sexta-feira, 17 de novembro de 2017

TIRANDO AS SANDÁLIAS PARA VER A GLÓRIA DE DEUS

Texto: Ex.3-1-5

As primeiras palavras de Deus para Moisés foram um tanto intrigantes! A Sarça Ardente marca o primeiro encontro entre Deus e Moisés! A primeira ordem de Deus para Moisés foi: tira as sandálias que o lugar que você está pisando é santo!

Moisés jamais se tornaria um líder se ele não tivesse tirado as sandálias! Foi uma atitude de reverencia, fé e temor! As sandálias eram símbolos do tempo que Moisés havia vivido no Egito! Eram as únicas peças que havia sobrado do Egito!

Foi a época que Moisés fez parte da família do faraó! Deus queria quebrar o ultimo laço que ainda restava na vida de Moisés! Deus queria apagar o Egito de uma vez por todas da vida de Moisés!

Deus quer apagar também o Egito da nossa vida! Por isso Deus pede para tirarmos também as nossas sandálias! Tem pessoas dentro das igrejas que ainda continuam percorrendo caminhos tortos porque continuam usando as sandálias do Egito! Está na hora de você se livrar delas!

Deus quer apagar de uma vez por todas o Egito da nossa vida! Precisamos tirar tudo aquilo que nos impede de recebermos as nossas vitórias! Moisés estava impressionado com o que os seus olhos estavam vendo! Uma sarça ardendo no fogo que não queimava!

A Sarça significava o povo hebreu! O fogo representava o sofrimento do povo! O fato da Sarça não ser consumida pelo fogo, significava que o povo hebreu não seria destruído por mais doloroso que fosse a vida deles no Egito!

Interessante que Deus revelou a grandeza da sua identidade através de uma sarça! Por que uma Sarça? Por que um espinheiro? Sabe qual a lição que Deus quer nos ensinar? A Lição da Humildade!! Deus quer que cada um de nós se torne uma sarça!

A Sarça era um arbusto comum! Era o que mais se via no deserto! Não tinha valor nenhum! Deus se revelou num arbusto comum para mostrar algo incomum! A segunda lição que aprendo aqui é que Deus não precisa se revelar em lugares majestosos!

Deus não mostra a sua grandeza onde tem a glória dos homens! Deus não precisa revelar o seu poder, a sua grandeza, nas grandes igrejas! Deus não precisa usar grandes pregadores para trazer uma palavra de revelação! Deus não precisa de cantores famosos para fazer o fogo cair do céu! 

Aprendo que onde o homem quer aparecer, Deus, não manifesta a sua Glória! Isso quer dizer que quanto mais humilde eu for, mais vou me parecer com Deus! Deus conta com a nossa pequenez para revelar A SUA GRANDEZA!

Veja que Deus faz algumas promessas para Moisés! Deus diz ainda que iria com Moisés numa grande missão! A missão de libertar o povo hebreu da escravidão do Egito! Um ano depois a promessa de Deus havia se cumprido! O povo hebreu estava liberto do Egito!

Ex. 19 – Deus convida Moisés a subir outra vez o Sinai! Ali foi o lugar onde tudo começou! Moisés subiu o Monte Sinai para ouvir Deus dizer: Moisés, ainda tem uma longa caminhada! Ainda tem muita coisa para você fazer!

Veja que do capítulo 19 até o capítulo 30, Deus orienta Moisés sobre a construção do Tabernáculo! O Tabernáculo seria o lugar sagrado onde Deus queria ser adorado! Deus também queria ficar mais perto do seu povo!

Ex.31-18 – A Bíblia diz que quando Deus acabou de falar com Moisés, Deus deu a Moisés as duas Tábuas do Testemunho! A outra lição que aprendo aqui que o Sinai é lugar onde a voz de Deus fala! É o lugar onde Deus orienta! A congregação que você frequenta é o Sinai de Deus! É lá que Deus fala com você!

As duas Tábuas do Testemunho foram escritas pelo dedo de Deus! A tua história quem está escrevendo é o dedo de Deus! Quem registra as tuas obras é o dedo de Deus! O milagre acontece na tua vida porque tem o dedo de Deus!

Eu profetizo que tudo aquilo que você está passando, Deus vai colocar o Dedo Dele para pôr fim nos teus problemas!

Ex. 32-7 – Após entregar as duas Tabuas do Testemunho, Deus dá uma ordem para Moisés dizendo: Moisés desce o monte depressa porque o teu povo está corrompido! Eles se desviaram do caminho que lhes tinha ordenado! Eles estão adorando um bezerro de ouro!

Esse foi um dos piores momentos na vida de Moisés! Moisés desce depressa o monte trazendo as duas Tábuas do Testemunho! Ele trazia a experiência de ter passado 40 dias na presença de Deus! Ele trazia as 12 Leis escritas por Deus! No meio do caminho Moisés se encontra com Josué!

v.17 - Josué diz: estou ouvindo um alarido de guerra no arraial! Moisés vai mais além e diz: o que eu ouço não é grito de vencedores, mas grito de uma canção! Moisés sabia que lá embaixo havia algum problema!

A música que Moisés tinha ouvido estava sendo cantada por uma geração que não estava disposta a subir o monte! Era cantada por uma geração corrompida! Indignado com a música e com a atitude dos hebreus, Moisés quebrou as duas Tábuas que Deus havia lhe dado no pé do monte!

Duas Tábuas que lhe custaram 40 dias na presença de Deus! Moisés viu que o ouro que aquele povo trouxera do Egito, que deveria ser usado nos utensílios do Tabernáculo, eles tinham usado para fazer a confecção do bezerro que o povo estava adorando!

Moisés viu o povo dançando nu! Dançavam, cantavam e se alegravam na frente do bezerro de ouro! A idolatria que eles tanto viram no Egito, agora estavam praticando!

Sabe quem estava no meio deles? Arão! O sacerdote escolhido por Deus!

Mais uma lição que aprendo aqui! Que tem uma geração dos nossos dias que tem história com Deus! Que tem intimidade com Deus! Que tem vida com Deus! Que tem experiência com Deus! Mas está ouvindo e cantando a música dos desviados no pé do monte!

Está ouvindo a música dos que não tem compromisso com Deus! Estão se alegrando com a música dos que fingem ser povo de Deus! Estão cantando a música do bezerro de ouro! Essa geração quebrou a sua Aliança com Deus!

Uma geração que desiste fácil! Uma geração que gosta de ouvir um Evangelho de facilidade! Uma geração acostumada com a Porta Larga! Uma geração que quando sai da igreja vai dançar a música do bezerro de ouro!

Uma geração que sai ás escondidas para cantar no pé do monte! Deus está falando com pessoas aqui! Deus manda te dizer: Não dê ouvidos a música dos desviados! Não quebre a tua Aliança com Deus!

Não pare para ouvir o alarido daqueles que não temem a Deus! Não deixe a música do arraial te levar para longe de Deus! Essa música vai acabar com teu ministério! Vai acabar com a tua chamada! Vai acabar com o teu casamento! Vai acabar com a tua família!

Essa música vai enterrar os teus dons! Vai enterrar os teus talentos! Vai enterrar a tua vida espiritual! Música do bezerro de ouro nos faz desanimar! Música do bezerro de ouro destrói o teu testemunho com Deus! Mata as tuas promessas!

Não jogue fora a tua santidade! Deus está dizendo: tem muita coisa para você fazer! Deixe Deus te usar cada vez mais! Deus não autorizou seu povo a quebrar as suas leis!

Moisés quebrou as duas Tábuas, mas Deus escreveu de novo! Isso significa que tudo passa, mas as leis que Deus escreveu para o seu verdadeiro povo são eternas!

Lembre-se: Na eternidade não tem música de desviados! Na eternidade não tem adoração de bezerro de ouro! Na eternidade você vai dar conta dos seus atos! 

Talvez as sandálias do Egito ainda não foram tiradas dos seus pés! Foi a primeira ordem que Deus deu para Moisés! Se elas continuassem nos pés dele, jamais Moisés teria feito o que fez aqui na Terra! Moisés decidiu abandonar o Egito para ver a Glória de Deus na vida dele! 

Abandone o Egito você também!

DOE PARA ESTE MINISTÉRIO
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549 - C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Estamos evangelizando nas praças, nos ramais, no interior, nas igrejas e os moradores de rua. Não temos recursos por isso contamos com a sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus, levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co.9-7






   



Um comentário: