segunda-feira, 15 de julho de 2019

VOCÊ É DIFERENTE DE JUDAS?


Texto: Mt.27-3-

Judas negociou Jesus por trinta moedas, o valor de um escravo!. Muitos fatos da Paixão aparecem no Antigo Testamento profetizando à traição de Jesus! 

Em Zc.11-12 diz: "pesaram seu salário em trinta moedas de prata"! . Quando Zacarias pediu para os israelitas infiéis que lhe pagassem por seu trabalho como pastor do povo de Deus, eles lhe deram "trinta moedas de prata".

Esse gesto foi de proposito para humilhar o profeta de Deus! Eles queriam dizer para o profeta que Zacarias não valia mais que um escravo! 

Mt.27-9-10 o evangelista fala o que Jeremias também já havia predito quase 700 anos sobre  esse acontecimento!. Judas foi um grande cooperador dos sacerdotes em ajudar a tirar a vida de Jesus!. Como temiam a revolta popular, para eles era mais fácil por a culpa em alguém!.

Para alegria dos sacerdotes Judas aparece na hora certa, no momento certo para concretizar o plano que eles tanto almejavam. Por essa traição Judas seria recompensado com trinta moedas!! Esse pagamento foi feito em siclos de prata! Judas recebeu 330 gramas de prata!

Hoje, esse valor seria equivalente a um salário mínimo! Isso mostra que Jesus era desprezado e tinha pouco valor para os sacerdotes! Mas vamos lembrar que dois mil anos atrás a prata valia muito mais do que hoje!. 

Judas com esse valor poderia comprar um pequeno sítio naquela época! Mas num lampejo de arrependimento Judas devolve as trinta moedas aos anciãos e aos sacerdotes.! Os sacerdotes disseram que não tinham nada com isso! 

Eles não queriam que o tesouro do Templo fosse contaminado com dinheiro sujo de sangue e nem queriam se sentir culpados com o que haviam tramado!. Por isso eles compraram um campo onde os oleiros retiravam barro para fazerem seus trabalhos!. 

Esse campo foi transformado em um cemitério para forasteiros (Mt. 27-7). Um campo com um tipo de barro vermelho. Isso lembra o sangue derramado de Jesus!. Jesus se tornou o nosso oleiro!.

Somos vasos moldados pelas mãos de Jesus! Podemos pensar: “Que traição! Isso é revoltante! Jesus era tão Bom, tão Justo, tão Amoroso!  Como é que Judas pode agir daquela maneira com Jesus?”. 

Se o colocássemos em um tribunal, e se um de nós fossemos o juiz, com certeza a nossa condenação seria a sentença de morte. O fato é que geralmente somos espirituais demais!

Somos precisos quando se trata de apontar e condenar os erros dos outros! Mas somos míopes para encontrar os nossos erros, ao ponto de não percebermos como disse Jesus, a trave que está diante dos nossos olhos!

Que valor Jesus tem para nós?. Qual é a "moeda" que trocamos por Jesus?. Já trocamos Jesus pelo que?. Já vi pessoas que trocam a igreja pelas horas "extras", por diversão, pelo sítio, pelo futebol, pelas novelas! Já vi gente comprando modelo de TV nova com o dinheiro do dízimo! 

Quantas moedas temos recebido todas as vezes em que trocamos Jesus por algo? Quantas moedas temos recebido quando nos intitulamos seus seguidores?

Quando apontarmos o dedo para Judas devemos também olharmos os nossos erros! Abrimos mão do privilégio de nos alimentar da Sua Palavra, e corremos atrás de fábulas e delírios espirituais, que entre nós cristãos se reproduzem aos montes!. 
               
Moedas da euforia, moedas da ilusão, da atrofia espiritual e da vida cristã débil. Há os que se comovem com a morte bárbara de Jesus na cruz, mas acredita que mesmo depois de tudo o que Jesus fez, ainda é preciso boas obras para garantir a salvação!.

Muitos dentre nós até gostam de Jesus, das Suas palavras, se dizem cristãos, mas interiormente agem anulando os efeitos espirituais do Seu sacrifício na cruz!. 

Acreditam erroneamente que para ser salvo, apesar da cruz, é preciso fazer por onde. Será que isto não é, de fato, trocar e vender o sacrifício caríssimo de Jesus na cruz por um valor ínfimo?. Mudam apenas as moedas e os Judas!.

Pensar e agir assim é traição! Cristo não veio ao mundo para ser traído por nós, mas para salvar o mundo da condenação!. Ele não morreu na cruz porque o mataram, morreu porque deu sua preciosa vida para que a nossa vida tivesse sentido, e a vida eterna fosse uma realidade! 

O nosso maior problema é não percebemos as moedas. Por isso, não temos noção de por quanto o temos trocado, vendido!. Não percebemos que as moedas foram sutilmente substituídas por nossas fraquezas, por nossos erros, por nossos desejos e vontades! 

Você já notou que as vezes nos parecemos com Judas! Achamos que a nossa felicidade se baseia em adquirimos bens materiais! Devemos parar e pensar no que estamos valorizando e trocando por Jesus! 

Trocamos nosso Jesus pelas moedas das prioridades profissionais! "Afinal, temos que sobreviver! Trocamos Jesus pela moeda da juventude! “Ah, ainda sou muito jovem para pensar nessas coisas, certamente quando estiver mais velho”!. 

Trocamos Jesus pela moeda do orgulho próprio, simplesmente deixando de servir na Igreja porque nos magoamos com alguém, como se a Igreja pertencesse a homens!

Trocamos o servir ao Senhor Jesus pela moeda do lazer!- "trabalho muito durante a semana, é justo descansar!”.

O que nos difere de Judas? Precisamos ser honestos para reconhecer que temos barateado o que não tem preço. No passado, foram apenas trinta moedas. Hoje, elas são inúmeras e imperceptíveis!. 

Diante disso, estejamos arrependidos para acertar nossas contas com Jesus, sob o risco de como Judas, estarmos ao ponto de dar fim das nossas vidas por tão poucas moedas!!.

Será que estamos nos parecendo com Judas?.

Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549 C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Estamos evangelizando nas praças, nas ruas, no interior, nos ramais e os moradores de rua. Não temos recursos, por isso contamos com sua preciosa ajuda para continuarmos fazendo o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama que dá com alegria" 2 Co.9-7

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário