sábado, 28 de setembro de 2024

ESBOÇO DA HISTÓRIA DA BÍBLIA VT

Texto: Tm.3-16

Por que a Bíblia é importante na vida das pessoas? O principal assunto é revelar a verdade que tanto o homem deseja conhecer a respeito da vida. A bíblia nos faz conhecer a verdade da existência do homem e do seu destino. Mostra quem somos e para onde iremos. A bíblia é o único livro que nunca se desatualizou.

Classificação dos Livros da Bíblia do Antigo Testamento: Pentateuco  Históricos – Poéticos – Proféticos

                                        Penta Teuco

                                        Cinco Rolos

Pentateuco: Conjunto dos Cinco Primeiros Livros. A Lei ou Torá inclui os Livros de Gênesis – Êxodo – Levítico – Números – Deuteronômio

Nota: Os teólogos consideram que Jó é antes de Moisés e a Lei. Em Jó 1-5 já mostra Jó oferecendo holocaustos a Deus para o perdão de pecados.

A bíblia Evangélica possui 66 livros – 39 no AT e 27 no NT.

No tempo de Jesus só existiam 22 livros. Esses livros foram divididos em 39 por causa dos rolos serem grandes e pesados.

A bíblia Católica possui 72 livros – 45 no AT e 27 livros no NT. Esses 7 livros que foram acrescentados na bíblia católica são chamados de Livros Apócrifos. Apócrifos significa oculto/escondido. Foi o Papa Damaso ou Dâmaso que exigiu que esses 7 livros fossem acrescentados na bíblia católica.  

Além disso, foi incluído na bíblia católica 2 capítulos no livro de Daniel, 5 Salmos e alguns textos no Livro de Ester. Quem incluiu os livros apócrifos foi Jeronimo. Ele era um escritor, presbítero, filósofo, teólogo, gramático e doutor da igreja católica.

O curioso é que Jeronimo era contra a inclusão desses 7 livros exigidos pelo Papa Damaso. Tanto é que Jeronimo faz uma observação em cada livro explicando não estar de acordo com a ordem do Papa Damaso. Os 7 livros adicionados receberam o nome de deuterocanônicos que significa “segunda lei”

A igreja católica considera os 7 livros deuterocanônicos importante dizendo que esses livros orientavam os reis para que governassem bem o povo.

Os livros apócrifos rejeitados pela Reforma Protestante são: Judite – Baruque – Sabedoria – Eclesiástico - I Macabeus – II Macabeus e Tobias

Martim Lutero quando traduziu a bíblia do hebraico para a língua alemã ele considerou apenas os livros que escritos em hebraico inspirados por Deus. Foi quando nasceu a Bíblia Protestante.

O primeiro livro impresso no mundo não foi a Bíblia. Foi o Missal de Constanza em 1449 que continham diversos textos para serem usados na celebração da missa.

A bíblia só foi impressa em 1455 na Alemanha. Começou em 23 de fevereiro e levou 5 anos para ficar pronta. A língua usada na bíblia foi o Latim. A primeira bíblia tinha 641 páginas e possuía várias gravuras desenhadas à mão. A prensa foi inventada por um ourives alemão chamado Gutenberg.  

Martim Lutero teve que inventar algumas palavras novas no vocabulário alemão para adaptar certos textos em hebraico. Para se ter uma ideia da dificuldade de Lutero, no livro de Jó, Lutero levou 4 dias para terminar apenas três textos.

A bíblia de Lutero acabou inspirando uma tradução para a língua inglesa. Tyndale traduziu a bíblia alemã para o inglês. Em 1536 antes de Tyndale terminar a tradução ele foi preso e queimado na fogueira como herege. Para que a bíblia chegasse até nós, muito sangue foi derramado.                                          

Pentateuco: Registra a Criação do Mundo e Termina com a Morte de Moisés:

Tema Principal: A História da Aliança de Deus com Israel – Mostra Israel destinada para levar a Salvação. Os estudiosos consideram o capítulo 12 de Gênesis o mais importante pois conta a história do chamado extraordinário de Abraão.

O capítulo 12 destaca o início da Aliança entre Deus e Abraão e a importância da fé, obediência e a confiança em Deus. O apóstolo Paulo revela na Carta aos Gálatas que os gentios também são abençoados por causa de Abraão por meio da fé.   

Livros Históricos – Josué – Juízes – Rute – I/ II Reis – I/ II Crônicas - Esdras - Neemias  Ester

Os Livros Históricos – Conta a História do Povo de Israel – Relata a Conquista da Terra Prometida – Termina com a Restauração de Jerusalém.

Descreve também o Início da Monarquia de Israel e termina com a Nação de Israel sendo dividida em Dois Reinos após a morte de Salomão – O Reino do Norte e o Reino do Sul

Reino do Norte: Nação de Israel – Capital Samaria - Composta por 10 Tribos  1º Rei: Jeroboão

Reino do Sul: Nação de Judá – Capital Jerusalém - Composta de 2 Tribos Judá e Benjamim - 1º Rei: Roboão (filho de Salomão).

Livro Poéticos – Jó – Salmos – Provérbios – Eclesiastes e Cantares - Falam da História e Condição Espiritual de Israel

Livros Proféticos – São Classificados em Profetas Maiores – Profetas Menores e Profetas Oradores

Profetas Oradores: Elias e Eliseu

Profetas Maiores: São os Livros de: Isaias – Jeremias Lamentações – Ezequiel e Daniel

Nota importante: Na Tanah (Bíblia Judaica contendo todo o VT) Daniel e Lamentações não são considerados Livros Proféticos. Na Tonah aparece somente 3 profetas maiores: Isaias – Jeremias e Ezequiel.

Profetas Menores: Considerados pelo Tamanho da Obra Literária e não da Importância – São os Livros de: Oséias – Joel – Amós – Obadias - Jonas Miquéias – Naum – Habacuque – Sofonias – Ageu – Zacarias e Malaquias

Os livros do Antigo Testamento foram escritos em folhas de papiro. O papiro era extraído dos juncos sendo muito usado no Egito.

Curiosidade: Moises foi colocado num cesto de junco, pois acreditava-se que o crocodilo e o hipopótamo não gostavam do cheiro do junco. Por esse motivo eles se mantinham afastados dos juncos que cresciam em abundância nas margens do rio Nilo.

Não existe comprovação científica sobre esse assunto. Até hoje existem mais de 5.500 fragmentos de papiro e bíblias inteiras espalhados pelo mundo. 200 a.C é que se começou a escrever sobre peles de animais que hoje conhecemos por pergaminhos.

O maior achado arqueológico do século XX foi a descoberta dos chamados Rolos do Mar Morto numa caverna de antiga cidade de Qunran, uma região do Mar Morto. Esses manuscritos estavam escritos em papiro. Foi uma descoberta casual por um grupo de pastores que buscavam as suas cabras. Isso aconteceu em 1947.

O grande destaque é a cópia completa dos textos de Isaias escritos em hebraico no século 2 a.C. Hoje esses pergaminhos estão bem preservados e guardados no Santuário do Livro, uma ala do Museu de Israel, em Jerusalém.

Na caverna de Qunran também foi encontrado alguns textos do Livro de Habacuque e vários fragmentos de outros livros do AT. Essas cópias em hebraico são as mais antigas que se possuem atualmente. Antes dessa descoberta as cópias mais antigas que se tinham eram datadas de 850 d.C.

A bíblia foi marcada por uma mudança na sua estrutura. Os originais não eram divididos por capítulos e versículos como são hoje. Foi no século XIII, em 1227 que o arcebispo Sthephen Langton do Reino Unido foi quem introduziu a divisão em capítulos. Já a divisão em versículos numerados quem organizou foi Santi Pagnini em 1527

A primeira bíblia impressa com capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, em 1560 na Suiça. Essas inovações na bíblia serviram para melhor prática da leitura. Esse recurso permite encontrarmos imediatamente um texto ou uma passagem, seja qual for a página ou modelo de bíblia.

Importante: Os cabeçalhos que dão títulos para os capítulos da Bíblia não são canônicos. Por isso encontramos títulos diferentes nos capítulos de algumas bíblias.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário