terça-feira, 16 de julho de 2019

VOCÊ GUARDA A PORTA DA TUA CASA OU A PORTA DA CIDADE?


Texto Gn.18-1-2 – Gn.19-1

A Bíblia diz que Abraão estava na entrada de sua casa quando viu três homens em pé na sua frente, ou seja, ele era o guardião do seu lar!.

Nada entrava sem seu consentimento!. Abraão sabia o que entrava e quem entrava na sua casa!.

Abraão era o sentinela da sua casa!. Carregava esta incumbência sobre seus ombros!. Isso mostra seu zelo pela esposa, família e bens!.

Já Ló, a Bíblia diz que ele ficava guardando a entrada da cidade. Ele sabia da vida alheia, da família dos outros, tudo sobre quem entrava e saía de Sodoma!.

Pouco, mas muito pouco Ló sabia sobre sua família! Gostava de ficar mais na entrada da cidade do que na entrada da casa dele! 

Nos tempos antigos, o portão da cidade era um lugar muito agitado!. Perto do portão ficava a praça. Era lá que os visitantes entravam e saiam, ali chegavam todos os tipos de notícias, todos os tipos de fofocas, todos os tipos de intrigas! 

Tem gente que adora essas coisas! Gastam seu precioso tempo em assuntos banais! Gostam de ouvir coisas que não edificam nada a sua vida! 

Enquanto você fica na porta de entrada da cidade olhando o entra e sai das pessoas, esquece que na sua casa tem gente entrando e saindo também!. 

Enquanto você fica na entrada da cidade olhando para a mulher dos outros, a sua está sentindo falta de um marido de verdade do lado dela!

Enquanto você fica na entrada da cidade olhando e julgando os filhos dos outros, os seus estão sofrendo e precisando de um pai mais presente e preocupado com o futuro deles!.

Enquanto você fica na entrada da cidade olhando quem compra, quem vende, quem prospera, quem cresce, quem separa, não sobra tempo de você olhar para as necessidades da tua esposa e dos teus filhos!.

Enquanto você fica na entrada da cidade olhando a sujeira das ruas e da praça, a sujeira também pode estar entrando na tua casa!.  

Enquanto você fica na entrada da cidade olhando os filhos dos outros bebendo e se drogando, esquece que a porta da tua casa também está aberta recebendo CDS, revistas pornográficas e filmes eróticos!

Não perca tempo bisbilhotando a vida dos outros!. Sabe o que você vai ganhar com isso?. Um diploma de fofoqueiro com letras de ouro! Quer um conselho de Deus pra tua vida?.

Enquanto há tempo deixe de guardar a entrada da cidade e vai guardar a entrada da tua casa!. Saiba que a tua ausência já fez entrar muitas coisas ruins, e todas elas contra a vontade de Deus. 

Só Deus sabe o que entra todo dia na tua casa!. O Antigo Testamento diz que o fofoqueiro é um traficante de intrigas! Forte, não?!. Sabia que isso significa? Isso quer dizer que você é um traficante de confusão!. É isso mesmo!!.

Veja também o que diz Provérbios 21-23: “O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma da angústia”.

Sabe o que isso significa?. Que aquele que fala sem sabedoria, a alma dele vive aflita, atribulada e atormentada!. Isso acontece com quem fica na porta da cidade!

É assim que você quer viver?. A partir de hoje, passe seu tempo guardando a entrada da tua casa, e esqueça a entrada da cidade!!. Sabe o que Neemias fez quando restaurava os muros de Jerusalém?.

Colocou cada chefe de família responsável por tudo que entrava na casa! Guarde a porta da tua casa enquanto é tempo! 

É na nossa casa que a maior parte da semente da maldade, da confusão e da rebeldia é plantada!. 

Deus sabe da luta e da dificuldade que muitos esposos e esposas tem para ser guardião da sua casa. Contudo a cobrança de Deus permanece a mesma: você é o único responsável da tua casa!.

Não espere que outras pessoas faça o trabalho no seu lugar! Isso jamais irá lhe isentar da sua culpa!.

Então que façamos na nossa casa o que Neemias mandou fazer! Que Deus nos guarde e nos dê sabedoria de vigiarmos a porta da nossa casa!


Doe para esse Ministério
Caso queira fazer uma doação deposite na conta:
Caixa Econômica Ag. 1549  C/C 89934-8
Em nome de Joaquim de Souza Guimas
Estamos evangelizando nas praças, nas ruas, no interior, nos ramais e os moradores de rua. Não temos recursos, para isso contamos com sua preciosa ajuda para continuarmos fazendo o IDE de Jesus levando alimentos e água para os irmãos necessitados. Ore por nós!
"Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria" 2 Co. 9-7 




Nenhum comentário:

Postar um comentário