Texto I Sm. 15.3
Balidos: significa gritos de ovelhas ou de cordeiros. Mugidos: significa a voz da vaca ou do boi. Mesmo depois de termos passado pelo processo do novo nascimento, sendo salvos por Jesus, membros do Corpo de Cristo, continuamos enfrentando esse o terrível problema da desobediência.
Precisamos trabalhar contra isso constantemente em nossas vidas. 1Sm.15 nos ensina lições preciosas que nos ajudam a vencer as dificuldades na área da obediência. Vejamos algumas:
PRECISAMOS APRENDER A OUVIR A MENSAGEM DO SENHOR
Deus tinha o compromisso de fazer justiça contra os amalequitas que haviam afrontado os israelitas quando saíram do Egito. A ordem era clara: “Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos”.
1SM.15-3. Era um juízo radical sobre os amalequitas, mas era ordem do
Senhor. Não deveriam poupar nada e a ninguém.
PRECISAMOS SER FIEL CUMPRIDOR DA ORDEM DE DEUS
Saul cumpriu em parte a ordem. Poupou Agague e o melhor do rebanho. Precisamos ter cuidado com nossas ações e conduta. Ordem dada, é ordem cumprida. Não podemos fazer concessão ao pecado. Saul e seus soldados encheram os olhos com o melhor dos amalequitas.
Traduzindo para nossos dias, isso
significa aderir aos prazeres e buscar riquezas, adquiridas por meios fraudulentos.
PRECISAMOS ASSUMIR A RESPONSABILIDADE QUE DEUS NOS DEU
Temos a tendência de transferir responsabilidade como fez Saul. Mas o balido das ovelhas e o mugido dos bois denunciaram a desobediência de Saul. Quando Samuel pede explicações a Saul, Ele procura transferir a responsabilidade para seus soldados.
Saul procurou sair de "FININHO",
dizendo que havia ido sacrificar ao Senhor.
Deus deixa muito claro que sacrifício sem obediência é pecado. Precisamos ter muito cuidado ao celebrarmos ao Senhor. Sem obediência, a adoração, louvor, celebração, oração, pregação, entrega de dízimo e oferta ou qualquer outra coisa que se faça é pecado.
Primeiro vem a obediência, depois o sacrifício!
Assim, conclamo a todos à obediência custe o que custar. Humilhe-se,
deixe a arrogância, o orgulho de lado e seja obediente como foi Jesus: “até a
morte e morte de cruz”.
Obediência sem cruz não existe. Pela cruz nos foi aberto o caminho que
nos dá acesso ao Trono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário