quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

AQUIETE-SE!

Texto? Sl.46-10
                                                                                                          
Aquietar significa ficar tranquilo, acalmar-se! Este é o mais fascinante desafio para esse tempo turbulento. Na primeira parte do Salmo 46 aquietar em hebraico significa “deixar ir” ou “soltar-se”. Em outras palavras: precisamos admitir que Deus é soberano e está no controle de tudo.

Somos na verdade incapazes de controlar até a nossa própria vida. Por isso falar que confiamos no Senhor não basta! Precisamos nos render a vontade Dele. Isso permitirá experimentarmos a totalidade do poder de Deus na nossa vida. Deus nos pede para largarmos, soltarmos as coisas que nos impede de ter fé e confiarmos Nele!

Sabei que EU SOU DEUS aqui o Senhor se apresenta como nosso conforto. Ele sabe o que fazer! Ele sabe como agir! Ele sabe como nos amparar! Ele sabe como reconstruir! É a melhor resposta de Deus para nós!   
 
AQUIETE-SE! DEIXE PREVALECER A VONTADE DE DEUS At.21-14
Paulo sabia que seria preso em Jerusalém. Embora seus amigos tivessem pedido que não partisse de Cesareia, o apóstolo sabia que deveria partir, porque esta era a vontade de Deus. Ninguém aprecia a dor, mas um discípulo fiel quer, acima de tudo, agradar a Deus. Nossa vontade de agradar-lhe deve superar nosso desejo de evitar o sofrimento e a dor.

Quando realmente queremos fazer a vontade de Deus, devemos aceitar tudo o que vem com ela, mesmo a dor. Então poderemos falar como os companheiros de Paulo: “Faça-se a vontade do Senhor!” 
 
AQUIETE-SE! DO SENHOR VEM O TEU LIVRAMENTO Ex.14-13
Este versículo brinda-nos com uma das mais admiráveis declarações do livro de Êxodo: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará.” Em cada vida há momentos em que nada resolve, senão uma intervenção divina. Ocasionalmente, todas as pessoas atingem esse ponto quando falham os recursos pessoais e até mesmo os recursos de outras pessoas.

Se quisermos crescer, usualmente somos forçados a fazer coisas por nós mesmos, de acordo com os recursos que tivermos desenvolvido, usando nossa razão e inteligência, nossa capacidade de planejar e nossas energias. Entretanto os nossos próprio recursos nem sempre são capazes de resolver certos problemas. E é então que ocorre a intervenção divina.  
 
AQUIETE-SE! SE JOGUE NOS BRAÇOS DO SENHOR Sl.131-1-2
O salmista já não se sentia transtornado pelo tumulto interior. Ele se reconciliou consigo mesmo e assim, experimentou a paz em sua alma. O salmista usou uma metáfora facilmente entendida pelas mães para descrever ter encontrado a serenidade.

A criança desmamada (heb. gamul) já não chora pelo leite quando está nos braços da mãe. A ilustração indica como é o estado de contentamento experimentado em qualquer idade daqueles que descansam em Deus. O salmista admoestou Israel a confiar no Senhor, não em si mesmo!. 

Só assim o povo de Deus conheceria a verdadeira serenidade, a segurança, a paz e o contentamento.  
 
OS ÍMPIOS NÃO PODEM SE AQUIETAR Is.57-20-21
Lama e lodo. Temos aqui uma menção aos pecados e às degradações dos ímpios que os fazem jamais ter descanso. Deus estruturou de tal modo a consciência humana, que nunca haverá verdadeira paz – nem interna, nem externa – para quem vive no pecado.

Enquanto alguém vive na impiedade, sua consciência será como um mar tempestuoso, agitado e cheio de lama e lodo. Deus não lhe dá paz, mas por outro lado deseja que se arrependa e seja salvo. 
 
AQUIETE-SE! OUÇA A SABEDORIA Pv.1-33
Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus (I Co.1. 24). 

Os escolhidos de Deus, experimentam e confessam que é do Redentor crucificado que se origina o poder divino, o poder da vida e da paz celestial, bem como um poder renovador e santificador. Nenhum desses atributos encontramos em nós mesmos.  

Esses escolhidos reconhecem que em Cristo é que existe a sabedoria divina, capaz de solucionar os problemas mais difíceis, os problemas de iluminar as trevas que impediam os homens de perceberem os caminhos de Deus, de cumprir os mais nobres propósitos de Deus. 
 
AQUIETE-SE!  VOCÊ ESTÁ EM MORADAS SEGURAS Is.32-18
Neste texto o profeta nos fala de paz, um lugar e uma promessa. Ele começa com uma insistência confortante: não esteja em dificuldades; esteja em paz! Nossa paz baseia-se em nossa fé em Deus e em Cristo.

Sabemos que Deus é digno de confiança e que nos dá paz sobre a qual devemos construir nossa vida. Jesus prometeu preparar-nos um lugar onde teremos companhia eterna com Ele. Por fim, temos sua promessa pessoal de que Ele está retornando por nós.

Sua assinatura pessoal é nossa própria salvação; como nós o recebemos, Jesus está vindo para nos receber. Nós aguardamos ansiosos por esse dia!

Aquiete-se! Com certeza o livramento virá! Aquiete-se! Você não está sozinho! Aquiete-se! Deus é Deus de milagres! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário