sexta-feira, 27 de setembro de 2019

OURO OU BRONZE? O QUE VOCÊ TEM DADO PARA DEUS?


TEXTO: II CR. 12-9-12

APÓS A MORTE DE SALOMÃO A NAÇÃO DE ISRAEL FOI DIVIDIDA! ROBOÃO FOI O PRIMEIRO REI DO REINO DO SUL QUE É JERUSALÉM! NO REINO DO SUL FICARAM APENAS DUAS TRIBOS: JUDÁ E BENJAMIM! ESSAS DUAS TRIBOS FORAM AS MAIS FIÉIS À CASA DE DAVI!

JEROBOÃO TORNA-SE O PRIMEIRO REI DO REINO DO NORTE (ISRAEL) ROBOÃO ERA O FILHO SUCESSOR DE SALOMÃO! ELE TINHA 41 ANOS QUANDO ASSUMIU O TRONO! ROBOÃO ERA UM REI ARROGANTE!

QUANDO OS ANCIÕES VIERAM PEDIR PARA ELE BAIXAR OS IMPOSTOS ROBOÃO FOI CRUEL NA SUA RESPOSTA AFIRMANDO: “SE MEU PAI VOS AFLIGIU COM AÇOITES EU VOS AFLIGIREI COM ESCORPIÕES, O MEU DEDO MÍNIMO PESARÁ MAIS QUE A MÃO DO MEU PAI!”

ROBOÃO TAMBÉM COMETE O MESMO ERRO DE SEU PA! NÃO REMOVEU OS CULTOS NEM A IDOLATRIA QUE IMPERAVA EM JUDÁ! COM ISSO A MÁ CONDUTA DE JUDÁ POUCO SE DIFERENCIAVA DA NAÇÃO DE ISRAEL! ROBOÃO CHEGOU A REUNIR 180 MIL HOMENS PARA PUNIR A NAÇÃO DE ISRAEL!

MAS FOI IMPEDIDO PELO PROFETA SEMAÍAS QUE DECLAROU QUE A NAÇÃO TINHA SIDO DIVIDIDA POR VONTADE DE DEUS! DEUS DIVIDIU ISRAEL PARA QUE JUDÁ CONTINUASSE LEAL A ELE! DEUS QUERIA QUE JUDÁ QUE SE ISOLASSE DA CRESCENTE CORRUPÇÃO DAS OUTRAS TRIBOS!

MAS INFELIZMENTE A TRIBO DE JUDÁ TAMBÉM ACABOU DECEPCIONANDO DEUS!!!

ROBOÃO ERA INFIEL A DEUS! NÃO OBEDECIA MAIS A VOZ DO SENHOR! DEIXOU A NAÇÃO COMETER TERRÍVEIS PECADOS COMO A DEPRAVAÇÃO! A IDOLATRIA! O HOMOSSEXUALISMO! ESSA HISTÓRIA SE PASSOU HÁ 2450 ANOS ATRÁS!

UMA DAS MAIS BELAS NARRATIVAS ENCONTRADA NO VELHO TESTAMENTO MAS ESQUECIDA POR MUITOS PREGADORES! QUANDO AS DUAS NAÇÕES FORAM DIVIDIDAS APARECE NO CENÁRIO UM JOVEM FARAÓ CHAMADO SISAQUE! SISAQUE TINHA UM EXERCITO FANTÁSTICO!

POSSUÍA 1200 CARROS DE GUERRA! 60 MIL HOMENS A CAVALO E UM NÚMERO INCONTÁVEIS DE SOLDADOS ALTAMENTE TREINADOS! SISAQUE VOLTA SUA ATENÇÃO PARA CONQUISTAR JUDÁ POR SER UMA NAÇÃO COM MENOR NÚMEROS DE SOLDADOS!

CHEGOU A APRISIONAR 150 CIDADES DE JUDÁ (CIDADES CELEIROS) E PARTE EM DIREÇÃO A JERUSALÉM!

2 CR. 12-6 - DEUS MANDA O PROFETA SEMAÍAS AVISAR ROBOÃO DIZENDO: ASSIM DIZ O SENHOR VÓS ME DEIXASTE A MIM, PELO QUE TAMBÉM VOS DEIXAREI NAS MÃOS DE SISAQUE! 

ROBOÃO NÃO REAGE! PARA IMPEDIR QUE SISAQUE DESTRUÍSSE JUDÁ! ELE OFERECE TODOS OS TESOUROS DO PAI E TODOS OS UTENSÍLIOS DO TEMPLO EM TROCA DA PAZ! ROBOÃO SABIA QUE NÃO ERA PÁREO CONTRA O EXÉRCITO DE SISAQUE!

JUNTO COM ESSES TESOUROS FORAM TAMBÉM 300 ESCUDOS DE OURO! ESSES ESCUDOS ERAM USADOS PARA SAUDAR A ENTRADA E SAÍDA DO REI NO PALÁCIO! ELES SIMBOLIZAVAM A PROTEÇÃO DE DEUS! A GLÓRIA E AS BENÇÃOS DE DEUS PARA AQUELA NAÇÃO!

ROBOÃO NÃO TINHA MAIS OURO PARA FAZER NOVOS ESCUDOS! O QUE ELE FEZ? APLICOU A VELHA FILOSOFIA DOS HOMENS! QUALQUER COISA SERVE! NÃO TEM OURO VAI BRONZE MESMO!! 

INFELIZMENTE ESSE TIPO DE RACIOCÍNIO EXISTE ATÉ HOJE NAS NOSSAS IGREJAS! TROCAMOS O OURO PELO BRONZE COMO SE FOSSE A MESMA COISA! O BRONZE PODE ATÉ BRILHAR MAS SEU BRILHO SE APAGA EM POUCO TEMPO! E QUANTO A NÓS? O QUE ESTAMOS DANDO PARA DEUS? OURO OU BRONZE? 

1 – EM LUGAR DO OURO DA OFERTA E DOS DÍZIMOS DAMOS O BRONZE DA DESCULPA!

QUEM NÃO QUER DIZIMAR INVENTA DESCULPA: O DÍZIMO É LEI DO AT E NÓS ESTAMOS NA LEI DA GRAÇA! NÃO PRECISA DAR DÍZIMO! SÓ VOU DAR O DÍZIMO QUANDO SENTIR NO CORAÇÃO (SABE QUANDO O DIABO VAI POR NO SEU CORAÇÃO A VONTADE DE DAR O DÍZIMO? NUNCA!!!)

GANHO POUCO TENHO ATÉ VERGONHA DE DIZIMAR! JÁ DEI MUITO DÍZIMO E NUNCA SOUBE PARA ONDE VAI! ESSE MÊS TÁ DIFÍCIL! TENHO MUITA CONTA ATRASADA! QUEM SABE NO MÊS QUE VEM...

O LADRÃO NÃO DEU O DÍZIMO E FOI PARA O CÉU!  DEUS VAI ME PERDOAR! ELE SABE QUE SE EU PUDESSE EU DAVA! A IGREJA NUNCA SENTIU FALTA DO MEU DÍZIMO! ENTÃO PORQUE DEVO DAR AGORA? O PASTOR ANDA DE CARRÃO!

OLHA EU? SÓ ANDO DE ÔNIBUS! TEM MUITO CRENTE ROUBANDO DEUS! NO LUGAR DO OURO DA CONTRIBUIÇÃO ESTÃO DANDO O BRONZE DA DESCULPA! 

2 – EM LUGAR DO OURO DA COMUNHÃO COM DEUS DAMOS O BRONZE DO LAZER!

A BÍBLIA NÃO CONDENA O LAZER! MAS DOMINGO É O DIA QUE DEDICAMOS AO SENHOR! VOCÊ TEM A MANHÃ DO DOMINGO PARA SE DIVERTIR E A NOITE PARA VIR PARA A IGREJA! MUITOS TROCAM O CULTO DE DOMINGO PELO CINEMA! PARA PASSEAR NO SHOPPING! PARA COMEMORAR A VITÓRIA DO SEU TIME!

EM VEZ DE LER A BÍBLIA VÃO SE DISTRAIR ASSISTINDO O FAUSTÃO! O FANTÁSTICO! O DOMINGO ESPETACULAR! O PROGRAMA DA ELIANA!

TEM CRENTE QUE LÊ 3 VEZES O JORNAL DE DOMINGO MAS NÃO É CAPAZ DE LÊ UM CAPÍTULO DA BÍBLIA! TEM CRENTE QUE ASSISTE 2 OU 3 FILMES NA SKY! GASTA NO MÍNIMO 4 HORAS MAS NÃO GASTA 4 MINUTOS NA PRESENÇA DE DEUS!

3 – EM LUGAR DO OURO DA SALVAÇÃO OFERTAMOS O BRONZE DA FACILIDADE!

TEM IGREJAS QUE SÓ PREGAM PROSPERIDADE! DEIXAM DE LADO A MENSAGEM DO ARREBATAMENTO! DA SALVAÇÃO! DO PERDÃO! DO AMOR DE DEUS! ALGUMAS TEM ATÉ FUMACINHA! JOGOS DE LUZES! O CORAÇÃO DO CRENTE CHEGA ATE FICAR IMPRESSIONADO!

ESQUECEM DE DAR NO CULTO O OURO DA REVERENCIA! O OURO DO TEMOR! O OURO DA PALAVRA DE DEUS! NA INGLATERRA 50% CRIANÇAS ACHAM QUE JESUS É UM JOGADOR DE FUTEBOL! IGREJAS QUE GASTAM APENAS 30% DO SEU CULTO PREGANDO A PALAVRA DE DEUS! DÃO MUITO PEIXE (LOUVOR)  MAS POUCO PÃO (PALAVRA DE DEUS).

CULTOS QUE IMPRESSIONAM MAS NÃO TRANSFORMAM

4 – EM LUGAR DO OURO DO TESTEMUNHO DAMOS O BRONZE DA VERGONHA!

O QUE MAIS SE VÊ NAS IGREJAS SÃO OS ESCÂNDALOS CAUSADOS PELO POVO EVANGÉLICO! GRANDES LÍDERES TEM DADO MAUS TESTEMUNHOS! ENVERGONHAM NOME DE DEUS! TEM PROSTITUIÇÃO! LESBIANISMO! 

HOMOSSEXUALISMO! PEDOFILIA! ESTUPROS! ROUBOS! SÃO OS MALES QUE NÃO PARAM DE ACONTECEM NO MEIO DO POVO DE DEUS!

5 – EM LUGAR DO OURO DO SERVIÇO ENTREGAMOS O BRONZE DA ILUSÃO!

MUITOS CRENTES NÃO QUEREM COMPROMISSO NA CASA DE DEUS! O COMODISMO NOS AFASTA DO OURO DO SERVIÇO PARA ABRAÇARMOS O BRONZE DO NOSSO CONFORTO! UMA PESQUISA FEITA NAS MAIORES IGREJAS DOS ESTADOS UNIDOS APRESENTOU OS SEGUINTES RESULTADOS:

20% NUNCA ORAM!
25% NUNCA LEEM A BÍBLIA!
40% NÃO PARTICIPAM DE QUALQUER DEPARTAMENTO DA IGREJA!
80% NÃO COMPARECEM A ESCOLA BÍBLICA!
90% NÃO GOSTAM DE ORAÇÃO OU CULTO DOMÉSTICO!
95% NUNCA GANHARAM UMA ALMA SEQUER PARA JESUS!

A PERGUNTA QUE DEVEMOS FAZER PARA NÓS MESMO É: O QUE ESTOU DANDO PARA DEUS? OURO OU BRONZE?

AS LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER PARA NOSSA VIDA! O BRONZE PODE SER PARECIDO COM OURO MAS O OURO NUNCA SERÁ PARECIDO COM O BRONZE! O OURO NUNCA PERDE SEU BRILHO! O BRONZE POLIDO FICA BRILHANTE MAS EM POUCO TEMPO O BRILHO SE APAGA! 

I TS.5-5 DIZ: PORQUE TODOS VÓS SOIS FILHOS DA LUZ E FILHO DO DIA; NÓS NÃO SOMOS DA NOITE NEM DAS TREVAS! ENTÃO VOCÊ TEM QUE BRILHAR COMO O OURO E NÃO COMO BRONZE!!

FAÇAMOS ENTÃO UM INVENTÁRIO DO NOSSO TESOURO ESPIRITUAL!  OURO  FALA DE  PUREZA! FALA DE SANTIDADE! DE SERVIÇO! DE ADORAÇÃO! FIDELIDADE! OBEDIÊNCIA! AUTORIDADE! ISSO É O MELHOR QUE DAMOS PARA DEUS!

BRONZE REPRESENTA FALSO LOUVOR! FALSA ALELUIA! FALSA ALEGRIA! FALSA PAZ! FALSA ADORAÇÃO! FALSA UNÇÃO! FALSA PRESENÇA DE DEUS! ISSO É O PIOR QUE DAMOS PARA DEUS!

QUANDO DAMOS O BRONZE PARA DEUS É PORQUE DEIXAMOS SISAQUE (DIABO) ROUBAR OS NOSSOS ESCUDOS DE OURO! SEM ESCUDO NÃO TEMOS PROTEÇÃO DE DEUS!! OS SOLDADOS GREGOS QUANDO VOLTAVAM DA GUERRA TRAZIAM SEUS ESCUDOS!

AQUELES QUE PERDIAM NA BATALHA SE SUICIDAVAM PORQUE ERA CONSIDERADO DESONRA E HUMILHAÇÃO PARA ELES! LEMBRE-SE: BRONZE É SUBSTITUIÇÃO! OURO É RESTAURAÇÃO! RESTAURAÇÃO É RECUPERAR! É RECONQUISTAR! RESTITUIR TUDO AQUILO QUE PERDEMOS! VOCÊ SERVE UM DEUS QUE RESTAURA!!

SE VOCÊ PERDEU SEUS ESCUDOS DE OURO AINDA DÁ TEMPO DE TRAZER DE VOLTA!

DECLARE GUERRA CONTRA SISAQUE! VOLTE PARA A PRESENÇA DO PAI! LUGAR ONDE VOCÊ JAMAIS DEVERIA TER SAÍDO!





  


quinta-feira, 26 de setembro de 2019

A FALTA DE VISÃO IMPEDE AS PROMESSAS


Texto Mc.8:22

Esta palavra Deus falou grandemente comigo. Betsaida fica em Cafarnaum. É a região da multiplicação dos pães, das Bem Aventuranças. Foi perto do Monte Hermom que Abraão recebeu as Promessas de Deus. Foi à região que Jesus passou a maior parte da sua vida.

O Monte Hermom sempre foi muito cobiçado por vários países, não só por sua localização estratégica, mas também pela água que irriga aquelas terras secas. Até 1967, o monte Hermom, não pertencia a Israel, mas a Síria. Israel precisou derrotar três nações: a Síria, a Jordânia e o Egito. Israel chegou ao Monte Hermom no último dia de Julho.

No meio do caminho, algo aconteceu: os olhos daqueles soldados ficaram impedidos de ver muito longe! A neblina apareceu! O que era claro ficou nublado! O que era visível se tornou invisível! Como havia muita neblina, os soldados de Israel não tiveram uma visão muito clara. Eles não conseguiam enxergar o monte por completo.

Conseguiram expulsar os sírios daquela região, e numa determinada altura do Monte Hermom, colocaram ali a bandeira de Israel, dizendo: Conquistamos o Monte  Hermom!. Foi uma alegria geral! Comemoram pela conquista!

O salmista diz que é de lá que vem às bênçãos do Senhor. Lá tem uma geleira no cume de seu monte, e á medida que o gelo vai derretendo, ele abastece o rio Jordão, não deixando ele secar. As águas do rio Jordão abastece cinco nações!. Água no deserto é vida, vale mais que ouro!

O exercito de Israel, entrou naquela região tomando posse, e assim eles pensaram que haviam tomado todo o Monte Hermom, fincaram a bandeira, pararam de guerrear achando que já tinham tomado todo o monte. Só que eles não tiveram uma visão correta por causa da neblina. Passado alguns dias, a neblina se dissipou. 

Foi então que eles tiveram uma visão correta. Eles perceberam que tinham conquistado apenas uma parte do Monte!. A conquista deles não tinha sido completa!. Sabemos que quando nós não temos uma visão clara, nós não conquistamos as nossas promessas cem por cento. Sem visão, não temos cem por cento de promessa alcançada. 

A falta de visão nos impede de alcançarmos tudo o que Deus tem pra nós! Israel conseguiu derrotar essas nações em seis dias. Eles tinham tudo para conquistar: tinham força e estratégia, mas no momento da conquista faltou ao exercito de Israel a parte mais importante: a VISÃO!. E a falta de visão, impediu que eles conquistassem o Monte Hermom por completo!.

Essa palavra queima em meu coração, pois muitos de nós ainda não conquistamos cem por cento, por falta de visão. O porque de ainda não termos conquistados as nossas promessas. Não é por falta de dinheiro e disposição, mas porque nos faltou a visão.

Veja Mc.8.22-26 – “Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse. Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando.

Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou curado e tudo distinguia de modo perfeito. Ao realizar este milagre, Jesus mandou o homem para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia.” Jesus sabia que as pessoas que moravam ali eram incrédulas. A incredulidade afasta a presença de Deus.

Veja o que Jesus falou em Lc. 10.13 – “Ai de ti Corazim!. Ai de ti, Betsaida!.” Palavras de juízo. Jesus estava dizendo para aquele homem que naquela aldeia, por falta de fé, a obra de Deus não tinha valor. Jesus conhecia muito bem o povo daquela aldeia. Isso significa que Jesus conhece onde você mora e com quem você convive!. Jesus costumava orar naquela aldeia e ali ele operou muitos milagres.

E um dos milagres que ele operou ali foi o da multiplicação dos pães. Ali ele abençoou cinco Pães e dois peixes e mais de cinco mil pessoas foram alimentadas por estes pães e peixes. O que gera cegueira e neblina em nossos olhos chama-se incredulidade! Não tem coisa pior do que você conviver com pessoas incrédulas! Os incrédulos são pessoas que abortam os nossos milagres. 

Quem vai hoje nesta região de Betsaida e Cafarnaum, só vê ruínas. Corazim e Betsaida é o resultado de um povo incrédulo. Quando negamos o que Deus fez um dia em nossas vidas, ou quando endurecemos o nosso coração pra Deus, a única coisa que vem sobre nós é ruínas e destruição. Tudo o que foi levantado um dia será destruído. Vira ruínas!.

Pegue nas mãos de seu irmão e diga: que isso não aconteça com você, que a incredulidade de seu coração não gere destruição. Não tem como Deus fazer uma obra de restauração, cura e mudar a sua sorte se você permanecer no lugar de incredulidade. Se você quer vê o milagre de Deus acontecer em sua vida, a primeira coisa que você tem que fazer é sair da incredulidade.

A incredulidade aborta os milagres de Deus, porém a fé gera todos os milagres em sua vida. A pior coisa que pode acontecer em sua vida é você gerar um ambiente de incredulidade dentro de sua casa!.

O milagre nunca vai acontecer. Assim era Betsaida!. Jesus teve que sair daquela localidade, levando o cego para fora daquela cidade. Jesus só fez o milagre acontecer quando levou o cego para fora da cidade. Então Jesus lhe pergunta você agora enxerga, ele então diz a Jesus “Eu vejo os homens como árvores”.

Arvore fala de frutos. Arvore produz sombra, o que o cego mais precisava era de sombra. Ele poderia ficar o resto da sua vida debaixo da arvore. Lá, ele tinha comida e sombra. Só que ele diz: eu vejo os homens como arvores. Hoje tem muitos que não conquistam o seu território, por que sua visão está errada!. 

Tem muita gente que não prospera na vida espiritual porque tem uma visão limitada da visão de Deus! Não rompem sua fé!. Continuam olhando para as promessas de uma forma errada!. Este homem olhava para o homem e o via como arvore, em outras palavras, ele dependia da sombra da arvore, do fruto da arvore, e daquilo que as pessoas davam a ele.

Este cego na verdade encostava-se nas arvores, encostava-se nos homens e se alimentava deles. Vivia na sombra deles. Diga ao seu irmão: você não é uma pessoa assim!. Você não viverá nas sombras de ninguém!. Você vai gerar sombra!. Você não dependerá de ninguém pra viver, você vai gerar sustento em sua vida!

Deus não quer que você viva igual a um mendigo, Deus não quer que você viva de favor, e muito menos debaixo das sombras dos outros. Por isso, Jesus não deixou que este homem fosse embora com a visão turva.

Visão ofuscada te impede de ver a vida com clareza. A falta de visão faz com que você tenha pensamentos errados!. Faz você concluir coisas erradas. Falta de visão gera atitudes erradas, e as decisões erradas te conduzem à destruição!. Quem tem visão errada, acaba levando outros para o mesmo erro..

Este homem, se Jesus não o libertasse da visão ofuscada, ele viveria certamente o restante de sua vida encostado nos outros e vivendo das migalhas deles. Betsaida era na verdade uma verdadeira floresta para cegos. Ali havia um ambiente favorável para as pessoas viverem em completa miséria.

Há lugares que são propícios para gerarem pessoas miseráveis. E nestes lugares, existem dezenas e dezenas de pessoas pedindo esmolas. Jesus não quer que você viva pedindo esmolas, mas sim que você produza frutos!. Não só em sua vida, mas também para o Seu reino.

Naquele dia Jesus tocou naquele cego, e fala algo: olhe para cima, pois assim ele ensinou àquele cego ao olhar para cima e não para os homens. Quem olha para cima,  é livre, tem a visão de águia. Recebe a provisão e as promessas de Deus!.

Enquanto aquele homem olhava para os homens, achando que o sustento vinha deles, ele continuava cego e mendigo. Enquanto você estiver olhando na horizontal, a tua vida não mudará!. Quando seu olhar estiver na vertical sua vida mudará, e a tua visão será mudada. Deus o levará a grandes conquistas e vitorias!.

Deus disse a Abraão, sai de tua tenda e olha para cima Abrão. Ele olhou e acreditou que poderia alcançar todas as promessas que Deus tinha para sua vida. Nesta noite, saiam de vossas tendas, de suas próprias limitações visuais, sejam em nome de Jesus totalmente curados de vossa visão.

Olhem para cima e tomem por fé a posse de todas as promessas que Deus tem para as suas vidas.

Promessas de uma vida plena de prosperidade!




quarta-feira, 18 de setembro de 2019

PÃO E PEIXE E O MILAGRE NO DESERTO


TEXTO: JO.6-5-10

ESSE TEXTO FALA DA PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES! ESSE MILAGRE É REGISTRADO NOS 4 EVANGELHOS COM DOIS FATOS INTERESSANTES! O PRIMEIRO É QUE JESUS REALIZOU O MILAGRE DIANTE DE UMA GRANDE MULTIDÃO!

A SEGUNDA É QUE PELA PRIMEIRA VEZ JESUS PEDIU A PARTICIPAÇÃO DOS SEUS DISCÍPULOS! MAS A PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃO DE PÃES APARECE EM 2RS.4-42 FEITA PELO PROFETA ELISEU QUE USOU 20 PÃES PARA 100 HOMENS COMEREM!

A QUANTIDADE DE PÃO É MAIOR MAS O NÚMERO DE PESSOAS FOI BEM MENOR!

ESSE MILAGRE ACONTECEU NO DIA QUE JOÃO BATISTA FOI DECAPITADO! JOÃO BATISTA TINHAM UM VÍNCULO ESPIRITUAL MUITO FORTE COM JESUS! JOÃO BATISTA FOI O PREPARADOR DO MINISTÉRIO DE JESUS! JOÃO BATISTA PASSOU 30 ANOS NO DESERTO SE PREPARANDO PARA TER UM MINISTÉRIO DE SEIS MESES! 

E TEM GENTE QUE QUER PASSAR SEIS MESES SE PREPARANDO PARA TER UM MINISTÉRIO DE 30 ANOS! O TEMPO DE PREPARO SEMPRE SERÁ MAIOR DO QUE O TEMPO DA EXECUÇÃO! OS ATLETAS DAS OLIMPÍADAS PASSAM 4 ANOS TREINANDO! MAS AS SUAS APRESENTAÇÕES NÃO LEVAM MAIS QUE ALGUNS MINUTOS!

QUEM SABE ALGUÉM ENTROU AQUI PERGUNTANDO: SENHOR POR QUE ESTÁ DEMORANDO TANTO? E DEUS VAI DIZER: NÃO ESTÁ DEMORANDO! É QUE AINDA ESTOU TE PREPARANDO! MAIS TARDE JESUS É AVISADO DA MORTE DE JOÃO BATISTA! JESUS SE COMOVE COM A NOTÍCIA!

PRIMEIRO PORQUE O REINO TINHA PERDIDO UM GRANDE PROFETA! SEGUNDO PORQUE OS FAMILIARES PERDERAM UM PARENTE DE FORMA TRÁGICA! JESUS SE RETIRA COM SEUS DISCÍPULOS E VAI PARA O MONTE! JESUS ESTAVA CANSADO POIS VINHA DE UMA LONGA JORNADA!

FAMA DE JESUS JÁ TINHA ALCANÇADO TODA GALILEIA! UMA GRANDE MULTIDÃO SE APROXIMA ONDE JESUS ESTAVA DESCANSANDO! JESUS VENDO AQUELA MULTIDÃO MOVEU-SE DE ÍNTIMA COMPAIXÃO!

VEJA QUE AQUELE DIA TINHA COMEÇADO COM UMA NOTÍCIA TRÁGICA! MESMO ASSIM JESUS CUROU TODOS OS ENFERMOS! MULTIPLICOU CINCO PÃES E 2 PEIXINHOS E DEU DE COMER PARA UMA MULTIDÃO DE 15 MIL PESSOAS! NA MADRUGADA DAQUELE DIA ELE AINDA ACALMOU UMA TEMPESTADE! 

TEM DIAS QUE A GENTE RECEBE NOTÍCIAS RUINS! TEM NOTÍCIAS QUE NUNCA GOSTARÍAMOS DE RECEBER! TEM DIAS QUE SÓ OUVIMOS COISAS QUE NÃO QUERÍAMOS OUVIR! PERDEMOS COISAS QUE NÃO QUERÍAMOS PERDER!

JESUS QUER TE LEMBRAR QUE AS TRAGÉDIAS DA VIDA NÃO CESSAM O AGIR DELE! JESUS CONTINUA CURANDO E ACALMANDO TEMPESTADES! ISSO QUER DIZER QUE SE O TEU DIA COMEÇOU RUIM, A TUA SEMANA COMEÇOU RUIM, O MÊS COMEÇOU RUIM, NÃO SIGNIFICA QUE O ANO VAI TERMINAR RUIM!

INTERESSANTE QUE A BÍBLIA DIZ QUE A FESTA DA PÁSCOA ESTAVA PRÓXIMA! A PÁSCOA LEMBRA O MANÁ! MANÁ LEMBRA O POVO SENDO ALIMENTADO POR DEUS NO DESERTO! A EXPECTATIVA DA MULTIDÃO EM JESUS ERA QUE JESUS É O DEUS QUE PROVÊ!

AQUELA MULTIDÃO ERA A MESMA QUE TINHA OUVIDO JESUS PREGAR DO OUTRO LADO DO MAR! O DIA COMEÇAVA A ESCURECER! JESUS PERGUNTA PARA FILIPE ONDE PODERIAM COMPRAR PÃO! ESSA PERGUNTA DEIXOU O DISCÍPULO PREOCUPADO!

COMPRAR PÃO ONDE? OS DISCÍPULOS ESTAVAM DIANTE DE UM GRANDE PROBLEMA! MAS JESUS JÁ TINHA A RESPOSTA DO PROBLEMA! JESUS SÓ PERGUNTOU PARA TESTAR OS SEUS DISCÍPULOS! A NOSSA VIDA TAMBÉM É CHEIA DE PROBLEMAS!

PROBLEMAS NO TRABALHO! NO NOSSO MINISTÉRIO! NA NOSSA CASA! NA NOSSA FAMÍLIA! PROBLEMAS NO CASAMENTO! MAS JESUS ESTÁ DIZENDO: ANTES DO TEU PROBLEMA APARECER EU JÁ TENHO A SOLUÇÃO DO TEU PROBLEMA! 

EU SÓ ESTOU TE TESTANDO!

FILIPE DIZ QUE PARA COMPRAR PÃO PRECISAVA DE 200 DENÁRIOS! SIGNIFICA O TRABALHO DE OITO MESES! NA VISÃO DE FILIPE SÓ DAVA PARA RESOLVER O PROBLEMA DAQUI A OITO MESES! NÓS SOMOS ESPECIALISTAS EM ADIAR PROBLEMAS!

O PROBLEMA CHEGA E A GENTE DEIXA PARA RESOLVER AMANHÃ! NA SEMANA QUE VEM! NO MÊS QUE VEM! NO ANO QUE VEM! E ASSIM VAMOS EMPURRANDO O PROBLEMA CADA VEZ PARA MAIS LONGE!

NAQUELA MULTIDÃO TINHA UM RAPAZ QUE POSSUÍA CINCO PÃES DE CEVADA E DOIS PEIXINHOS! CEVADA ERA ALIMENTO PARA ANIMAIS! SÓ QUEM COMIA ERA GENTE MUITO POBRE! AQUELE RAPAZ DEVERIA SER DE ORIGEM HUMILDE!

MAS FOI COM AQUILO QUE MUITOS DESPREZAVAM QUE JESUS FEZ UM GRANDE MILAGRE!

V.10 - ANTES DE OPERAR O MILAGRE JESUS MANDOU SENTAREM! JESUS MANDOU FORMAR GRUPOS DE 50 E OUTROS DE 100! O QUE JESUS ESTÁ MOSTRANDO? QUE O MILAGRE É COM ELE! A ORGANIZAÇÃO É COM A GENTE!

COMO VOU QUERER MILAGRE SE JESUS SABE QUE A MINHA VIDA ESTÁ TODA DESORGANIZADA!

NÃO LOUVO! NÃO ADORO! ROUBO O DIZIMO! NÃO OFERTO! TEM CASA QUE QUEM MANDA É O FILHO NÃO É O PAI! PRIMEIRO ORGANIZO DEPOIS RECEBO O MILAGRE!

VEJA QUE PRIMEIRO JESUS DEU GRAÇAS E EM SEGUIDA PARTIU OS CINCO PÃES E OS DOIS PEIXINHOS PARA OS DISCÍPULOS! IMAGINE CINCO PÃES DIVIDIDO POR 12! DAVA MENOS DE MEIO PÃO! OBSERVE QUE O VERBO “PARTIR” ESTÁ NO TEMPO IMPERFEITO! SIGNIFICA CONTINUAR “PARTINDO”!

EU CREIO QUE O MILAGRE ACONTECIA QUANDO O PÃO ERA PARTIDO NAS MÃOS DOS DISCÍPULOS! ELE TORNAVA A FICAR DO TAMANHO QUE JESUS ENTREGOU! EM JO.2 JESUS MANDOU ENCHER AS SEIS TALHAS DE ÁGUA E LEVAR ATÉ O MESTRE DE CERIMÔNIAS!

MAS A ÁGUA SÓ SE TORNOU VINHO QUANDO O MESTRE DE CERIMÔNIAS FOI SERVIR! 

JESUS QUER QUE CERTOS MILAGRES ACONTEÇAM NAS MÃOS DE QUEM LHE SERVE! SE EU TENHO POUCO E COMPARTILHO DEUS NUNCA VAI DEIXAR FALTAR PARA MIMESSE É O MAIOR SINAL DE PROSPERIDADE NA NOSSA VIDA!

EM MC.6.31 DIZ QUE OS DISCÍPULOS CONTARAM PARA JESUS O QUE ELES TINHAM FEITO E ENSINADO! HAVIA TANTA GENTE QUE ELES NEM TIVERAM TEMPO PARA COMER!

APRENDA UMA LIÇÃO MUITO IMPORTANTE: MUITAS VEZES DEUS VAI TE USAR NAQUILO QUE VOCÊ MAIS ESTIVER PRECISANDO! 

VOCÊ ESTÁ COM DIFICULDADE? VÁ ORAR COM QUEM ESTÁ PASSANDO DIFICULDADE! ESTÁ COM FOME? PRIMEIRO ALIMENTE A MULTIDÃO PARA DEPOIS SER ALIMENTADO! 

POR ISSO SOBRARAM 12 CESTOS DE PÃES PARA A MULTIDÃO E PARA OS DISCÍPULOS! 

POR QUE SOBROU TANTO PÃO? PORQUE TODO MUNDO GOSTA DE PÃO MAS NEM TODOS GOSTAM DE PEIXEO PÃO ENCHE O ESTÔMAGO MAS O PEIXE ALIMENTA A MENTE! PEIXE TEM ÔMEGA 3! 

ESSE ÓLEO MELHORA OS NEURÔNIOS! MELHORA A MEMÓRIAO RACIOCÍNIO FICA MAIS VELOZ! A LIÇÃO QUE EU APRENDO AQUI: O POVO SAI DA IGREJA CHEIO DE PÃO QUE É A PALAVRA DE DEUS! MAS A MENTE SAI VAZIA

ESQUECEM DE VIVER O QUE OUVIRAM! SEGUNDA FEIRA JÁ NEM LEMBRAM O QUE OUVIRAM DOMINGO!

JESUS CONTINUA FAZENDO MILAGRES! JESUS AINDA CONTINUA USANDO O PÃO E O PEIXE! MAS OUVIR E VIVER A PALAVRA DEPENDE DE NÓS! LEMBRE-SE: JESUS ESTÁ EM CADA PÃO E EM CADA PEIXE QUE DIVIDIRMOS COM AQUELES QUE ESTÃO PASSANDO POR UMA FRIEZA ESPIRITUAL!  

CERTA VEZ JESUS DISSE QUE HÁ MAIS ALEGRIA EM DAR DO QUE RECEBER!

ENTÃO DÊ O SEU PÃO MAS NÃO DEIXE DE DAR O PEIXE! 





terça-feira, 17 de setembro de 2019

O EVANGELHO DA LIQUIDAÇÃO

Texto: II Co.2-17

Sabe aquelas mercadorias encalhadas que estão empoeiradas nas prateleiras ou vitrines das lojas? Aquelas que não foram vendidas por bom preço na temporada e agora vão parar na banca de liquidação?

Os comerciantes costumam dar generosos descontos no preço destas mercadorias para se verem livres delas, pois elas na verdade, se continuarem no estoque, acabam representando grande prejuízo.

Essas mercadorias de liquidação geralmente enchem os olhos dos clientes. O comprador não está muito interessado na etiqueta do produto, ele quer é fazer um bom negócio,  obter lucro, mesmo sabendo que não está adquirindo um bem durável.

Mas essas mercadorias baratas, geralmente não são boas. São fundo de estoque, são objetos sem valor substancial. Qualquer preço está de bom tamanho. Isso também está acontecendo nas igrejas. 

Confesso que nunca vi tantas ofertas e bençãos sendo ofertados nas igrejas como nos dias de hoje.

O Evangelho de Jesus Cristo ultimamente tem sido oferecido em muitos bancas de igrejas. Se tem feito muitos cultos de liquidação. O Evangelho virou uma mercadoria barata que se encontra em qualquer esquina negociada por comerciantes que prometem inacreditáveis descontos aos interessados em adquirir seus produtos da fé.

Este evangelho promocional, certamente não é aquele ensinado por Jesus no Evangelho de João 16.33 que diz: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Este evangelho não pode ser o mesmo que foi pregado pelo Apóstolo Paulo, o qual dizia: “Transbordo de gozo em todas as nossas tribulações”  2Co.7.4.

Absolutamente o evangelho de liquidação não pode ser o mesmo dos apóstolos. O céu tem preço bem baratinho. É encontrado facilmente por um bom preço, só que não resiste às intempéries das provações e tribulações da vida cristã. O comprador é iludido pelo comerciante lhe promete sucesso pleno em qualquer circunstância, bastando apenas “comprar” o amuleto da fé.

A propaganda deste pseudo-evangelho promete que seus “clientes” não passarão por dificuldades financeiras, possuirão o melhor desta terra, riqueza e status farão parte do seu cotidiano. Asseguram que as enfermidades não atingem seus “fregueses”.  Doença é coisa de ímpio assim dizem eles.

Dor e sofrimento não estão incluídos no pacote promocional da fé. É só alegria, gozo e felicidade. É satisfação garantida, só que não tem devolução do dinheiro. Não adianta dar queixa no Procon! Se o "produto" que você comprou não deu certo é porque a tua fé é pequena! Mas não se preocupe! Vem aí novas campanhas com novos produtos! Tem liquidação para o ano todo!

Quanta irracionalidade! Isso parece uma ficção, mas é a realidade do que hoje isso está acontecendo no mundo religioso. Muitas promessas de prosperidade e possessões, basta apenas “decretar” a vitória que ela vem, sem se importar se o discípulo vive uma vida íntegra para com Deus.

Hoje não existe mais aquela preocupação de agradar a Deus com uma vida santa, pois se precisamos de algum “milagre” é só ir no “supermercado da fé” e fazer uma campanha e dar uma boa oferta que a vitória será decretada pelo pastor, pelo bispo, ou pelo apostolo. É simples assim!.

O que está sendo feito do Evangelho Verdadeiro? Onde está a sã doutrina dos apóstolos? Doutrina? Alguém ouviu a palavra “doutrina”? Mas será que algum crente hoje sabe o que significa a palavra doutrina? Ah, é melhor nem tocar nisso não! Não é bom falar na igreja senão os crentes vão embora!

O apóstolo Paulo disse aos crentes da Galácia: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.” Gl 1.8. É pena que os "cliente" não sabem disso!

Os filhos de Deus merecem o melhor, é claro, e como seria bom que o melhor desta terra fosse dado aos verdadeiros servos do Senhor. O que mais impressiona é a maneira que os mercadores da fé promovem as bênçãos de Deus sem nenhuma responsabilidade de vida santa. São promessas que a Bíblia não faz. 

A Bíblia nos ensina buscar em primeiro lugar o Reino de Deus para que as bênçãos possam vir sobre nós. Não pode ser o contrário. O Evangelho de Jesus Cristo não nos afugenta das lutas e provações, ele nos ensina como enfrentar esses temporais, nos encoraja e nos fortalece.

Paulo, o apóstolo, era um homem que sabia o que era sofrimento (2Co 11.24-27), um homem capaz de cantar em situações adversas (At 16.25). Um homem capaz de escrever na prisão uma carta cujo tema era alegria, (Fp 4.4) . Era um homem que terminou seu ministério na prisão fazendo declarações de campeão (2Tm 4.7).

Paulo via as tribulações como escola de Deus para lhe ensinar grande lições. (Rm 5.2-5).

Pastores, proclamem com virtude o Evangelho vivo do Senhor! Deixem de lado o  evangelho da liquidação e atentem para o que nos ensina a Palavra de Deus. Não pregue um evangelho anátema! O céu não está em liquidação! Um dia Deus vai cobrar de cada um a obra que fizemos em prol do Reino de Deus. 

Encerro com um versículo escrito pelo apóstolo Tiago “Bem aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam”. Tg 1.12.

Que o Senhor nos revista de sabedoria e discernimento para que não venhamos a pregar e abraçar um evangelho de falsas doutrinas e de portas largas!




domingo, 15 de setembro de 2019

OS DIAS MAUS



Texto: Mc. 4: 35-38

Os Evangelhos de Mateus, Marcos, e Lucas, registraram esta mesma passagem. Essa tempestade que causou um grande impacto na vida dos discípulos de Jesus.

Vamos ver os princípios que nos ensinam como enfrentar e vencer as crises chamadas tempestades. Principalmente as tempestades fora de época em nossas vidas. Portanto cabe ao pregador da igreja orientar o povo do Senhor quando elas chegarem sem avisar, pois são sempre imprevisíveis. Creio que Deus permite muitas das vezes que isso aconteça em nossas vidas por uma simples razão: O dia mau veio para separar o fiel do infiel.

O INFIEL: Aqueles que servem a Deus por conveniência e que esperam que Deus lhes dê tudo – que a mão de Deus só existe para abençoar. Quando chega o dia mau acabam se distanciando de Deus e nunca mais voltam para os caminhos do Senhor.

O FIEL: Reconhece que Jesus já lhes deu tudo. Sabe que o Senhor quer crentes como ANANIAS, MIZAEL E AZARIAS. Quando houver provações o fiel confia no quarto homem da fornalha que sempre estará junto dele em todos os momentos de suas necessidades.

Existem no mínimo de três tipos de tempestades que normalmente o ser humano irá enfrentar: Situações tempestuosas – Relações Tempestuosas – Tempestades Emocionais. As vezes na nossa vida parece que tudo se volta contra nós. Situações, circunstâncias se levantam quando menos esperamos.

E tudo acontece de repente, tudo começa a dar errado. Esses momentos chamamos de situações tempestuosas. No livro de Jó há uma situação semelhante que acontece também conosco, que diz assim: “Todavia, aguardando eu o bem, eis que veio o mal, e esperando eu a luz, veio a escuridão. O meu íntimo ferve e não está quieto; os dias de aflição me surpreenderam” (Jó 30.26-27)

Jó está dizendo: “fui surpreendido quando menos esperava, quando tudo estava bem vieram as adversidades”. Para ele também tinha chegado o dia mau, os apertos e as aflições, portanto estava vivendo um momento de grande tempestade na sua vida.

Gostaria de lembrar uma coisa importante: Todos os milagres, tempestades, tem uma grande missão, uma lição didática nas nossas vidas. Objetivo da missão: nos ensinar princípios de como enfrentar e vencer as crises que surgirão na nossa vida. Paulo, Jó, Salomão, Davi, Jonas, Jesus, os discípulos também viveram dias de grandes angústias e aflições.

Relações Tempestuosas 

Ocorre na família. Quando a família começa a brigar, quando existem atritos, crises. Pais x filhos, Marido x Esposa, Parentes x membros da família . O que nos diz o salmista no Salmo 38: 10,11: “ O meu coração dá voltas, a minha força me falta: quanto a luz dos meus olhos, até essa me deixou. Os meus amigos e os meus companheiros afastam-se da minha chaga (praga): os meus parentes se põe em distancia”.

Quantas vezes nos sentimos só. Quantas vezes não precisamos de ajuda para  enfrentarmos um problema. Mas para nossa surpresa até os mais chegados se afastam imediatamente.

Tempestades emocionais

Muitas vezes as pessoas vivem por fora com um sorriso, mas dentro delas há um inferno! Há pessoas que vivem verdadeiras tempestades secretas: ninguém sabe, ninguém viu, mas lá dentro a sua vida emocional está paralisada. Há um grito que quer sair mas não sai, as lágrimas do choro são mais quentes que de costume. Nesse momento a pessoa se sente vencida, derrotada!.

Sente-se culpada pelos seus medos do passado e do presente. O coração tem dias que se enche de ira, de revoltas é consumido totalmente pelas preocupações. Não há mais forças, não vê saídas para os seus problemas , até para aqueles mais simples. Seu desejo é a morte como escape, a sua mente está tomada gerando a tempestade emocional.

Tempestades e Crises são inevitáveis

Todos nós vivemos num mundo onde jaz o maligno, ou seja: um mundo diabólico. Tiago deixa isto bem claro: Tg.1-12 – “Bem aventurado o varão que sofre a tentação (aflição, perseguição, adversidades) porque quando for provado receberá a coroa da vida, o qual o Senhor tem prometido aos que amam.

Tiago diz: quando for provado. Ele não disse: se você passar! Ele disse: Você vai passar! Então é inevitável ? Sim !!. Ou já passamos, ou estamos passando, ou passaremos. Todos nós teremos nossos dias maus, todos nós em algum momento seremos provados !!

Todas as coisas da vida, são inevitáveis e imprevisíveis na vida do crente, de repente surge uma crise, um problema na família, o desemprego, mortes, acidentes,  é o inevitável e o imprevisível . É por isso que muitas pessoas não tem certeza e confiança em Deus, procuram as cartomantes, a astrologia, os búzios para eles saberem o imprevisível.

Tempestades Imparciais

Mt. 5: 45 diz assim: “ Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o Sol se levante sobre os maus e os bons e a chuva desça sobre os justos e injustos. Portanto os dias maus são inevitáveis, imprevisíveis e imparciais.

Esses dias acontecem com gente boa, com gente má, com cristãos, e não cristãos. A
qui na terra não é o céu. Aqui na terra, as coisas não são perfeitas. Há erros e lutas! Muitas pessoas pensam que as tempestades só vem quando a pessoa está em pecado ou em desobediência.

Não é verdade!. Alguns até dizem: o irmão está passando por uma luta, deve ter feito alguma coisa que não agradou Deus. Veja o que Mateus narra no capítulo 8: 23. “Então entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que no mar se levantou uma tempestade tão grande que o barco era coberto pelas ondas: ele porém estava dormindo “. Observe bem o texto seguinte: 

E os seus discípulos aproximando-se o despertaram dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos. Essa situação ocorreu quando os discípulos estavam em obediência a Jesus. Eles não estavam em desobediência, estavam exatamente onde deveriam estar. Com Jesus no barco!. 

Creio que agora tudo começa a se esclarecer, observe: Os discípulos vieram acordar Jesus! Senhor nós vamos morrer, estavam em pânico, cheios de medo! É uma reação normal. É do ser humano. Veja a situação de Jesus: dormia. Aqui está o plano de Jesus!

Jesus está mostrando que a fé e a confiança são importantes nas horas das tempestades. O plano de Jesus é ensinar. Jesus está do lado deles!. É como se falasse: Calma! Eu estou aqui!.

Confiar é ter Paz, é reação de uma verdadeira Fé. Dormir numa tempestade é prova de total confiança em Deus. É impossível agradar a Deus sem fé. Sem fé, a água entra no barco e afunda. A minha pergunta é: O que está se passando com o teu barco? Está entrando água? Está balançando de um lado para o outro? Quem está dentro do teu barco?

Jesus não evitou a tempestade! Só se aprende uma lição, quando passamos por uma experiência marcante. Só quem passa por uma experiência sabe como é.

Note que Jesus não se acordou com o barulho dos ventos, com as ondas, com o barulho dos trovões e dos raios! Mas quando o homem clamou Jesus imediatamente usa suas palavras: Acalma-te ventos, para! Vamos nos lembrar que a solução não está nas pessoas. O milagre está em Cristo. A solução começa por nós, mas o milagre quem faz é Cristo. Tempestades passam, dias maus também passam!

A Fé com confiança nos dá descanso e paz! Isso acontece quando reconhecemos o que Jesus representa! As marcas que Jesus deve representar na sua vida:

Jesus é amor – então o Adore!
Jesus é Poderoso – então Sirva-o!
Jesus é o Caminho - então Ande como ele Andou!
Jesus é justiça – então Tema-o!
Jesus é o Pão da Vida – então se Alimente Dele!
Jesus é o Pai das Luzes – então comece a enxergá-lo Melhor!
Jesus é Mestre – então Obedeça-o!
Jesus é nosso Pai – então crie intimidade com Ele!
Jesus é Riqueza Eterna – então peça para morar com Ele!
Jesus é a Verdade – então não se desvie Dele!

Talvez você não se lembre de tudo que ouviu, mas uma coisa você não pode se esquecer quando passar pelas tempestades: É algo revelador, veja:

Jó 8: 7 – “O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu ultimo estado crescerá em estremo”.

Depois de você passar por uma experiência tremenda com Jesus, nunca mais você será o mesmo!.