domingo, 15 de setembro de 2019

OS DIAS MAUS



Texto: Mc. 4: 35-38

Os Evangelhos de Mateus, Marcos, e Lucas, registraram esta mesma passagem. Essa tempestade que causou um grande impacto na vida dos discípulos de Jesus.

Vamos ver os princípios que nos ensinam como enfrentar e vencer as crises chamadas tempestades. Principalmente as tempestades fora de época em nossas vidas. Portanto cabe ao pregador da igreja orientar o povo do Senhor quando elas chegarem sem avisar, pois são sempre imprevisíveis. Creio que Deus permite muitas das vezes que isso aconteça em nossas vidas por uma simples razão: O dia mau veio para separar o fiel do infiel.

O INFIEL: Aqueles que servem a Deus por conveniência e que esperam que Deus lhes dê tudo – que a mão de Deus só existe para abençoar. Quando chega o dia mau acabam se distanciando de Deus e nunca mais voltam para os caminhos do Senhor.

O FIEL: Reconhece que Jesus já lhes deu tudo. Sabe que o Senhor quer crentes como ANANIAS, MIZAEL E AZARIAS. Quando houver provações o fiel confia no quarto homem da fornalha que sempre estará junto dele em todos os momentos de suas necessidades.

Existem no mínimo de três tipos de tempestades que normalmente o ser humano irá enfrentar: Situações tempestuosas – Relações Tempestuosas – Tempestades Emocionais. As vezes na nossa vida parece que tudo se volta contra nós. Situações, circunstâncias se levantam quando menos esperamos.

E tudo acontece de repente, tudo começa a dar errado. Esses momentos chamamos de situações tempestuosas. No livro de Jó há uma situação semelhante que acontece também conosco, que diz assim: “Todavia, aguardando eu o bem, eis que veio o mal, e esperando eu a luz, veio a escuridão. O meu íntimo ferve e não está quieto; os dias de aflição me surpreenderam” (Jó 30.26-27)

Jó está dizendo: “fui surpreendido quando menos esperava, quando tudo estava bem vieram as adversidades”. Para ele também tinha chegado o dia mau, os apertos e as aflições, portanto estava vivendo um momento de grande tempestade na sua vida.

Gostaria de lembrar uma coisa importante: Todos os milagres, tempestades, tem uma grande missão, uma lição didática nas nossas vidas. Objetivo da missão: nos ensinar princípios de como enfrentar e vencer as crises que surgirão na nossa vida. Paulo, Jó, Salomão, Davi, Jonas, Jesus, os discípulos também viveram dias de grandes angústias e aflições.

Relações Tempestuosas 

Ocorre na família. Quando a família começa a brigar, quando existem atritos, crises. Pais x filhos, Marido x Esposa, Parentes x membros da família . O que nos diz o salmista no Salmo 38: 10,11: “ O meu coração dá voltas, a minha força me falta: quanto a luz dos meus olhos, até essa me deixou. Os meus amigos e os meus companheiros afastam-se da minha chaga (praga): os meus parentes se põe em distancia”.

Quantas vezes nos sentimos só. Quantas vezes não precisamos de ajuda para  enfrentarmos um problema. Mas para nossa surpresa até os mais chegados se afastam imediatamente.

Tempestades emocionais

Muitas vezes as pessoas vivem por fora com um sorriso, mas dentro delas há um inferno! Há pessoas que vivem verdadeiras tempestades secretas: ninguém sabe, ninguém viu, mas lá dentro a sua vida emocional está paralisada. Há um grito que quer sair mas não sai, as lágrimas do choro são mais quentes que de costume. Nesse momento a pessoa se sente vencida, derrotada!.

Sente-se culpada pelos seus medos do passado e do presente. O coração tem dias que se enche de ira, de revoltas é consumido totalmente pelas preocupações. Não há mais forças, não vê saídas para os seus problemas , até para aqueles mais simples. Seu desejo é a morte como escape, a sua mente está tomada gerando a tempestade emocional.

Tempestades e Crises são inevitáveis

Todos nós vivemos num mundo onde jaz o maligno, ou seja: um mundo diabólico. Tiago deixa isto bem claro: Tg.1-12 – “Bem aventurado o varão que sofre a tentação (aflição, perseguição, adversidades) porque quando for provado receberá a coroa da vida, o qual o Senhor tem prometido aos que amam.

Tiago diz: quando for provado. Ele não disse: se você passar! Ele disse: Você vai passar! Então é inevitável ? Sim !!. Ou já passamos, ou estamos passando, ou passaremos. Todos nós teremos nossos dias maus, todos nós em algum momento seremos provados !!

Todas as coisas da vida, são inevitáveis e imprevisíveis na vida do crente, de repente surge uma crise, um problema na família, o desemprego, mortes, acidentes,  é o inevitável e o imprevisível . É por isso que muitas pessoas não tem certeza e confiança em Deus, procuram as cartomantes, a astrologia, os búzios para eles saberem o imprevisível.

Tempestades Imparciais

Mt. 5: 45 diz assim: “ Para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o Sol se levante sobre os maus e os bons e a chuva desça sobre os justos e injustos. Portanto os dias maus são inevitáveis, imprevisíveis e imparciais.

Esses dias acontecem com gente boa, com gente má, com cristãos, e não cristãos. A
qui na terra não é o céu. Aqui na terra, as coisas não são perfeitas. Há erros e lutas! Muitas pessoas pensam que as tempestades só vem quando a pessoa está em pecado ou em desobediência.

Não é verdade!. Alguns até dizem: o irmão está passando por uma luta, deve ter feito alguma coisa que não agradou Deus. Veja o que Mateus narra no capítulo 8: 23. “Então entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que no mar se levantou uma tempestade tão grande que o barco era coberto pelas ondas: ele porém estava dormindo “. Observe bem o texto seguinte: 

E os seus discípulos aproximando-se o despertaram dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos. Essa situação ocorreu quando os discípulos estavam em obediência a Jesus. Eles não estavam em desobediência, estavam exatamente onde deveriam estar. Com Jesus no barco!. 

Creio que agora tudo começa a se esclarecer, observe: Os discípulos vieram acordar Jesus! Senhor nós vamos morrer, estavam em pânico, cheios de medo! É uma reação normal. É do ser humano. Veja a situação de Jesus: dormia. Aqui está o plano de Jesus!

Jesus está mostrando que a fé e a confiança são importantes nas horas das tempestades. O plano de Jesus é ensinar. Jesus está do lado deles!. É como se falasse: Calma! Eu estou aqui!.

Confiar é ter Paz, é reação de uma verdadeira Fé. Dormir numa tempestade é prova de total confiança em Deus. É impossível agradar a Deus sem fé. Sem fé, a água entra no barco e afunda. A minha pergunta é: O que está se passando com o teu barco? Está entrando água? Está balançando de um lado para o outro? Quem está dentro do teu barco?

Jesus não evitou a tempestade! Só se aprende uma lição, quando passamos por uma experiência marcante. Só quem passa por uma experiência sabe como é.

Note que Jesus não se acordou com o barulho dos ventos, com as ondas, com o barulho dos trovões e dos raios! Mas quando o homem clamou Jesus imediatamente usa suas palavras: Acalma-te ventos, para! Vamos nos lembrar que a solução não está nas pessoas. O milagre está em Cristo. A solução começa por nós, mas o milagre quem faz é Cristo. Tempestades passam, dias maus também passam!

A Fé com confiança nos dá descanso e paz! Isso acontece quando reconhecemos o que Jesus representa! As marcas que Jesus deve representar na sua vida:

Jesus é amor – então o Adore!
Jesus é Poderoso – então Sirva-o!
Jesus é o Caminho - então Ande como ele Andou!
Jesus é justiça – então Tema-o!
Jesus é o Pão da Vida – então se Alimente Dele!
Jesus é o Pai das Luzes – então comece a enxergá-lo Melhor!
Jesus é Mestre – então Obedeça-o!
Jesus é nosso Pai – então crie intimidade com Ele!
Jesus é Riqueza Eterna – então peça para morar com Ele!
Jesus é a Verdade – então não se desvie Dele!

Talvez você não se lembre de tudo que ouviu, mas uma coisa você não pode se esquecer quando passar pelas tempestades: É algo revelador, veja:

Jó 8: 7 – “O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu ultimo estado crescerá em estremo”.

Depois de você passar por uma experiência tremenda com Jesus, nunca mais você será o mesmo!.





Nenhum comentário:

Postar um comentário