sábado, 11 de janeiro de 2020

OS QUATRO ENGANOS DA PROVAÇÃO DE JÓ

Texto: Jó 1-13-22

A história de Jó que a bíblia nos conta é uma grande lição para nós. Onde todas as pessoas que faziam parte da vida de Jó estavam erradas. A provação de Jó foi por causa de uma disputa entre Deus e satanás. 

Jó nunca soube disso! Nem os seus amigos sabiam!

Pode parecer estranho mais existem situações onde todas as pessoas envolvidas na vida de Jó fizeram julgamentos errados. Essas pessoas faziam parte da história de Jó, conheciam Jó, eram amigos de Jó, mas não conheciam os planos de Deus.

Poderíamos dizer que é a história de quatro personagens com conceitos totalmente equivocados e confusos sobre Deus.  

O PRIMEIRO EQUIVOCO FOI O DE SATANÁS (Jó 1:10-11).
O equivoco do inimigo foi pensar que Jó só servia a Deus por interesse daquilo que Ele podia lhe dar. O interessante da palavra de Deus é que quando Satanás veio apresentar-se a Deus ele não falou sobre Jó.

Foi o Senhor quem perguntou para Satanás: “Você viu meu servo Jó como é um crente fiel a mim?. Satanás respondeu: “é fácil servir ao Senhor com todas as bençãos que o Senhor dá para ele.

Quando o Senhor fez essa pergunta, é porque tinha certeza do amor de Jó por Ele. Esse foi o grande engano que cometeu Satanás. 

O SEGUNDO EQUIVOCO  - A ESPOSA DE JÓ ( Jó 2:9-10)
O grande equivoco da mulher de Jó foi pensar que a vida dele estava centrada na sua saúde e no que ele possuía. Ela pensou que uma vez que seu marido tinha perdido tudo o que tinha, não teria mais motivos para servir a Deus.

Infelizmente hoje muitos vivem assim ainda, culpando Deus por tudo aquilo que acontecem em suas vidas e muitas vezes se afastam de Deus. Não podemos viver servindo a Deus interessados naquilo que Ele tem para nos dar.

Esta é uma lição muito importante para nós. Não podemos nos equivocar, pensando que a vida verdadeira está nos bens que nos cercam.

Lembre-se do que o Senhor disse: “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lc 12.15).

O TERCEIRO EQUIVOCO - OS AMIGOS DE JÓ
O rosto de Jó parecia tão mal que seus amigos achavam que ele era outra pessoa. O equívoco dos amigos de Jó foi pensar que o sofrimento que ele estava passando era consequências de pecado, mas não era o caso de Jó. 

Muitas pessoas pecam e todo pecado tem suas consequências, mas Jó não pecou.
E podemos aprender com a história de Jó, que não devemos julgar as pessoas pelas lutas que estão passando. Nem tudo é consequência de pecado.

Deus não nos colocou nesta terra nem para avaliar nem para julgar. É muito fácil julgar a vida das pessoas principalmente quando não estão bem. O problema de julgar os outros é que na maioria de vezes seremos carnais e equivocados, e o que é pior seremos julgados da mesma forma pelos outros. 

O QUARTO EQUIVOCO - O PRÓPRIO JÓ (Jô 42:5)
O equívoco de Jó foi pensar que integridade apenas era o suficiente. Ele conhecia a Deus ouvindo de outros. Integridade apenas não é o suficiente precisamos ter um relacionamento íntimo com Deus.

Mas ele mesmo nunca tinha tido uma experiência com Deus, esse é o grande perigo que corremos todos os dias. Se não temos um relacionamento com Deus, só o conhecemos de ouvir falar quando vem a tempestade a teoria sobre Deus não funciona.

Portanto, é preciso ter os olhos da fé abertos para ver que o Deus que servimos está acima dos nossos sofrimentos.

Ele é o Deus que tem poder para mudar a nossa vida. Ele pode nos curar e libertar de qualquer doença ou crise. Não se deixe levar pelo engano. Abra os olhos e veja a glória do Senhor brilhar em sua vida.

Conquiste com ele o seu milagre!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário