domingo, 25 de março de 2018

ESTÁ FALTANDO FERREIRO NA CASA DE DEUS


                                  
Texto: I Sm 13.19,20,22

Quando falamos em ferreiro pode parecer para nós uma figura estranha e desconhecida. Mas nos dias do V.T o ferreiro era uma figura comum para os povos daquela época, principalmente para Israel.

Israel era uma nação agrícola e guerreira. A economia e a subsistência de Israel dependiam das lavouras que eles cultivavam e das guerras contra seus inimigos.

E era o ferreiro o encarregado de fazer e dar manutenção nas ferramentas necessárias para serem usadas tanto na agricultura como na guerra; era o ferreiro que produzia e afiava as enxadas, as relhas, as foices, os machados e as espadas.

Is. 54.16 - Isaías fala do ferreiro: “Vê, fui eu que criei o ferreiro que assopra as brasas no fogo, que produz a ferramenta para sua obra.”

Hoje, nos dias modernos, essas ferramentas quase não tem mais tanta utilidade. 
Mas naquele tempo, estas ferramentas faziam parte do dia-a-dia do povo de Israel.

O texto que lemos, descreve um episódio angustiante para Israel. Eles estavam em guerra contra os filisteus. Os saqueadores tomaram as principais vias de acesso, e em todo o reino de Israel não havia nenhum ferreiro sequer.

Ora, se não havia ferreiro, não havia armas, e as que tinham estavam cegas, estavam sem poder de corte. A situação era tão grave, que no dia da batalha, havia apenas duas espadas: uma de Saul e a outra de seu filho Jônatas. Uma situação difícil!

Como enfrentar o exército inimigo com apenas duas espadas? Quais as chances de Israel vencer? Aplicando essa palavra para os nossos dias, não é muito diferente a nossa situação.

Há muitos crentes e igrejas que estão perdendo a guerra e a batalha porque estão sem ferreiros. Às vezes até têm ferramenta, mas está sem o fio, ou enferrujada!.

Muitos ferreiros estão abandonando suas espadas, porque já não cortam mais nada!. Se não houver ferreiro nas Igrejas, as armas ficam enferrujadas e a obra de Deus não prosperará.

Vamos falar de Quatro Ferramentas importantes na obra de Deus. Mas se não houver o ferreiro, elas irão perder o seu poder de uso!.

1- A ESPADA

I Sm.13.22 – Diz a bíblia que no momento em que Israel mais precisava de armas, os inimigos atacaram e cercaram Israel, mas só havia duas espadas em todo o Israel, e tudo isso por falta de ferreiro.

Espada é uma arma de ataque e defesa, arma de batalha; é com a espada que atacamos e vencemos o inimigo. A espada é o símbolo da palavra de Deus (Ef.6.17).

São crentes e igrejas que não pregam mais a verdadeira palavra de Deus. Suas espadas estão cegas, e o que vemos são mensagens de “oba-oba”.

Is.49.3 diz: “Faz a minha boca como espada aguda.”  Quando Isaías diz: “boca como espada aguda”, quer dizer que quando um crente prega sua boca é como espada para ferir o pecado, mas só fere se estiver amolada!.

Então devemos pregar que existe inferno!. Que o pecado nos leva para o inferno, que a imoralidade nos afasta de Deus. Pregar sobre o arrebatamento!. Sabe por que? Porque os ferreiros em vez de usarem a espada, estão usando canivete!.

Quem quiser ser ferreiro de Deus vai ter que amolar, e desenferrujar a sua espada. Voltar a pregar a VERDADE!.

2- A FOICE E A ENXADA

Estas duas ferramentas são usadas na agricultura. Quando não há ferreiro, elas ficam enferrujadas, cegas, sem corte. Você já tentou capinar com uma enxada cega, ou roçar com uma foice enferrujada?

Se estas ferramentas estiverem enferrujadas, velhas, as mãos vão doer e o serviço não irá ficar pronto. O que tem de crentes e igrejas com estas ferramentas cegas não é brincadeira!.

E quando a enxada, e a foice estão sem corte, à igreja se enche de joio e de ervas daninhas.

3- O MACHADO

Como não havia ferreiro, então não havia também quem amolasse o machado. O machado simboliza o PODER, a FORÇA e a UNÇÃO de Deus.

Em Mateus 3:10, João Batista em sua pregação diz que o machado está posto a raiz da árvore que não dá fruto. O machado é usado pra cortar lenha e árvores, mas se ele não estiver bem afiado, isso se torna impossível.

Há muitos crentes que tem o machado em suas mãos, mas infelizmente deixou perder o fio, e seus golpes não têm nenhum efeito!.

O machado é o PODER de Deus. Se você não amolar seu machado, ele perde o corte e sem corte o ferreiro prega e ninguém sente nada; ele ora e não acontece nada!. Ele profetiza e não acontece nada!

Deus, o nosso ferreiro deseja amolar nosso machado hoje!. Machado amolado significa renovo, força, mudança de Deus para nossa vida!.

Eu acredito que Deus tem colocado em suas mãos instrumentos para realizar a sua obra e guerrear contra o inferno. Mas com as ferramentas enferrujadas e sem corte, nenhum ferreiro conseguirá vencer as batalhas quando o inferno se levantar contra ele!!


DOE PARA ESTE MINISTÉRIO
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549 - C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Estamos evangelizando nas praças, nos ramais, no interior, nas igrejas e os moradores de rua. Não temos recursos, por isso contamos com a sua preciosa ajuda para fazermos o IDE de Jesus, levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria". 2 Co.9-7

Um comentário:

  1. Parabéns Pastor Joaquim! Principalmente pelas escamas que lhe foram arrancadas quando abandonou o espiritismo e descobriu a PALAVRA SAGRADA!

    ResponderExcluir