Texto: Josué 5. 10-12
Todo atleta, todo conquistador coloca toda a sua expectativa na chegada ou no termino da prova. O troféu é entregue no momento que a pessoa arrebenta a faixa da chegada. A partir dali só ficará as boas lembranças e os momentos que mais desafiaram o atleta.
Talvez muitos que conquistaram Canaã, pensassem que chegar lá seria o fim da conquista. Mas a chegada do povo de Israel era apenas o inicio da conquista daquela terra onde manava leite e mel. Baseado neste texto quero apresentar algumas lições praticas para aqueles que estão chegando ou que acabaram de chegar na terra da promessa, na Canaã de Deus para sua vida.
Canaã é a terra dos melhores alimentos.
Tomar posse de Canaã é apenas o inicio da conquista. Ver Canaã pela primeira vez, entrar em Canaã pela primeira vez, foi a melhor coisa para o povo que tinha apenas a promessa de Deus de ter uma boa terra. Mas quando entraram na terra, e fizeram a primeira refeição, quando conheceram a fertilidade daquele solo, com certeza admirados disseram: iremos comer os melhores alimentos de toda nossa vida.
É apenas o começo da nossa conquista! Muitas outras novidades seriam descobertas e admiradas pelos conquistadores. Entrar em Canaã não é o fim da conquista, mas o começo. Deus prometeu para o povo quando estavam no Egito que a terra que eles conquistariam era terra que manava leite e mel. Uma coisa é comer o alimento do Egito como Escravo.
Outra coisa é comer o maná no deserto como peregrino. Mas em Canaã comeram do melhor da terra porque foram conquistadores. No Egito a comida é para escravos. No deserto a comida são para viajantes, mas em Canaã a comida são para novos proprietários.
A comida do Egito é de humilhação. No deserto a comida é de provisão. Mas em Canaã o alimento é de comemoração. No Egito a comida de Escravo é a pior. No deserto a comida de Viajante é para mantê-lo. Mas em Canaã há variedades de alimentos para serem saboreados e o cardápio fica a escolha do conquistador. No Egito a melhor comida estava apenas no campo dos sonhos dos Israelitas.
Mas em Canaã a melhor comida, o melhor alimento é
real. Quem foi chamado para conquistar a terra que mana leite e mel não pode
jamais perder a esperança. Porque a nossa historia passa por 3 fases:
1. Comer no Egito.
2. Comer no Deserto.
3. Comer em Canaã. O melhor dos alimentos está em Canaã.
Em Canaã o conquistador planta,
rega, colhe e come.
Na terra de Canaã todo investimento na terra volta com poder
multiplicador para os conquistadores. Em Canaã o pequeno se torna grandes fazendeiros. Canaã é o tempo das construções na terra. Desde o inicio
das promessas, Deus assegurou que o povo teria segurança de alimentação em
Canaã. Terra que mana leite e mel. No Egito a alimentação é restrita. No
deserto o Maná é sob Medida.
Mas em Canaã a alimentação é abundante. Na terra
de Canaã não há escassez de alimentação. Canaã é a terra das possibilidades. Em
Canaã tudo favorece o plantio: A terra, o clima, o solo, e a promessa de Deus.
Para aqueles que estão comendo a comida da humilhação ou do desprezo, Deus te
convida para não tirar os olhos da terra de Canaã, porque a tua dispensa irá se
encher. A tua alimentação irá mudar.
No deserto Deus trabalha para alimentar o seu povo. Em Canaã o povo trabalha
para produzir o seu próprio sustento. No deserto Deus fazia milagres para
prover Maná e Carnes para o seu povo. Mas quando receberam a terra como
herança, Deus nunca mais enviou Maná do Céu nem carnes, porque agora o povo ia
trabalhar para buscar os resultados do seu esforço.
Quando não houver terra para cultivar, poderemos contar com o milagre da provisão divina que virá. Mas se houver terra, Deus espera de nós o esforço e a dedicação para plantar. O alimento do deserto era provisório. Deus deu a terra de Canaã para que o povo provasse a alimentação típica de Canaã. No deserto não há possibilidade de cultivo. Mas na terra de Canaã, há riquezas para serem descobertas através do plantio e do cultivo. No deserto o milagre cai do céu para a terra.
Mas em Canaã o milagre acontece da terra para
o povo de Deus. A terra da promessa era a terra abençoada para frutificação. Canaã é a fase de Deus para honrar o esforço dos conquistadores. Em outras
fases a gente planta, rega colhe e outros comem. Mas Deus promete que quando
você chegar em Canaã, na tua terra de Conquista, você irá plantar, regar,
colher e comer.
Em Canaã há mudanças de
alimentos.
Enquanto Israel não tinha comido do produto da terra de Canaã, o Maná continuava sendo o alimento diário. O maná só cessou após a refeição que fizeram com os alimentos de Canaã. Enquanto não comermos os alimentos de Canaã, o maná do deserto não cessará. O cessar de Deus vem para nós depois que mudamos a alimentação.
A nova comida, a nova alimentação cessa a antiga alimentação. Canaã é a terra das mudanças. Quem chega em Canaã começa a ver mudanças na qualidade da alimentação. Deus pensou numa terra para o seu povo cheia de qualidades. Em Canaã tudo é melhor.
Terra que mana leite e mel. Mana significa abundancia. Em Canaã há abundancias. O alimento não para. Leite fala de riqueza. A abundancia de leite é um dos sinais de prosperidade e de paz.
Is. 60.16 diz “Mamarás o leite das nações e te alimentarás ao peito dos reis. Saberás que eu sou o Senhor, o teu salvador, o teu redentor o poderoso de Jacó”.
O mel aparece na lista dos produtos que descrevem a abundancia da palestina. Dt 8.8 “Terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras. Terra de oliveiras , de azeite e mel”. O maná cessou um dia depois da páscoa e então comeram do trigo da terra para onde vieram. Isto também já se vê, é uma figura de Cristo, pois ele é todo sustento da nossa alma.
Portas provisórias e antigas serão fechadas quando entrarmos na nova porta que Deus colocou diante de nós. Para aqueles que se apegam facilmente a coisas antigas, preferem ficar com o Maná do deserto do que tomar posse das novidades da terra. O maná nos trás segurança diária. Mas o leite e o mel e as novidades da terra, nos gera esperança sem fim. O povo tinha a segurança do maná todos os dias.
Quando a nossa estabilidade se firma e solidifica naquilo que é provisório, temos grandes dificuldades de abandonar o provisório, o seguro pelo alimento permanente da terra da conquista.
Somente provará das novidades dos produtos da terra,
aqueles que decidirem alimentar dos produtos de Canaã. Novas portas se abrirão
para os conquistadores que se alimentarem das novidades da terra de Canaã.
Mateus 6. 25 diz: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de
comer e beber. Você pode estar comendo como Escravo, ou como peregrino mas Você
irá comer como conquistador da terra. Deus é o melhor interessado em melhorar a
condição atual do seu povo.
Deus sempre incentivou o seu povo a sonharem com uma grande terra, sonharem com uma boa terra, com uma terra rica, com uma terra fértil. Deus olha para a comida dos escravos e os convida para conhecerem a comida de Canaã. Quem aceita o convite de Deus será cuidado por ele durante todo período da viagem.
Mas a grande surpresa será em Canaã. Deus quer nos fazer herdeiros. Quer que tomemos posse da terra que ele preparou para nós. Não podemos nos assegurar na comida de escravos, nem conformar com a comida de peregrinos.
A nossa visão deve atingir a posição de herdeiros, para que assim desfrutemos dos melhores alimentos produzidos na nossa terra de conquista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário