quinta-feira, 2 de novembro de 2017

AS PROMESSAS DE DEUS

Texto Nm. 23.19  -  II Pe.3.9a

Promessas de Deus é um dos temas mais preciosos da vida cristã!

Afinal o que é Promessa de Deus? É um ato amoroso por meio do qual Deus estabelece um compromisso fiel e santo com seus servos. Gl.3.16.

Todas as Promessas de Deus estão contidas na sua Palavra! Deus estabelece as condições e nós precisamos estar dentro dessas condições para que as Promessas nos alcancem!

Deus é fiel nas Suas Promessas – Ele sabe a melhor hora! – Ele não retarda a Sua Promessa! Há 3.573 Promessas na bíblia.

A 1ª Promessa está registrada em Gn. 3.15. Fala do plano de Deus para a salvação do mundo! Essa Promessa prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás!

Existem Promessas que são específicas somente para algumas pessoas, não se aplicam a todos!

Exemplo: II Rs. 20.6 - A Promessa ao rei Ezequias. Deus lhe deu mais 15 anos de vida. Ninguém mais na bíblia recebeu esse tipo de promessa! O Livro de Provérbios não contém Promessas de Deus É um livro de Sabedoria! 

Muitos confundem palavras ditas por seres humanos que foram registradas na Bíblia como se fossem Promessas de Deus!

Exemplo: Jó 4.8 – Esse versículo registra a opinião de Elifaz e não uma Promessa de Deus!. (Elifaz  está dizendo que Jó está sofrendo porque semeou o mal)

Gn. 3.4 -  A bíblia registra até mesmo promessa feita por Satanás que não se
confirmaram. “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrerás”

Para recebermos as Promessas de Deus precisamos entender Três coisas importantes:

1 - O nosso tempo não é o tempo de Deus!

2 – O tempo do homem é o Kronos!. Representa o tempo do envelhecimento, da ansiedade, da desistência, do desespero, da incredulidade!

3 – O tempo de Deus é o Kairós!. Representa o tempo da perseverança , da providência, do descanso, da fé inabalável!

Enquanto buscarmos as Promessas de Deus com a visão Kronos, não alcançaremos as Promessas! É a nossa “postura na espera” que vai determinar a nossa derrota ou a nossa vitória!

Muitos abandonam a fé! – Outros colocam a culpa em Deus! Alguns culpam as pessoas  quando o problema está nela mesmo! Certas atitudes nos tiram da condição de receber a Promessa e nos leva para o final da fila.

Veja o exemplo do povo de Israel!.  Era para chegarem na Terra Prometida em 40 dias,  mas levaram 40 anos!. Tudo por causa da incredulidade e da rebeldia!

Foi preciso que os murmuradores, os rebeldes, os incrédulos morressem para que a geração mais jovem alcançasse a Promessa!

Para alcançarmos as Promessas de Deus temos que dar os passos de José: Não desistiu de sonhar apesar dos deboches e das zombarias. Ele continuou sonhando! Não deixou que os sentimentos de rancor entrasse no seu coração!.

Continuou amando seus irmãos que o rejeitaram! Rejeitou suas maiores provações: escravidão - casa de Potifar – calabouço!. Nem por isso deixou de servir a Deus!

Resistiu o pecado representado pela mulher de Potifar! Quando alcançou a maturidade (30 anos) Todas as promessas se cumpriram!

Tem muita gente afirmando que “quem tem promessas não morre”. É certo isso que dizem? Em Hb. 11.13 a bíblia diz diferente! 

LEMBRE-SE: - O cumprimento das Promessas não depende da nossa existência, mas de Deus!. Se Deus prometeu antes de morrermos, certamente se cumprirá!

Se não cumpriu antes de morrermos. se cumprirá após a morte!. Ex. A salvação de um filho! 

As Promessas de Deus estão sujeitas à três condições: FÉ – OBEDIÊNCIA – FIDELIDADE
                       
Existem DOIS tipos de Promessas: AS CONDICIONAIS E AS INCONDICIONAIS

AS CONDICIONAIS – Estão relacionados ao ser humano: Buscar o Senhor! Deixar o caminho ímpio! Converter-se! Invocar o Senhor! Abandonar os pensamentos egoístas e humanos!

AS INCONDICIONAIS – Quer tenhamos fé ou não, irá acontecer! Exemplo: A Segunda Vinda de Jesus!

O Triunfo da igreja sobre os poderes malignos! O Julgamento dos Pecadores! A Vida Eterna!

IS.55.11 – “E assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para Mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei”

Esse versículo nos mostra as ações e pensamentos de Deus em relação ao Homem!. 

Mostra que não há caminho de volta naquilo que Deus deseja realizar! Então se a Promessa for de Deus. ela irá se cumprir!

Existem Promessas para nação de Israel! Promessas para a Igreja!

Promessas Individuais! Promessas Gerais!

SETE PRINCÍPIOS PARA RECEBER AS PROMESSAS DE DEUS

1 – CRÊ QUE ELAS SÃO POSSÍVEIS PARA NOSSA VIDA!

É preciso confiar em Deus! Ter fé necessária! Afastar a incredulidade! É bom lembrar que todo campo da Possibilidade existe o campo da Responsabilidade

Deus não realizará suas Promessas naquilo que é Errado ou Insensato!

Mc.9.23 diz assim – “E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.

TUDO – Não se refere a tudo que podemos imaginar!. Esse tudo só irá se realizar se estiver no centro da vontade de Deus!

É uma Promessa condicional!. Só se realizará se a pessoa for fiel e fizer a Vontade de Deus!

TESTEMUNHO: Funcionária de um empresário que procurou pelo pastor para que ele abençoasse a abertura de um motel próximo de casas familiares! Se conseguisse, todo mês o pastor iria receber uma oferta muito boa!

2 – OBEDEÇER AS CONDIÇÕES QUE DEUS ESTÁ DETERMINANDO

Abraão – Precisou sair da sua parentela para receber a Promessa! 

O Dia do Pentecoste – Os discípulos tiveram que ir para Jerusalém para receberem a promessa do batismo do Espírito Santo! 

3 – ESPERAR O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO

Esperar não significa Imobilismo. Significa Não se Precipitar! A bíblia nos dá o exemplo de Sara. Como não podia gerar filhos pediu para Abraão ter um filho com sua escrava Hagar! 

Existem Promessas que virão em Pouco Tempo – Médio tempo – Muito Tempo. Abraão esperou 25 anos para Isaque nascer! Calebe esperou 45 anos para receber as terras do Monte Hebrom!

4 – LUTAR – BATALHAR PARA ALCANÇAR AS PROMESSAS

É preciso queimar energia! Se esforçar! Se empenhar! Empregar todas as forças!

Moisés lutou 1 ano contra o faraó para tirar o povo do Egito!. Foi preciso 10 Pragas serem lançadas no Egito para que o povo fosse libertado!

Josué teve que destruir os povos que moravam em Canaã.! Havia os heteus, os amorreus, os heveus, os feruseus, os jebuseus, os midianitas

Js. cap. 6 – A primeira missão de Josué ao chegar em Canaã era para destruir Jericó!.

Era uma cidade-fortaleza!. Jericó era visto como uma cidade invencível.! Não só por causa de suas fortes muralhas, mas também por acharem ter a proteção dos seus deuses cananeus!

Sua área era cerca de 32km²!. Muros de 9 mts. de altura! Os muros tinham 6 mts. de largura! Dava para passar 2 carros!

Tinham que rodear 6 dias a cidade.! No 7º dia tinha que rodear 7 vezes!. Tocar a buzina longamente!. Tinham que gritar com grande grito!. A muralha cai! Os soldados agora tinham que pular para guerrear!

5 – ALGUMAS PROMESSAS SÃO DADAS POR ETAPAS  

Por que por etapas?. Para que não se estrague as bênçãos, ou as bênçãos venham estragar a pessoa!. 

II Co.3.18 -  O texto fala que a nossa transformação é progressiva e parcial. Deus pode reter parte da nossa Promessa por nos achar incapacitado para lidar por ela!

Ex. Ganhadores da loteria que hoje estão na miséria – Pessoas que foram abençoadas financeiramente e depois se desviaram dos caminhos do Senhor!

6 – TODAS AS PROMESSAS PASSAM PELO SENHOR JESUS

II Co.1.20 diz a bíblia – “Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim; e por ele, o Amém, para a glória de Deus, por nós”

Ap.3.14 – A bíblia diz que Jesus é o Amém!. Amém significa: EU CONCORDO! EU FAÇO!

Isso significa que todas as Promessas de Deus, só serão realizadas se forem aprovadas pelo Senhor Jesus!. Quem não recebe Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, não está apto a receber as Promessas de Deus!

Rm.8.34 - É Jesus quem intercede ao Pai por nós!.

Hb.4.15-16- “Cheguemos pois com confiança ao trona da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”

Tempo oportuno quer dizer “Hora da Necessidade”! A chegada da nossa Promessa no momento certo!

7 – TODAS AS PROMESSAS SÃO PARA GLORIFICAR O NOME DE DEUS

Com que finalidade Deus realiza as suas Promessas na nossa vida? Será que é para sermos Vaidosos?. Soberbos? Arrogantes?

Ou será que é para mostrarmos que somos o “tal” com Deus? Deus nos abençoa, mas quer também que sejamos abençoadores!

Gl.6.10 diz: “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”

Fazer o bem a todos – essa ordem é para pastores, presbíteros, missionários, diáconos, mestres e evangelistas! A Bíblia nos dá a certeza que as promessas de Deus irão se cumprir na nossa vida quando diz que:

As Promessas de Deus são infalíveis I Rs. 8.56

Deus sempre cumpre as suas Promessas II Co. 1.19-20

Porque Ele é Fiel e Justo I Jo.1-9

Ele não pode mentir Tt.1-2

Deus nunca se retrata ou altera as Suas Promessas Sl.89-34

Temos em Cristo a Garantia das Promessas II Co.1-20

As Promessas de Deus são preciosas e grandes II Pe.1-4

As Promessas de Deus foram dadas com juramento Hb.6.13

Nos momentos difíceis, temos as Promessas para nos dar esperança II Pe.1.4

Creia, tem Promessa de Deus chagando na tua vida! 


Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na Conta:
Caixa Econômica Ag. 1549   C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Precisamos continuar evangelizando nas praças, nas ruas, nas igrejas, nos ramais, no interior e os moradores de rua. Para isso, contamos com sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co.9-7







Nenhum comentário:

Postar um comentário