas

O Livro Profético - Apocalipse 

Nota importante: Algumas cartas de Paulo foram perdidas como é citado em I Co.15-9 a Carta Pré Canônica. Outra Carta perdida foi a Carta Dolorosa citada em II Co.2-4. Acredita-se que essas cartas foram perdidas devido ao crescimento das igrejas que passaram a serem muito solicitadas acabaram se perdendo em alguma viagem.

A última carta que Paulo escreveu foi II Timóteo. Segundo os teólogos a Epístola aos Romanos é considerada a melhor carta de Paulo. É a carta mais completa que fala da “justificação pela fé” em Cristo Jesus.

Você sabe como surgiu o nome Novo Testamento? Esse termo grego se refere as palavras de Jesus na última Ceia com seus discípulos que se encontra em Mt.26-28 “Porque isto é o meu sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”. Foi Justino Mártir que apresentou esse termo para separar o Antigo Testamento do Novo Testamento.

Foi somente em 367 que o bispo e teólogo Atanásio de Alexandria reconheceu todos os livros que compõe o Novo Testamento incluindo as pequenas cartas de Judas, João e Tiago.

HISTÓRIA E ORIGEM DA SEPTUAGINTA

Aproximadamente 250 a.C foi reunido na ilha de Faros perto de Alexandria um grupo de 72 anciãos com o objetivo de traduzir a Bíblia dos judeus para o grego KOINÉ. Esse grupo realizou toda a tradução em 72 dias. Após esse período o texto em grego foi lido perante o povo que recebeu com grande aprovação. Septuaginta significa setenta abreviado por LXX.

A grande verdade é que esse acontecimento foi considerado por muitos como uma lenda por se constatar que alguns textos foram mal traduzidos e isso acabou pondo em dúvidas a fidelidade da tradução. Daí surgiu dois termos: uma versão considerada lendária e a outra como histórica.

A Vulgata foi a primeira versão da bíblia do Antigo Testamento que foi traduzido diretamente do hebraico sem utilizar a Septuaginta. Essa bíblia traduzida por São Jeronimo foi a bíblia que Gutenberg imprimiu em 1456.

Para que isso acontecesse, Jeronimo precisou ir para a Palestina onde viveu 20 estudando hebraico com os melhores rabinos. Jeronimo examinou cuidadosamente todos os manuscritos que conseguiu localizar para realizar uma tradução mais fiel possível. Essa tradução ficou conhecida como Vulgata, ou seja, foi escrita na língua de pessoas comuns (vulgus).

NOTA IMPORTANTE

Aprendemos que a seleção dos Livros da Bíblia, aconteceram ao longo dos séculos. Na verdade, esses longos anos, foram apenas 56 anos passando por 4 Concílios. Todos esses Concílios pertenciam a igreja romana. O primeiro Concílio foi o de Laodicéia em 363 d.C. Apesar desse Concílio não ser definitivo deixaram de fora os livros de I Pedro – Tiago - Carta aos Hebreus e o Apocalipse, por serem livros muito judaicos.

Já no Concílio de Hipona em 393 d.C e no Concílio de Cártago em 397 d.C e o de 419 d.C, foram definidos os livros que conhecemos hoje. Foi no segundo Concílio de Cártago que o Cânon foi estabelecido. Deixaram de fora o Apocalipse de Pedro/ O Evangelho dos Hebreus/O Evangelho de Tomé e o livro Pastoral de Hermas.

Apesar desses livros serem rejeitados, eles ainda chegaram a circular nos primeiros séculos da Era Cristã. O Concílio de Cártago achou por bem rejeitarem esses livros por acharem conter doutrinas e ensinos sobre a santificação e guardar todos os mandamentos conforme ensinava as Leis Mosaicas.

Esses livros foram considerados livros blasfemos. Eles consideravam que esses livros davam ênfase a praticarem fielmente os ensinamentos judaicos. No segundo Concílio de Cártago, acharam que essas práticas judaicas não fortaleciam a igreja romana pois criaria problemas de direcionamento, já que a igreja romana pretendia ensinar conforme as suas doutrinas.

Quando Constantino proclamou o cristianismo como única religião oficial do Império Romano no final do século 4, surgiu uma procura muito grande das cópias do Novo Testamento. É possível que Eusébio de Cesaréia tenha conseguido mostrar ao imperador que os livros usados pelos cristãos já estavam muito danificados. A partir daí uma série de novas crenças “pagãs,” entraram na igreja como a devoção de Maria a Mãe de Deus.

Constantino chegou a encomendar 50 livros para as igrejas de Constantinopla, antiga capital do Império Romano. Naquela época Constantinopla era o principal centro eclesiástico da Igreja Ortodoxa do mundo. A Igreja Ortodoxa tendo uma grande devoção à Virgem Maria, a consagrou como a Mãe de Deus.

A igreja ortodoxa caminhou junto com a igreja romana até 1054. Foi então que na chamada GRANDE CISMA, as igrejas se separaram. A igreja Ortodoxa passou a não reconhecer mais o Papa como Autoridade e a negar a Infalibilidade papal. Eles continuam a acreditar em Deus Pai, Deus Filho e no Espírito Santo, e que Jesus é o Messias esperado.

Ao mesmo tempo eles também acreditam em São Basílio o Grande, São Gregório de Nissa, São Cirilo de Jerusalém e São João Crisóstomo. A bíblia Ortodoxa contém 78 livros. Eles continuam usando a versão grega do Antigo Testamento conhecida como a Septuaginta.

A Igreja Católica considera que nem todas as revelações da Palavra de Deus estão registradas na bíblia. Os teólogos da Igreja Católica acham que para se ter conhecimento total da bíblia é preciso crer tanto na revelação escrita como na revelação oral. Consideram que a revelação oral chamada de Tradição, tem o mesmo peso e grau de verdade que a revelação escrita.

A exemplo disso é que pela fé, a Igreja Católica crê que Maria foi assuntada. Isso  significa que Maria foi levada ao céu com corpo e alma sem passar pela morte apesar de não ter nenhum registro bíblico. A igreja Romana, Ortodoxa e parte das igrejas Anglicanas aderiram esse dogma defendido pelo Papa Pio XII em 1950.