sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

O PREGO DO DIABO


Texto: Mt.12.43-44.

Um homem queria vender sua casa. Apareceu um comprador, mas não tinha todo dinheiro exigido. Depois de muita negociação o dono da casa concordou em vendê-la pela metade do preço com uma ressalva: ele continuaria como dono de um pequeno prego cravado na parede da sala.

O comprador aceitou a proposta não dando a mínima importância para esse simples detalhe.  O pior é que esse pequeno detalhe foi registrado quando fizeram o Contrato de Venda.

Depois de alguns anos, o primeiro dono quis readquirir a casa. O novo dono não concordava em vender. Então, o antigo dono trouxe o cadáver de um “cachorro” e o pendurou na parede pelo “prego “ que lhe pertencia.

Em pouco tempo, a casa ficou insuportável, a família foi obrigada a negociar o imóvel com o primeiro dono. E ele readquiriu a casa que estava toda reformada, pelo valor bem mais baixo que ela valia.

Diante dessa história podemos fazer a seguinte pergunta: Eu tenho um “prego” na minha vida? Será que eu não estou sob algum jugo do diabo?  Um jugo desigual?. Jugo é tudo aquilo que nos oprime; que nos obriga a fazer o que não queremos; aquilo que nos irá prejudicar; aquilo que nos irá aprisionar.

Essa história retrata muito bem a situação espiritual de muitos crentes hoje!. 

Devemos observar que certos detalhes por menores que sejam, podem se tornar armas poderosas para o diabo nos destruir. Precisamos ser mais vigilantes, mais prevenidos e mais criteriosos com as ressalvas que fazemos em nossa vida.

O seu “prego” pode ser a guerra que você se encontra com a sua esposa; com seu filho, com seu marido; com seu vizinho; com seu amigo; com seu pastor; com seu gerente; vive enganando o seu próximo; mente em demasia; bebe escondido; fuma escondido; se droga escondido; não dizima nem oferta; vai para a igreja para fofocar, ou até ficar de olho na mulher do seu amigo

O seu “prego” pode ser aquelas revistas e aqueles filmes pornográficos escondido no seu quarto, ou quem sabe aquele vídeo erótico que você tanto “estima” que até carrega no seu celular. Ou as cenas “ousadas” que você vê constantemente na internet pelas madrugadas.   

Se houver pequenas “propriedades” dentro de nós que não nos tornem possível ser totalmente de Deus, estaremos legitimando que outras “autoridades” se constituam sobre nossas vidas.

Não ocupe também sua vida com sentimentos de ódio e de vingança; não dê direito para as lembranças e os sentimentos amargos o conduzirem para caminhos de morte; não permita os seus impulsos, as suas precipitações, e ao seu furor esses tipos de ações que só irão levar a agir a sua vida com perdas e danos irreparáveis.

Foi com uma atitude aparentemente sem importância que o rei Saul perdeu seu reinado e sua descendência: o direito de ocupar o trono, porque ofereceu um sacrifício a Deus, uma função que era do sacerdote. Parecia algo simples, sem importância, mas Deus não gostou da atitude de Saul.

O rei sabia muito bem que ele não tinha autoridade para fazer aquilo (I Sm.10.8; 13.8-14). Não aceite viver o hoje com os “pregos” do passado, da incredulidade, do ressentimento, do descaso a Deus, que podem muito bem estar fixados em uma parte de sua vida.

Deus jamais concordará em habitar em alguém tendo outros “sócios”.

A pressa, o desespero, o medo, a ansiedade e outras situações impróprias aos que devem esperar em Deus, são acionadores de atitudes equivocadas, vazias, e confusas. São gestos comprometedores que produzem na vida das pessoas efeitos insuportáveis e devastadores. 

Livre-se do que pode gerar um mal na sua vida. As podridões que você guarda poderão levar-lhe à condenação e a morte. Jesus disse que está à porta e pede entrada, deixe-o entrar e entregue tudo a Ele. Você não precisa de pendências em sua vida.

Elas um dia vão requerer seus “espaços” e você não terá como evitá-los.

A Palavra de Deus diz que o espírito imundo anda por lugares áridos, secos, e não acha sossego, descanso e tranqüilidade. Portanto ele fica inquieto por não encontrar uma boa moradia; isso indica que esse espírito imundo fica ausente temporariamente.

O texto acima quer nos ensinar três verdades importantes:
1º) O espírito imundo procura retornar à mesma pessoa que ele possuía antes.
2º) Ele não pode voltar, se o coração da pessoa estiver ocupado pelo Espírito Santo.
3º) Um povo ou sociedade inteira pode entregar-se aos prazeres da iniquidade a tal ponto que esse povo pode tornar-se um povo mau e perverso por ação do espírito imundo.

Não aceite os “pregos” que o diabo tentará impor na sua vida. A pessoa que não se livra do pecado, sofrerá com seus efeitos arrasadores, pois você legitimou que o diabo tomasse o “espaço” que ele tanto queria. Jesus sabe do que precisamos e tomou providências para que não dependêssemos de mesquinharias impostas pelo diabo. O que o diabo nos oferece, não há nada de importante para nossa vida, por isso dispense-o. 

Só há uma maneira de se livrar das chantagens do mal: é se deixar pertencer inteiramente ao Senhor e depender tão somente D’Ele. Mesmo que você passe por privações ou sérias dificuldades, é possível você ter um resultado diferente daquele que o diabo estiver pretendendo.

Mas, isso só será possível, se você deixar o Espírito Santo iniciar um processo novo em seu interior, pois assim a seu novo interior dará seus frutos e você trocará o lamento, o “prego”, a morte, pelo louvor a Deus. Nossa única segurança está na entrega completa a Jesus, para que Ele possa entrar e viver sua vida perfeita dentro de nós (Gl.2.20).

A grande lição que Jesus nos adverte é que não basta expulsar os demônios, ou serem lançados fora da nossa mente e do nosso coração. O Espírito de Deus é que deve entrar na nossa vida e controlar o nosso pensamento, a nossa vida e a nossa conduta. Não basta odiar o mau; devemos amar e entesourar ardentemente o que é de Senhor, pois tudo que é bom vem de Deus (II Ts. 2.9-10).  

Vemos o exemplo de Judas, que no princípio era sensível à suave voz de Cristo, mas não submeteu a sua vida de forma exclusiva à Jesus. O seu “prego” foi na verdade quando influenciado pela voz do diabo, vendeu o  Mestre por trinta moedas de prata (Mt.26.14-15).

 Assim ocorreu com Saul, que por algum tempo esteve sujeito ao poder e à influência do Espírito Santo (I Sm. 10.9-13). Mas por não se submeter também a plena e correta vontade de Deus, teve como conseqüência ficar exposto ao controle de um espírito mau (I Sm. 16.14; - 18.10; - 19.9). Por causa dessa sua atitude incorreta, houve um dia que esse espírito o influenciou tanto, que acabou levando Saul a suicidar-se.

Seja cauteloso em todas as suas atitudes. Você pode dar um fim nos “pregos” que o diabo vier lhe oferecer. Só assim você poderá evitar as tentações que irão lhe cercar querendo lhe influenciar, principalmente lhe dominar. Ouça atentamente o que Jesus falou diretamente aos fariseus sobre a casa que voltava a ser dominada pelo diabo.

Ore, exerça sua fé mas também  levante-se e varra a sua casa!. Não fique passivo esperando o diabo tomar conta da sua vida. Ele não vai querer ir embora tão facilmente como você pensa!.

Jesus já nos deu a Palavra, nos deu o livramento, nos resgatou do inferno para que eu e você, não voltemos mais para lá. Ele é o nosso socorro, o Nosso Deus Forte, o Deus Todo Poderoso. Aquele que venceu a morte, o diabo e o inferno.

Jesus já quebrou o seu jugo. Ele é a luz do mundo, e quem o segue não andará em trevas, mas terá  a luz da vida. Não deixe os “pregos” tomarem conta da sua vida. 

Entregue o seu coração a Cristo e Ele porá em você um coração renovado e poderoso. Deixe sair de você o que promove a comunhão com Deus e com o próximo, está na hora de você doar a sua vida inteira para Jesus.

Se é que você não quer perder a sua casa e a sua vida para o diabo.

Ele pode estar querendo por um “prego na parede da sua sala se você não der um basta agora!.






     






Nenhum comentário:

Postar um comentário