terça-feira, 8 de outubro de 2019

A CAPA DE BARTIMEU


Texto: Mc.10:46-52

A Palavra de Deus é maravilhosa e contém tesouros incalculáveis. Muitos já ouviram falar dessa passagem do Evangelho. Jericó significa lugar de Fragrância. Desde o tempo de Moisés, Jericó era uma cidade fortificada por fortes muralhas cujos moradores eram os moabitas, inimigos do povo de Israel.

A fragrância que lá havia não era o bom perfume de Cristo, pois esse povo não era escolhido de Deus. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo. Jesus foi para lá derramar o bom perfume. 
Bartimeu era cego, apesar de não poder ver Jesus,  ele podia sentir a Sua presença pelo Seu perfume. Bartimeu foi um exemplo de homem que nos ensina através de sua atitude buscar socorro em Jesus não se importando qual situação nos encontramos. 
QUEM ERA BARTIMEU
Bartimeu não havia nascido cego, foram os romanos que o cegaram! O milagre extraordinário de Bartimeu aconteceu na terceira ida de Jesus a Jerusalém. No relato de Marcos diz que Bartimeu foi curado no caminho entre a Jericó antiga e a Jericó nova.
Havia a Jericó antiga, construída pelos cananeus que estava em ruínas. Era lá que ficavam os pobres, os mendigos, e os que não eram bem vindos na nova Jericó! A Jericó nova era muito mais moderna e bem organizada. Foi construída por Herodes o Grande onde tinha o seu palácio de inverno. A distância de uma Jericó para outra era de 4 Km.  
Bartimeu significa filho de Timeu. O seu verdadeiro nome não é citado na bíblia. Timeu seu pai, tinha sido um general do exercito de Israel em Betel. Ele lutou várias batalhas contra os romanos. Uma vez perseguido foi capturado como inimigo de Roma. Timeu serviu de lição para o povo judeu. Ele foi morto na praça onde morava. Os romanos abriram a barriga de Timeu e expuseram seu intestino na presença de seu filho. 
Em seguida furaram os olhos de seu filho. Por isso Bartimeu disse para Jesus: "que eu volte a ver"! A última imagem que Bartimeu tinha na memória era seu pai sendo assassinado de forma trágica!. A cura de Bartimeu não era só seus olhos, mas ele precisava ser curado também da sua alma. Bartimeu nunca esqueceu a imagem de seu pai morrendo nas mãos dos romanos! Essa última imagem ficou guardada na sua memória. Agora a primeira imagem que ele vai ver quando ficar curado é a de Jesus!

Bartimeu usava uma capa que era seu Alvará de Licença! A capa servia para declarar sua posição de mendigo, sua deficiência, ou quem sabe a capa servia para esconder seu passado tenebroso. Quantos de nós também nos escondemos atrás de uma capa!. O nosso orgulho, a nossa posição privilegiada também pode nos cegar. Mas havia algo de bom no ar, Bartimeu tinha ouvido falar sobre os milagres de Jesus e reconhecia que Ele era o Messias esperado e que só Jesus poderia curá-lo. 
O texto diz que saindo Jesus de Jericó, uma grande multidão lhe acompanhava. Eram os moradores daquela cidade que estavam felizes com os milagres que Jesus tinha feito.  Mas no meio da multidão estavam seus discípulos e muitos que creram!. Essa multidão servia de empecilho para que Bartimeu não se aproximasse do Senhor. Aprendo aqui, que quem é pedras viva não se intimida diante das dificuldades em chegar até Jesus.

O interessante é que Jericó era uma cidade maldita (Josué 6:17-18), pois a ordem de Deus era para Josué não tocar em nada daquela cidade. Jericó por ser maldita, precisou ser  destruída! B
artimeu além de ser pedinte, ele era humilhado e maltratado. Em Jericó ninguém se importava com um mendigo!.
A verdade é que nem o próprio mendigo se preocupa com ele! Se você perguntar a um deles, qual o seu projeto de vida, com certeza ele não sabe dizer. Com Bartimeu não era diferente, sem contar que ainda era cego.

Muitos em nosso meio estão como Bartimeu, sem projeto, sem sonhos, sem esperança, vivendo uma vida miserável espiritualmente!  Não tem visão do amanhã!. Bartimeu sabia de sua situação, sabia quem ele era e o que ele era. 
É triste ficar na beira do caminho!. A beira do caminho não é lugar de se ficar, somente mendigos sentavam a beira do caminho!

No caso de Jericó, por eles não serem aceitos no interior da cidade, muitos deles preferiam ficar pedindo esmolas na beira do caminho. Bartimeu era uma pessoa infeliz, frustrada, amargurada! Ele tinha toda razão para se sentir assim, mas talvez foi por isso que ele achou força para gritar pela misericórdia de Jesus! 
Misericórdia quer dizer compadecer-se, sentir compaixão, colocar-se no lugar do quem sofre. Jesus é o Pai da misericórdia, Ele é a própria compaixão. Bartimeu reconheceu a sua miserabilidade, a sua fraqueza, reconheceu que Jesus era o Deus da provisão. 

Jesus Filho de Davi tem compaixão de mim! Essa foi a única oração que Bartimeu fez! Apesar de pequena, tocou o coração de Jesus. Esse foi o seu primeiro passo para a salvação. 
Que lição de vida esse pobre homem nos ensina? Talvez essa seja a melhor atitude que podemos tomar diante dos problemas da vida!. Crer! Lutar! Ter esperança! A luta de Bartimeu foi excepcional! Logo que ele ouviu que era Jesus que passava pelo local, ele não duvidou em seu coração, de que Jesus era a solução de seus problemas.

Aquele que outrora era desprezado, humilhado cego, sujo, mendigo, pedinte, pobre, desgraçado, vivendo numa cidade maldita, alcançou o seu um milagre! Um milagre que mudou a sua vida por completo.

A CAPA DE BARTIMEU
Talvez você já tenha visto um mendigo pelas ruas da sua cidade, ou talvez tenha visto pela televisão a situação de muitos mendigos! Acho difícil alguém que não tenha visto gente insensível pondo fogo em mendigos que dormem nas ruas!.

Um mendigo anda pelas ruas sem lembranças, pensando somente no aqui e no agora. Ele já não valoriza mais seu próprio corpo! Ele não se importa em tomar banho, cortar o cabelos ou com se barbear! Pode ser homem ou mulher, eles se embriagam, procuram tocos de cigarro pelo chão, restos de comida pelos lixos!. 
E por serem pessoas assim, acabam por repelir as pessoas, pois causam rejeição de todos. Tenho certeza que você nunca perguntou a um mendigo quem ele é, ou qual o seu nome, ou mesmo se ele tem família ou uma profissão.
Os mendigos estão em baixo das pontes, viadutos ou marquises, procurando um lugar para abrigarem do frio ou da chuva, trazem consigo todo tipo de coisas, que para nós é puro lixo, e se agarram naquilo, pois é o pouco que eles têm para sobreviverem.

Tudo que um mendigo quer na noite é um pedaço de papelão. Pode ser até pedaços de papelão sujo, mas vai ser o seu único cobertor nas madrugas de frio, e nos dias de inverno! Bartimeu não tinha papelão, ele tinha uma capa. Essa capa que Bartimeu carregava era suja, mal cheirosa, podre, fedida!


O único bem que Bartimeu tinha era sua Capa! Mas Bartimeu sonhava um dia poder se livrar dela! Há alguns tipos de Capas mencionadas na Bíblia.

A Capa dos Sonhos de José (G,37-23 
Essa capa colorida é de um jovem inexperiente que ganhou de seu velho pai. Ele era considerado um sonhador por seus irmãos. Por ter sonhado que um dia todos da sua casa se curvariam diante dele, o ciúme tomou conta dos irmãos que resolveram matá-lo. Foi vendido como escravo! Deus restituiu seu sonho, tornando-o o homem mais poderoso do Egito abaixo de faraó.   
A Capa da Morte de Acã (Js.7-19-24).
Essa capa representa as riquezas do mundo, a idolatria ou nosso orgulho, as quais não devemos nos  apegar. Por causa dela toda a nação de Israel sofreu. Serve como exemplo para a igreja para que não sejamos coniventes com o pecado. Quando encontrarmos um irmão em pecado devemos exortá-lo para que abandone o pecado. (I Jo.5-16) Mas são poucos que fazem isso!


A Capa da Unção de Elias (I Reis 19:19-20).

Essa capa representa o revestimento do poder do Espírito Santo, o mesmo que foi derramado sobre os apóstolos no dia de Pentecostes (Atos 2). Essa é capa que devemos desejar para nós. 

A Capa da Humilhação de Bartimeu (Mc.4)
Essa capa horrível e mal cheirosa de Bartimeu representa o pecado, o medo, os vícios, a idolatria, o mal, tudo de ruim na vida de uma pessoa, aquilo que por ser horrível nos separa de Deus.(Is. 59-2) 
Por isso devemos ter a visão de Bartimeu, que mesmo sendo cego, teve a inteligência, a sabedoria de se desfazer de sua capa suja, para se aproximar de Jesus. Se Bartimeu viesse a Jesus com a capa com certeza não receberia o milagre. Bartimeu foi ao encontro de Jesus sem tomar banho, sem cortar seus cabelos, ou fazer sua barba. Ele se atreveu a se apresentar a Jesus.
Isso me mostra que Jesus recebe pessoas com seus defeitos, suas maneiras erradas, suas ignorâncias, mas seus pecados tem que ficar para trás. Jesus não quer que tenhamos parte com o pecado. Bartimeu não teve vergonha de se expor diante de Jesus. Que nós possamos ter esse mesmo sentimento!.

Jogue sua capa! Ela está suja de pecado! Suja de maldade! Suja de interesse! Suja pelo adultério! Suja pelos vícios! Suja pelas drogas! Suja pela bebida! Aquele dia parecia um dia comum. Um dia como outro qualquer. Jesus faz milagre em qualquer dia! Quando Jesus aparece o milagre acontece de repente! 


Jogue sua capa fora e corra para os braços de Jesus, Ele quer fazer um milagre em sua vida, pois a pergunta Jesus também faz para você: O QUE QUERES QUE TE FAÇA? Então Bartimeu pediu aquilo que ele mais queria:  voltar a ver. E você, o que vai pedir para Jesus? 

Que o Senhor Jesus tenha compaixão de nós e nos cure da nossa cegueira!.
Você foi abençoado com essa mensagem? Então mostre sua gratidão colaborando com nosso ministério! Deposite sua oferta para continuarmos evangelizando o povo carente das ruas, dos ramais e vilas. Jesus te recompensará!
Caixa Econômica
Joaquim de Souza Guimas
Ag. 1549  C/C 89934-8
  




16 comentários:

  1. Gostei muito do estudo pastor Joaquim Guimas Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Deus abençoe poderosamente felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa palavra, o nosso Deus é tremendo! Deus abençoe abundantemente a sua vida e ministério.

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão não sei da onde o amado tirou essa conclusão sobre bartimeu, mas há um equívoco muito grande na estória contada sobre bartimeu e seu pai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Internet agora é fonte de um monte de fábulas, ninguém se detem para ler fontes. A estória do pai de Bartimeu é uma fábula

      Excluir
    2. Convido o amado irmão a ler a História dos Hebreus de Flávio Josefo, o historiador da nação de Israel.

      Excluir
    3. Eu li flavio Josefo história dos hebreus e não EXISTE essa história

      Excluir
  5. Gostei muito que palavra abênçoada Deus abênçoē pr.joaquim Guimas

    ResponderExcluir
  6. Olá pastor! Qual é a referência histórica consultada sobre Bartimeu e seu pai? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio josefo, mas os estudiosos não concordam que a história de josefo tem ligação com bartimeu

      Excluir
  7. Qual a referência bibliografia a respeito da capa de bartimeu? Att Marcio

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor, gostaria de saber a fonte sobre a capa ser uma licença de Roma

    ResponderExcluir
  9. Amei o estudo até pq falou muito ao meu coração, e tenho convicção no poder dessa palavra.

    ResponderExcluir