quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

OS VALENTES DE DAVI


TEXTO II SM.23-8-10

O CAPÍTULO 23 COMEÇA NARRANDO AS ULTIMAS PALAVRAS DE DAVI! ISSO INDUZ QUEM LÊ QUE ESSAS FORAM REALMENTE AS ULTIMAS PALAVRAS DE DAVI NO LEITO DE MORTE! NA VERDADE, AS ULTIMAS PALAVRAS DE DAVI NO LEITO DE MORTE SÃO TOTALMENTE DESCONHECIDAS! 

O QUE A BÍBLIA CHAMA DE AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE DAVI ERAM NA VERDADE, UM DISCURSO SOLENE! UMA CELEBRAÇÃO PÚBLICA! ERA TRADIÇÃO TODOS OS ANOS O REI FAZER ESSE DISCURSO PARA O POVO!

UM FATO NEM INTERESSANTE É QUE DAVI REINOU ISRAEL POR 40 ANOS! ENTÃO ONDE ESTÃO OS OUTROS 39 DISCURSOS DE DAVI? POR QUE A BÍBLIA FEZ QUESTÃO DE REGISTRAR SOMENTE UM?

A RESPOSTA É SIMPLES! OS OUTROS 39 DISCURSOS DE DAVI FALAVAM DE COISAS! DEUS NÃO TEM NEGÓCIO COM COISAS! DEUS TEM NEGÓCIO COM GENTE! ESSE FOI O ÚNICO DISCURSO QUE DAVI FALOU DE PESSOAS! 

PARA DEUS AS PESSOAS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE AS COISASTUDO QUE FAZEMOS PARA CONQUISTAR COISAS DEUS NÃO REGISTRA! MAS TUDO QUE FAZEMOS PARA AS PESSOAS ESTÁ ANOTADO E NUNCA SERÁ ESQUECIDO!!

DAVI NOS 39 DISCURSOS ELE FALOU DE TERRITÓRIOS! FALOU DE VÁRIAS CONQUISTAS! FALOU DE GUERRAS! FALOU DE COLHEITAS! FALOU DE PATRIMÔNIO! FALOU DE PERDAS E GANHOS! ESSE DISCUSO ACONTECEU 40 DIAS ANTES DE DAVI MORRER!

DAVI NÃO FALOU DE QUALQUER PESSOA! ELE FALOU DE PESSOAS QUE O AJUDARAM A SER QUEM ELE ERA! DAVI TINHA UMA GRANDE VIRTUDE DE GUERREIRO! AS DERROTAS ELE ASSUMIA A CULPA! AS VITÓRIAS ELE COMPARTILHAVA COM QUEM LHE AJUDOU! 

TEM GENTE QUE QUANDO É DERROTADO PÕE A CULPA NOS OUTROS! MAS QUANDO É VITORIOSO ESQUECE DE QUEM AJUDOU!! NÃO SEJA INGRATO COM QUEM LHE AJUDA! POUCAS PESSOAS SABEM RECONHECER E SER GRATO COMO DAVI! A INGRATIDÃO É PECADO!

V.8 - DAVI NA SUA GRATIDÃO CITA NOMES DE PESSOAS QUE O AJUDARAM NOS 40 ANOS DE REINADO EM ISRAEL! NAQUELE TEMPO DAVI TINHA A SUA DISPOSIÇÃO 100 MIL SOLDADOS! DOS 100 MIL DAVI SÓ CITA O NOME DE 37! 

ELES FAZIAM PARTE DA TROPA DE ELITE DE DAVI! DESSES 37 SÓ DE 3 DAVI FALOU DE SEUS PRODÍGIOS! ELES ERAM CHAMADOS OS CABEÇAS DOS VALENTES! ERAM ELES QUE FAZIAM A SEGURANÇA DE DAVI! QUEM ERAM ELES? ERAM JOSEBE-BASSEBETE! ELEAZAR E SAMÁ! 

DOS 100 MIL GUERREIROS SÓ TRÊS FORAM ESCOLHIDOS PARA ANDAR COM DAVI! 

JESUS TINHA 500 DISCÍPULOS! ALGUÉM SABE O NOME DELES? ALGUÉM LEMBRA A OBRA DE ALGUNS DELES? MAS ERAM CHAMADOS DISCÍPULOS! ACIMA DESSES 500 TINHA UM GRUPO DE 70! TAMBÉM NÃO TINHAM NOME, MAS TINHAM UMA MISSÃO

ACIMA DOS 70 TEM UM GRUPO DE 12! ESSES 12 TINHAM NOMES E TINHAM MISSÃO! DOS 12 TEM UM GRUPO MENOR DE 3APENAS TRÊS VIRAM COISAS QUE NEM OS 500 – NEM OS 70 – NEM OS 9 VIRAM!

DOS 12 ESCOLHIDOS SÓ TRÊS ANDARAM COM JESUS! O QUE ISSO SIGNIFICA? SIGNIFICA QUE DEUS GASTA O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO PREPARANDO O SEU EXÉRCITO PARA SÓ DEPOIS ENVIAR!  

TODOS NÓS SOMOS CHAMADOS PARA SERMOS TREINADOS! MAS NEM  TODOS QUEREM SER PREPARADOS! DEUS PREPAROU 28 ANOS JOÃO BATISTA PARA TER UM MINISTÉRIO DE APENAS 2 ANOS! PARA FAZER É RÁPIDO, MAS PARA PREPARAR DEMORA MAIS!

TEM GENTE QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS SENDO BEM PREPARADO PARA ENFRENTAR QUALQUER TIPO DE BATALHA! E QUANDO ELE MENOS ESPERAR JÁ VAI ESTAR FAZENDO!

I CR.11- A BÍBLIA FALA QUE EM PAS-DAMIN CINCO MIL FILISTEUS TINHAM CERCADO O EXERCITO DE DAVI! ELES PREPARAM ESSA EMBOSCADA DURANTE QUATRO MESES! QUANDO OS FILISTEUS DESCEM PARA ATACAR O EXERCITO DE DAVI OS SOLDADOS FAZEM O QUE SABIAM FAZER DE MELHOR: ELES FOGEM!

TODOS FUGIRAM FICANDO APENAS DAVI E OS SEUS 37 VALENTES! OS FILISTEUS QUANDO VIRAM ESSA CENA DEVEM TER PENSADO: AGORA PEGAMOS DAVI! OS FILISTEUS ACHARAM QUE AQUELES POUCOS HOMENS NÃO TINHAM A MENOR CHANCE DE SOBREVIVEREM!

SÓ QUE OS FILISTEUS NÃO SABIAM QUE AQUELES 37 HOMENS FORAM TÃO BEM PREPARADOS QUE CADA UM VALIA POR MIL FILISTEUS! ENTÃO NÃO ERAM SÓ 37! ERAM NA VERDADE 37 MIL! APÓS INTENSA LUTA DAVI E SEUS GUERREIROS GANHARAM A PELEJA! 

OS QUE FUGIRAM QUANDO VIRAM OS FILISTEUS MORTOS RESOLVERAM VOLTAR! SÓ VOLTARAM PARA PEGAR OS DESPOJOS DA GUERRA! NO MEIO DO POVO DE DEUS SEMPRE TERÁ OS COVARDES SE ESCONDENDO E FINGINDO SER SOLDADO DE DEUS! É NA HORA DA BATALHA QUE O TODOS IRÃO VER O CARÁTER DELES! 

OS FILISTEUS NEM FORAM ATRÁS DOS QUE FUGIRAM! PARA ELES QUEM FOGE JÁ ESTÁ DERROTADO!  

QUAL A LIÇÃO QUE APRENDEMOS AQUI? QUE A VIDA CRISTÃ É UM CONSTANTE CAMPO DE BATALHA! QUE NUMA GUERRA NEM TODOS ESTÃO PREPARADOS PARA A LUTA! QUE NUMA GUERRA OS COVARDES APARECEM! QUE NUMA GUERRA SÓ FICA QUEM ESTÁ BEM PREPARADO! 

POR ESSA RAZÃO DEUS NOS PREPARA PARA SERMOS CONQUISTADORES E NÃO PERDEDORES! ANTES DE IRMOS PARA A GUERRA PRECISAMOS VENCER AS BATALHAS INTERNAS QUE CADA UM DE NÓS TEMOS!  

AS PRIMEIRAS BATALHAS QUE PRECISAMOS VENCER!  A BATALHA DO DESÂNIMO! A BATALHA DA CARNEA BATALHA DO COMODISMO! A BATALHA DA DESOBEDIÊNCIA! MUITOS PERDEM BATALHAS PORQUE NÃO SE PREPARARAM! 

NÃO TEM FÉ! NÃO PERSEVERAM! NÃO JEJUAM! NÃO ORAM! NÃO TEM OUSADIA! NÃO CONFIAM NEM NELES MESMO! OS FILISTEUS ERAM GUERREIROS DE GRANDE ESTATURA! DURANTE MIL ANOS OS FILISTEUS FORAM OS PIORES INIMIGOS DE ISRAEL! 

INTERESSANTE QUE ANTES DE PARTIREM PARA QUALQUER LUTA OS 37 VALENTES DE DAVI PASSAVAM LONGO TEMPO AMOLANDO SUAS ESPADAS!  HOJE AS IGREJAS ESTÃO EM DECADÊNCIA DE BONS PREGADORES! É MUITA GENTE ENCHENDO LINGUIÇA! É MUITOS PREGADORES PREGANDO OBA-OBA!

SABE POR QUE? PORQUE NINGUÉM QUER GASTAR TEMPO PARA AMOLAR A ESPADA! AMOLAR A ESPADA GASTA TEMPO E NINGUÉM GOSTA DE GASTAR TEMPO LENDO A PALAVRA DE DEUS! A PALAVRA SÓ FUNCIONA SE A ESPADA DO PREGADOR ESTIVER AMOLADA! 

QUANDO A ESPADA ESTÁ CEGA FICAM GRITANDO! FICAM DANDO PULINHOS! BATE NO POVO DIZENDO QUE A IGREJA ESTÁ FRIA! FALA MAL DO SOM! MANDA A IGREJA GRITAR! TENHO UM RECADO PARA ESSES TIPOS DE PREGADORES: VÁ AMOLAR A ESPADA!

LEMBRE-SE: O QUE FAZ CRESCER A PLANTA É A CHUVA NÃO É O TROVÃO!

QUANTAS GUERRAS VOCÊ VIVEU ANO PASSADO? QUANTAS VEZES VOCÊ FOI CERCADO PELOS FILISTEUS? QUANTOS GIGANTES CRUZARAM O TEU CAMINHO? QUANTAS VEZES VOCÊ FALOU QUE TINHA VONTADE DE SUMIR? QUANTOS SONHOS VOCÊ DEIXOU DE REALIZAR? 

QUANTAS VEZES VOCÊ DISSE QUE NÃO TINHA MAIS ESPERANÇA? FORAM MUITAS GUERRAS!! MAS DEUS ESTÁ VENDO O TEU ESFORÇO! QUEM SABE A ESPADA GRUDOU NA SUA MÃO! É SINAL QUE VOCÊ VAI LUTAR ATÉ O FIM! VOCÊ NÃO VAI PERDER ESSA GUERRA!

QUANDO VOCÊ CANSAR O ULTIMO GOLPE DA BATALHA QUEM VAI DAR POR VOCÊ É DEUS!! SÓ NÃO DEIXE A ESPADA DESGRUDAR DA SUA MÃO!



sábado, 18 de janeiro de 2020

PERDENDO JESUS NO CAMINHO


TEXTO: LC.2-41-46

TODOS OS ANOS OS PAIS DE JESUS SUBIAM EM DIREÇÃO A JERUSALÉM PARA COMEMORAR A FESTA DA PÁSCOA! A PÁSCOA DURAVA SETE DIAS! ERA A FESTA OBRIGATÓRIA PARA O POVO JUDEUS! NESSE TEMPO ERA ONDE JERUSALÉM RECEBIA MILHARES DE FAMÍLIAS VINDAS DE VÁRIOS LUGARES!

QUANDO TERMINOU A FESTA ELES COMEÇARAM A RETORNAR PARA NAZARÉ! FOI AÍ QUE MARIA PERCEBEU QUE JESUS NÃO ESTAVA NA CARAVANA! TINHAM ESQUECIDO JESUS EM JERUSALÉM!

ESTA É A SEGUNDA VEZ QUE A BÍBLIA REGISTRA O ESQUECIMENTO DE MARIA! A PRIMEIRA FOI EM CANÁ DA GALILEIA QUANDO MARIA PEDIU PARA JESUS RESOLVER A FALTA DE VINHO! MARIA ESQUECEU QUE JESUS NÃO ERA MAIS AQUELE MENINO QUE DEPENDIA DE SEUS CUIDADOS! 

MARIA ESQUECEU QUE AGORA A PARTE DELA ERA OBEDECER JESUS! JO.2 JESUS DISSE: MULHER EM QUE ESSA TUA PREOCUPAÇÃO TEM A VER COMIGO? AINDA NÃO É CHEGADA A MINHA HORA! JESUS ERA FILHO DE MARIA MAS ELE VIVEU COMO FILHO DE DEUS!

A SEGUNDA VEZ FOI NA VIAGEM PARA JERUSALÉM NA FESTA DA PÁSCOA! E QUANTO A NÓS? 

QUANTAS VEZES ESQUECEMOS DE JESUSQUANTAS VEZES NA HORA DO DESESPERO JESUS NÃO REGISTROU AS VEZES QUE ESQUECEMOS DELE? QUANTAS VEZES ESQUECEMOS QUE JESUS É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA OS NOSSOS PROBLEMAS?

ALGUMAS LIÇÕES IMPORTANTES APRENDEMOS AQUI!

ESSA CARAVANA ERA EXTREMAMENTE ORGANIZADAS! AS MULHERES E AS CRIANÇAS IAM NA FRENTE E ATRÁS VINHA A CARAVANA DOS HOMENS! ERA ASSIM QUE ELES SE SENTIAM SEGUROS! ISSO ERA PORQUE AS ESTRADAS ERAM MUITO PERIGOSA! APESAR DE TODA ESSA ORGANIZAÇÃO DEIXARAM JESUS PARA TRÁS!

DURANTE TODA CAMINHADA NINGUÉM SENTIU A FALTA DE JESUS! GOSTAMOS DE TER UMA VIDA BEM ORGANIZADA, MAS A MAIORIA NÃO ORGANIZA A SUA VIDA ESPIRITUAL! NAZARÉ ATÉ JERUSALÉM ERAM 135 KM! A VIAGEM DURAVA DE 4 A 5 DIAS! TEMPO SUFICIENTE DE MARIA SABER SE JESUS NÃO ESTAVA NA CARAVANA!! 

ESTAMOS CORRENDO O RISCO DE NÃO ESTARMOS PERCEBENDO QUE FAZ TEMPO QUE JESUS NÃO ESTÁ MAIS CONOSCO! AQUELAS CARAVANAS SÓ TINHAM AMIGOS! ELES ERAM UNIDOS! CUIDADOSOS! RESPONSÁVEISMAS QUANDO JOSÉ E MARIA FORAM PROCURAR POR JESUS EM JERUSALÉM NENHUM DELES QUIS IR!

PODEMOS TER ATÉ BONS AMIGOS! NOS DARMOS MUITO BEM COM ELES! MAS RARAMENTE UM DELES VAI ACEITAR O CONVITE DE IR COM VOCÊ  BUSCAR JESUS!  

PARECE QUE NESSE DIA MARIA ESTAVA DISTRAÍDA! SÓ QUANDO AS CARAVANAS CHEGARAM EM NAZARÉ É QUE PERCEBERAM A FALTA DE JESUS! CORREMOS O RISCO DE ESTARMOS NA IGREJA LOUVANDO! ADORANDO! GLORIFICANDO! PREGANDO! DIZIMANDO! OFERTANDO E ATÉ CEANDO! AINDA ASSIM CORREMOS O RISCO DE PERDERMOS JESUS! 

COMO? É QUE MUITOS PASSAM A MAIORIA DOS CULTOS DISTRAÍDO COM OS PROBLEMAS DO DIA A DIA! TEM GENTE QUE ESTÁ 10 ANOS NA IGREJA, MAS CORRE O RISCO DE DESCOBRIR QUE NÃO TEM MAIS JESUS NA VIDA DELE! SABE QUAL É O NOSSO MAIOR PROBLEMA?

É QUE A GENTE NÃO FAZ QUESTÃO DE RECONHECER QUE PERDEMOS JESUS EM ALGUM MOMENTO DA NOSSA VIDA! A GENTE QUER QUE JESUS ANDE COM A GENTE, MAS A GENTE NÃO QUER ANDAR COM JESUS!

POR QUE? PORQUE ANDAR COM JESUS IMPLICA RENUNCIA! RENUNCIAR É ALGO QUE POUCOS ADMITEM NA VIDA DELE! A GENTE PENSA QUE SÓ POR VIR NA IGREJA TODOS OS CULTOS JESUS ESTÁ CONOSCO! ESSE GRUPO DE PESSOAS CORRE SÉRIO RISCO DE SER SURPREENDIDO QUANDO DESCOBRIR QUE PERDEU JESUS FAZ TEMPO!

MEDITANDO NESSE TEXTO PERCEBO QUE AQUELAS PESSOAS COM RECEIO DE PERDER A CARAVANA ESTAVAM COM MUITA PRESSA! POR CAUSA DA PRESSA FOI QUE ESQUECERAM DE JESUS! ATÉ OS QUE LEVARAM JESUS NA IDA NÃO SENTIRAM A FALTA DE JESUS NA VOLTA!

A GENTE CORRE O RISCO DE ENTRAR NUM AMBIENTE PENSANDO QUE JESUS ESTÁ LÁ MAS JESUS NÃO ESTÁ LÁ! MAS A GENTE VAI PARA LÁ! 

NA PRESSA ESQUECEMOS DE PERGUNTAR: SENHOR ME DÁ UMA LUZ! O SENHOR ESTÁ NESSE ABRIR DE PORTAS? EU VEJO MUITA GENTE NA IGREJA TERCEIRIZANDO JESUS! A MINHA TIA É CRENTE! A MINHA MÃE É DO CÍRCULO DE ORAÇÃO! O MEU PAI É UM HOMEM DE DEUS! JÁ POSSO DIZER QUE ESTOU SALVO!

ESQUECEM QUE O LUGAR QUE JESUS MAIS GOSTA DE MORAR NÃO É A NOSSA CASA! É NO CORAÇÃO DE QUEM ANDA EM RETIDÃO! INTERESSANTE É QUE OS PAIS DE JESUS SÓ O ENCONTRARAM DEPOIS DE TRÊS DIAS!

QUANTO TEMPO JESUS ESTÁ DESAPARECIDO DA NOSSA VIDA? TRÊS DIAS? TRÊS SEMANAS? TRÊS MESES? TRÊS ANOS? QUANTOS NA IGREJA ESTÃO COMETENDO O MESMO ERRO DE MARIA!

MARIA NÃO FOI VER SE JESUS ESTAVA NA CARAVANA! MAS PARA ELA JESUS ESTAVA LÁ! MARIA NÃO OUVIU A VOZ DE JESUS COM OUTROS MENINOS! MAS PARA ELA JESUS ESTAVA LÁ! MARIA NÃO FOI VER SE JESUS PRECISAVA DE ALGUMA COISA! MAS PARA ELA JESUS NÃO PRECISAVA!

MAIS IMPORTANTE É QUE DESSA VEZ JESUS VOLTOU COM ELES! ASSIM COMO MARIA NÃO SE PREOCUPOU EM SABER SE JESUS ESTAVA NA CARAVANA! NÓS TAMBÉM CORREMOS O RISCO DE ACHAR QUE JESUS ESTÁ CONOSCO QUANDO NÃO ESTÁ!

GN.22-7 - PRECISAMOS FAZER A MESMA PERGUNTA QUE ISAQUE FEZ PARA ABRAÃO: PAI ONDE ESTÁ O CORDEIRO? EM EX.33-15 MOISÉS DISSE: SE O SENHOR NÃO FOR CONOSCO NÃO SAIREMOS DAQUI!

JESUS É O VERBO QUE SE FEZ CARNE! JESUS É A PALAVRA! PALAVRA NÃO PODE FICAR PARA TRÁS! A PALAVRA TEM QUE ANDAR JUNTO DE NÓS! QUEM NÃO OBEDECE A PALAVRA É PORQUE JÁ ESQUECEU JESUS FAZ TEMPO!

SABE ONDE JOSÉ E MARIA ENCONTRARAM JESUS? NO TEMPLO! SABE POR QUE JOSÉ E MARIA PERDERAM JESUS? PORQUE FORAM NA FRENTE DELE! DEIXARAM JESUS PARA TRÁS! A MELHOR MANEIRA DE NÃO CORRERMOS O RISCO DE PERDERMOS JESUS É COLOCAR JESUS PARA IR NA NOSSA FRENTE! 

JESUS MERECE O PRIMEIRO LUGAR DA NOSSA VIDA!



quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

SEJA UM DANIEL


Texto: Dn.6-10

Daniel foi levado cativo para a Babilônia aos 16 anos. Foi um dos personagens da bíblia que mais Deus usou. Daniel foi profeta do cativeiro. Serviu 69 anos no palácio da Babilônia. Durante esse tempo Daniel serviu quatro reis: Nabucodonosor! Belsazar! Dario! Ciro.

Daniel foi bem visto por esses quatro reis, mas foi também alvo de muita inveja! Daniel era homem de oração. Orava três vezes ao dia! A bíblia diz que ele entrava no seu quarto, abria as janelas que ficavam em direção a Jerusalém, se ajoelhava, e orava!

II Co.6-32 – Salomão na inauguração do Templo orou a Deus pedindo que aquele que estendesse a mão em direção do Templo para orar, que o Senhor atendesse a sua oração! Por isso, Daniel abria a janela do seu quarto que ficava em direção a Jerusalém para orar!

Daniel tinha o espirito de excelência! Ele se destacava mais que os outros! O segredo de Daniel estava na oração! Daniel recebia sabedoria de Deus através da oração! Por causa da inveja eles pensaram parar Daniel de orar!

Daniel se destacou tanto como supervisor que o rei Dario planejou coloca-lo na posição de governador! Os outros dois supervisores começaram a procurar motivos para acusar Daniel na sua conduta!

Convenceram o rei Dario baixar um decreto que durante 30 dias ninguém poderia orar e louvar outros deuses, senão o rei!  

Daniel foi proibido de orar! Daniel orou! Tinha lei proibindo orar! Daniel orou! Quem desobedecesse ia ser jogado na cova dos leões! Daniel orou! Daniel corria risco de vida! Daniel orou! Tinha leões famintos! Daniel orou! Daniel preferiu morrer em comunhão com Deus do que morrer sem comunhão com Deus!

O teu quarto tem oração? Você tem um altar de oração? Para que lado você abre a janela da alma quando ora? Para o alto ou para os problemas? A Oração sem adoração, não tem unção! É invenção! É hipocrisia! Oração de murmurador são palavras desperdiçadas! Oração de adorador é certeza de vitória!

Por que Daniel orava três vezes ao dia? Porque Daniel sabia que a oração não dá ibope na terra, mas nos faz conhecido no céu! Daniel sabia que a oração não nos faz melhor que os outros, mas nos faz mais forte do que os outros!

Daniel sabia que a oração que ele fazia a sós, trazia resultados que eram vistos por todos. Daniel sabia que a oração não se vê, mas podemos sentir a vitória! Daniel sabia que Deus só revela o que está encoberto, no altar da oração!

Daniel era ocupado, mas tinha tempo para Deus! Tempo para muitos é desculpa para não orar. Oração é um princípio que muitos negligenciam!  Quem não ora é como um doente terminal que está vivo, mas aos poucos vai caminhando para um caminho de morte!  

Fp.4-6 - A palavra de Deus diz que não devemos andar ansiosos por coisa alguma! Ansiedade significa “estrangulamento”! Daniel não tinha ansiedade! Ele tinha oração! Daniel orava com súplica e ações de graça! Isso mexia o coração de Deus!

Os interesses pelas coisas desse mundo tiram o tempo das pessoas para orarem a Deus! Quem tem uma vida de oração, tem uma vida de gratidão a Deus! Dê o seu melhor para Deus que Ele vai dar o melhor para você! Ore e ouça Deus, mesmo tudo parecendo impossível de alcançar!

Foi assim que Daniel prosperou! Daniel prosperou no reinado de Dario e de Ciro! Você quer prosperar igual a Daniel? Então se prepare para a imposição! Se prepare para ser lançado na cova!

v.27 - O rei Dario reconhece as maravilhas que Deus fez na vida de Daniel! O rei ficou espantado porque sabia que ninguém escaparia de sair vivo daquela cova cheia de leões! Na cova não tinha leões mansos! A voz do rei, saiu de cima para baixo! A voz de Daniel saiu de baixo para cima!

A voz de cima era a voz da morte! A voz de baixo era a voz da vitória! Deus fecha boca de leão para quem tem uma vida de oração! Até leão respeita crente que ora!

Quem tem uma vida de oração a carne não tem cheiro! Tem cheiro do poder e da glória de Deus! Daniel quando orava ele não tinha cheiro de carne, ele tinha cheiro de adorador! Leão não toca em adorador!

A Babilônia foi conquistada pelos Medos e pelos Persas. Durante a sua vida na Babilônia Daniel serviu esses dois reis: Dario e Ciro! Quantas covas, Daniel foi lançado no cap. 6? Só uma, claro! 

Daniel mesmo orando Deus não impediu de ser lançado na cova dos leões! Mas o testemunho de Daniel fez o rei Dario e toda a Babilônia reconhecer o Deus que Daniel servia. 

A cova foi única! Mas a prosperidade de Daniel foi dupla!

Eu profetizo debaixo dessa palavra que essa cova não vai se repetir! Mas a prosperidade de Deus vai ser dupla na tua vida!

Esse ano vai ser o Ano da Honra de Deus na tua vida! 




sábado, 11 de janeiro de 2020

OS QUATRO ENGANOS DA PROVAÇÃO DE JÓ

Texto: Jó 1-13-22

A história de Jó que a bíblia nos conta é uma grande lição para nós. Onde todas as pessoas que faziam parte da vida de Jó estavam erradas. A provação de Jó foi por causa de uma disputa entre Deus e satanás. 

Jó nunca soube disso! Nem os seus amigos sabiam!

Pode parecer estranho mais existem situações onde todas as pessoas envolvidas na vida de Jó fizeram julgamentos errados. Essas pessoas faziam parte da história de Jó, conheciam Jó, eram amigos de Jó, mas não conheciam os planos de Deus.

Poderíamos dizer que é a história de quatro personagens com conceitos totalmente equivocados e confusos sobre Deus.  

O PRIMEIRO EQUIVOCO FOI O DE SATANÁS (Jó 1:10-11).
O equivoco do inimigo foi pensar que Jó só servia a Deus por interesse daquilo que Ele podia lhe dar. O interessante da palavra de Deus é que quando Satanás veio apresentar-se a Deus ele não falou sobre Jó.

Foi o Senhor quem perguntou para Satanás: “Você viu meu servo Jó como é um crente fiel a mim?. Satanás respondeu: “é fácil servir ao Senhor com todas as bençãos que o Senhor dá para ele.

Quando o Senhor fez essa pergunta, é porque tinha certeza do amor de Jó por Ele. Esse foi o grande engano que cometeu Satanás. 

O SEGUNDO EQUIVOCO  - A ESPOSA DE JÓ ( Jó 2:9-10)
O grande equivoco da mulher de Jó foi pensar que a vida dele estava centrada na sua saúde e no que ele possuía. Ela pensou que uma vez que seu marido tinha perdido tudo o que tinha, não teria mais motivos para servir a Deus.

Infelizmente hoje muitos vivem assim ainda, culpando Deus por tudo aquilo que acontecem em suas vidas e muitas vezes se afastam de Deus. Não podemos viver servindo a Deus interessados naquilo que Ele tem para nos dar.

Esta é uma lição muito importante para nós. Não podemos nos equivocar, pensando que a vida verdadeira está nos bens que nos cercam.

Lembre-se do que o Senhor disse: “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lc 12.15).

O TERCEIRO EQUIVOCO - OS AMIGOS DE JÓ
O rosto de Jó parecia tão mal que seus amigos achavam que ele era outra pessoa. O equívoco dos amigos de Jó foi pensar que o sofrimento que ele estava passando era consequências de pecado, mas não era o caso de Jó. 

Muitas pessoas pecam e todo pecado tem suas consequências, mas Jó não pecou.
E podemos aprender com a história de Jó, que não devemos julgar as pessoas pelas lutas que estão passando. Nem tudo é consequência de pecado.

Deus não nos colocou nesta terra nem para avaliar nem para julgar. É muito fácil julgar a vida das pessoas principalmente quando não estão bem. O problema de julgar os outros é que na maioria de vezes seremos carnais e equivocados, e o que é pior seremos julgados da mesma forma pelos outros. 

O QUARTO EQUIVOCO - O PRÓPRIO JÓ (Jô 42:5)
O equívoco de Jó foi pensar que integridade apenas era o suficiente. Ele conhecia a Deus ouvindo de outros. Integridade apenas não é o suficiente precisamos ter um relacionamento íntimo com Deus.

Mas ele mesmo nunca tinha tido uma experiência com Deus, esse é o grande perigo que corremos todos os dias. Se não temos um relacionamento com Deus, só o conhecemos de ouvir falar quando vem a tempestade a teoria sobre Deus não funciona.

Portanto, é preciso ter os olhos da fé abertos para ver que o Deus que servimos está acima dos nossos sofrimentos.

Ele é o Deus que tem poder para mudar a nossa vida. Ele pode nos curar e libertar de qualquer doença ou crise. Não se deixe levar pelo engano. Abra os olhos e veja a glória do Senhor brilhar em sua vida.

Conquiste com ele o seu milagre!.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

O PREGO DO DIABO


Texto: Mt.12.43-44.

Um homem queria vender sua casa. Apareceu um comprador, mas não tinha todo dinheiro exigido. Depois de muita negociação o dono da casa concordou em vendê-la pela metade do preço com uma ressalva: ele continuaria como dono de um pequeno prego cravado na parede da sala.

O comprador aceitou a proposta não dando a mínima importância para esse simples detalhe.  O pior é que esse pequeno detalhe foi registrado quando fizeram o Contrato de Venda.

Depois de alguns anos, o primeiro dono quis readquirir a casa. O novo dono não concordava em vender. Então, o antigo dono trouxe o cadáver de um “cachorro” e o pendurou na parede pelo “prego “ que lhe pertencia.

Em pouco tempo, a casa ficou insuportável, a família foi obrigada a negociar o imóvel com o primeiro dono. E ele readquiriu a casa que estava toda reformada, pelo valor bem mais baixo que ela valia.

Diante dessa história podemos fazer a seguinte pergunta: Eu tenho um “prego” na minha vida? Será que eu não estou sob algum jugo do diabo?  Um jugo desigual?. Jugo é tudo aquilo que nos oprime; que nos obriga a fazer o que não queremos; aquilo que nos irá prejudicar; aquilo que nos irá aprisionar.

Essa história retrata muito bem a situação espiritual de muitos crentes hoje!. 

Devemos observar que certos detalhes por menores que sejam, podem se tornar armas poderosas para o diabo nos destruir. Precisamos ser mais vigilantes, mais prevenidos e mais criteriosos com as ressalvas que fazemos em nossa vida.

O seu “prego” pode ser a guerra que você se encontra com a sua esposa; com seu filho, com seu marido; com seu vizinho; com seu amigo; com seu pastor; com seu gerente; vive enganando o seu próximo; mente em demasia; bebe escondido; fuma escondido; se droga escondido; não dizima nem oferta; vai para a igreja para fofocar, ou até ficar de olho na mulher do seu amigo

O seu “prego” pode ser aquelas revistas e aqueles filmes pornográficos escondido no seu quarto, ou quem sabe aquele vídeo erótico que você tanto “estima” que até carrega no seu celular. Ou as cenas “ousadas” que você vê constantemente na internet pelas madrugadas.   

Se houver pequenas “propriedades” dentro de nós que não nos tornem possível ser totalmente de Deus, estaremos legitimando que outras “autoridades” se constituam sobre nossas vidas.

Não ocupe também sua vida com sentimentos de ódio e de vingança; não dê direito para as lembranças e os sentimentos amargos o conduzirem para caminhos de morte; não permita os seus impulsos, as suas precipitações, e ao seu furor esses tipos de ações que só irão levar a agir a sua vida com perdas e danos irreparáveis.

Foi com uma atitude aparentemente sem importância que o rei Saul perdeu seu reinado e sua descendência: o direito de ocupar o trono, porque ofereceu um sacrifício a Deus, uma função que era do sacerdote. Parecia algo simples, sem importância, mas Deus não gostou da atitude de Saul.

O rei sabia muito bem que ele não tinha autoridade para fazer aquilo (I Sm.10.8; 13.8-14). Não aceite viver o hoje com os “pregos” do passado, da incredulidade, do ressentimento, do descaso a Deus, que podem muito bem estar fixados em uma parte de sua vida.

Deus jamais concordará em habitar em alguém tendo outros “sócios”.

A pressa, o desespero, o medo, a ansiedade e outras situações impróprias aos que devem esperar em Deus, são acionadores de atitudes equivocadas, vazias, e confusas. São gestos comprometedores que produzem na vida das pessoas efeitos insuportáveis e devastadores. 

Livre-se do que pode gerar um mal na sua vida. As podridões que você guarda poderão levar-lhe à condenação e a morte. Jesus disse que está à porta e pede entrada, deixe-o entrar e entregue tudo a Ele. Você não precisa de pendências em sua vida.

Elas um dia vão requerer seus “espaços” e você não terá como evitá-los.

A Palavra de Deus diz que o espírito imundo anda por lugares áridos, secos, e não acha sossego, descanso e tranqüilidade. Portanto ele fica inquieto por não encontrar uma boa moradia; isso indica que esse espírito imundo fica ausente temporariamente.

O texto acima quer nos ensinar três verdades importantes:
1º) O espírito imundo procura retornar à mesma pessoa que ele possuía antes.
2º) Ele não pode voltar, se o coração da pessoa estiver ocupado pelo Espírito Santo.
3º) Um povo ou sociedade inteira pode entregar-se aos prazeres da iniquidade a tal ponto que esse povo pode tornar-se um povo mau e perverso por ação do espírito imundo.

Não aceite os “pregos” que o diabo tentará impor na sua vida. A pessoa que não se livra do pecado, sofrerá com seus efeitos arrasadores, pois você legitimou que o diabo tomasse o “espaço” que ele tanto queria. Jesus sabe do que precisamos e tomou providências para que não dependêssemos de mesquinharias impostas pelo diabo. O que o diabo nos oferece, não há nada de importante para nossa vida, por isso dispense-o. 

Só há uma maneira de se livrar das chantagens do mal: é se deixar pertencer inteiramente ao Senhor e depender tão somente D’Ele. Mesmo que você passe por privações ou sérias dificuldades, é possível você ter um resultado diferente daquele que o diabo estiver pretendendo.

Mas, isso só será possível, se você deixar o Espírito Santo iniciar um processo novo em seu interior, pois assim a seu novo interior dará seus frutos e você trocará o lamento, o “prego”, a morte, pelo louvor a Deus. Nossa única segurança está na entrega completa a Jesus, para que Ele possa entrar e viver sua vida perfeita dentro de nós (Gl.2.20).

A grande lição que Jesus nos adverte é que não basta expulsar os demônios, ou serem lançados fora da nossa mente e do nosso coração. O Espírito de Deus é que deve entrar na nossa vida e controlar o nosso pensamento, a nossa vida e a nossa conduta. Não basta odiar o mau; devemos amar e entesourar ardentemente o que é de Senhor, pois tudo que é bom vem de Deus (II Ts. 2.9-10).  

Vemos o exemplo de Judas, que no princípio era sensível à suave voz de Cristo, mas não submeteu a sua vida de forma exclusiva à Jesus. O seu “prego” foi na verdade quando influenciado pela voz do diabo, vendeu o  Mestre por trinta moedas de prata (Mt.26.14-15).

 Assim ocorreu com Saul, que por algum tempo esteve sujeito ao poder e à influência do Espírito Santo (I Sm. 10.9-13). Mas por não se submeter também a plena e correta vontade de Deus, teve como conseqüência ficar exposto ao controle de um espírito mau (I Sm. 16.14; - 18.10; - 19.9). Por causa dessa sua atitude incorreta, houve um dia que esse espírito o influenciou tanto, que acabou levando Saul a suicidar-se.

Seja cauteloso em todas as suas atitudes. Você pode dar um fim nos “pregos” que o diabo vier lhe oferecer. Só assim você poderá evitar as tentações que irão lhe cercar querendo lhe influenciar, principalmente lhe dominar. Ouça atentamente o que Jesus falou diretamente aos fariseus sobre a casa que voltava a ser dominada pelo diabo.

Ore, exerça sua fé mas também  levante-se e varra a sua casa!. Não fique passivo esperando o diabo tomar conta da sua vida. Ele não vai querer ir embora tão facilmente como você pensa!.

Jesus já nos deu a Palavra, nos deu o livramento, nos resgatou do inferno para que eu e você, não voltemos mais para lá. Ele é o nosso socorro, o Nosso Deus Forte, o Deus Todo Poderoso. Aquele que venceu a morte, o diabo e o inferno.

Jesus já quebrou o seu jugo. Ele é a luz do mundo, e quem o segue não andará em trevas, mas terá  a luz da vida. Não deixe os “pregos” tomarem conta da sua vida. 

Entregue o seu coração a Cristo e Ele porá em você um coração renovado e poderoso. Deixe sair de você o que promove a comunhão com Deus e com o próximo, está na hora de você doar a sua vida inteira para Jesus.

Se é que você não quer perder a sua casa e a sua vida para o diabo.

Ele pode estar querendo por um “prego na parede da sua sala se você não der um basta agora!.